OBMEP é inserida nas ações do Pacto pela Aprendizagem
OBMEP é inserida nas ações do Pacto pela Aprendizagem
O Pacto pela Aprendizagem consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação do Piauí. Dentro desse planejamento das diversas atividades já desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) insere-se, no ano de 2018, as atividades da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O superintendente de ensino superior da Seduc, Ellen Gera, destaca que o Pacto pela Aprendizagem está sendo implementado através de várias ações considerando os eixos proficiência, mobilização e sensibilização e fluxo. Atenção especial é dada as disciplinas e português e matemática.
“Nesse momento, o trabalho que está sendo desenvolvido no sentido de contribuir para que a equipe pense estratégias para melhorar os resultados da educação a partir dos problemas detectados. A proposta é levar as equipes a refletir sobre sua realidade propor intervenções. Com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos e o nível de proficiência, a rede conduz a escola a se debruçar sobre seus resultados alcançados”, revela o superintendente.
A partir do Pacto pela Aprendizagem, cada unidade escolar observa e analisa quais são os pontos de atenção, dificuldades e acertos e planeja o trabalho buscando construir suas próprias metas, além de levar a escola a entender de que forma os indicadores impactam positivamente no ensino e aprendizagem das escolas.
Em 2017, ocorreu a realização de jornadas olímpicas da OBMEP divulgando a olimpíada nas escolas sensibilizando dirigentes municipais, gerentes regionais, coordenadores de ensino, gestores, professores e alunos quanto a importância do empenho de cada ator no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Na 2ª fase, houve formação para os alunos aprovados na fase anterior, através do Programa de Mediação Tecnológica Canal Educação, com abrangência estadual.
Com a inclusão da OBMEP no Pacto Pela Aprendizagem, o objetivo de que toda a comunidade escolar tenha conhecimento da importância da participação na olimpíada, bem como maximizar as oportunidades que os alunos podem ter através de programas com bolsa de estudo.
Outros projetos como o Mais Matemática, Gt’s de Matemática, De Professor para Professor e Oficinas de Matemática a Seduc vem valorizando e dando o merecido destaque que essa disciplina básica deve ter na vida escolar dos alunos de sua rede.