Caso ocorreu no campus do Instituto Federal do Piauí em Corrente (PI) e está sendo apurado por meio de procedimento administrativo disciplinar.
Um professor do campus de Corrente (PI) do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi afastado das funções após exibir, em sala de aula, um filme com cenas de sexo, nudez, uso de drogas e linguagem imprópria para alunos do ensino médio. A identidade do servidor não foi divulgada pela instituição.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais após estudantes gravarem e divulgarem imagens da atividade. A exibição ocorreu para uma turma do segundo ano do curso técnico integrado de administração. De acordo com a classificação indicativa, a obra cinematográfica não é recomendada para menores de 18 anos no Brasil.
Em nota oficial, o IFPI informou que a exibição do filme não condiz com as diretrizes da instituição e confirmou o afastamento do professor para apuração dos fatos. Segundo o instituto, foi aberto um procedimento preliminar, que pode resultar na instauração de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conduzido pela Controladoria Interna. A instituição destacou que casos dessa natureza, quando constatados ou formalmente denunciados, seguem os ritos legais e têm prioridade na apuração, com aplicação de sanções previstas em lei, caso sejam confirmadas irregularidades.
O IFPI afirmou ainda que vem realizando atividades orientativas com servidores e colaboradores do campus e que possui equipe multidisciplinar apta a oferecer acompanhamento e apoio às pessoas envolvidas, sempre que necessário.
Na nota, o instituto reafirmou o compromisso com a ética, o respeito e a segurança no ambiente escolar, além de destacar a importância do combate à naturalização de violências e abusos de poder dentro das instituições de ensino. Também orientou que situações semelhantes sejam formalizadas por meio da Ouvidoria do IFPI ou junto às equipes multidisciplinares dos campi.
fonte revistaaz.com.br
