segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Cachorro que aparece em vídeo polêmico não foi abandonado, revela delegado

 De acordo com o delegado Emir Maia, titular da Delegacia do Meio Ambiente, o caso será encaminhado para a justiça para que seja arquivado.

O cão que virou notícia neste final de semana após aparecer em um vídeo que viralizou nas redes sociais seguindo um veículo na Avenida Miguel Rosa, no Centro de Teresina, não foi abandonado e já vivia em situação de rua há muito tempo. A informação é do  delegado Emir Maia, titular da Delegacia do Meio Ambiente, que segue investigando o caso. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o delegado explicou que a pessoa que fez o registro não teve a cautela de atentar-se que o cachorro não saiu do carro ou teria sido deixado naquele local. Ele teria seguido o veículo porque o condutor do veículo seria uma das pessoas da redondeza que lhe dava comida. Após o vídeo ser colocado na internet, logo viralizou e gerou uma grande revolta.

Cachorro que aparece em vídeo polêmico não foi abandonado, revela delegado (Foto: Montagem/ Meio Norte)Cachorro que aparece em vídeo polêmico não foi abandonado, revela delegado (Foto: Montagem/ Meio Norte)

“Quem fez as imagens não teve a cautela de atentar que o cachorro não saiu do carro. Ele seguiu o carro de lado porque como ele foi abandonado, ele foi adotado por pessoas da redondeza, essa pessoa, que lhe dava comida, desceu do carro e depois retornou ao veículo. Essas informações foram confirmadas ontem por volta das 23 horas. Ele não foi abandonado. Há muito tempo ele vivia em estado de abandono”, explicou. 

Ainda de acordo com o delegado Emir Maia, o cão passou por exames e será encaminhado a um lar temporário. Já o condutor do veículo, que ainda não tinha passado o carro para o seu nome, será ouvido apenas amanhã por medo de represálias.

“Ele vai ser ouvido amanhã, porque ele está temeroso por ameaçadas nas redes sociais. O condutor do veículo foi quem adquiriu o veículo de uma mulher, só que não passou para o seu nome, que é quem está mais temerário. Ela não precisará ser ouvida. O caso está esclarecido e como foi instaurado um inquérito policial, quando o laudo chegar e concluirmos as oitivas, vamos encaminhar o caso para a justiça solicitando o arquivamento”, finaliza. 

Cão foi encaminhado para um lar temporário em Teresina (Foto: Redes Sociais)Cão foi encaminhado para um lar temporário em Teresina (Foto: Redes Sociais)

A protetora Raíssa Rocha, mais conhecida como Raíssa Protetora, publicou um vídeo em suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (17), conduzindo o cachorro para seu lar temporário, após ele ter sido submetido a exames. No registro, a ativista ainda reiterou a versão que descarta o abandono. 

Assista!

fonte www.meionorte.com

Mão Santa retoma atividades após tratamento médico

 O prefeito de Parnaíba se reuniu nesta segunda (17) com o presidente da FIEPI.

Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, que estava internado para tratamento de uma pneumonia e recebeu alta na última segunda-feira (10), retomou as suas atividades administrativas na cidade.

  

Divulgação

Na ocasião, o gestor se reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, e alegou “estar firme para continuar a missão de bem cuidar de Parnaíba e dos parnaibanos.”

Enquanto estava afastado do cargo, a secretária de infraestrutura do município, a advogada e engenheira Gracinha Moraes Souza, esteve a frente das demandas.

fonte lupa1.com.br

Chega a 523 número de famílias desabrigadas pelas chuvas em Teresina

 De acordo com a Defesa Civil, 475 famílias estão em residências de parentes através do programa "Cidade Solidária" e 48 famílias estão alojadas em escolas da rede municipal.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina informou na manhã desta segunda-feira (17) que subiu para 523 o número de famílias desabrigadas devido as inundações causadas pelas chuvas.

De acordo com informações da Defesa Civil repassadas ao portal, o levantamento foi atualizado até as 17h desse domingo (16).

Ainda conforme a secretaria, 475 famílias estão em residências de parentes através do programa "Cidade Solidária" e 48 famílias estão alojadas em escolas da rede municipal.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraFamílias abrigadas na escola municipal Domingos Afonso MafrenseFamílias abrigadas na escola municipal Domingos Afonso Mafrense

Sobre o auxílio que provém do Governo Federal para ajudar nessa situação, o secretário Carlos Ribeiro afirmou que esses recursos devem vir em até 30 dias para a capital. 

De acordo com o secretário, as equipes da Defesa Civil Municipal têm monitorado o funcionamento das bombas da Estação Elevatória no Boa Esperança que funcionam normalmente.

fonte www.viagora.com.br

População de Barra Grande se mobiliza para defender propriedade





O clima de tensão voltou a tomar conta de Barra Grande, no litoral piauiense, durante o final de semana. Homens armados derrubaram barracas de praias e casebres de taipas na área que está sendo reivindicada por um casal de Teresina. Uma cerca de arame foi armada em volta das barracas. Os proprietários reclamam que até mesmo a rua que dá acesso à praia foi isolada.

