sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Incêndio consome depósito da Prefeitura de Parnaíba


Incêndio consome depósito da Prefeitura de Parnaíba

Local era utilizado pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Parnaíba no final da tarde desta sexta-feira (4).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o local estava sendo utilizado para guardar materiais da secretaria, sobretudo carteiras escolares. 
O incêndio teria iniciado por volta das 17 horas, e minutos depois as equipes dos bombeiros já estavam no local, que fica situado por trás do quartel da corporação.
Apesar da força e da velocidade com que as chamas se alastraram, nenhuma pessoa ficou ferida.
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram destacadas para o local do incêndio.
Segundo o soldado Santos Filho, o trabalho de combate ao às chamas está sendo feito por cerca de oito homens, sob o comando do major Rivelino de Moura Silva.

fonte portal o dia

Acidente na PI-115 que liga Castelo do Piauí a São Miguel do tapuio deixa vítima fatal


Acidente na PI-115 que liga Castelo do Piauí a São Miguel do tapuio deixa vítima fatal

O acidente aconteceu nas proximidades da localidade EMBRAPA próximo à cidade de Castelo do Piauí.
Acidente na PI-115 que liga Castelo do Piauí a São Miguel do tapuio deixa vítima fatal
O sinistro aconteceu hoje 04/12, por volta das 11h:25min da manhã. De acordo com informações, a vítima o senhor Antônio Alves de Sousa de 64 anos, conhecido como Antônio Alagoano, dirigia-se pela PI- 115 com destino a localidade Brotas, Zona Rural de Castelo do Piauí quando nas proximidades da curva da EMBRAPA; colidiu sua motocicleta com um Peugeot 207 de cor prata placa DIR-3635 SP; que tem como proprietário Leandro Oliveira Lacerda de 29 anos residente na Rua Miguel Furtado em São Miguel do Tapuio município próximo a cidade de Castelo do Piauí.

De acordo com populares a vítima estava pilotando sua motocicleta quando invadiu a contramão e foi pego de cheio por Leandro, que não teve como evitar a colisão.

Informações preliminares deram conta de que a vítima costumava pilotar sua motocicleta embriagado e que isso poderia ter causado o acidente.

Alagoano foi arrastado por cerca de 30 metros e teve morte imediata, já Leandro teve algumas escoriações na região da face e uma pancada forte na cabeça e foi levado para o HMNL.

Os PMs que atenderam a ocorrência foram os: Ten. Francisco Sousa,Sgt .Francisco Gomes e CB. J. Ribamar.








Fonte: Portal Marvão /Com informações da PM e de populares no local

Fotos:Cosmo e Sgt Gomes


“Wellington mostra um lado perverso e perseguidor”, diz Wilson sobre prisão de militares


“Wellington mostra um lado perverso e perseguidor”, diz Wilson sobre prisão de militares

Presidente do PSB no Piauí ironizou as declarações de Wellington sobre a amizade com a presidente Dilma. “Ele não era amigo de andar com o braço no pescoço da Dilma?"


O ex-governador Wellington Dias (PT) fez duras críticas ao governo de Wellington Dias (PT). Ele condenou a postura do governo e a decretação da prisão de 16 policiais militares que aderiram ao movimento Polícia Legal. Segundo ele, isso demonstra o lado “perverso e perseguidor” do governo petista.
Wilson critica duramente Wellington Dias Foto: Lídia Brito/O Olho
“O Wellington demonstra que está completamente perdido. Ele mostrou seu lado perseguidor e perverso ao mandar prender 16 militares. Esses homens são pais de família e estavam apenas defendendo direitos, combatendo o bom combate e discutindo ideias para melhorar. É um lado que eu não conhecia dele. Demonstrou maldade, agressão e perseguição”, disse.
Wilson afirma que até o momento o governo não conseguiu mostrar a que veio. Ele também criticou a redução do orçamento de 2016 e afirmou que o Estado se mantém hoje com o dinheiro das operações de crédito que ele teria deixado quando governou o Estado.  
DINHEIRO DE EMPRÉSTIMOS
“Não teve administração até agora. Wellington não disse a que veio. Eu lamento profundamente porque a única coisa que o governo faz são obras com o dinheiro que eu deixei. Ele se salvou com as operações de crédito que deixamos no Banco do Brasil. Deixei R$ 369 milhões depositados no Banco do Brasil e o Zé Filho teve a infelicidade de ter um rompimento com a presidente Dilma Rousseff e não liberaram nada. Agora estão liberando”, declarou.
O presidente do PSB no Piauí ironizou as declarações de Wellington dadas durante a campanha sobre a amizade com a presidente Dilma. “Ele não era amigo de andar com o braço no pescoço da Dilma? Disse na campanha que por isso a Dilma iria ajuda-lo a resolver todos os problemas do Piauí. Cadê ela? Como gratidão ela cancelou todas as grandes obras do Governo Federal no Estado”, disse.

