Morreu na tarde desta sexta-feira (17), o ex-atacante do River Atlético Clube, Nivaldo. Ele estava internado para tratar complicações causadas pela diabetes. O velório acontece em uma funerária no bairro Monte Castelo.
Nivaldo ao lado de Jorginho e Derivaldo
Nivaldo era conhecido como o artilheiro das grandes decisões. Fez sucesso jogando pelo Tiradentes no Campeonato Nacional de 1975, marcando gols decisivos para o Amarelão da PM. O que mais empolgou a torcida piauiense foi contra o poderoso time do Palmeiras no Albertão, na vitória piauiense por 1 x 0, perante cerca de 30 mil pessoas.
A vitória classificou o Tiradentes para a fase seguinte do Campeonato. Na temporada de 75 Nivaldo comandou o ataque do River e marcou os gols do tricolor na triangular decisivo do título: 1 x 0 no Flamengo e 1 x 1 com o Tiradentes. Em 1977, no maior Campeonato Piauiense da história do nosso futebol, marcou muítos gols, formando dupla com Sima. Foi de Nivaldo o gol do título riverino na prorrogação da final com o Flamengo.
Câmara aprova título de cidadania picoense ao advogado Leônidas Luz
A proposta foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor, e aprovada por unanimidade.
A Câmara Municipal de Picos aprovou por unanimidade e em definitivo na sessão de ontem, 16, projeto decreto legislativo de autoria do presidente da casa, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), concedendo o título de cidadania picoense ao advogado Leônidas Luz Araújo.
Imagem: José Maria Barros/GP1Câmara aprova título de cidadão picoense para o advogado Leônidas Luz Araújo
Imagem: José Maria Barros/GP1Autor da proposta diz que a homenagem é justa
Antes da votação do projeto, o autor da proposta, Hugo Victor, justificou a homenagem. Ele lembrou que Leônidas Luz reside em Picos há vários anos e tem prestado relevantes serviços à comunidade como professor, advogado e membro da Maçonaria.
A proposta foi aprovada por unanimidade em segunda votação e agora o homenageado será comunicado da decisão, para que possa marcar a data de receber o diploma.
Imagem: José Maria Barros/GP1Vereadores fazem a contagem dos votos
Força Tática de Paulistana estoura ponto de venda de munição irregular no Centro do município
Dois homens foram presos.
Após levantamento do Serviço de Inteligência da Força Tática da 5ª Companhia Independente de Policiamento da Polícia Civil do Piauí, agentes do grupo com apoio de efetivo de policiais da 12ª DRPC, efetuaram, por volta das 12h30min desta sexta-feira (17) as prisões de José Lima Neto, conhecido como Zé Lima, de 65 anos de idade, e de Pedro José Rodrigues, de 56 anos, em Paulistana.
Imagem: DivulgaçãoForça Tática de Paulista estoura ponto de venda de munição irregular no Centro do município
O fato ocorreu quando os policiais de serviço, que faziam monitoramento no estabelecimento comercial de Zé Lima, no centro da cidade de Paulistana, observaram um elemento suspeito, que trajava roupa tipo camuflado do Exército, saindo do estabelecimento investigado e resolveram abordá-lo. Revistado o suspeito, foram encontrados pólvora, chumbo e espoletas para cartuchos de espingarda. Pedro José Rodrigues informou aos policiais que havia feito a compra irregular no estabelecimento de Zé Lima. Foi solicitado o apoio dos agentes plantonistas da 12ª DRPC, que juntamente com os Policiais Militares, adentraram ao estabelecimento comercial do suspeito, onde foi encontrados 1 espingarda calibre 20, marca CBC; 20 munições de pistola calibre 380; 10 munições calibre .25; 30 munições calibre .32; 50 munições calibre .22; 150 cartuchos metálicos (recarregáveis) para espingardas de vários calibres; 71 cartuchos plásticos intactos para espingardas; 100 espoletas; 16 recipientes plásticos vermelho contendo pólvora, com 50g cada; 55 recipientes pequenos de plástico contendo pólvora; 5kg de chumbo para preparo de munição; 27 sacos plásticos transparentes contendo chumbo; 47 recipientes de papel contendo pólvora; 1 tigela de metal para medição; 1 medidor de plástico de cor verde e 1 funil plástico. “Não obstante alguns co-cidadãos paulistanenses não serem criminosos habituais, e, por isto bem quistos socialmente, como reconhecidamente o é o Sr. José Lima, não se pode de modo algum julgar irrelevante o potencial nefasto que o comércio ilegal de munições traz para o seio social, porque além de flagrantemente contra a lei, também corre-se o risco de se estar vendendo munição para abastecer indivíduos mal intencionados. Afinal, não se compra munição no mercado negro condicionada a apresentação de atestado de bons antecedentes criminais”, pontuou o Capitão Felipe, Comandante da 5ª CIPM/PMPI.
