O defensor público geral em exercício, Francisco de Jesus Barbosa deu posse nesta sexta-feira (17) a dois novos defensores públicos de Categoria Especial, José Weligton de Andrade e Osita Maria Machado Ribeiro Costa. A solenidade aconteceu no Gabinete Geral da DPE-PI.
Ao empossar os novos defensores públicos de Categoria Especial o defensor público geral em exercício, Francisco de Jesus Barbosa, destacou o trabalho desenvolvido pelos dois, assim como o trajeto da Instituição ao longo dos anos para garantir sua autonomia.
Imagem: ReproduçãoDefensor público geral em exercício, Francisco de Jesus Barbosa; a defensora Osita Costa, a corregedora Alzira Motta e Bona Soares e o defensor público
“Acredito que é uma honra e uma alegria a posse desses novos defensores públicos de Categoria Especial, oriundos do mesmo concurso que nós participamos para ingressar na Defensoria Pública, quando esta ainda era um órgão da Secretaria de Justiça. Ao longo desse tempo, nós muito evoluímos e conseguimos alcançar muitas de nossas aspirações no desempenho de nossa função. Aproveito o momento para anunciar que temos nos empenhado para garantir melhores instalações aos nossos defensores de Categoria Especial e acreditamos que, até o final de novembro, todos estarão devidamente instalados em sede própria, próxima ao Tribunal de Justiça. Aproveitamos também o ensejo para anunciar a preparação de um anteprojeto, que tem por finalidade elevar de oito para quatorze o número de defensores públicos de Categoria Especial na Defensoria Pública do Estado do Piauí”, afirmou o defensor público geral em exercício.
José Weligton de Andrade destacou os avanços que a Defensoria Pública do Estado do Piauí têm conseguido ao longo dos anos. ”Um ato desses, por mais simples que seja, tem um significado importante, pois essas são as primeiras promoções cujo todo o processo foi desenvolvido dentro da nossa Instituição. A DPE evoluiu e evolui muito, sempre respeitada pelo zelo e compromisso demonstrado por todos nós que fazemos parte de seus quadros, tendo alcance em todo o Piauí. Fico muito feliz em estar aqui e participar desse processo. Ver a instituição crescendo e ter a certeza de que esse crescimento vai continuar com os novos colegas que estão chegando, que darão continuidade a essa conduta”, disse.
A defensora pública Osita Maria Machado Ribeiro Costa também destacou a evolução da Defensoria e agradeceu a todos que se empenham para o bom desenvolvimento dos trabalhos na Instituição. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os defensores que já estavam aqui quando chegamos e que nos acolheram de forma excepcional. Esse espírito de amizade perdura até hoje. Agradeço também aos funcionários e estagiários, que nos acompanham e sem os quais seria impossível o desenvolvimento do nosso trabalho a contento e, finalmente, agradeço a todos os nossos constituintes, que são a razão da nossa existência”, afirmou.
O defensor público coordenador do Núcleo Especializado de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, Igo Castelo Branco Sampaio, ressaltou o empenho dos defensores que chegam à Categoria Especial, assim como os avanços dentro da DPE-PI. “É uma felicidade ver a valorização da Categoria”, disse.
Os Termos de Posse e Exercício foram lidos pela corregedora geral da DPE-PI, Alzira Motta e Bona Soares, que destacou o comprometimento real no cumprimento dos deveres inerentes ao cargo.
Com a posse, o defensor público José Weligton de Andrade passa a ocupar a 3ª Defensoria Pública Especial; já a defensora pública Osita Maria Machado Ribeiro Costa passa a ocupar a 4ª Defensoria Pública Especial. As portarias com as respectivas promoções encontram-se publicadas no site da Defensoria Pública, no link Atos Administrativos e no Diário Oficial do Estado, datado desta sexta-feira, dia 17 de outubro de 2014.
Estiveram presentes à solenidade de posse além do defensor público geral em exercício, Francisco de Jesus Barbosa; a corregedora geral da DPE-PI, Alzira Motta e Bona Soares e os defensores públicos Ângela Martins Soares Barros, chefe de Gabinete da DPE-PI; Manoel Mesquita de Araújo Neto, diretor das Defensorias Públicas Regionais; Igo Castelo Branco Sampaio; Dayana Sampaio Mendes; Myrtes Maria Freitas e Silva, Crisanto Pimentel Alves Pereira; Dilene Brandão Lima e João Castelo Branco Vasconcelos Neto. Presente ainda a defensora pública aposentada Maria José Moraes.
A posse também foi prestigiada por familiares dos novos defensores de Categoria Especial, servidores e estagiários da Defensoria Pública do Estado do Piauí.