fonte  portal o olho

Direção da TV Meio Norte tira apresentador Silas Freire do ar


Direção da TV Meio Norte tira apresentador Silas Freire do ar

O apresentador Silas Freire foi afastado da TV Meio Norte e a partir desta sexta-feira (04) não vai apresentar o Jornal Agora. Este blog apurou que Silas recebeu um telefonema, na manhã de hoje, de um diretor da emissora, comunicando-lhe que não comparecesse para apresentar o Programa. O mesmo diretor recomendou ao hoje deputado federal que compareça a emissora para conversar na próxima segunda-feira.
Imagem: Lucas Dias/GP1Silas Freire(Imagem:Lucas Dias/GP1)Silas Freire
Silas vinha fazendo duras e procedentes críticas contra a falta de Segurança Pública do Estado.

As críticas de Silas Freire sobre a falta de Segurança no Piauí estão de acordo com o pensamento da população que, parece não ser o caso da direção da TV Meio Norte.
Imagem: DivulgaçãoTV Meio Norte(Imagem:Divulgação)TV Meio Norte

fonte gp1

Promotor de Justiça atira em acusado após tentativa de assalto em Teresina


Ação

Promotor de Justiça atira em acusado após tentativa de assalto em Teresina

O promotor de Campo Maior estava na companhia de uma filha quando dois homens armados, usando uma moto, fizeram a abordagem para tomar seu carro, modelo Corolla

Promotor Maurício Gomes de Sousa / Foto: Portal Campo Maior Em Foco

Suspeito é baleado após assaltar promotor em Teresina(Imagem:Divulgação)Suspeito é baleado após assaltar promotor em Teresina
O promotor de Justiça da comarca de Campo Maior, distante 84 Km de Teresina, Maurício Gomes de Sousa, reagiu a um assalto e baleou um homem acusado de assalto na tarde desta sexta-feira (16/12), em frente ao Colégio Dom Barreto, no Centro de Teresina. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Paulo Rubens Parente Rebouças.
Mauricio estava na companhia de uma filha quando dois homens armados, usando uma moto, fizeram a abordagem para tomar seu carro, modelo Corolla, e outros pertences, como celular e uma pulseira. Paulo Rubens disse que Maurício teve lesões nos braços, já que os assaltantes tentaram arrancar sua pulseira, mesmo assim reagiu e baleou um dos homens.
“O rapaz foi socorrido e encaminhado ao hospital, e já foi autuado em flagrante pelo crime, mas o outro fugiu no carro do promotor", explicou Rubens. 

fonte portal o olho


Menor suspeito de assalto é rendido pelo secretário Fábio Abreu


Menor suspeito de assalto é rendido pelo secretário Fábio Abreu

Já no chão, adolescente teve o pescoço pisado pelo secretário.

Hoje não foi um bom dia para o adolescente que realizou um assalto na avenida principal do Dirceu (04). Ele roubou a bicicleta e o celular de um jovem, mas foi pego em flagrante pelo secretário de Segurança Fábio Abreu. A abordagem aconteceu perto do antigo Carvalho, na avenida Joaquim Nelson.
Segundo Fábio Abreu, ele estava passando com o carro da secretaria de segurança quando percebeu a movimentação e decidiu agir. “Eram dois assaltantes, mas somente um foi pego”, conta o secretário, que chegou a puxar a arma durante a abordagem.
Já no chão, o adolescente foi rendido por Fábio Abreu, que pisou no pescoço do suspeito. Outro policial à paisana, também com arma em punho, ajudou a segurar o menor, pisando em suas costas. Eles aguardavam a chegada da viatura do 8º Batalhão de Polícia Militar, que levou o adolescente para a Central de Flagrantes.

fonte portal o dia

Op. Blindado: vereador preso por roubar carros forte ameaçava testemunhas


Op. Blindado: vereador preso por roubar carros forte ameaçava testemunhas

Reginaldo Tavares chegou a coagir testemunhas dentro do fórum de Socorro do Piauí

O vereador Reginaldo Tavares, preso em uma operação da polícia por assaltos a carros forte, ameaçava testemunhas de seus crimes e coagia as pessoas a não falarem sobre seu envolvimento em ações ilícitas. A informação foi repassada pelo coordenador do GRECO, delegado Carlos César Camelo, durante a apresentação dos presos na ação. De acordo com ele, Reginaldo chegou a ameaçar testemunhas dentro do fórum de Socorro do Piauí quando elas prestavam depoimento ao promotor sobre o envolvimento em um roubo ocorrido na última segunda-feira (30). Na ocasião, o juiz Antônio Mendes, da Comarca deu voz de prisão ao vereador

Fotos: Elias Fontenele/O Dia

Vereador de Socorro do Piauí, Reginaldo Tavares
"Na segunda-feira, os criminosos foram informados de que havia um motoqueiro deixando Socorro do Piauí com um malote contendo R$ 18 mil que pertencia à lotérica da cidade. Ele estava fazendo o transporte desse valor quando sofre um acidente na estrada. Os criminosos aproveitaram que ele estava caído e recolheram o malote com tudo que havia dentro. O dinheiro, foi dividido entre eles e havia inclusive a participação de um menor na ocorrência", relata o delegado Carlos César.