Governador W.Dias visita Obras de Pavimentação Poliédrica
Na tarde desta sexta-feira (17/04), o governador do estado W.Dias esteve presente na visita às Obras de Pavimentação Poliédrica no bairro Planalto Mont Serrat, em Parnaiba, juntamente com o senador Ciro Nogueira que chegou ao aeroporto da cidade por volta das 16:00h. O governador cumprimentou moradores enquanto visitava as obras em andamento. Na oportunidade, estavam presentes as autoridades: Dr Hélio, deputado estadual; Gustavo Lima presidente da câmara dos vereadores; Senador Ciro Nogueira; deputado estadual Julio Arcorvede; prefeito de Parnaiba, Florentino Neto; Ex-prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton e o Presidente da associação do comercio e industria de parnaíba, Dr Luis Pessoa.
PRF apreende adolescente infrator com moto roubada na região de Picos
Na noite de ontem (16/04), por volta de 22h, policiais rodoviários federais recuperaram uma motocicleta roubada e apreenderam o adolescente que a conduzia. A prisão aconteceu no km 350 da BR-020, nas proximidades de Santo Antônio de Lisboa/PI. O menor, identificado como F. R. da S., de 17 anos, conduzia a motocicleta HONDA/NXR 150 BROS ESD sem placa. O veículo está emplacado na cidade de Diadema/SP, e tem boletim de ocorrência por roubo registrado em 02/11/13.
A mãe do condutor apresentou documento do veículo contendo informações falsas, constando dados de outra placa e número de RENAVAM, alegando ter recebido a documentação no momento da compra.
Fonte:180graus.com Com informações do portal Cidade na Net
Mulher é assassinada com quatro tiros após ser perseguida por motoqueiros
Uma mulher foi assassinada na tarde desta sexta-feira (17/04), por volta de 14h30 na zona Leste de Teresina. A vítima tinha aproximadamente 45 anos e se chamava Maria dos Navegantes.
A mulher estava na garupa de uma moto com sua filha, até que começou a ser seguida pelos suspeitos, que efetuaram pelo menos quatro vezes contra a mulher.
Dois dos tiros acertaram a cabeça e os outros dois a polícia ainda não identificou qual parte do corpo foi atingida. Maria dos Navegantes morreu ainda mesmo no local. Sua filha evadiu-se e logo depois voltou, mas não deu nenhuma informação.
A família também não quis se pronunciar em entrevista à TV Meio Norte.
A polícia ainda não conseguiu identificar quem foi o autor do crime. Em entrevista, o Capitão Chagas da Polícia Militar comentou sobre a suspeita de que a vítima teria envolvimento com tráfico de drogas. Durante a perícia os policias encontraram uma boa quantidade de dinheiro no bolso da vítima.
DEPÓSITO de falsificação de uísque e vodka é descoberto
EM OPERAÇÃO NO SÃO JOÃO: Falsificavam lacres e usavam garrafas pegas em festas
Delegado Cesar Camelo, do Greco, acompanha os trabalhos
A polícia conseguiu descobrir nesta sexta-feira (17/04) um depósito clandestino usado para a fabricação de uísque falsificado. Três pessoas foram presas após a denúncia de extorsão feita por uma jovem à polícia civil. Mesmo temerosa, ela acabou denunciando pessoas que ameaçavam divulgar um vídeo íntimo e nas diligências a polícia descobriu que eles também eram envolvidos com esquema de falsificação.
