terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Governo do Estado garante instalação de Companhia de Policiamento em Curimatá

Governo do Estado garante instalação de Companhia de Policiamento em Curimatá

Além da companhia, município terá reinstalada agência do Banco do Brasil.

Francisco Gilásio
Governador recebe prefeito de Curimatá e trada de segurança para o município (Francisco Gilásio)
O governador Wellington Dias se reuniu, nessa segunda-feira (22), com o prefeito do município de Curimatá, Valdecir Júnior; o secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu; o delegado-geral da Polícia Civil, Riedel Batista; representantes do Banco do Brasil, além do secretário de Estado da Mineração e Energias Renováveis do Piauí, Luiz Coelho, e da deputada estadual Liziê Coelho, para discutir a implantação de uma Companhia de Polícia nesse município, bem como a reabertura da agência do Banco do Brasil, parcialmente destruída após uma tentativa de assalto no ano de 2016.
O objetivo é de que a companhia possa contar com 30 policiais atuando diariamente, com o reforço da unidade especializada, como destaca o secretário Fábio Abreu. “Nós vamos buscar reforçar a segurança naquela região e dar todo o apoio possível no que diz respeito ao efetivo policial, estrutura física e equipamentos. Vamos instalar monitoramento em toda a cidade para poder dar mais tranquilidade não apenas para as agências bancárias de Curimatá, como também para toda a população. Nosso objetivo é de que, em até 60 dias, possamos inaugurar essa estrutura”, disse o gestor.
“Nosso desejo é poder fortalecer todo o setor de segurança pública daquela região, que faz divisa com a Bahia, e dar as condições para que o comércio ali se desenvolva. A ideia é de que, até a próxima semana, nós tenhamos um delegado nomeado para residir em Curimatá, além, é claro, da instalação da companhia”, destaca o governador.
A sede da Companhia de Policiamento de Curimatá, bem como o prédio da delegacia da cidade, será instalada em uma estrutura cedida pelo Tribunal de Justiça do Piauí e ficará localizada nas imediações da nova agência do Banco do Brasil.
A agência é muito comemorada pela comunidade curimataense. De acordo com o prefeito, é preciso percorrer longas distâncias para ter acesso a um terminal do banco, o que dificulta o desenvolvimento econômico do município. “A reabertura da agência significa um trabalho social muito importante, que vai impactar a economia não só de Curimatá, mas de toda a região. As pessoas do nosso município, de Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá e Júlio Borges são obrigadas, diariamente, a se deslocarem por até 150 quilômetros para tirar dinheiro. Com o pacto que firmamos aqui, em até um mês poderemos reabrir nossa agência, dando mais comodidade aos nossos munícipes”, comemora Valdecir Júnior.
Autoria: Pablo Cavalcante
Governador recebe lideranças  do sul do Piauí e diretores do BB

Governador recebe lideranças e diretores do BB

fonte http://www.pi.gov.br

Passagem de Comando do Policiamento Metropolitano II e CPCOM

Passagem de Comando do Policiamento Metropolitano II e CPCOM


Na manhã desta segunda-feira (22) no Quartel do Comando Geral da PMPI, o Coronel Paulo de Tarso passou o comando do CPM II para o Tenente Coronel Rodrigues que por sua vez passou o CPCOM para o Coronel Paulo de Tarso.
Foto_22012018_010108
Foto_22012018_010108