Delegado Carlos César Camelo, coordenador do GRECO
A função do vereador Reginaldo Tavares era, segundo a polícia, repassar informações da chegada e saída de carros forte do município de Socorro do Piauí. A quadrilha assaltou pelo menos quatro desses veículos só no último ano. Os quatro carros eram pertencentes à empresa de transporte de valores Servi-San. O vereador nega todas as acusações e diz que "crime é ele estar preso".
Os outros membros da quadrilha foram identificados como Marcos Maciel Pereira da Silva, conhecido como Charles; Dorival José da Costa, conhecido como Bigode; José Ailton Barbosa Martins; a estudante de Direito Raislane Marques da Silva; Antônio Narciso Pinheiro de Queiroz, Francisco de Assis Nascimento, que está preso em São Raimundo Nonato e Ricardo Marcelino de Sousa.

Presos na Operação Blindado por assaltos a carros forte no interior do Piauí
Sobre a estudante de Direito, a polícia disse que ela é casada como Ailton e que repassava para eles informações sobre a saída e chegada de carros forte de empresas de valores em Teresina. Ele basicamente ficava monitorando esses locais mantendo sempre o grupo informado sobre o trânsito desses veículos.
Segundo o GRECO, a quadrilha é uma das maiores do Nordeste e possui braços em estados como Pernambuco, Ceará e Tocantins. Ainda há integrantes que estão foragidos, mas a polícia segue em diligências para prendê-los. O armamento utilizado pelo grupo eram munições de grosso calibre, principalmente pistolas ponto 30 e 50 que possuem alto poder de destruição e são capazes de perfurar a blindagem dos carros forte.
Após serem ouvidos pelo delegado Carlos César, o grupo será encaminhado para a Casa de Custódia.