Em entrevista ao vivo concedida à TV Meio Norte, o delegado Carlos Cesar Camelo contou que a jovem procurou a delegacia afirmando que dois jovens estavam de posse de um vídeo íntimo e ameaçavam espalhá-lo nas redes sociais caso não recebessem R$ 10 mil. Em seu depoimento a jovem forneceu indícios de como a polícia poderia chegar aos autores. Em parceria com a delegacia de Crimes Eletrônicos a Greco chegou a prender duas pessoas pela extorsão, e no porta-malas de um presos os policiais encontraram cinco garrafas de uísque dentro do porta malas, todos suspeitos de serem falsificados.
"A gente deu continuidade à diligência e identificamos dois depósitos onde foram encontrados uísque e vodka falsificados. Um no bairro São João, onde no local nos surpreendemos pela quantidade de garrafas de bebidas encontradas", disse o delegado.
Segundo Cesar Camelo, José Ribamar de Carvalho chaves recolhia as garrafas usadas em festas que aconteciam na capital. José Cleuton da Silva também as recolhia e levava para sua casa, no bairro Buenos Aires, onde confeccionava até mesmo o lacre da bebida. Também foi preso Werto Lira Brasil, acusado de extorsão qualificada.
"Apreendemos várias folhas de papel de lacre. A pessoa ou o comércio que comprava essa bebida realmente acreditava ser um uísque verdadeiro. Eles falsificavam mais as bebidas caras, uísque 12 anos, vodka que custa mais do que um uísque. Enquanto mais caro, mais obtinham lucro", comenta a autoridade policial.
Durante toda tarde a polícia trabalho na contabilidade e em breve deverá divulgar quanto foi apreendido, bem como o valor do golpe aplicado pelos falsificadores. Os presos foram encaminhados para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco)
O delegado Emir Maia, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Discriminatórios, se reuniu na tarde desta sexta-feira (17) com entidades ligadas ao movimento negro para discutir ações contra a injúria racial e racismo. Nos últimos meses têm crescido o número de denúncias. As entidades definiram uma série de ações para reduzir o índice de crime contra os negros. Uma das reivindicações é a implantação do Disque Racismo.
Foto: Yala Sena/CidadeVerde.com
Participaram da reunião no auditório da Delegacia Geral, no centro de Teresina, cerca de dez entidades, entre elas a AfroCondart, Diretoria dos Direitos Humanos da Sasc, Fórum de Mulheres do Mercosul, Coisa de Nêgo e Instituto de Mulheres Negras.
O delegado informou que em 2014 foram registradas 74 denúncias de injúria racial e este ano o número já chega a 21. Entre elas, o caso de racismo envolvendo um estudante que foi proibido de frequentar uma academia no bairro São Pedro por ser negro.
"Foi uma provocação do próprio movimento para discutir políticas públicas, acompanhar os inquéritos policiais e definir ações para combater o crime contra os negros", afirmou o delegado.
Segundo ele, cerca de 40% da demanda da delegacia envolve injúria racial, as ofensas pessoais. "Só dará certo quando todos os interessados estiverem juntos. A OAB precisa estar inserida neste movimento", afirmou, destacando que uma campanha educativa está sendo pensada para esclarecer a população, principalmente nas escolas.
A diretora dos Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva, disse que será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Piauí, um projeto de lei propondo a criação do Disque Racismo, que terá o objetivo de combater este tipo de crime. "Vamos iniciar uma campanha contra o racismo", disse.
A coordenadora de politicas públicas para as mulheres, Halda Regina da Silva, defendeu a implantação do Disque Racismo. "É um mecanismo importante de conscientização dos direitos e combate à impunidade. É preciso viabilizar grandes campanhas de combate ao racismo, pois muita gente teme denunciar e acha natural ou não quer se expor", relata.
Durante a reunião, a gestora propôs uma campanha para esclarecer a população sobre a diferença entra racismo e injúria racial.
Prefeita de Altos se reúne com Regina Sousa e pede liberação de recursos para calçamento
A senadora Regina Sousa se comprometeu a conversar com os demais senadores para que, juntos, possam articular a liberação dos recursos no Ministério das Cidades.
