quarta-feira, 7 de março de 2018

Prefeito Mão Santa intensifica visitas ‘surpresa’ a órgãos da gestão municipal

Prefeito Mão Santa intensifica visitas ‘surpresa’ a órgãos da gestão municipal



Dando continuidade a visitas surpresa em órgãos da gestão municipal, o prefeito Mão Santa visitou na manhã desta quarta-feira (07), a Unidade Básica de Saúde – Módulo 26, localizada no Bairro Catanduvas.

O prefeito inspecionou as instalações da UBS, detectou irregularidades e já acionou os gestores responsáveis para que as medidas de correção sejam aplicadas. Mão Santa retomou sua agenda de visitas a órgão públicos municipais e, nesse primeiro momento o foco é a pasta da saúde.

Mão Santa foi acompanhado pelo Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Inácio.

“Planejar, organizar, dirigir e controlar é a base de toda e qualquer administração”, afirmou Mão Santa.

Fonte: http://portaldocatita.blogspot.com.br

NOVO COMANDO do GPM de Campo Largo do Piauí



NOVO COMANDO



Subtenente Oliveira assumiu o comando do GPM de Campo Largo do Piauí, na micro-região de Esperantina.

O militar linha dura foi designado para combater a criminalidade naquele município. 

fonte http://portaldocatita.blogspot.com.br

"Refrigerador do IML de Parnaíba está com defeito e corpos estão apodrecendo”, denuncia vereador Carlson Pessoa

"Refrigerador do IML de Parnaíba está com defeito e corpos estão apodrecendo”, denuncia vereador Carlson Pessoa





Na sessão ordinária desta terça-feira (06), o vereador Carlson Pessoa (PPS), por meio do requerimento de N° 104/2018, solicitou o envio em caráter de urgência de um ofício endereçado ao presidente da Ordem dos Advogados do Piauí – Seccional Parnaíba (OAB), José Lima, para que o mesmo designe uma comissão da OAB para inspecionar o prédio do Instituto Médico Legal de Parnaíba (IML). Após receber informações dos servidores do IML sobre as condições insalubres do local, Carlson denunciou o descaso do Governo do Estado e cobrou providências urgentes.

De acordo com a denúncia repassada por servidores, o refrigerador está com defeito, perdendo a capacidade de gelar os corpos e apenas ventilando. Atualmente têm cerca de 10 corpos que ainda não foram identificados por familiares ou que ainda não receberam a liberação da Justiça. O mau cheiro no prédio é insuportável chegando a incomodar até os vizinhos. O gerador de energia também está com problemas.




“Converso diariamente com servidores da Secretaria de Segurança do Piauí e, no momento, têm cerca de 10 corpos lá. Porém, eles não têm a mínima condição de permanecer no local, pois as condições são totalmente inapropriadas. Imagino que seja como na nossa casa. Quando a geladeira está apenas ventilando, os alimentos perecíveis vão apodrecendo e assim está acontecendo com essas pessoas já sem vida”, argumentou o parlamentar. O documento pede ainda que, se acatado pela OAB a solicitação da visita, que seja encaminhado à Câmara um ofício para que os vereadores possam acompanhar a diligência.