Nos grupos de moradores nativos, um sentimento de revolta começa a mobilizar a comunidade para reagir ao que eles consideram uma invasão aos terrenos de moradia que, segundo argumentam, pertencem à União.

Os ânimos estão acirrados dos dois lados e os moradores de Cajueiro da Praia já pediram a intervenção da Polícia Federal para evitar que haja um confronto armado. Pelas mensagens que circulam nos grupos de WhatsApp locais, algumas pessoas começam a convocar a população para uma reação mais dura.

A polícia precisa agir urgentemente em Cajueiro da Praia para evitar que as ameaças que estão sendo feitas diariamente de ambas as partes não se transformem em tragédia.

fonte cidadeverde.com

Comandante diz que decisão sobre retorno de PMs cedidos caberá aos órgãos

 Foto: Yala Sena

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) aguarda o posicionamento dos órgãos públicos em relação à recomendação do Ministério Público do Estado (MP-PI), solicitando que os 454 praças cedidos aos mesmos retornem para o policiamento ostensivo em Teresina. 

Em entrevista ao portal nesta segunda-feira (17), data em que se encerra o prazo fixado pelo MP-PI para acatamento e adoção de providências, o comandante-geral da instituição, Lindomar Castilho, informou já ter repassado aos órgãos e chefes de Poderes a sugestão do MP-PI e que o cumprimento ou não da recomendação ficará ao critério destes.

“Quanto aos policiais à disposição, já encaminhei para os órgãos essa recomendação, se eles vão cumprir ou não, eu não sei. Encaminhei para eles devolverem os policiais, como o Ministério Público apontou. Encaminhei para os chefes de Poderes a recomendação [...] Eles devem se manifestar, se vão atender ou se não vão”, disse o comandante. 

Segundo as vistorias do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep) e da 56ª Promotoria de Justiça de Teresina, atualmente 692 policiais militares da ativa estão à disposição de órgãos públicos, mesmo com a legislação estadual limitando este quantitativo do Batalhão de Policiamento de Guardas (BPGdas) em 238.

Confira a lista dos órgãos:

  • Palácio do Governo: redução de 99 para 64 na 1ª Companhia;
  • Assembleia Legislativa do Piauí: redução de 107 para 54 praças na 2° Companhia;
  • Tribunal de Justiça: redução de 124 para 54 praças na 3° Companhia;
  • Presídios e órgãos públicos: redução de 117 para 54 praças na 4° Companhia
  • Retirada completa de policiais militares do Hospital Getúlio Vargas, Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Associação Piauiense de Municípios, Escola Técnica da Prefeitura Militar, Prefeitura de Teresina, Secretaria de Saúde do Piauí e Tribunal de Contas do Estado.

Questionado sobre a recomendação, que ainda solicita que não ocorra aumento do efetivo do BPGdas, o comandante-geral da PM-PI destacou que embora a volta dos policiais cedidos para atividades ostensivas seja muito positiva para a instituição, ressaltou que a segurança nos órgãos pode ficar comprometida.

“Não sei. Para a Polícia Militar seria muito bom ter de volta esses 454 praças para o policiamento, seria ótimo, mas os órgãos também necessitam, não sei como eles vão se virar. Por exemplo, a Secretaria de Justiça, como vai ser a guarda nos presídios? A Sasc [Secretaria Estadual da Assistência Social], nas unidades dos menores infratores?”, questiona Castilho.

fonte cidadeverde.com

Empreiteira diz que comissão de licitação da Secretaria dos Transportes praticou ilegalidades

 Concorrência destinada à contratação de empresa para recuperação de estradas vicinais é fruto de convênio entre a CODEVASF e a SETRANS


_Secretário dos Transportes, Hélio Isaías (Foto: Divulgação)
_Secretário dos Transportes, Hélio Isaías (Foto: Divulgação) 

Uma empreiteira, cujo nome é mantido sob sigilo, denunciou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) que na Comissão de Licitação da Secretaria de Estado dos Transportes teria ocorrido ilegalidades no tocante à licitação 002/2021, cujo objeto é a contratação de empresa para recuperação de estradas vicinais em vários municípios do Piauí. 

“Em suma, a Empresa ora denunciante alega que está participando do certame licitatório supra identificado e que os procedimentos adotados pela Secretaria Estadual dos Transportes (SETRANS) estão eivados de vícios. Alega que por ação de seus prepostos (Membros da CPL) tem incorrido em condutas inaceitáveis do ponto de vista legal, tal como a inabilitação indevida”, traz trecho de decisão do conselheiro Kléber Eulálio que determina seja notificado o responsável pela pasta, Hélio Isaias, para se manifestar nos autos.

A licitação a que a empreiteira faz referência é a concorrência destinada à contratação de empresa especializada na recuperação de estradas vicinais em diversos municípios do estado do Piauí objeto do termo de convênio N° 7.108.00/2020, SICONV N° 903887/2020, celebrado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e a Secretaria de Estado dos Transportes.

fonte 180graus.com