A prefeita de Altos, Patrícia Leal, esteve em reunião, nesta sexta-feira (17), com a senadora Regina Sousa (PT), para solicitar o apoio da bancada piauiense para a liberação de recursos a serem aplicados em obras de calçamento na cidade. Nos últimos dias, a prefeita se reuniu com os demais senadores do Piauí buscando reforçar o pedido junto aos parlamentares.
Imagem: DivulgaçãoReunião
“Há mais de 20 anos a população de Altos vem sofrendo com a falta de calçamento, que acumula lama no inverno e poeira no verão. Durante esses encontros, estamos tentando sensibilizar os senadores piauienses para que possam destinar recursos, assim como agilizar a liberação do dinheiro para a efetivação das obras o quanto antes”, ressalta Patrícia Leal.
Imagem: DivulgaçãoReunião
A senadora Regina Sousa se comprometeu a conversar com os demais senadores para que, juntos, possam articular a liberação dos recursos no Ministério das Cidades. “Também vamos levar a proposta de ajuda ao município para o debate que acontecerá na próxima reunião da bancada, no dia 29 deste mês”, relata.
Compra de equipamentos para o Hospital de Altos Ainda em agenda em Teresina, a prefeita de Altos visitou o secretário estadual de Administração, Franzé Silva, com quem conversou sobre a liberação da compra dos equipamentos para o Hospital José Gil Barbosa, em Altos. A estrutura já se encontra finalizada, faltando apenas os equipamentos e o mobiliário para entrar em funcionamento.
Imagem: DivulgaçãoReunião
“O hospital é uma obra que está sendo aguardada pela população, pois vai contribuir para a melhoria do atendimento aos pacientes da cidade”, argumenta Patrícia Leal. Em resposta à reivindicação da prefeita, o secretário de Administração disse que vai analisar a situação da documentação da compra dos equipamentos, comprometendo-se a agilizar o processo.
Ministério Público investiga uso indevido de máquina do Governo Federal em Buriti dos Montes
O Procurador da República Israel Gonçalves Santos Silva converteu Procedimento Preparatório em Inquérito Civil, para investigar denúncia de uso indevido de máquina retroescavadeira, doada ao Município de Buriti dos Montes por meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal.
Imagem: Portal CDPPrefeito de Buriti dos Montes, Valmi Soares
O inquérito foi instaurado a partir de representação formulada pelo cidadão Luiz Felipe Furtado Marinho que noticiou irregularidades na utilização da máquina em propriedades particulares, conforme fotografias que foram acostadas à petição.
A portaria nº 111/2015/GAB/IS foi assinada no dia 10 de abril de 2015.
O portal entrou em contato com o prefeito, mas ele não foi encontrado para comentar sobre o assunto.
Pai encontra mosca dentro de seringa que seria aplicada no filho
Medicação infectada seria usada em uma criança de 4 anos dentro de um hospital particular de Teresina
Uma mosca foi encontrada dentro de uma seringa que seria utilizada para amenizar as dores do filho de Thanandro Fabrício Costa, gerente de uma loja de fotografias de Teresina. A criança tem quatro anos e foi internada no último sábado (11/04) com catapora no Hospital da Unimed. Com muitas dores no abdômen e vomitando com frequência os médicos descobriram que a criança estava com uma apendicite em grau elevado e teria que ficar internada, aguardando ser submetido a uma cirurgia.
Entretanto, entre um medicamento e outro oferecido pelo hospital para amenizar as dores do paciente, uma mosca foi encontrada dentro de uma das seringas. O caso foi notado pelos seus pais, que ficaram em estado de choque e a única reação que tiveram foi a de fotografar. “A enfermeira entrou no quarto em que estávamos e entregou a seringa para que eu pudesse segurar enquanto ela preparava a medicação que seria aplicada no meu filho, foi então que eu notei que dentro da seringa tinha o inseto”, explica o pai da criança.
De acordo com Thanandro, a seringa foi trocada rapidamente pela enfermeira que não tentou justificar o caso. “Eu reclamei e ela saiu do quarto em silêncio com a seringa na mão e pouco depois voltou com uma nova medicação. Isso é um absurdo!”, concluiu indignado.
