sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Aula Inaugural do I Curso de Operações Especiais - I COESP/2017

Aula Inaugural do I Curso de Operações Especiais - I COESP/2017



Na manhã de hoje (1°), ocorreu a aula inaugural do I Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí no Quartel do Comande Geral.


Além dos 37 alunos do Curso, também estiveram presentes na solenidade de abertura o Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu, e o Comandante Geral PMPI, Coronel Carlos Augusto. Segundo eles, é uma grande conquista conseguir promover, pela primeira vez, um curso dessa complexidade em nosso estado. 

Segundo o Tenente-Coronel James Sean, comandante do Batalhão de Operações Especiais da PMPI, as expectativas são muito boas. “Ao término do Curso, aquele que concluir recebe o símbolo, que é um brevê de uma caveira, além de um número, que será a caveira dele a partir de então”, informa o Tenente-Coronel.

O I COESP terá duração de mais de 4 meses. Além das disciplinas policiais, como tiro e abordagem, haverá disciplinas voltadas para o tiro de precisão, rapel em montanha, paraquedismo e mergulho, dentre outras. . Viajaremos para outros estados, como Distrito Federal, para ver a parte de explosivos, Minas Gerais, para ver Contraterrorismo, então é um curso completo na área de Operações Especiais. Nós temos dezessete alunos de fora do Piauí, representando dez estados da Federação e de todas as regiões do País, o que é sinal da credibilidade da Polícia Militar do Piauí e do BOPE no cenário nacional”, informa o Capitão Alves, Coordenador do curso.

Para apresentar a aula inaugural do I COESP/2017, foi convidado o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Pereira, que possui vasta experiência na área e participou de diversos treinamentos no Brasil e em outros países. Para ele, é de suma importância que o Piauí esteja disponibilizando um curso dessa complexidade aos profissionais da corporação. 


Texto: Cabo PM Larissa
Fotos: Jardenya 

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Mulher de reitor ganhou seis dias de diárias para ministrar dois de curso

Mulher de reitor ganhou seis dias de diárias para ministrar dois de curso

UESPI não apresenta Currículo Lattes de professora; servidora ganha bolsa sem participar de edital


Responsável pelos gracejos feitos com bolsas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), sem que se tenha conhecimento se a professora Rosiane de Morais Santos atende aos requisitos mínimos para tanto, a UESPI não apresentou sequer comprovações da existência do Currículo Lattes da servidora pública da Secretaria Estadual da Educação - umas das exigências do edital para se obter bolsas do Parfor.
Também não informou se a mulher do reitor da instituição Nouga Cardoso tem experiência mínima de 1 ano à frente da docência superior, além de outras imposições do edital. Todas as notas repetidas da universidade pública até agora, para rebater matérias do portal 180, só ratificam que os requisitos mínimos necessárias exigidos de acordo com as formalidades editalícias não foram atendidos, e que a professora ganhou uma bolsa do Parfor, recebendo até agora cerca de R$ 33 mil, através de outros critérios.
SEIS DIÁRIAS EM DOIS DIAS DE OFICINAS
Em um dos anos em que foi agraciada, em 2015, a professora Rosiane de Morais Santos chegou a ganhar seis diárias para ministrar dois dias de oficinas sobre a Orientação Pedagógica em ABA (Análise Comportamental Aplicada ao Autismo) no município de Corrente, há cerca de 840 km da capital Teresina. A servidora pública recebeu, portanto, seis diárias de R$ 1.062,00 cada, numa incursão que durou de 16 a 22 de abril.
A própria UESPI, em nota, informou que “as diárias correspondem ao período de 16 a 22 de abril de 2015, e inclui os dias de realização das atividades mais o tempo de deslocamento de carro da cidade de Teresina para Corrente na ida e de Corrente para Teresina na volta”.
Como as oficinas foram realizadas entre 17 e 18 daquele mês, segundo informações institucionais também da própria UESPI, se vê que Rosiane de Morais Santos levou um dia para chegar ao local na data certa do início do evento, mas três dias para retornar à capital após o fim dos trabalhos.
Voltou de quê?
______________________
_Divulgação institucional da própria universidade. Em destaque os dias do curso, 17 e 18 de abril do ano de 2015...
uespicorrenteaulas.png

fonte 180graus.com

Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí

Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí

Equipamentos de segurança foram entregue para todos os 15 estabelecimentos penitenciários do estado.

