Um grave acidente ocorrido na tarde desta quinta-feira (28/05), envolvendo um veículo modelo Toyota/Hilux deixou uma pessoa morta e outra ferida, entre os povoados Tingidor e Tapera, na MA-315, em Paulinho Neves, no Maranhão.
O veículo era conduzido pelo empresário Marcelo, cunhado do prefeito de Luzilândia, Ronaldo Gomes. Segundo informações da Polícia Militar, o condutor dirigia em alta velocidade, perdeu o controle do veiculo e capotou várias vezes.
Informações dão conta que ambos estavam ingerindo bebida alcoólica. Após o acidente, os dois foram levados para o Hospital de Paulinho Neves. Em seguida foram encaminhados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba.
O guarda civil municipal de Luzilândia identificado apenas como Luciano não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Marcelo continua internado e seu estado de saúde é estável.
fonte cartapiaui.com.br/ Com informações do Piauí em Dia
Na manhã desta sexta-feira (29) uma mulher identificada como Jeniffer Marienne de Araújo, 29 anos foi encontrada morta em sua própria residências no bairro Cidade Nova em Campo Maior.
Segundo informações do agente Baker da Delegacia de Campo Maior, a Polícia foi acionada para esta ocorrência nas primeiras horas da manhã. A mulher estava em sua residência quando começou a passar mal, logo o SAMU foi acionado, mas a mulher não resistiu e faleceu.
Ainda de acordo com as informações as causas da morte são desconhecidas, nas verificações preliminares, não há sinais externos. Jennifer tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas, na qual a Polícia em uma de suas ações batizou a operação no combate as drogas de “Operação Jennifer”. A Polícia investiga as causas da morte.
fonte cartapiaui.com.br/Com informações do Em Foco
Ainda não há informações sobre a motivação do crime
Um homem, ainda não identificado, foi assassinado a tiros na tarde desta sexta-feira (29), na região da Vila do Avião, na zona Leste de Teresina. Segundo as primeiras informações, os suspeitos chegaram no local do crime em duas motocicleta e um veículo estava dando apoio aos atiradores.
Crédito:Reprodução
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A vítima morreu ainda no local do crime. Os bandidos fugiram após efetuarem os disparos.
A Polícia Militar foi acionada para isolar o local até a chegada da perícia criminal. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. Os policiais realizam diligência na área.
Os funcionáros do Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina fizeram a remoção do corpo.
Mais de 15 equipes de odontologia foram treinadas para realizar testagem rápida para Covid-19 nas áreas que oferecem o serviço, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para atendimento de síndromes gripais e alguns órgãos da própria Prefeitura, dentre outros. Com a pandemia do novo Coronavírus, os serviços odontológicos ambulatoriais foram suspensos nas unidades de saúde municipais, atendendo apenas casos de urgência em seis UBS´s.
“Muitos odontólogos também estão ajudando na gestão dos serviços e coordenação de UBS. Temos nove dentistas coordenando Unidades Básicas de Saúde, nove na notificação dos casos de Covid-19, além dos que estão na triagem de pacientes sintomáticos gripais, juntamente com os enfermeiros. Também temos 36 dentistas na recepção/acolhimento administrativo da população no setor do SAME das UBS”, explica Dante Freitas, gerente de Saúde Bucal da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
De acordo com o gerente, a FMS tem 317 dentistas em atividade. “Todos eles estão trabalhando no enfrentamento à Covid-19. Reforçando o trabalho das unidades de saúde e da gestão da FMS, nos atendimentos de urgência e também no Zap Odonto”, explica.
Durante o período de combate à Covid-19, a Atenção Básica Municipal está atendendo apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários.
“O ambiente odontológico tem alto risco de exposição ao novo Coronavírus, por isso suspendemos os procedimentos eletivos. Caso haja necessidade de atendimento, antes de se deslocar a uma UBS, o paciente pode ligar para o serviço Zap Odonto, para que o dentista passe as orientações pré-consulta de urgência para amenizar a situação do momento”, comenta Dante Freitas.
O Zap Odonto consiste no atendimento via Whatsapp por meio do número (86) 98179-2576. O serviço funciona de domingo a domingo, nos horários da 7h às 21h. Os pacientes podem buscar esclarecimentos sobre uma possível demanda de urgência odontológica e podem ser encaminhados para o ponto mais próximo de atendimento, caso haja necessidade. Além disso, o dentista pode fazer condutas não farmacológicas de alívio da dor.
Teresina conta com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimentos odontológicos de urgência: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte), nos horários de 7h às 21h todos os dias da semana. E as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Cristo Rei (zona Sul), nos horários de 7h às 18h de segunda a sexta-feira.
A Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) recolheu 26.662 pneus em vias públicas e pequenas borracharias, de janeiro a abril. O recolhimento faz parte das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Até o dia 25 de maio, Teresina notificou 492 casos de dengue, 53 casos de chikungunya e oito casos de zika.
“A Gerência de Zoonoses da FMS realiza o recolhimento de pneus em ruas e avenidas da cidade e em pequenas borracharias diariamente. Esse trabalho é contínuo e fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti. O material recolhido é encaminhado para reciclagem. Fazemos também o monitoramento de cemitérios, hortas comunitárias, terrenos e sucatas, onde instalamos armadilhas para o esgotamento de ovos do mosquito. Somente este ano, um total de 205.820 ovos foram recolhidos. São trabalhos que não podem parar, pois apenas em 2019 foram retirados mais de 1,2 milhão de ovos do Aedes nesses locais”, diz Oriana Bezerra.
A prevenção à dengue segue também com as visitas de rotina dos agentes de endemias aos domicílios, em toda a cidade: “A única alteração é que, por medidas de segurança em função do novo Coronavírus, a vistoria está restrita à área externa das residências. Por isso, sugerimos que as pessoas aproveitem o período de distanciamento social e verifiquem suas residências, quintais e jardins, em busca de potenciais criadouros do Aedes”, orienta a gerente.
De acordo com Oriana Bezerra, é importante também vistoriar as áreas de lazer dos edifícios, ralos de banheiros, calhas e marquises, além de providenciar a retirada de qualquer objetivo que possa acumular água e vir a se transformar em criadouro do mosquito.
Segundo o prefeito Firmino Filho, neste momento em que a pandemia do Coronavírus ameaça a todos, tem sido observado também o aumento da violência doméstica contra a mulher.
Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura lançou o serviço Guarda Maria da Penha, disponibilizando uma equipe exclusiva para fazer o monitoramento das medidas protetivas a 57 mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência Esperança Garcia.
Segundo o prefeito Firmino Filho, neste momento em que a pandemia do Coronavírus ameaça a todos, tem sido observado também o aumento da violência doméstica contra a mulher. “Estamos no meio dessa grave crise epidêmica e, infelizmente o seu mais importante instrumento de enfrentamento, que é o isolamento social, tem permitido o aumento da violência contra a mulher. Além do apoio do Centro de Referência Esperança Garcia, estamos oferecendo também o serviço da Guarda Maria da Penha, reforçando o trabalho de enfrentamento desse tipo de violência”, destacou.
Foto: Divulgação/PMTGuarda Maria da Penha
A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM). A equipe é composta por dois guardas: um homem e uma mulher, que foram capacitados para a realização do trabalho.
“O acompanhamento será feito de forma sistemática, com visitas diárias às residências das mulheres assistidas pelo serviço”, explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Macilane Gomes, ressaltando que, inicialmente, serão acompanhadas pela Guarda apenas aquelas mulheres que tiveram a decisão judicial de medida protetiva homologada antes do período de isolamento.
O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, afirma que o projeto é mais um importante instrumento de proteção às mulheres, principalmente nesse momento de isolamento social causado pela pandemia, onde os casos de violência têm se intensificado. “Com a implantação da Guarda Municipal Maria da Penha, estamos ampliando a rede de proteção às mulheres para reduzir os índices de violência doméstica na capital e também construir práticas educativas de respeito e proteção aos direitos das mulheres”, disse.
Desde o início do isolamento social, o Centro de Referência Esperança Garcia modificou sua forma de atendimento às mulheres. A maioria daquelas que precisam de ajuda passou a utilizar o WhatsApp para buscar orientações ou fazer denúncia. “É uma situação em que a mulher está junto com o agressor e o contato pelo WhatsApp facilita essa conversa, essa busca por informações e formas de denúncias”, ressaltou a coordenadora do Centro, Roberta Mara.
O Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) atende mulheres em situação de violência em Teresina, oferecendo assistência social, psicológica e jurídica. Durante o período de isolamento, a unidade realiza atendimentos por ligações ou via Whatsapp pelo telefone: (86) 9 9416-9451, de segunda à sexta, das 8h às 14h.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) amplia a oferta de atendimento a pessoas com síndrome gripal e abre, nesse final de semana, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para esse tipo de serviço, das 7h às 19h. Os atendimentos de urgência e emergência dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também estarão funcionando.