A criança passou por procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (16/04) para a retirada do apêndice e encontra-se ainda em observação. Apesar de não ter procurado a direção do hospital, Thanandro contou o caso para um enfermeiro que afirmou que a seringa teria vindo lacrada da farmácia do hospital.
Um dia após a cirurgia, os pais foram surpreendidos novamente com um caso incomum. Desta vez, com um adoçante vencido. “Hoje pela manhã, pedimos uma refeição de acompanhante e com ela, veio um adoçante que venceu no mês de fevereiro”, revela Thanandro.
Apesar do caso sério, os pais da criança optaram por aguardar a melhora do filho para pedir explicações da direção do hospital. “O caso aconteceu um dia antes do dia marcado para a cirurgia do meu filho, então eu preferi esperar que meu filho ficasse bom da doença que já estava em um estágio muito avançado”, diz. Thanandro, que pretende tomar providências e completa que isto não vai ficar sem respostas.
O PortalODIA entrou em contato com o hospital, mas até o momento não obteve resposta.
Polícia Civil incinera R$ 3 milhões em drogas apreendidas no Estado
Segundo delegado, apreensões foram realizadas a partir de um trabalho conjunto das Polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, além da Força Nacional.
A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre) incinerou, na manhã desta sexta-feira, 127 kg de drogas apreendidas durante operações policiais e abordagens de rotina realizadas no Estado.
A destruição do material ilícito ocorreu numa indústria localizada na Cerâmica Cil, zona rural de Teresina. De acordo com o coordenador da Depre, delegado Menandro Pedro, a grande quantidade de drogas que apreendidas é fruto das ações integradas do núcleo de Inteligência das Polícias Civil e Militar, com apoio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional.
O delegado explica que as incinerações ocorre periodicamente, sempre que a Polícia consegue acumular uma grande quantidade de drogas, como a que foi destruída nesta sexta. “Temos investigado e prendido esses traficantes que estão agindo no Piauí e em outros Estados. Esta é primeira incineração do ano, de muitas que ainda iremos fazer. Aqui tem mais de R$ 3 milhões em cocaína, crack, maconha e pasta base”, explicou Menandro Pedro.
O delegado ressalta, ainda, que somente este ano a Depre recebeu mais de 350 denúncias anônimas. Menandro Pedro acredita que a participação da população mostra o grau de confiança no trabalho da polícia.
“Através destas denúncias fizemos várias operações com nosso pessoal da delegacia, mas também nas integradas, aquelas que envolvem todas as forças de segurança. Tem resultado em prisões e apreensões de drogas, como as que estamos incinerando agora. Já são mais de meia tonelada de entorpecentes apreendidos somente este ano”, concluiu.
Permissionários da Rodoviária de Teresina arrecadam dinheiro para pagar seguranças
Insegurança e problemas na estrutura sanitária, elétrica e hidráulica do Terminal Rodoviário tem atrapalhados os mais de 1500 usuários que passam diariamente pelo local
A presença frequente de usuários de drogas da região da Vila da Paz dentro da Rodoviária de Teresina tem prejudicado permissionários, funcionários e os passageiros que transitam diariamente no Terminal Lucídio Portella. Como alternativa para solucionar o impasse, os donos das lojas desde o dia 1º de abril estão arrecadando dinheiro para pagar seis seguranças particulares.
A Rodoviária de Teresina tem 60 permissionários. Em acordo firmado entre eles, cada um paga mensalmente a quantia de R$ 75 para tentar garantir a segurança do espaço interno do Terminal. “No mês passado os usuários estavam ficando dentro da rodoviária e isso acabava espantando nossa clientela. Ninguém queria subir para a parte superior com medo deles”, conta Cleomar Arêa, que trabalha há quatro anos no local.