A Secretaria de Justiça entregou na manhã de hoje (01) armamento e equipamentos de proteção individual para reforçar a segurança de todos os presídios do Piauí. Todos os 15 estabelecimentos penitenciários receberam o material, que conta com 30 pistolas calibre 40; 20 carabinas calibre 556; 50 rádios de comunicação interna HT; 10 capacetes balísticos; 50 lanternas táticas; 10 máscaras de gás e binóculos. 
Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí. (Foto: Thanandro Fabrício/Sejus)
O material foi adquirido junto à Força Nacional e serão utilizados para “ajudar a manter a ordem nos estabelecimentos penais e a dar mais proteção aos servidores”. Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, os novos equipamentos representam mais segurança ao sistema prisional, do ponto de vista preventivo, e maior capacidade de resposta a distúrbios, garantindo, com isso mais segurança, também, à população. 
Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí. (Foto: Thanandro Fabrício/Sejus)
Além disso, o gestor observa, ainda, que novas armas, munição e equipamentos de segurança estão sendo adquiridos. "Até o fim do ano, vamos adquirir mais 500 pistolas individuais para nossos servidores, munições letais e não letais, equipamentos que garantam a pronta resposta das forças de segurança nas unidades prisionais. Serão, a propósito, mais de 40 mil balas de borracha, que irão abastecer o sistema nos próximos três anos”, explica o secretário.
Uma das unidades contempladas foi a Penitenciária José de Deus Barros, que fica em Picos. "Estamos felizes em receber um armamento de primeiro mundo e com potência bem qualificada, de modo que vamos trazer ainda mais segurança aos nossos agentes e também aos detentos e à população”, pontua o gerente da unidade, Sinval Hipólito.
Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí. (Foto: Thanandro Fabrício/Sejus)
A aquisição do armamento e equipamentos de proteção individual faz parte do Plano de Modernização do Sistema Prisional, por meio do qual a Secretaria de Justiça já entregou de 40 espingardas calibre 12; 6 mil munições de balas de borracha; 150 sprays de pimenta; 150 explosivos da gás lacrimogêneo; e 50 granadas de luz e som.

fonte http://www.portalodia.com

Parada da Diversidade homenageia "Kency Porta" e Antônio Noronha

Parada da Diversidade homenageia "Kency Porta" e Antônio Noronha


A Parada da Diversidade acontece neste domingo em Teresina e deve reunir mais de 100 mil pessoas na Avenida Raul Lopes. A 16ª edição do desfile terá os shows da rapper curitibana Karol Conká e do paulista Liniker, com a banda Liniker e os Caramelows. Nesta edição a parada presta uma homenagem póstuma a Júnior Araújo através de sua drag queen "Kency Porta", e ao médico Antônio de Noronha, que foram escolhidos como padrinhos desta edição.
Entre as atrações também estão o DJ Marcio Brytho, Nanda Machado e Chandelly Kidman. A concentração começa às 16 horas, em frente ao Parque Potycabana.
“Vamos ter uma benção na avenida, com representantes de três religiões de matrizes africanas. Neste ano vamos homenagear o médico Antônio de Noronha e o Júnior, idealizador do coletivo Salve Rainha, padrinhos desta edição da Parada. Também vamos receber várias caravanas do interior do Piauí e do Maranhão”, diz a coordenadora do grupo Matizes, realizador do evento, Marinalva Santana.
 
Ela destaca que todas as medidas legais foram tomadas para garantir a realização do evento. “Teremos uma delegacia móvel, com a presença da Polícia Militar, além dos agentes de proteção social, distribuindo material educativo e orientando o público. Tudo foi pensado para garantir que a Parada aconteça com muita paz”, completa Marinalva. A 16ª edição da Parada da Diversidade tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura – Secult.
 
