sábado, 15 de junho de 2024

Após recorde de acidentes em maio, motoristas de app vão passar por treinamento de pilotagem de moto

 Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

Entregadores de app em Teresina vão passar por um treinamento avançado de pilotagem de moto. O assessor jurídico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Jomerito Ribeiro, explica que a capacitação foi proposta pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI) diante dos elevados números de acidentes de trânsito. Em maio, de acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), foram atendidas 1.052 vítimas, o maior número desde setembro de 2018.

"A população precisa saber que extrapolou o limite do razoável. Não se deve tolerar nenhuma morte no trânsito. A situação está a tal que ponto que o desembargador do TRT-PI, desembargador Francisco Meton Marques de Lima, convidou a Strans para ajudar, argumentando que trabalhadores estão ficando com sequelas ou mesmo morrendo. O superintendente da Strans, Edvaldo Marques, propôs capacitar agentes de trânsito para ministrar um treinamento. O próprio desembargador indicou o Sindicato dos Trabalhadores por Aplicativo e a Cooperativa de Entregadores por Aplicativo para que sejam treinados em cinco técnicas de pilotagem avançada", explica Ribeiro.

A capacitação deve começar em julho. Primeiramente, 30 motoristas de app, divididos em duas turmas, vão participar do treinamento. Jomerito ressalta que os conhecimentos do curso, aplicados no dia a dia, podem evitar acidentes e salvar vidas. 

"Serão repassadas técnicas essenciais para evitar acidente de trânsito ou minimizar as consequências. Foi feito um acordo, se lograrmos êxito, a tendência será não apenas fazer um treinamento, mas um curso de pilotagem, levando essas técnicas para as empresas, de forma gratuita. Se a pessoa tem conhecimento do domínio da motocicleta, muito provavelmente, vai conseguir evitar o acidente ou minimizar as consequências", finaliza o assessor jurídico da Strans.

fonte cidadeverde.com

ACIDENTE Colisão entre caminhonete e moto deixa mulher morta no interior do Piauí

 O acidente ocorreu na noite dessa sexta-feira (14) na BR-343

Maria Luciene da Silva, de 44 anos, morreu após colisão frontal envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta que ela pilotava na noite dessa sexta-feira (14) na BR-343, próximo a localidade Gado Bravo, zona rural de Brasileira, interior do Piauí. 

Colisão entre caminhonete e moto deixa mulher morta no interior do PiauíReprodução
 
 
 

Após análise, os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) constaram que pelos vestígios o condutor(a) da S10 acabou invadindo a faixa contrária e colidindo frontalmente com a motociclista. A mulher não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e socorreu a segunda vítima do acidente que estava dentro da caminhonete. Não há informações sobre o estado de saúde dela. A real causa do acidente será investigada.


Fonte: Portal A10+

CRIME Saiba quem é o casal executado a tiros dentro de residência em Teresina

 O crime ocorreu na madrugada deste sábado (15) na zona Norte da capital; uma das vítimas usava tornozeleira

O casal executado a tiros dentro de uma residência, na madrugada deste sábado (15), na zona Norte de Teresina, foi identificado como Ronaldo Klebert Macedo Falcão Cunha, de 43 anos, e Joseany Santos Bacelar Fernandes, de 32 anos. Os dois, segundo informações repassadas ao portal pelo 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, têm envolvimento com crimes. 

  

Saiba quem é o casal executado a tiros dentro de residência em TeresinaReprodução

   


Segundo depoimento de populares a dinâmica do crime se deu meia hora depois de uma das vítimas ter chegado ao local em um veículo marca fiat modelo Punto placa NIL8379 cor preta. Em seguida, um veículo não identificado chegou com vários ocupantes que desembarcaram, adentraram ao prédio e efetuaram vários disparos contra o casal. Depois do duplo homicídio, eles fugiram em sentido ignorado.

O portal apurou que Ronaldo Klebert respondia por tráfico de drogas. A segunda vítima, Joseany Bacelar respondia por exploração sexual; ela também usava tornozeleira eletrônica. Não há informações ainda da motivação do crime que aconteceu em uma residência que, segundo a polícia, está abandonada e a venda. 

  

Casal é assassinado a tiros dentro de residência na zona Norte de TeresinaReprodução

   

“Chegando ao local identificamos uma residência tipo prédio, parcialmente arrombada com sinais de disparos de armas de fogo, vários estojos de calibre .380 e .38 espalhados no chão, e no interior do imóvel dois corpos, sendo um masculino, no andar térreo e outro feminino no primeiro pavimento, sendo esta possuidora de tornozeleira eletrônica. O imóvel estava desabitado e a venda”, diz relatório do 9º BPM sobre o caso.

Os corpos foram removidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML). As investigações do caso ficarão a cargo do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: Portal A10+