“Se a pessoa sentir algum sintoma de Covid-19, como tosse, dor de garganta, falta de sabor e cheiro dos alimentos, deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de Saúde que funcionarão na sexta-feira, feriado, sábado e domingo, das 7h às 19 horas, exclusivamente para atendimento a pacientes com síndromes gripais. As UBS são a porta de entrada para o sistema de saúde e o cidadão é atendido por profissionais treinados para avaliar e classificar sua situação como leve, moderada ou grave, realizando os encaminhamentos necessários”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Na zona Sul, abrirão as unidades UBS Portal da Alegria; Irmã Dulce; Dagmar Mazza, Parque Piauí e Monte Castelo. Na zona Sudeste, abrirão as UBS Todos os Santos; Novo Horizonte e Carlos Alberto Cordeiro. Em caso de necessidade, os cidadãos da zona Norte devem buscar as UBS Poty Velho; Santa Maria da Codipi; Karla Ivana e Mocambinho. Na zona Leste, funcionarão as UBS Taquari; Planalto Uruguai; Cidade Jardim, Santa Isabel e São João.
Para casos de dúvida ou quando a pessoa não deseja se deslocar até a Unidade Básica de Saúde, a FMS disponibiliza o serviço Alô Saúde Teresina, pelo número 0800 291 0084. “Com uma ligação gratuita, é possível receber orientação médica a respeito de assuntos de saúde em geral, como também de sintomas de síndromes gripais, para esclarecer sobre qual lugar procurar e em que momento”, completa Kledson Batista. Devido ao feriado antecipado de Corpus Christi, a vacinação contra a Influenza será suspensa e retornará na segunda-feira (01).
“Eu nem imaginava que poderia estar com o vírus, mas testei positivo para a Covid-19, durante testagem que fizeram na gente no trabalho. Eu não estava sentindo gripe, apenas estava sem um pouco de paladar”. Esse é o relato da auxiliar de serviços gerais Marcilene Pereira, de 31 anos. Mesmo assintomáticas, as pessoas podem transmitir a Covid-19, o que aumenta os desafios para a sua contenção. De acordo com a sexta etapa da pesquisa de investigação sorológica em Teresina, a quantidade de positivados é 40 vezes maior que os 1.260 casos confirmados oficialmente no domingo anterior à pesquisa.
Após ter confirmação de Covid-19, Marcilene Pereira foi orientada a fazer isolamento domiciliar por 14 dias, para reduzir o risco de transmissão: “Eu estava tomando todo os cuidados, andava de máscara e lavava as mãos com água e sabão, mas devo ter cometido algum descuido, porque ainda assim peguei o vírus. Mesmo não sentindo nada, eles me explicaram que eu poderia contaminar outras pessoas, por isso precisei respeitar o isolamento do jeito que me orientaram. Foi um cuidado comigo e com a minha família”, conta.
Segundo a pesquisa sorológica, 49.998 pessoas já foram infectadas pela Covid-19 na capital. Desse total, 19.833 estão no estado ativo da doença, portanto, podem transmitir o vírus; outras 23.611 estão imunizadas ou desenvolvendo a imunidade; e 5.667 pessoas já estão imunes à doença.
“Todo mundo pode ser portador assintomático do novo Coronavírus. E aí fica o alerta. Os assintomáticos são vetores e, por não terem sintomas, acabam infectando sem saber. Temos que ter uma atenção especial e alertamos que todas as pessoas precisam usar máscara quando em contato direto com outras pessoas, pois a máscara retém as gotículas de saliva, evitando assim a contaminação do ambiente e de outras pessoas”, explica a médica infectologista Maria Dolores, do Hospital do Monte Castelo.
A médica fala ainda que higienizar sempre as mãos com água e sabão é de suma importância: “O mais importante de tudo é higienizar as mãos corretamente e com frequência, pois são as mãos as maiores transmissoras do vírus”, completa.
Para quem ainda tem dúvidas sobre a gravidade que a Covid-19 pode ter, vale atentar para o apelo de Maria das Graças Viana, de 40 anos. O sogro dela de 70 anos, iniciais G.S.L, está internado há uma semana com a doença. “A expectativa por notícias é muita. Não podemos visitar nosso ente querido. Não podemos fazer nada, além de aguardar notícias da unidade de saúde. E é muito angustiante. Duvidamos do Coronavírus até acontecer com um familiar ou com nós mesmos. Não duvidem e se isolem, usem máscaras e álcool em gel. O isolamento social é melhor do que perder para sempre alguém que você ama”, apela.
Padre Walmir é alvo de ação de improbidade administrativa por lesão ao Fundo Previdenciário
Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores
A denúncia por improbidade administrativa ofertada à Justiça pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra também o atual prefeito de Picos José Walmir de Lima, o Padre Walmir, informa que o valor do rombo no Picos Prev é da ordem de R$ 4,4 milhões.