“A Parada é um evento que já faz parte do calendário cultural da cidade e nós apoiamos. É uma forma de celebrar a igualdade e o fim do preconceito. Tivemos um grande público nas últimas edições e esperamos que o sucesso do evento se repita”, afirma o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.
 
A rapper curitibana Karol Conka consolidou sua carreira na música brasileira em 2013, quando conquistou o prêmio Multishow de Artista Revelação. No mesmo ano, ela lançou o single ‘Toda Doida”, sucesso nas pistas das casas noturnas do país.  Com o álbum “Batuk Freak” foram mais de 22 mil downloads. Em 2014, a cantora deu seus primeiros passos fora do Brasil, quando realizou sua primeira turnê pela Europa. Com o single “Tombei”, lançado em 2014, ela levou o prêmio Multishow de Nova Canção, indicada também pela revista Rolling Stone como uma das 15 melhores canções de rap do ano. Em 2015, Karol inicia turnê pela Austrália.
 
Tombei mostra bem a pegada frenética da rotina de Karol. A letra, escrita pela rapper, inspira-se em sua força feminina. O videoclipe do single “Tombei” foi sucesso absoluto de público e crítica ultrapassando 3.5 milhões de visualizações no YouTube. Para Karol, significa um grito de poder à cultura negra brasileira e, claro, às mulheres em geral - que arrasam e “tombam” mesmo. É assim que Karol Conka abre novos caminhos e dá o tom de seu novo single, “É o Poder”, onde a rapper retorna com novas influências e sonoridades. “Com o novo single eu queria vir com um tema diferente do que eu já havia lançado. Foi um processo de criação interessante, nesse tema senti a necessidade de falar de algo mais sério, mas sem fugir do jeito Karol Conka de ser”, explica ela.
 
Em 2015 ele formou a banda “Liniker e os Caramelows, com quem lançou o EP Cru em 30 de julho daquele ano, por meio do primeiro single, "Zero". Os vídeos com a interpretação das canções do projeto ganharam milhões de visualizações rapidamente. Em 16 de setembro de 2016, a banda lançou seu álbum de estreia, intitulado Remonta, gravado com ajuda dos fãs por meio do financiamento coletivo no Catarse.
 
O disco reverberou internacionalmente e ganhou atenção da imprensa estrangeira. O projeto musical traduz a blackmusic e o soul para uma linguagem contemporânea brasileira, com composições autorais, trazendo como tema central as relações com pessoas e com o mundo.

fonte cidadeverde.com


PRF intercepta bitrem com carga de cigarro do Paraguai avaliada em mais de R$ 1 milhão

PRF intercepta bitrem com carga de cigarro do Paraguai avaliada em mais de R$ 1 milhão


A Polícia Rodoviária Federal no Piauí apreendeu aproximadamente mil caixas de cigarros contrabandeadas vindo do Paraguai. O flagrante ocorreu na madrugada desta sexta-feira (01), nas imediações da Ponte Nova, entre Teresina-PI e Timon-MA. O superintendente da PRF no Piauí, Welendal Tenório, estima que a carga está avaliada em mais de R$ 1 milhão. 
A carga era transportada em uma carreta bitrem. O motorista conseguiu escapar quando os policiais interceptaram o condutor que fazia o papel de batedor, ou seja, era responsável por avisar sobre uma eventual presença de policiais ao longo do trajeto.
"Já estávamos monitorando o veículo que veio de fora do país, provalmente do Paraguai, e cruzou a fronteira, chegando ao Brasil pelo Mato Grosso ou Paraná. A carga seria distribuída no Piauí e Maranhão", esclarece o superintendente da PRF no Piauí. Nas caixas apreendidas há cerca de 6 milhões de cigarros que são de origem de alemã.
Welendal Tenório explica ainda que o crime caracteriza-se como contrabando. A carga será encaminhada para a Receita Federal. 
O suspeito- que não teve a identidade revelada- prestará esclarecimentos.  A polícia agora tenta identificar o condutor da carreta. 
O bitrem foi encaminhado para o posto da Polícia Rodoviária Federal da BR-316. A ação policial contou com apoio da  Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI).

fonte http://cidadeverde.com