terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Jovem deixa presídio após ficar 7 dias preso injustamente no Piauí: “Pior semana da minha vida”

 Wilian da Silva foi acusado de roubo, mas câmeras de segurança mostraram ele em outro local no momento do crime

Wilian da Silva Alves, de 19 anos, ficou preso injustamente durante sete dias na Penitenciária Mista de Parnaíba. Ele foi acusado de ter participado de um assalto em um comércio na cidade de Cocal, mas câmeras de segurança mostram o jovem em outro local da cidade no mesmo momento do crime.

O jovem permaneceu na penitenciária durante uma semana até que seus advogados levassem para a polícia as imagens onde ele aparecia em outro ponto da cidade. Segundo Batista Filho, um dos advogados de defesa do caso, um dos vídeos mostra Wilian, 19 segundos antes do crime, em um ponto distante mais de 1 km da cena do crime.

  

Jovem suspeito de assalto é liberado de penitenciária após ficar 7 dias preso injustamente no PiauíReprodução/ TV Antena 10

   

“A gente conseguiu duas gravações que comprovavam a impossibilidade dele ter participado do ato criminoso. O Wilian passou numa distância de 1100 metros com uma diferença 19 segundos antes do crime. Para ele estar em um ponto e estar nesse outro 19 segundos depois ele teria que atingir uma velocidade de 208 km por hora, isso em linha reta”, explicou à TV Antena 10.

À TV Antena 10, Wilian contou que essa foi a pior semana de sua vida. O jovem, que também teve seus cabelos rapados durante a estadia na prisão, comentou que passou por muita pressão psicológica. No dia do crime o jovem foi abordado e levado para a cena do crime. Lá o dono do comercio teria o reconhecido como autor do crime.

“Foi a pior semana da minha vida. Eu passei por muita pressão psicológica. Coisas que eu nunca pensei que passaria na minha vida. Eles disseram que era uma abordagem normal, já me algemou e colocou na viatura. Me levaram no local do crime e o comerciante me acusou dizendo que era eu, sendo que não tenho envolvimento com o caso”, disse Wilian.

O advogado Batista Filho disse ainda que um segundo vídeo mostra Wilian em outro ponto da cidade com seu cunhado enquanto outra câmera de segurança mostra, no mesmo momento, o suspeito real do assalto fugindo de motocicleta.

No Brasil, país que ainda mostra altos índices de preconceito e racismo, mais de 80% dos presos injustamente são negros. Esses dados foram tirados de casos já encerrados onde a inocência dos suspeitos foram provadas.

fonte a10mais.com

48 horas: veja os 10 assassinatos que deixaram moradores de Teresina sob alerta; SSP traça plano

48 horas: veja os 10 assassinatos que deixaram moradores de Teresina sob alerta; SSP traça plano

Os cidadãos teresinenses viveram as 48 horas mais tensas do ano, foi nesse curto espaço de tempo que a capital registrou 10 assassinatos, em sua grande maiores com características de execução, destro desta matéria o  Portal 180graus descreve todos os casos. 

Alguns dos homicídios causaram ainda mais revolta, como o caso do pequeno José Felipe que tinha apenas dois anos de idade e veio óbito vítima de uma bala perdida na Zona Norte da Capital. 

Outro caso de grande repercussão foi o do mecânico Fábio Silva Leal, 35 anos,  que foi executado com cerca de 20 disparos de arma de fogo no conjunto Parque Saci, zona Sul de Teresina, o impactos das balas chegou a quebrar os seus dois braços. 

O caso mais recente aconteceu ainda na noite segunda-feira (23/01), por volta das 20h50, 3 homens, foram executados a tiros na Vila Mariana, zona Sudeste de Teresina. 2 deles morreram no local e 1 já no hospital do bairro Dirceu Arcoverde.

Com o objetivo de conter o aumento de casos de homicídios as Forças de Segurança do Piauí realizaram uma reunião na manhã desta terça-feira (24/01), para traçar estratégias de combate a criminalidade.