Foto_22012018_010108
Foto_22012018_010108
Estiveram presentes na ocasião de mudança de comandos, o Comandante Geral da PMPI Coronel Carlos Augusto, o Subcomandante Geral da PMPI Coronel Lindomar, o Comandante do CGO Coronel Alberto, dentre outros Oficiais da Corporação.
Para o Coronel Paulo de Tarso estar no comando do CPM II compreendeu grandes responsabilidades, foi um trabalho árduo, porém gratificante: “Hoje é um dia muito importante na minha vida, tenho certeza do dever cumprido, uma missão difícil, cansativa, mas prazerosa e isso me deixa gratificado, em meados de abril de 2016 quando tivemos a oportunidade e o convite do comando para assumir o Comando de Policiamento Metropolitano II, fato novo, em virtude da mudança da legislação, houve uma divisão do Comando da Capital e nós assumimos com a missão de dar continuidade ao trabalho e mais ainda não medir esforços para que nós pudéssemos cada vez mais motivar os policiais que estavam na rua, reunimos toda a equipe e estabelecemos metas e começamos a planejar”.
Foram diversas as operações efetuadas durante o comando do Coronel Paulo de Tarso a frente do CPM II, dentre elas vale destacar: Operação Start, Operação Noturno, dando atenção à Polícia Militar de perto, Operação Mandacaru com orientação do Comando Geral de Operações – CGO.
“Zeramos os estouros aos caixas eletrônicos, trabalhamos com os policiais para reduzir as estatísticas em mais de 20% no 1º BPM, 6º BPM, Promorar, 9º BPM e 17º BPM”, menciona o agora Comandante do CPCOM Coronel Paulo de Tarso.
O Comando de Policiamento Metropolitano II está agora a cargo do Tenente Coronel Rodrigues, que durante a circunstância de mudança de comando do CPCOM para o CPM II relembrou ter estado à frente do comando do 1º BPM e assegurou ao Coronel Paulo de Tarso que este vai para um comando que vai lidar com bons programas como o CIPE, Pelotão Mirim e PROERD voltado para a educação e disciplina de jovens e adolescentes.
O Tenente Coronel Rodrigues afirma que ao comandar o CPM II vai efetuar rondas na área e realizar diagnóstico e preparar operações. Dentre suas pretensões destaca o desenvolvimento de capacitação e atualização dos profissionais como fez quando passou pelo Comando de Policiamento Semiárido (CPSA)  formando várias  Forças Táticas.
O Coronel Carlos Augusto citou que assumir funções na Corporação é um ato que normalmente assumem ainda na formação na Academia Militar, no juramento. Mencionou a disposição do Tenente Coronel Rodrigues ao assumir novas missões e realizá-las com zelo e compromisso. Ao Coronel Paulo de Tarso desejou boa sorte na nova missão e destacou que o Oficial foi designado para uma área importante para a imagem da Instituição que é o trabalho social.

Fotos: Jardenya Bezerra

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Servidor público morre depois de ser atingindo por raio no interior do Piauí

Servidor público morre depois de ser atingindo por raio no interior do Piauí

O servidor público chegou sem vida ao hospital

Um homem morreu tarde desta segunda-feira (22), por volta das 18h após ser atingido por um raio durante uma forte chuva no município de Água Branca.
Carlos Augusto (Foto: Reprodução/Facebook)
Carlos Augusto (Foto: Reprodução/Facebook)
Carlos Augusto, mais conhecido como “Gordo”, 51 anos, era servidor público estadual da Secretaria de Saúde e trabalhava no Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde.
Segundo informações repassadas pela polícia, o homem estava em um terreno particular próximo à BR 343, quando ocorreu o acidente. Suas mãos sofreram queimaduras.  
Carlos Augusto foi levado para o Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde em Água Branca, mas já chegou sem vida no local.

fonte www.portalaz.com.br

Por questões político-partidária, diretora do HGV Clara Leal é exonerada

Por questões político-partidária, diretora do HGV Clara Leal é exonerada

Não foram ainda explicitados os motivos para a saída dela, que estava há quatro anos dirigindo o HGV

A diretora do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Clara Leal, foi exonerada na noite desta segunda-feira (22/01). Não foram ainda explicitados os motivos para a saída dela, que estava há quatro anos dirigindo o HGV, período em que o estabelecimento avançou como hospital de referência e alta complexidade.
Clara Leal (Foto: reprodução internet)
Clara Leal (Foto: reprodução internet)
A exoneração da diretora do HGV é aparentemente uma questão político-partidária. Isso porque o hospital está vinculado à Fundação Estatal Hospitalar, cujo presidente é o deputado estadual Pablo Santos, do MDB.
Clara já publicou até uma carta de despedida para colegas do hospital. Na carta ela agradece o apoio para avanços e reconhece erros, pelos quais apresentou pedido de desculpas.
A Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares divulgou nota desta terça-feira(23/01), agradecendo o empenho da doutora Clara Leal a frente do HGV. Ainda, na nota, a Fundação informa que o hospital será dirigido pela doutora Fátima Garcêz.
Confira a nota.
NOTA À IMPRENSA
A Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares comunica a partir deste dia 23 de janeiro de 2018 a substituição definitiva na direção-geral do Hospital Getúlio Vargas. A FEPISERH reconhece e agradece toda a dedicação e empenho da Dra. Clara Leal, primeira enfermeira a administrar o HGV, na condução administrativa do hospital desde 2014. Ao mesmo tempo informa que, agora, a direção-geral do HGV está sob os cuidados da Dra. Fátima Garcêz, que tem a partir deste momento, a responsabilidade de conduzir o hospital nos novos moldes de gestão implantados pelo Estado, que buscam trazer maior agilidade nos processos administrativos e maior eficiência nos serviços prestados à população.
Atenciosamente,
Pablo Santos
Presidente da FEPISERH

