domingo, 1 de fevereiro de 2015

Posse Senador Elmano Férrer toma posse em Brasília


Posse

Senador Elmano Férrer toma posse em Brasília

O Piauí passa a contar agora com mais um representante no senado de primeiro mandato, a exemplo da primeira senadora do Piauí, Regina Sousa (PT).

O senador Elmano Férrer (PTB) tomou posse, em Brasília, neste domingo 1º de fevereiro. Elmano Férrer participou de uma campanha eleitoral acirrada contra o ex-governador Wilson Martins (PSB) e na ocasião foi eleito com quase um milhão de votos, com maioria expressiva nas urnas em várias regiões do estado.

O Piauí passa a contar agora com mais um representante no senado de primeiro mandato, a exemplo da primeira senadora do Piauí, Regina Sousa (PT). O senador Ciro Nogueira (PP), fecha a lista dos três representantes, ambos da mesma base de sustentação do governo de Wellington Dias (PT).
Imagem: Thaizys ValElmano Férrer (PTB)(Imagem:Thaizys Val)Elmano Férrer (PTB)
Elmano Férrer assume, portanto, a vaga do ex-senador João Vicente Claudino, também do PTB, que no ano passado anunciou que não disputaria uma nova eleição. Naquele momento, o ‘Véin Trabalhador’ ensaiava uma candidatura para o cargo de deputado estadual e teve que correr contra o tempo para se viabilizar ao senado.

fonte gp1

Fatalidade Nutricionista morre afogado no Delta do Parnaíba


Fatalidade

Nutricionista morre afogado no Delta do Parnaíba

Ele foi identificado como Iranildo Castilho e foi encontrado na manhã deste domingo.

Na manhã deste domingo (1), uma Corpo de Bombeiros de Parnaíba encontrou o corpo de um homem identificado como Iranildo Castilho, que morreu afogado nas águas do Delta do Parnaíba, no lado do Maranhão. Ele estava desparecido desde a tarde de ontem.

Imagem: Reprodução/Portal do CatitaO corpo foi encontrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros(Imagem:Reprodução/Portal do Catita)O corpo foi encontrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros

Os bombeiros conduziram o corpo da Ilha das Canárias até o porto dos Tatus, em ilha grande do Piauí. De lá, foi removido por uma equipe do Instituto Médico Legal.

Imagem: Reprodução/Portal do CatitaA morte de Iranildo atraiu curiosos(Imagem:Reprodução/Portal do Catita)A morte de Iranildo atraiu curiosos

O corpo de Iranildo foi levado para o posto avançado do IML, no bairro Frei Higino, onde foi periciado e, em seguida, foi liberado para ser sepultado pelos familiares. 

fonte gp1* Com informações do Portal do Catita


Themístocles vence e parceria Wellington e Firmino tem primeira derrota


Themístocles vence e parceria Wellington e Firmino tem primeira derrota

A vitória de Themítocles representa a primeira grande derrota do governador Wellington Dias (PT).

Em uma disputa acirradíssima, os 30 deputados estaduais reelegeram o deputado Themístocles Filho (PMDB) para mais um mandato como presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Esse será o sexto mandato do peemedebista, que há 10 anos ocupa o cargo máximo daquela Casa. A vitória de Themítocles representa a primeira grande derrota do governador Wellington Dias (PT), que tinha como candidato o deputado Fábio Novo (PT).  O pleito foi decidido por 16 a 14 votos. 
Foto: Marcela Pachêco
A derrota confirma ainda a tese da traição que vinha sendo levantada pela oposição. Dentro da cabine isolada, com total sigilo, os deputados que afirmam ser base do governo, não hesitaram em votar no deputado Themístocles. Na véspera da disputa, Fábio Novo apresentou um documento com a assinatura de 19 parlamentares que se comprometeram em votar non petista, mas o resultado da urna mostrou que dentro da base do governador houve a traição de cinco parlamentares. 
O clima da apuração foi de apreensão. O deputado Fábio Novo partiu na frente até contar onze votos, depois disso Themístocles liderou e provocou a derrota da parceria política entre o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Na terça-feira (03), Themístocles irá fazer um discurso oficial como eleito. 
Durante entrevista aos jornalistas, o deputado Themístocles Filho afirmou que na abertura do ano legislativo irá dar um “forte abraço” no governador Wellington Dias. O peemedebista afirma que a partir de hoje é preciso esquecer  a disputa e buscar manter uma boa relação com o Palácio de Karnak.
“É uma vitória dos deputados, não tem briga. Isso já aconteceu no passado, agora a Casa vai seguir normalmente e vamos formar as comissões técnicas, cada deputado quer o bem do Piauí. O deputado Fábio Novo vai ajudar o deputado Themístocles. Eu vou precisar da ajuda do Fábio. Eu estarei de mãos estendidas para o governador Wellington Dias porque queremos o bem do Estado. O governador é meu amigo e amanhã darei um grande abraço nele”, destacou.
O clima de acirramento foi tão grande, que tanto Fábio Novo quanto Themístocles Filho não conseguiram esconder as lágrimas. O processo eleitoral ocorreu sob a fiscalização dos deputados Nerinho (PTB), Floral Isabel, que representavam o candidato do governo, e Robert Rios (PDT) e João Mádison (PMDB) eleitos fiscais de Themístocles. 
A Mesa Diretora ficou com a seguinte composição:
Presidente: Themístocles Filho
1º Vice-Presidente: Marden Meneses
2º Vice-Presidente: Edson Ferreira
3º Vice-Presidente: Flávio Nogueira
4º Vice-Presidente: Evaldo Gomes
1º Secretário: Fernando Monteiro
2º Secretário: Wilson Brandão
3º Secretário: Zé Santana 
4º Secretário: Júlio Arcoverde

fonte portal o dia


“Tenho uma marca inquestionável: a coragem”, disse Novo após derrota

“Tenho uma marca inquestionável: a coragem”, disse Novo após derrota

Há 25 anos não havia disputa para a presidência da Alepi.

O deputado Fábio Novo (PT), que perdeu a presidência da Assembleia Legislativa por dois votos de diferença para o deputado Themístocles Filho, declarou que o governador vai precisar rever o relacionamento com a base.
Fotos: Jailson Soares/ODIA
Ele se recusou a classificar como traição o resultado da eleição. Nos últimos dias, 19 deputados assinaram um acordo e garantiram que votariam no petista, que tinha o apoio de Wellington Dias e do prefeito de Teresina, Firmino Filho. “Cada um vota de acordo com a sua consciência. É um processo de democracia e eu já cumpri meu papel”, disse Fábio Novo.
Ele destacou a coragem como sua marca inquestionável. “Eu me coloquei à disposição para implantar situações inovadoras. Na minha vida tenho uma marca que ninguém pode questionar: a coragem”, disse o petista.
Muito emocionado, ele declarou que o poder legislativo está oxigenado com essa eleição. “Gostaria de ter ganhado. Não ganhei, mas considero que foi relevante minha participação. Minha candidatura não era do governo, nem da oposição, nem de ninguém”, afirmou Fábio Novo após confirmada a sua derrota.
Há 25 anos não havia disputa para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, pois os deputados sempre entravam em consenso. Na última década, foi o nome de Themístocles Filho que prevaleceu. Com a reeleição, ele fica por mais dois anos com presidente da Casa. 

fonte portal o dia