BRIGAS ENTRE USUÁRIOS DE DROGAS SÃO CONSTANTES
Os usuários de drogas, a maioria moradores de rua, protagonizam brigas a todo momento no entorno da Rodoviária de Teresina. Na manhã desta quinta-feira (16) e na noite de ontem (15) a reportagem do portal flagrou duas confusões entre os dependentes químicos. Em um dos tumultos, uma mulher chegou a ameaçar a fiscal da Rodoviária, que a expulsou do terminal. “Ainda hoje volto aqui para cuspir na cara dela”, disse.
O permissionário Pereira afirma que já presenciou passageiros tendo as bagagens roubadas por usuários de drogas dentro do Terminal. “As lojas nunca foram assaltadas. Para evitar que isso aconteça tivemos que tomar a atitude de fazer 'vaquinha' para pagar segurança”, comenta. No período noturno a situação de insegurança se agrava e os taxistas que fazem ponto na Rodoviária tiveram que se unir aos permissionários e também estão arrecadando dinheiro para pagarem aos seguranças.
“Com a presença dos seguranças os usuários de drogas se afastam mais. Foi o jeito que arrumamos para driblar e tentar diminuir a quantidade deles aqui”, explica o taxista José Auro.
MESMO COM VÁRIAS PROMESSAS, GOVERNO NÃO FAZ REFORMA
Inaugurado em 1983, o Terminal Rodoviário Lucídio Portella recebe diariamente 1500 usuários que viajam em ônibus de linhas intermunicipais e interestaduais. Nos últimos anos a estrutura da rodoviária tem apresentado uma série de falhas.
A precariedade estrutural contempla as instalações elétricas e hidráulicas do Terminal. Os banheiros, tanto do piso superior ou inferior da rodoviária, estão com defeitos. Vasos sanitários e chuveiros foram interditados. As torneiras das pias tiveram que ser amarradas com uma sacola para não haver desperdício de água.
TETO COM GOTEIRAS E ALAGAMENTO QUANDO CHOVE
O teto da rodoviária está com goteiras. Quando chove, parte do local fica alagado. Conceição Linhares, dona de um restaurante que funciona no Terminal, afirma que é necessário que os funcionários fiquem sempre alertas para que quando comece a chover os equipamentos, como televisão, micro-ondas e geladeiras sejam cobertos. “Quando o tempo fica bonito para chover eu já fico apreensiva com medo pois eu sei que vai molhar tudo”, lamenta Conceição.
Quem tem deficiência física também sofre diante precariedade estrutural da Rodoviária de Teresina. Com a escada rolante sem funcionar há pelo menos cinco anos, os deficientes e passageiros passam por dificuldades. De muletas, Márcia Oliveira, teve acesso ao segundo piso após se esforçar nas escadas comuns do terminal. Viajando rumo ao estado de Santa Catarina, o passageiro Raimundo Ferreira teve que subir mais de duas vezes nas escadas para poder conseguir carregar as bagagens para o setor de embarque.
Diante dos problemas sanitários, hidráulicos e elétricos, o governo do Estado já prometeu por diversas vezes reformar a estrutura do local. Nos anos de 2012 e 2013, o então governador Wilson Martins, chegou a assinar um projeto executivo de reforma geral do terminal, no entanto, os reparos nunca foram feitos.
Em fevereiro deste ano, o governador Wellington Dias declarou que o Terminal Rodoviário de Teresina é um dos espaços estaduais que serão geridos em seu governo por meio de Parcerias Público Privadas. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. A previsão é a de que nos próximos meses sejam publicados editais para o chamamento público das empresas interessadas em investir no Terminal.
O portal tentou contato com o administrador da rodoviária de Teresina, Raimundo Fonseca, mas, no momento da reportagem, o gestor estava em uma reunião e não pode receber a equipe.
Silas cobra explicações sobre assassinato de jovem
Família da vítima relata que o rapaz foi alvejado na porta de casa por um homem de moto e antes de morrer revelou a identidade de seu assassino
O Deputado Federal Silas (PR-PI), cobrou empenho das autoridades de Segurança Pública do Estado do Piauí a respeito do assassinato do jovem Adriano Silva Santos, de 24 anos. "Envie telegramas para cobrar oficialmente empenho do Comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto, para o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista e também para o Coordenador da Delegacia de Homicídios, Francisco da Chagas, o Bareta", afirma Silas.