Para o Ministério Público estadual ao deixar, gestores, de “repassarem ao Fundo da Previdenciário Municipal de Picos – PICOS/PREV as contribuições sociais recolhidas, lesando assim o Fundo Previdenciário”, foi infringido “os princípios da administração pública, pela violação, sobretudo, dos deveres de legalidade, honestidade e lealdade às instituições”.
Figura também no polo passivo da ação o ex-prefeito Kléber Eulálio.
À esquerda, tia Corona, um dos personagens do professor Eristóteles Pegado (foto: arquivo pessoal)
Um professor de inglês no Piauí resolveu se fantasiar para dar aulas remotas aos seus alunos do Centro Cultural de Línguas (CCL) Padre Raimundo, em Teresina. Eristóteles Pegado, que trabalha há oito anos como professor, se veste de vários personagens, criados por ele mesmo e que têm relação com a pandemia da Covid-19 como a tia Corona e o mais novo deles: o McLockdown.
"Já fiz dois personagens diferentes, o Ray Mudinho, a tia Corona e essa semana farei mais um personagem para eles, o McLockdown. Os alunos estão adorando a ideia. Eu uso um programa no computador para gravar as aulas, como se eu estivesse em sala de aula, porém com algumas limitações", explica o professor.
A ideia do professor é romper, pelo menos um pouco, os dias pesados do isolamento social. Com perucas, máscaras e roupas improvisadas, Eristóteles Pegado tem conseguido despertar a atenção e a curiosidade dos alunos para o conteúdo da disciplina.
"Comecei a pensar em algo que pudesse chamar a atenção dos alunos. Mesmo me esforçando, os alunos estavam diminuindo. Então, pensei rápido para trazê-los de volta, com algo que eles gostassem. Assim, juntei um pouco do teatro, da comédia e das metodologias em educação para fazer com que os estudantes se interessassem pelo conteúdo. Eles gostaram tanto que alguns já vieram me perguntar: prof, qual será o próximo personagem? Isso me deixa cada dia mais motivado", relata Pegado.
Para entrar na 'onda' dos alunos, ele conta que não repete as fantasias.
"Eles têm aquela expectativa para saber qual será o próximo figurino, dão risada e dão uma relaxada. Eu consegui criar um contato maior com eles e fazer com que se sintam acolhidos. Aumentou muito a participação", conta o professor que antecipou os novos personagens que estão por vir: a vovó Cloroquina e o primo Alckingel.
"Sempre busco nomes relacionados ao momento que estamos passando e a uma forma de aumentar o vocabulário deles", disse o professor.
Para ele, cabe aos educadores se reiventarem para ensinar os alunos. Ele relembra o caso de uma aluna deficiente visual que não sabia a cor do quarto.
"Ano passado, tive uma aluna que era deficiente visual. Sempre tentei trabalhar de uma forma específica para que ela conseguisse absorver o conteúdo, mesmo diante da limitação. Me deparei com uma situação que tinha que ensinar as cores para ela. Fui pensando, pesquisando e resolvi trabalhar os sentidos: a folha para trabalhar o verde, o chocolate para trabalhar o marron, a maçã para representar o vermelho e tudo isso com ajuda da turma. Em um momento, perguntei se ela sabia a cor da mochila dela. Ela falou que não e me segurei para não chorar. Daí disse que quando ela chegasse em casa perguntasse qual a cor da mochila, do quarto e me contasse na próxima aula. A gente que trabalha com Educação tem que estar se reiventando", relembra o professor
Os vídeos do professor fantasiado são colocados na plataforma Google Sala de Aula semanalmente e as aulas são todas em inglês.
"Os alunos assistem, fazem as atividades e eu me encontro com eles na plataforma jitsi por 1 hora, para treinarmos a oralidade e para a correção das as atividades", concluiu Eristóteles Pegado.
Câmaras de segurança registram o momento em que um policial militar é assaltado na praça do bairro Bela Vista, zona sul de Teresina. A vítima que não teve a identidade revelada, foi rendida por dois homens armados.
Durante a ação, o policial é obrigada a deitar no chão enquanto é revistado por um dos assaltantes. O outro homem envolvido no assalto sobe na moto e espera pelo comparsa.
Além da motocicleta, os assaltantes levaram a arma do policial. Eles também levaram a carteira com o dinheiro e todos os documentos da vítima.
A polícia realiza rondas na região na tentativa de localizar os suspeitos dos crime.