Por Luzia Paula / Ascom

fonte http://carlsonpessoa.blogspot.com.br



OBMEP é inserida nas ações do Pacto pela Aprendizagem

OBMEP é inserida nas ações do Pacto pela Aprendizagem

OBMEP é inserida nas ações do Pacto pela Aprendizagem

O Pacto pela Aprendizagem consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação do Piauí. Dentro desse planejamento das diversas atividades já desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) insere-se, no ano de 2018, as atividades da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O superintendente de ensino superior da Seduc, Ellen Gera, destaca que o Pacto pela Aprendizagem está sendo implementado através de várias ações considerando os eixos proficiência, mobilização e sensibilização e fluxo. Atenção especial é dada as disciplinas e português e matemática.
“Nesse momento, o trabalho que está sendo desenvolvido no sentido de contribuir para que a equipe pense estratégias para melhorar os resultados da educação a partir dos problemas detectados. A proposta é levar as equipes a refletir sobre sua realidade propor intervenções. Com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos e o nível de proficiência, a rede conduz a escola a se debruçar sobre seus resultados alcançados”, revela o superintendente.
A partir do Pacto pela Aprendizagem, cada unidade escolar observa e analisa quais são os pontos de atenção, dificuldades e acertos e planeja o trabalho buscando construir suas próprias metas, além de levar a escola a entender de que forma os indicadores impactam positivamente no ensino e aprendizagem das escolas.     
Em 2017, ocorreu a realização de jornadas olímpicas da OBMEP divulgando a olimpíada nas escolas sensibilizando dirigentes municipais, gerentes regionais, coordenadores de ensino, gestores, professores e alunos quanto a importância do empenho de cada ator no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Na 2ª fase, houve formação para os alunos aprovados na fase anterior, através do Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação, com abrangência estadual.
Com a inclusão da OBMEP no Pacto Pela Aprendizagem, o objetivo de que toda a comunidade escolar tenha conhecimento da importância da participação na olimpíada, bem como maximizar as oportunidades que os alunos podem ter através de programas com bolsa de estudo.
Outros projetos como o Mais Matemática, Gt’s de Matemática, De Professor para Professor e Oficinas de Matemática a Seduc vem valorizando e dando o merecido destaque que essa disciplina básica deve ter na vida escolar dos alunos de sua rede.
Autoria: Hélder Rocha

fonte http://www.pi.gov.br

EIPMONT completa 31 anos e abre as atividades de Equoterapia de 2018

EIPMONT completa 31 anos e abre as atividades de Equoterapia de 2018


Na manhã de hoje (07), ocorreu a solenidade de alusiva ao 31° aniversário do Esquadrão Independente de Policiamento Montado – EIPMONT – na sede da unidade, ao mesmo tempo em que houve a abertura das atividades da equoterapia do ano de 2018. 


Para o Major Jamson, Comandante do EIPMONT, há vários motivos de felicidade por estar à frente da Cavalaria da Polícia Militar do Piauí. “Aqui, nós desenvolvemos várias atividades, dentre elas uma muito especial, que é a equoterapia. Nós estamos com 16 anos de equoterapia, acho que uma das mais antigas do Brasil, e nós estamos muito felizes, porque, neste último treino, a gente conseguiu aumentar a capacidade de atendimento de 42 para 154 crianças atendidas, e a gente conseguiu também diminuir a fila de espera, que, há três anos, era de 60 pessoas e, hoje, estamos zerados, não temos nenhuma pessoa aguardando ser atendida. Isso nos deixa felizes, porque a gente consegue prestar esse serviço com a maior quantidade e, principalmente, a melhor qualidade. Esse é o nosso intuito no Comando da Cavalaria atualmente”, afirma.

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, prestigiou o evento e parabenizou os policiais que fazem parte da Unidade, tanto no serviço operacional quanto na atividade terapêutica. “A Cavalaria desempenha, além da atividade de rua, um trabalho muito importante, que é a Equoterapia, com nossos profissionais e nossos animais, aqui, dentro da Cavalaria. Eu é que tenho que agradecer o trabalho dos homens e mulheres prestado. Eu queria agradecer ao Secretário Mauro Eduardo, pela parceria com a SEID, e à Primeira Dama, Deputada Regiane Dias, pelo apoio a essa atividade”, agradeceu o Comandante.

O Coronel Carlos Augusto ressaltou ainda a disponibilidade de um ônibus destinado ao transporte de pessoas atendidas pelo tratamento de equoterapia, mas que não têm condições de se deslocarem à sede do EIPMONT, além das aquisições de viaturas e equipamentos necessários para o policiamento ostensivo, ocorridas no decorrer dos últimos anos. “Nós temos e teremos um compromisso permanente com essa unidade especializada importante na vida dessas pessoas, dessas famílias, que fazem tratamento aqui dentro na nossa instituição”, completou.