A família de Adriano já apontou como autor do crime, um policial do Rone. “A satisfação que queremos não é somente para família, mas para a sociedade como um todo, já que as Rondas Ostensivas deveriam servir para proteger e não para matar", comenta Silas.
O Deputado Federal disse ainda que o policial militar teria rixas com a vítima e com o irmão de Adriano. "Peço que as autoridades de Segurança do nosso Estado concluam esse caso rapidamente, e que se for comprovado que um PM usou de sua autoridade para acertar contas com o jovem, ele deve ser punido exemplarmente, independente do motivo da rixa", declara o deputado.
A família da vítima relata que o rapaz foi alvejado na porta de casa por um homem de moto e antes de morrer revelou a identidade de seu assassino: "Jardel da Rone". O crime aconteceu no último domingo, 12 de abril deste ano, no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina.
Silas Freire que é membro da Comissão de Segurança Pública na Câmara Federal, está pedindo esclarecimentos para que os familiares e a sociedade entendam o que aconteceu e para que não haja corporativismo no caso "Cabe à polícia proteger o cidadão e não atirar na população, o caso é muito grave. Pedimos que seja investigado com lisura e que se for constatada a culpa do PM, que este seja punido com o rigor da lei. Vou acompanhar o caso para que a justiça seja feita", declarou o deputado.
A morte de Adriano ganha ainda mais mistério após vizinhos relatarem que outros policiais militares teriam mudado a cena do crime". A autoria deve vir à tona e as nossas autoridades de segurança devem responder a família que perdeu seu filho. Confio na Segurança Pública do nosso Estado mas está na hora de provar que trabalham para todos, seja com envolvimento de policiais ou não", diz Silas Freire e acrescenta que confia nas autoridades do Estado para que eles deem uma resposta rápida nas investigações.
Justiça intima prefeitura e SETUT para tratar do aumento da passagem de ônibus
Em março deste ano, o MP-PI ingressou com uma Ação Civil Pública visando à redução da tarifa ou o recolhimento da diferença entre os valores da passagem
A juíza da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Carmem Ferraz, determinou, nesta sexta-feira (17/04), a realização de audiência, no próximo dia 30 de abril, sobre o aumento da tarifa do transporte coletivo de Teresina. O objetivo é buscar um entendimento entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), que aumentou a passagem para R$ 2,50, e o Ministério Público Estadual, que solicitou o retorno do valor para R$ 2,10.
A magistrada ainda intima o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) para que apresente toda a sua contabilidade referente ao ano de 2014. Diz a decisão: “determino, ainda, a intimação do Setut para, em audiência, juntar aos autos o balanço patrimonial de 2014, demonstração do resultado do exercício de 2014, demonstração do fluxo de caixa do exercício de 2014, relatório da auditoria do exercício de 2014 e livros contábeis diários e razão do exercício de 2014”.
Em março deste ano, o MP-PI ingressou com uma Ação Civil Pública visando à redução da tarifa ou o recolhimento da diferença entre os valores da passagem (que subiu de R$ 2,10 para R$ 2,50) para uma conta judicial. O promotor Fernando Santos, autor da Ação Civil Pública, explica que há, pelo menos, dez motivos concretos para que o aumento da tarifa seja suspenso. "São várias as irregularidades, desde a nulidade do Conselho Municipal de Transportes Coletivos, passando por periodicidade de reajuste, falta de modicidade no valor, até a não inclusão de receitas alternativas das empresas na planilha de cálculo que a Strans usa para determinar o valor da passagem", diz o promotor de Justiça.
Segundo Fernando Santos, a própria planilha de cálculo da tarifa elaborada pela Strans contém erros matemáticos, como, dentre outros, o cálculo de passageiros equivalentes, elemento fundamental para definição do índice de passageiros equivalentes e, por conseguinte, do valor final da tarifa. “A realização dessa audiência será importante para a Prefeitura e o Setut possam explicar, de fato, para a Justiça, como foram feitos esses cálculos para o reajuste da tarifa e em quais critérios eles estão baseados”, frisa o promotor.
A audiência está agendada para o dia 30 de abril, às 9 horas, na sala de audiências da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.