fonte portal o dia

No Piauí, cada mulher tem, em média, 1,8 filho, segundo IBGE


No Piauí, cada mulher tem, em média, 1,8 filho, segundo IBGE

Rendimento médio do piauiense é de apenas R$ 979. Dados são referentes ao ano de 2014.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (4) a "Síntese de Indicadores Sociais - uma análise das condições de vida da população brasileira 2015", levantamento que detalha aspectos demográficos da população brasileira; análise de grupos sociodemográficos; desigualdades raciais e de gênero; condições habitacionais rurais e urbanas; características educacionais; indicadores de mercado de trabalho; e distribuição de rendimentos. Todos os dados referentes ao ano de 2014. 
A principal fonte de informação para a construção dos indicadores foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2014, cuja cobertura abrange todo o território nacional. Tais informações da PNAD foram combinadas, em alguns capítulos, a outras fontes de dados existentes, pesquisas e registros administrativos. 
Razão de sexo
Conforme o estudo do IBGE, no ano de 2014 havia no Piauí 93,7 homens para cada 100 mulheres, com uma composição populacional (por sexo) de 48,4% de homens e 51,6% de mulheres. No Brasil, a proporção foi parecida, de 93,9 homens para cada 100 mulheres.
Razão de dependência total
Outro indicador relevante levantado pelo IBGE é a razão de dependência total, que relaciona os grandes grupos etários e reflete mudanças na estrutura etária populacional.
O índice é medido pela razão entre as pessoas economicamente dependentes (jovens e idosos) e aquelas potencialmente ativas. No Piauí, a razão de dependência total passou de 65,9% em 2004 para 57,6% em 2014. Segundo o IBGE, isso mostra uma ligeira diminuição do grupo que, por hipótese, é economicamente dependente em relação ao grupo de pessoas potencialmente ativas.
No Brasil, a razão de dependência total passou de 58,3% para 54,7%. Na população jovem essa razão é de 37,7% no Piauí (33,5% no Brasil) e no grupo idosos foi de 19,9% (21,2% no Brasil).
Rendimento médio do piauiense é de apenas R$ 979
No quesito trabalho, a população ocupada do Piauí (pessoas de 16 anos ou mais) foi de, aproximadamente, 1.608.000 pessoas - na semana de referência da pesquisa.
O rendimento médio total foi de R$ 979,00, sendo que os homens tiveram um rendimento médio de R$ 1.056,00 e as mulheres um rendimento de R$ 862,00. 
No Estado, cada mulher tem, em média, 1,8 filho
No Piauí, a taxa de fecundidade total passou de 2,36 filho por mulher em 2004 para 1,80 filho por mulher no ano de 2014.
A taxa de fecundidade é uma das componentes da dinâmica demográfica, sendo um dos principais fatores que definem a estrutura etária da população.
Um indicador de fecundidade bastante utilizado é a taxa de fecundidade total (TFT), que mede o número médio de filhos nascidos vivos que uma mulher teria ao fim de seu período reprodutivo (definido como sendo de 15 a 49 anos de idade).
Mortalidade infantil
A estimativa da mortalidade infantil no Piauí foi de 20,4 mortes por mil nascidos vivos, no ano de 2014, representando uma melhoria no indicador, tendo em vista que em 2004 o índice chegou a 30 óbitos por mil nascidos vivos.
No Brasil, a mortalidade infantil passou de 23,4% em 2004 para 14,4% em 2014.
A taxa de mortalidade infantil é um indicador conhecido por refletir, de forma geral, tanto as condições de desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura ambiental, como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil.
Esse indicador mede a razão entre o número de mortes de crianças até um ano de idade e o número de nascidos vivos em determinado ano e local. 
Esperança de vida ao nascer
A esperança de vida ao nascer (que expressa o número médio de anos de vida que se espera que um recém-nascido viva, ao manter o padrão de mortalidade observado no período) foi estimada em 70,7 anos em 2014, no Estado do Piauí, sendo 66,6 anos para os homens e 74,9 anos para as mulheres.
Em 2004 a esperança de vida ao nascer no Piauí era de 68,7 anos (65,3 para os homens e 72,4 para as mulheres).
No Brasil, a esperança de vida ao nascer foi estimada em 75,1 anos, sendo 71,6 para os homens e 78,8 para as mulheres.
Educação
Com referência à educação, a taxa de frequência bruta fornece o percentual da população que frequenta escola, independentemente do grau de ensino em que está matriculada. No Piauí a taxa em 2014 foi de 30,6%, percentual inferior ao de 2004, quando o índice chegou a 36,9%. No Brasil, em 2014, a taxa foi estimada em 27,2%.
Já a taxa de frequência escolar líquida indica a proporção de pessoas que frequentam escola no nível de ensino adequado à sua faixa etária, conforme organização do sistema educacional brasileiro. 
No Piauí, a taxa de frequência líquida do grupo de 6 a 14 anos, que frequentava o ensino fundamental, era de 95,2% em 2014, e de 94,5% no Brasil.
A taxa para o grupo de 15 a 17 anos, no ensino médio, era de  47% no Estado (58,5% no Brasil). Por fim, entre os jovens de 18 a 24 anos no ensino superior, a taxa ficou em apenas 15,1% (18,1% no Brasil). 

fonte portal o dia

Sindicalista é preso pela Polícia Federal por fraude no INSS

Sindicalista é preso pela Polícia Federal por fraude no INSS

Membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoinha falsificavam documentos.

A Polícia Federal está investigando fraudes no recebimento de benefícios do INSS por parte do Sindicato Rural de Lagoinha do Piauí. As investigações resultaram, ontem (03), na prisão do sindicalista Manoel Paixão dos Santos, acusado de forjar documentos e agenciar trabalhadores rurais de outros Estados e cadastrá-los como sendo do Piauí para receber auxílio financeiro irregularmente.

De acordo com o ex-vice-presidente do sindicato, Roberto Rivelino, as fraudes vêm sendo feitas há mais de seis anos e as pessoas cujos nomes constam como beneficiários do INSS são trabalhadores rurais de Brasília e Minas Gerais. “Eles cuidam do processo da aposentadoria dessas pessoas como se fossem sindicalizados em Lagoinha. E depois que está tudo feito, ainda exigem uma quantia dessas pessoas para dividir estre eles e os agenciadores”, relata Roberto Rivelino.
No processo em que Manoel Paixão é citado, constam ainda os nomes de funcionários do INSS, do tesoureiro do Sindicato, Juarez Rodrigues dos Santos, e de membros da diretoria do Sindicato Rural de Lagoinha.
Em conversa com o Portal, o agente George, da Polícia Federal, confirmou o cumprimento ao mandado de prisão contra Manoel Paixão ontem em frente à sede do Batalhão de Polícia Militar de Água Branca. De acordo com ele, o sindicalista foi encaminhado para a sede da Polícia Federal em Teresina, depois passou pelo Instituo Médico Legal (IML) e, em seguida, foi levado para a Casa de Custódia. A Polícia Federal informou que mais prisões devem acontecer nos próximos dias em decorrência das investigações.

fonte portal o dia