quinta-feira, 25 de maio de 2023

Após atuação do MPPI, Tribunal do Júri condena homem por duplo homicídio em Picos

O Ministério Público do Piauí, representado pelo promotor de Justiça João Malato Neto, teve a tese ministerial acatada na íntegra pelo Conselho de Sentença na condenação de José Ferreira de Lima, a 41 anos e dois meses de reclusão em regime fechado. O julgamento ocorreu nessa quarta-feira, 24 de maio, no Fórum de Picos.

José Ferreira de Lima foi levado a julgamento pela prática de dois crimes de homicídio qualificado por motivo fútil, com base no artigo 121, §2º, II, do Código Penal. Em março de 2002, nas proximidades da localidade denominada Juaí, zona rural do município de Picos, o acusado participou ativamente dos assassinatos das vítimas Antônio Marinheiro dos Santos e Francisco Brás dos Santos. As vítimas foram atacadas com golpes de facão e uma barra de ferro.

Consta dos autos que José Ferreira de Lima entrou na residência da primeira vítima Antônio Marinheiro dos Santos, seu sogro, aproximou-se dele e, de surpresa, desferiu um golpe no tórax do idoso, ocasionando-lhe a sua morte. Em seguida, José foi à residência do vizinho e matou a segunda vítima, Francisco Brás dos Santos. A esse segundo, José desferiu vários golpes com uma barra de ferro em sua cabeça, deixando-o desacordado. Na sequência, o réu incendiou a residência da vítima. Francisco teve o corpo carbonizado. Posteriormente, ainda deslocou-se até os outros vizinhos, incendiando também mais duas outras residências, quando então, foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

“Este crime à época dos fatos causou grande repercussão na sociedade de Picos, onde a população clamava por justiça em virtude da violência e da covardia dos assassinatos”, destacou o promotor João Malato.

fonte Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Procon autua 16 postos de combustíveis na XII fase da Operação Petróleo Real

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realizaram, hoje, 25 de maio, coletiva de imprensa para divulgar os resultados da 12ª fase da Operação Petróleo Real. A entrevista ocorreu na sede do Imepi, que fica na zona Sul de Teresina.

Ao todo, a equipe do Procon fiscalizou 46 postos em 19 cidades da regional de Oeiras. Dezesseis postos foram autuados. Seis tiveram bombas interditadas por medida baixa, três por venda de combustíveis fora das especificações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), dois por possuírem extintores vencidos e quatro por falta de equipamentos para análise do combustível.

Arimatéa Arêa Leão, chefe da Secretaria de Fiscalização do Procon/MPPI

Foram vistoriados postos de combustíveis em Bela Vista do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Paes Landim, Santa Rosa do Piauí, Santo Inácio de Assis, São Francisco de Assis, São João da Varjota, São Miguel do Fidalgo, Simplício Mendes, Socorro do Piauí, Isaias Coelho, Oeiras, Itainóplolis, Tanque e Várzea Grande.

Amanhã, o Procon deve divulgar os resultados da operação que o órgão promove em estabelecimentos da capital.

Fiscais do Procon durante fiscalização na Regional de Oeiras































fonte Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

Motorista inabilitado é flagrado conduzindo transporte escolar com irregularidades em Valença do PI

 Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de ontem (24), flagrou um motorista inabilitado para dirigir micro-ônibus e sem curso específico para transporte escolar conduzindo um veículo deste modelo na BR 316, em Valença do Piauí (PI). 

Durante fiscalizações de rotina na região, os policiais abordaram um micro-ônibus escolar, que transportava 11 crianças e adolescentes dos Ensinos Básico e Fundamental de escolas estaduais do município. Após consultas aos sistemas, a equipe verificou que o motorista, um homem de 47 anos, possuía habilitação para conduzir apenas veículos de passeio. 

Motorista inabilitado é flagrado conduzindo transporte escolar com irregularidades em Valença do PI

Posteriormente, o proprietário do micro-ônibus, um homem de 61 anos, compareceu ao local com um outro veículo para realizar o transporte dos estudantes. À equipe, ele informou que prestava serviços a uma empresa e que contratava o motorista para conduzir em seu lugar. Em outra ocasião, a PRF já havia flagrado o condutor dirigindo o mesmo veículo sob condições idênticas. 

Além disso, os agentes identificaram inúmeras irregularidades no micro-ônibus, como ausência de cinto de segurança nas poltronas, extintor de incêndio vazio, pneus gastos, vidros quebrados, carga excedente no corredor interno, entre outros. Ademais, o veículo estava sem licenciamento atual e com restrição judicial de circulação.

Diante dos expostos, o proprietário do veículo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial quando for intimado. A PRF ressalta que em casos como este, o crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), recai para os proprietários dos veículos, que cometem o ato de permitir, confiar ou entregar a direção de um automóvel a pessoas não habilitadas.

Já o motorista, que também assinou um TCO, responderá pelo exercício ilegal de profissão e por dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão ou habilitação, gerando perigo de dano. É importante lembrar que para conduzir veículo de transporte escolar o candidato habilitado deverá ser aprovado em curso especializado de treinamento de prática veicular em situação de risco. O curso tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de transporte escolar, dentre outros.

fonte www.portalr10.com

DHPP assume investigação da morte de adolescente em União; estava no Piauí há 1 mês

 O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) assumiu a investigação sobre a morte da adolescente Ana Clara dos Santos, de 14 anos, encontrada sem vida no quintal de uma residência na cidade de União, localizada a 59 km de Teresina. O caso, que é tratado como um crime, ainda é um mistério.

A delegada Nathalia Figueiredo, titular do Núcleo de Feminicídio do DHPP, informou que o departamento assumiu o caso e que as informações serão repassadas posteriormente, após a conclusão do inquérito, para não prejudicar as investigações.

Divulgação
Divulgação

Segundo a Polícia Militar, Ana Clara apresentava uma lesão no pescoço, mas nenhum objeto relacionado à morte foi encontrado no local. A casa onde ela foi encontrada funcionava uma boca de fumo. 

Ana Clara nasceu em Barra do Corda, no Maranhão, e morou desde os 4 anos em Goiânia, em Goiás. A polícia informou que Ana estava no Piauí há 1 mês. 

fonte www.portalr10.com

Marllon Som é achado morto dentro de casa no Sul do Piauí

Um homem identificado como Marllon André Soares Alves Rosal, de 40 anos, foi achado morto dentro de casa na manhã desta quinta-feira (25/05), no bairro Miramar, em Bom Jesus, no Sul do Piauí.

O corpo foi encontrado por familiares em um quarto na residência de sua mãe. Atualmente, Marllon era paraplégico em razão de grave acidente sofrido há alguns anos.

Marllon Som, como era conhecido, fez bastante sucesso com sua loja Xérox DVD e CD Mania, que funcionou por muito tempo no centro da cidade.
FOTO: REPRODUÇÃOMarllon Som é achado morto
Marllon Som é achado morto

Fonte: 180graus.com/ Com informações do Portal B1