Também estiveram presentes na solenidade o Major Martins, representando a Diretoria do Hospital da Polícia Militar, e o Major Wilson Gomes, Subcomandante do Policiamento Especializado, além de crianças e jovens atendidos pela equoterapia, acompanhados por suas mães e responsáveis.

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Texto: Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM F. Carvalho

Acusado de assassinato em 2017 é preso em Teresina

Acusado de assassinato em 2017 é preso em Teresina

Crime aconteceu em 2017

Cumprindo mandato de prisão preventiva a Delegacia de Homicídios prendeu, na manhã desta quarta-feira (07), Washington Rodrigues de Carvalho. Ele é apontado como um dos autores do homicídio contra o jovem Matheus Elias Araújo da Silva, no bairro Novo Horizonte (zona Sudeste), crime ocorrido em 2017.
Washington Rodrigues foi preso na manhã de hoje (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Washington Rodrigues foi preso na manhã de hoje (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Segundo o coordenador da Homicídios, delegado Francisco Costa – o Baretta, depois da prisão, efetuada às 9h30 de hoje, o acusado confessou o crime.

Sobre o crime

Matheus foi assassinado com múltiplas perfurações de arma branca (faca), na noite de 12 de Outubro de 2017. As lesões afetaram a região do pescoço, tórax e cabeça. O corpo do rapaz foi encontrado por populares por volta das 9h do dia 13, em um terreno baldio, localizado no final da rua treze do Loteamento Manoel Evangelista, bairro Novo Horizonte (Teresina).
De acordo com a Polícia Civil a vítima saiu de casa por volta das 19h do dia 12, a pé, na companhia de Washington, Otto Antônio Francisco de Sales Fernandes (vulgo "Anão da Firmino") e Bruno Marcio Luiz da Silva França (vulgo Salve). Os três foram vistos acompanhando Matheus até o local da execução.
Ao delegado Baretta Washington alegou que assinou a vítima por ter “dado em cima” de sua esposa. O acusado ainda disse que Matheus Elias devia dinheiro aos outros dois envolvidos no crime: Otto e Bruno Marcio.

fonte www.portalaz.com.br

Vigilância Sanitária fecha consultório odontológico por falta de higiene

Vigilância Sanitária fecha consultório odontológico por falta de higiene


A Vigilância Sanitária interditou uma clínica odontológica na zona Sul por falta de condições higiênicas. A ação foi realizada após uma denúncia de que o local tinha cheiro de fezes. A clínica foi fechada na manhã desta quarta-feira (7). 
"Técnicos foram até a clínica e verificaram um odor fétido de fezes. Eles constataram que estava escorrendo para uma casa vizinha água proveniente da fossa, e por isso interditaram o local”, explica a gerente de Vigilância Sanitária Jeanyne Seba. 
No mês de janeiro de 2018 foram realizadas 573 inspeções em estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário e 339 blitz para averiguação se o estabelecimento está cumprindo as determinações das legislações sanitárias, bem como pra liberação de licenciamento sanitário, sendo liberadas 142 licenças. No mesmo período foram recebidas 15 denúncias, sendo 14 de estabelecimentos que comercializam alimentos.
A Vigilância Sanitária deve ser notificada sobre toda e qualquer irregularidade encontrada em estabelecimentos que comercializam ou fabricam: alimentos; medicamentos; produtos de higiene pessoal e limpeza; hospitais, consultórios médicos, odontológicos, veterinários; criadouro de animais.
O órgão fiscalizador funciona das 7h às 18h, de segunda à sexta-feira, e em plantões noturnos e nos fins de semana para combater o comércio de carnes clandestinas e para fiscalizar estabelecimentos comerciais que atendem ao público nesses horários.

