domingo, 14 de abril de 2024

Professores de universidades e institutos federais entram em greve; Ifpi começa nesta segunda

 Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo, com informações SBT News

Começa nesta segunda-feira (15) a greve dos professores de diversas universidades e institutos federais em várias partes do país . A categoria reivindica reajuste salarial e a equiparação dos benefícios aos dos servidores do Poder Judiciário e do Congresso Nacional. O Instituto Federal do Piauí (Ifpi) é uma das instituições onde os docentes aderiram ao movimento grevista. (veja nota abaixo). Já na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), o indicativo de greve já foi aprovado, mas ainda não há data de início. 

Reajuste de 22%

Os professores têm representações sindicais distintas e a adesão ao movimento grevista não é unificada. A categoria exige reajuste salarial de 22%, dividido em três parcelas iguais de cerca de 7%, a serem incorporadas na remuneração em 2024, 2025 e 2026. Segundo os sindicatos, o aumento corresponde às perdas salariais desde 2016, somadas à projeção de inflação até 2025.

Proposta do governo

O governo federal propôs reajuste somente a partir de 2025. A ideia é aumentar os salários em 4,5% no ano que vem e mais 4,5% em 2026. Em contrapartida, o governo sugeriu aumentar em quase 52% o auxílio-alimentação, de R$ 658 para R$ 1 mil por mês.

A proposta inclui também 51% de reajuste no auxílio-creche e no auxílio-saúde. O governo está disposto a reajustar esses benefícios já a partir de maio de 2024.

Os sindicatos rejeitam a proposta.

Técnico-administrativos

O categoria dos servidores técnico-administrativos foi a primeira a cruzar os braços. Os profissionais, Ifpi e Ufpi, iniciaram as greves no início de março. Entre os serviços comprometidos, estão a emissão de diplomas e históricos dos alunos. O reajuste salarial exigido pelos servidores técnico-administrativos é de 34%, também dividido em três parcelas (2024, 2025 e 2026).

Revogaço

Outra exigência dos movimentos grevistas é o chamado “revogaço”. Os servidores querem que o governo federal revogue uma série de decretos, portarias e outros atos normativos implementados nos últimos governos. Os dispositivos questionados abrangem jornadas especiais de trabalho, procedimentos disciplinares em casos de greve e questões previdenciárias, entre outros pontos.

VEJA NOTA DO IFPI

Por meio de nota, a reitoria e direção do Ifpi informou que reconhece a legitimidade e a legalidade do movimento de greve ao tempo que corrobora com a pauta de reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras no sentido de termos uma educação pública, gratuita e de qualidade.

"Ademais, informamos que haverá pleno diálogo com os/as servidores/as para garantir o livre  exercício de direito à greve, simultaneamente à garantia do funcionamento dos serviços essenciais.

Às/aos estudantes do IFPI e seus familiares, reiteramos nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade direcionada às demandas sociais e comunicamos que envidaremos todos os esforços para garantir o pleno direito dos alunos.

Por fim, esperamos que as negociações entre o governo e os sindicatos evoluam o mais rápido possível, e ambos encontrem uma solução que contemple a pauta de reivindicações dos trabalhadores permitindo um retorno breve das atividades escolares"

fonte cidadeverde.com

Criminosos ‘tocam o terror’ em festa de reggae, matam homem e deixam outros feridos em Teresina

 Segundo a PM, os indivíduos saíram de um carro, falaram que eram policias e atiraram contra as pessoas

Um homem, identificado como João de Deus Rodrigues Barros Filho, de 37 anos, morreu durante um tiroteio em um baile de Reggae, no bairro Madre Teresa, Samapi, na zona Leste de Teresina. Outras quatro pessoas ficaram feridas na ação.

portal teve acesso ao relatório da ocorrência, nele consta que a vítima foi atingida com três disparos e morreu ainda no local da festa.

Criminosos ‘tocam o terror’ em festa de reggae, executam homem e deixam outros feridos em Teresina
Reprodução


Uma das vítimas relatou à Polícia Militar que estava em frente a um bar, quando três veículos passaram, pararam em frente ao estabelecimento e saíram. Minutos depois, os indivíduos voltaram, alegaram quem eram policias e começaram a efetuar disparos.

Uma das vítimas foi o DJ da festa, identificado como João Felipe do Vale, que foi atingido no pé. Marcos Vinícius Coelho, a segunda vítima, foi atingida na coxa. A terceira vítima foi baleada duas vezes. O quarto ferido foi encaminhado para o HUT, em estado grave; ele não foi identificado.

Os feridos foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento do Satélite. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai apurar as circunstância do crime. Até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.

Fonte: Portal A10+

Mergulhadores fazem buscas por filho de empresário que desapareceu ao tentar atravessar rio no Piauí

 Foto enviada ao Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

Seguem as buscas pelo adolescente Antônio Lucas Remédios Carvalho Marques, 16 anos, que caiu no Rio Piracuruca, e desapareceu na água. Na manhã deste domingo (14), mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Teresina se deslocam para a cidade, que leva o mesmo no do rio, para intensificar as buscas.

Foto: reprodução redes sociais

Lucas é filho de um empresário e tentava fazer a travessia do rio com amigos, mas foi arrastado pela correnteza. O Cidadeverde.com apurou com o Corpo de Bombeiros que o desaparecimento ocorreu na tarde deste sábado (14). Os dois amigos conseguiram escapar, provavelmente, segurando galhos de árvores e foram resgatados por pescadores. 

Foto enviada ao Cidadeverde.com

O local onde Lucas sumiu é conhecido como prainha. No mesmo rio, na parte da barragem, dois jovens que estavam em uma canoa motorizada foram arrastados pela força da água do sangradouro e caíram na parte inferior da barragem. 

O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas, mesmo conhecendo os locais, evitem entrar em rios ou barragens, neste período, quando o volume de água é maior devido as chuvas.

fonte cidadeverde.com