fonte www.portalaz.com.br

Motoristas e cobradores paralisam e impedem que ônibus saiam da garagem

Motoristas e cobradores paralisam e impedem que ônibus saiam da garagem


Os motoristas e cobradores da empresa Cidade Verde fizeram uma paralisação na garagem da instituição, na manhã desta terça-feira (23/01), impedindo que os ônibus saíssem.
Eles reivindicaram melhor acordo de ajuste de salário e que os motoristas não sejam obrigados a arcar com as multas e despesas em casos de acidentes.
De acordo com o vice-presidente do sindicato, Francisco das Chagas, serão feitas várias assembleias nas organizações que fazem linha urbana na cidade e ao final será definido se a categoria entra ou não em greve.
Os ônibus foram liberados por volta das 07h.

fonte 180graus.com

Ex-prefeito Ronaldo Lages é mais uma vez preso

Ex-prefeito Ronaldo Lages é mais uma vez preso


Ronaldo Lages, ex-prefeito do município de Nossa Senhora dos Remédios, Norte do estado, foi mais uma vez preso nesta segunda-feira (22/01) após cumprimento de um mandado de prisão preventiva que foi decretada. Policial Civil, dese vez ele foi preso por causa de uma confusão na festa de aniversário da cidade em dezembro de 2017, quando efetuou disparos.
O mandado foi expedido pelo Juiz Ulysses Gonçalves, da cidade de Porto, que levou em consideração a ficha policial recheada de Ronaldo Lages. Ele foi encaminhado para a penitenciária de Esperantina.
No caso que aconteceu em dezembro, ele chegou a ser preso, mas pagou fiança e foi liberado. Dois dia depois teve a prisão decretada e era considerado foragido.
Ronaldo é acusado de causar o acidente que matou a biomédica Joysa Barros e ferido outra pessoas em 2013, após invadir a preferencial. Além disso respondeu por crime de uso ilegal de arma de fogo, crime eleitoral e lesão corporal.

fonte 180graus.com

Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em rodovia do Piauí

Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em rodovia do Piauí

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e uma camionete modelo D20 resultou na morte de uma pessoa identificada apenas por “Manoel de Teresinha”. Segundo informações, a vítima seguia sozinha conduzindo a moto que colidiu frontalmente com o carro.
O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (22/01), na rodovia estadual que liga as cidades de Curral Novo do Piauí e Paulistana, distante cerca de 3 km de Curral Novo.
Manoel teria ido da comunidade onde mora, povoado Baixio dos Belos, à cidade de Curral Novo, para realizar o recadastramento biométrico. Segundo relatos de populares, o mesmo teria sido visto bebendo em um bar da cidade. No retorno para casa, se envolveu no acidente. A colisão foi violenta e o motociclista morreu no local.
A moto pilotada por Manoel ficou destruída. A colisão aconteceu em uma curva, quando o motociclista teria invadido a contra mão. A D20, que seguia rumo à cidade de Curral Novo, também ficou bastante danificada. As pessoas que estavam à bordo do carro saíram ilesos.
O portal Cidades na Net não obteve informação sobre quem conduzia a D20. O veículo tem placa de Betânia do Piauí.


Fonte:180graus.com/com informções Cidades na Net

Moradores do Torquato Neto e Portal da Alegria sofrem com buracos nas ruas

Moradores do Torquato Neto e Portal da Alegria sofrem com buracos nas ruas

Ausência de uma galeria para escoar a água das chuvas é o causador do problema. SDU diz que já há um projeto aprovado para construção


A falta de estrutura para escoamento da água das chuvas tem causado muita dor de cabeça para a população de Teresina. Os moradores dos residenciais Torquato Neto e Portal da Alegria, na região do Porto Alegre, zona Sul da capital, estão tendo que conviver com ruas alagadas, lama e ruas esburacadas. De acordo com a população, o problema é recorrente, e a promessa de uma galeria que resolveria a situação, é antiga.
O calçamento de quase todas as ruas da região está sofrendo os impactos da falta de escoamento. Joselito Ribeiro, morador do residencial Portal da Alegria, relatou que a água da chuva chega a invadir as residências. Para contornar o problema, ele mesmo resolveu tapar um buraco em frente sua casa com um entulho deixado por uma equipe de limpeza enviada pela prefeitura.
O superintendente de Desenvolvimento Urbano da região Sul, Paulo Lopes, garantiu que tudo está sendo feito para amenizar a situação, e que algumas ruas já estão sendo recuperadas. No entanto, ele explicou que a situação só será completamente sanada com a construção de uma galeria. “Enquanto isso, não há como se fazer nada nos pontos mais graves, porque seria jogar dinheiro fora”, explicou.

