sábado, 4 de outubro de 2025

Padilha alerta: “Evitem bebidas destiladas em garrafas de rosca” após avanço de casos de metanol

 O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta direto à população neste sábado (04/10), em Teresina (PI), diante do aumento dos casos de intoxicação por metanol no país. Ele recomendou que as pessoas evitem o consumo de bebidas destiladas, especialmente as que vêm em garrafas com lacre de rosca, por apresentarem maior risco de adulteração.

Padilha ressaltou que, até o momento, as análises laboratoriais identificaram metanol apenas em bebidas com tampas rosqueáveis, e não em latas. “Não foi identificada ainda nas latinhas, que seria muito mais difícil de adulterar. Estamos falando de um produto de lazer, não essencial. Então, evite o risco no seu momento de lazer”, explicou o ministro.

Foto: Foto: Gabriel PaulinoAlexandre Padilha e Rafael Fonteles

De acordo com o Ministério da Saúde, 127 casos suspeitos de intoxicação por metanol foram notificados em 12 estados, sendo 11 confirmados em laboratório e uma morte registrada. O ministro reforçou que o aumento recente se deve ao número de suspeitas clínicas, não de confirmações.

Para conter a crise, o governo federal renovou os estoques de antídotos, adquirindo 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2.500 tratamentos com Fomepizol, medicamento importado do Japão. “Com isso, o Brasil passa a contar com dois antídotos eficazes para o tratamento de intoxicações por metanol”, afirmou Padilha.

A Anvisa também divulgou uma lista com 609 farmácias de manipulação autorizadas a produzir o etanol farmacêutico em caráter emergencial. As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Federal, em parceria com secretarias estaduais de saúde e vigilância sanitária.

fonte 180graus.com

Capitão da PM embriagado provoca acidente, deixa 3 feridos, chega a ser preso, mas é solto após pagar fiança de R$ 2 mil em Teresina

 Segundo a polícia, o resultado do teste de alcoolemia do capitão deu 0,69 mg/l

O capitão da Polícia Militar do Piauí, Francisco Alves Costa, foi conduzido à Central de Flagrantes de Teresina após se envolver em um acidente e deixar três pessoas feridas no na Avenida Mirtes Melão, na zona Sudeste de Teresina. A TV Antena 10 apurou que ele foi liberado após pagar fiança. O militar estava embriagado.

  
Acidente envolvendo Capitão da PM-PI
Reprodução
 
 
 

Segundo a polícia, o resultado do teste de alcoolemia do capitão deu 0,69 mg/l. Durante interrogatório, ele não comentou sobre o fato, apenas informou que pediu para que alguém chamasse o SAMU para as vítimas, pois estava com o celular descarregado.

O acidente envolveu duas motocicletas e deixou dois homens e uma mulher feridos. A dinâmica ainda não foi esclarecida e, até o momento, não há informações sobre o quadro de saúde das vítimas.

O portal apurou que, após prestar depoimento, ele foi liberado mediante o pagamento de uma fiança no valor de R$ 2 mil. Foi estabelecido ainda que o militar deverá comparecer à autoridade policial sempre que for intimado para os atos do inquérito, da instrução criminal e do julgamento.

Fonte: Portal A10+

Chico Lucas afirma que é seguro ingerir bebidas alcoólicas no Piauí e que estado monitora casos

 O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, informou neste sábado (4) que o estado monitora três casos suspeitos de contaminação por metanol. Um deles envolve consumo humano em Parnaíba, que está sob investigação, e os outros dois referem-se a lotes de bebidas apreendidos no sul do estado, cuja procedência está sendo analisada.

Sobre o consumo no estado ele disse que “é seguro, sim”, ingerir bebidas alcoólicas. 

Chico Lucas afirma que é seguro ingerir bebidas alcoólicas no Piauí e que estado monitora casos

“ Nós temos por enquanto três casos suspeitos: um de consumo humano em Parnaíba, que está sendo investigado, e dois lotes de bebida no sul do estado, onde vamos analisar a procedência”, declarou o secretário.

Chico Lucas afirmou ainda que bares e restaurantes em todo o Piauí passarão por fiscalizações para garantir a segurança dos consumidores.

“Estamos em reunião permanente desde que tomamos conhecimento do caso de possível contaminação por metanol no Piauí, adotando todas as medidas necessárias de forma imediata e integrada”, completou.

A Polícia Civil já iniciou a investigação para apurar a origem da substância e confirmar a veracidade dos fatos.

“Todas as ações estão sendo conduzidas em conformidade com os protocolos oficiais e em alinhamento com o Ministério Público, a Secretaria de Estado da Saúde e demais órgãos competentes, com o objetivo de garantir a segurança da população e prestar todos os esclarecimentos à sociedade”, destacou o secretário.

A Secretaria de Segurança reforçou ainda que denúncias de possível adulteração de bebidas podem ser feitas de forma anônima por meio do B.O. Fácil ou pelo telefone 0800 086 0190.

fonte www.portalr10.com