fonte cidadeverde.com

Familiares de adolescente agridem professor após suspeita de assédio

Familiares de adolescente agridem professor após suspeita de assédio


A Polícia Militar conduziu à delegacia nesta terça-feira (06/03) um professor da rede particular de ensino da cidade de Parnaíba suspeito de assediar um menor de 15 anos. Segundo a denúncia feita pelo adolescente e sua família, o homem identificado como Wagner teria enviado mensagens de caráter pornográficas para o celular do estudante.
De acordo com a polícia, as mensagens e fotos enviadas pelo celular do suspeito comprovariam o assédio. Wagner teria usado palavras ‘carinhosas’, além de mandar fotos íntimas para o menor.
Segundo o tio do adolescente, o professor teria marcado um encontro com o menor por trás de um motel no bairro Piauí, e o tio, se passando pelo estudante, foi ao local e a polícia chegou em seguida.
Dois celulares do professor foram apreendidos e segundo o tio do menor, existem outras vítimas, bem como diversas mensagens de outros possíveis encontros.
O professor foi levado para o hospital Dirceu Arcoverde, pois estava bastante machucado após uma briga com o tio e avô do adolescente e em seguida encaminhado à Central de Flagrantes.
Segundo o portal do Catita, na Central de Flagrantes foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência(TCO) e no cartório criminal foi marcada uma audiência para o dia 2 de abril no Juizado Especial Criminal.

O professor, o tio e o avô do garoto foram responsabilizados no lavramento desta ocorrência criminal pelo delegado João Rodrigo Luna. No caso do tio e o avô por lesão corporal.

Segundo o Blog do Pessoa, o professor Wagner Vieira negou a prática de assédio.


Fonte:180graujs.com/com informações  Flávio Cristo, Blog do Pessoa e Portal do Catita

PMs acusados de desvio de dinheiro de roubo vão a tribunal em abril

PMs acusados de desvio de dinheiro de roubo vão a tribunal em abril

Foi marcada para o dia 17 de abril a audiência de instrução dos militares que teriam subtraído R$ 300 mil da quantia recuperada do roubo ao Banco do Nordeste em THE.

Foi marcado para o dia 17 de abril a audiência de instrução dos dois policiais militares lotados no 5º Batalhão, acusados de terem desviado e subtraído R$ 304 mil do dinheiro recuperado do roubo ao Banco do Nordeste e Teresina. O fato aconteceu em 19 de dezembro do ano passado, quando bandidos atacaram a agência da Avenida João XXII, mas a ação acabou sendo frustrada pela polícia.

Na ocasião, a quantia que estava em poder dos bandidos, e que foi recuperada pelos policiais militares, somava R$ 712 mil. No entanto, desse total, somente R$ 408 mil chegaram até a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), para serem periciadas e anexadas aos autos da investigação como prova do crime.
Segundo o inquérito aberto pela Polícia Civil, os PMs que transportavam o dinheiro – o cabo Vanderlei Rodrigues da Silva e o cabo Erasmo Morais Furtado – teriam alongado o percurso e parado na sede do 5º BPM antes de se dirigirem ao Greco. No batalhão, eles teriam retirado uma parte do montante apreendido.
A investigação, feita em conjunto com a Corregedoria da PM, apontou ainda que os militares teriam descumprido uma série de procedimentos, que devem ser obrigatoriamente adotados na condução das diligências. Além de manusear de forma equivocada o dinheiro recuperado e de desviar caminho enquanto transportavam material apreendido em uma cena de crime, os policiais ainda teriam ordenado que o preso na ação fosse levado em outra viatura, para poderem mudar o itinerário sem levantar suspeitas.
Para o promotor de Justiça Assuero Stevenson, as provas apontam para a participação dos dois cabos, mas não significa que não possa ter havido a participação de uma terceira pessoa na subtração do montante apreendido. “Os dois acusados permanecem recolhidos aqui no Presídio Militar e já foi descartada a hipótese de envolvimento do comandante do batalhão no ocorrido”, destacou o promotor da 9º Vara.
Na audiência de instrução, que terá lugar na sede do Quartel do Comando Geral (QCG), serão ouvidas as testemunhas de acusação e de defesa e analisadas as perícias feitas nas provas do crime.