Buracos nas ruas além de prejudicar a população dos residenciais, pode atrair doenças. Foto: Elias Fontinelle/ODIA
É o que ocorre no residencial Torquato Neto, onde a situação das ruas são mais emergências, com a presença de crateras que assustam e revoltam a população. Maria Aldenora, dona de casa e mãe de dois filhos, relata que o transtorno sempre se repete no período das chuvas, e que as autoridades não assumem a incumbência. “A prefeitura diz que a responsabilidade é da construtora, e a construtora diz que a Caixa é a responsável, e fica por isso mesmo”, falou.
Lopes explica que os empreendimentos habitacionais da região foram construídos após a aprovação da Lei de Escoamento, que determina a realização de um projeto de drenagem para a construção dos residenciais. Ele garantiu que já há um projeto, aprovado pela Caixa Econômica Federal, para construção de uma galeria que atenderá a toda a região.
“O custo total para execução dessa obra é orçado em mais de R$ 200 milhões. Não há uma previsão de quando o dinheiro vai ser liberado, e estamos aguardando a liberação dos recursos junto ao Ministério das Cidades”, informou o superintendente.
Outro problema é a grande quantidade de mato nas ruas, invadindo inclusive os blocos de apartamentos do residencial Torquato Neto. Patrícia Pereira, dona de casa que mora há dois anos no local, comentou que a prefeitura se comprometeu a fazer a limpeza das áreas externas aos blocos, mas que não ocorre. Ela ainda citou ainda que os matageis servem de esconderijo para criminosos, aumentando a insegurança na região.
O superintendente Paulo Lopes assegurou que as equipes da SDU Sul estão fazendo a limpeza de várias ruas de todos os residenciais Torquato Neto, mas admitiu que algumas áreas ainda não estão completamente controladas.

fonte /www.portalodia.com

Obra na Avenida Duque de Caxias causa transtornos a população

Obra na Avenida Duque de Caxias causa transtornos a população

Moradores e comerciantes se sentem prejudicados pela demora na conclusão do corredor de ônibus


A demora na conclusão das obras de implantação dos corredores de ônibus na Avenida Duque de Caxias, zona Norte de Teresina, tem incomodado os moradores da região. A situação da via, cheia de buracos, causa prejuízo aos condutores e gera insegurança na população, que ainda convive com a poeira causada pela construção do empreendimento da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).
O péssimo estado em que se encontra o asfalto da avenida é o principal alvo de relações dos motoristas que por ali trafegam diariamente. A assistente social Luana Medeiros teve o pneu de seu veículo danificado ao passar por um buraco na via. “Além do prejuízo financeiro, perco muito tempo, pois levo o dobro do tempo para fazer o percurso. Quando preciso fazer o percurso de ônibus é ainda pior”, relatou.

Pedestres precisam andar pela rua, dividindo espaço com obras, poeira, ciclistas, motociclistas e carros. Foto: Assis Fernandes/ODIA
Para os moradores e comerciantes da região - onde os impactos da obras são mais visíveis, próximo ao Hospital do bairro Primavera, o problema maior é a poeira. Antônio Carlos, responsável por uma farmácia na região, conta que a situação é problemática. “Prejudica muito, porque é muita poeira o dia todo, e os produtos ficam todos sujos. Espano aqui toda hora, mas mesmo assim não resolve” contou.
Já para pensionista Emília Sousa, a preocupação é com a saúde, já que por ter uma idade mais avançada, sente-se mais afetada. “Minha casa está sempre suja pela poeira, o que deixa minha garganta sempre inflamada. Eu queria que as obras acabassem logo, mas pelo jeito que está aí”, intercedeu.
Para outros, a demora para conclusão da obra, que já se arrasta a alguns meses, é o principal problema. O aposentado Carlos Alberto, que sempre passa pela avenida, afirma que a obra é necessária, mas que pelo tempo de execução já deveria ter sido concluída. “Um serviço deste, que seria feito em quatro meses leva quatro anos. Eu acho isso errado porque os gestores não agilizam a obra”, protestou.
A assessoria da Strans informou que a expectativa é que até o inicio do mês de fevereiro a pavimentação asfáltica da avenida esteja recuperada, e que as obras referente a construção do corredor de ônibus continuará até o segundo semestre deste ano, prazo para que seja concluída.

fonte www.portalodia.com