“Considerando as últimas mortes ocorridas em Teresina, o secretário determinou ações imediatas tanto por parte da Polícia Civil como parte da Polícia Militar no sentido de que ambas as instituições se integrem mais ainda no sentido de reprimir esses crimes, nos reunidos também aqui com o delegado Bareta, diretor do DHPP, colocamos aquelas inteligências à disposição do órgão e traçando de estratégias para a partir de hoje ter um enfrentamento mais robusto ainda em relação a crimes como roubo tráfico de drogas e homicídios também nos reunimos na central de inquéritos onde são despedidas as medidas cautelares no sentido de cobrar mais agilidade, então acredito que nos próximos dias devemos apresentar o resultado dessas ações determinadas hoje pela secretaria de segurança”; pontua o delegado geral de Polícia Civil, Luccy Keiko.

Veja abaixo os 10 assassinatos, para obter mais detalhe clique no título: 

1° Homem é morto a tiros na curva São Paulo em Teresina
Um homem, identificado como João Pedro, foi assassinado com dois disparos de arma de fogo na madrugada deste domingo (22/01), no balneário curva São Paulo, localizado na zona Sudeste de Teresina.

2° Criança baleada no peito na zona Norte morre no Hospital do Buenos Aires
Um homem e uma criança, sem idades e identidades conhecidas, foram baleados na rua Santa Helena, bairro Nova Brasília, zona Norte de Teresina, na tarde deste domingo (22/01). Os dois deram entrada no Hospital do Buenos Aires por volta das 15h30.
A criança de dois anos, identificada como José Felipe Carvalho dos Santos, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no Hospital Geral do Buenos Aires já por volta das 16h15. 

3° Homem é assassinado em pré-carnaval no Socopo
Uma prévia de carnaval na rua Tancredo Neves, bairro Socopo, por trás do Colégio Santo Afonso, zona Leste de Teresina, terminou com um homem, identificado como José Ribamar Fernandes, de 28 anos, assassinado a tiros de arma de fogo. O crime foi registrado por volta das 23h20 deste domingo (22/01).

4° Homem baleado no bairro Nova Brasília morre após dois dias no hospital
Um homem identificado como Jodo Bezerra da Silva, de 35 anos, morreu nesta segunda-feira, por volta das 23h20, no Hospital de Urgência de Teresina, onde foi encaminhado após ser baleado em uma tentativa de homicídio no bairro Nova Brasília zona Norte de Teresina, no último dia 22 de janeiro.

5° Homem é assassinado no Recanto dos Pássaros
Um homem identificado apenas como Ribinha foi morto com disparo de arma de fogo por volta das 15h desta segunda-feira (23/01), nas imediações de uma academia popular, que fica perto quadra do bairro Recanto, na zona Sudeste de Teresina.

6° Bandidos matam mecânico com 30 tiros no Parque Saci

Um homem identificado como Fábio Silva Leal, de 35 anos, foi executado com vários disparos de arma de fogo por volta das 17h20 desta segunda-feira (23/01), no conjunto Parque Saci, na Zona Sul de Teresina. 

Durante entrevista à imprensa, o perito Marcos Pinheiro destacou que devido ao impacto dos tiros, os braços do homem quebraram. “Nós encontramos 41 estojos de munições, divididos nas munições 9mm e .380, então, no mínimo duas armas foram usadas. No corpo tem mais de 20 ferimentos, na cabeça, no tronco, os dois braços estão quebrados de disparo de arma de fogo, atingiu no tórax e abdômen”, detalhou o perito.

7°, 8° e 9° Três homens são mortos na Vila Mariana
Na noite desta segunda-feira (23/01), por volta das 20h50 de hoje, 3 homens, ainda não identificados, foram executados a tiros na Vila Mariana, zona Sudeste de Teresina. 2 deles morreram no local e 1 já no hospital do bairro Dirceu Arcoverde.

10° Populares encontram corpo no Balão do São Cristóvão em Teresina
Um corpo com sinais de espancamento, ainda sem identificação, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (23/01), por populares, na região do Balão do São Cristóvão, Zona Leste de Teresina.

fonte 180graus.com