fonte portal o dia

Cachorro é furtado dos braços de criança na zona Norte e família faz apelo

Cachorro é furtado dos braços de criança na zona Norte e família faz apelo


Câmeras registraram imagem do suspeito 
Até os cachorros viraram alvo da ação de bandidos em Teresina. Nessa terça-feira (6) o filhote Cal, da raça Yorkshire, foi furtado no bairro Mocambinho II, na zona Norte da capital. Um vídeo registrou a imagem do suspeito do crime.
Nas imagens um motoqueiro passa na rua e testemunhas relatam ser ele o homem que furtou o cachorro.
“Meu esposo saiu para pegar meu filho na escola e, no momento que ele abriu o portão, o cachorro saiu e ele não viu. Duas crianças vizinhas estavam na rua e seguraram o cachorro no colo para esperar o meu marido voltar. Nessa hora passou um homem de moto e tomou o Cal das crianças dizendo que uma tia dele era dona do animal”, relata Natália Coelho, tutora do filhote.
A cabelereira Natália Coelho faz um apelo para que o cachorrinho seja localizado o quanto antes. Ela conta ao Cidadeverde.com que seu filho, de seis anos de idade, está inconsolável e, desde ontem, “chora muito” pela perda do animal. 
“Meu filho está triste, não quer comer e entrou em desespero. Ele já chorou demais.  Hoje acordou melhor porque eu conversei muito com ele e  disse para não  se preocupar que a gente ia encontrar o Cal. Apesar de viver com a gente só há três meses, ele já é considerado parte da família”, lamenta Natália. 
O furto do Cal foi registrado na Polícia Civil e a família promete pagar uma recompensa para quem tiver notícias do filhote. 
Qualquer informação sobre o paradeiro do cachorrinho deve ser repassada aos telefones 98885-2567  e 99921-6667.

 fonte cidadeverde.com

Ministério do Turismo notifica hotéis em Teresina por irregularidades após fiscalização

Ministério do Turismo notifica hotéis em Teresina por irregularidades após fiscalização


Crédito: Ministério do Turismo
O Ministério do Turismo (MTur) notificou 30 locais de hospedagens em Teresina durante a Operação Verão Legal, realizada em fevereiro deste ano. Dentre as irregularidades apresentadas está o não cadastramento no Cadastur, que é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. 
Ao todo, 37 meios de hospedagens passaram pela vistoria dos fiscais do MTur. O cadastramento é obrigatório, como determina a Lei do Turismo. A capital piauiense foi a oitava a ser visitada pelos fiscais que, até abril, percorrerão todas as capitais do país.
Os empreendimentos visitados terão um prazo de 30 dias para a regularização no Cadastur. Caso não ocorra o registro, o prestador será autuado e poderá ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil. 

“Deixamos um auto de notificação prévia em todos os estabelecimentos, com prazo de 30 dias para fazerem o cadastro. A gente vai acompanhar os processos e se o prestador não se regularizar aplicaremos as penalidades previstas em Lei”, explicou Luziane Barros, fiscal do MTur. 

No Piauí, 44 meios de hospedagem já estão regulares no Cadastur. 
Orientação 

O objetivo inicial dessa fiscalização é, na verdade, orientar os prestadores de serviços sobre a importância de estar com o registro junto ao Ministério do Turismo em dia.

“A abordagem é muito amigável, a gente não está se apresentando de forma a coagir. A ideia é sensibilizar os prestadores de serviços turísticos, em especial os meios de hospedagem, para a realização do cadastro, que é obrigatório pela Lei Geral do Turismo”, comentou a fiscal Juliana Oliveira.
A Operação Verão Legal foi iniciada em setembro do ano passado e, em dezembro de 2017, foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“O cadastro hoje está totalmente informatizado. Estamos integrados com a base de dados da Receita Federal e isso simplificou muito. Não é necessário deslocamento dos prestadores de serviços nem apresentação de documentos no órgão estadual”, ressalta Luziane. 
Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para mais seis categorias: agência de turismo; parque temático; acampamento turístico; organizadora de eventos; guia de turismo e; transportadora turística.

fonte cidadeverde.com