Na manhã de hoje (20), ocorreu, no auditório do Quartel do Comando Geral, mais uma reunião referente à construção do Planejamento Estratégico da Polícia Militar do Piauí.
terça-feira, 20 de julho de 2021
Apresentação do Planejamento Estratégico da PMPI
Piauiense participa de resgate na Chapada dos Veadeiros
fonte www.pm.pi.gov.br
Política Alepi aprova proibição de apreensão de veículos de entregadores por aplicativo
O deputado Franzé Silva pontua que a pandemia tem afetado os trabalhadores, principalmente aqueles que trabalham de maneira informal por aplicativo de entrega.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o Projeto de Lei (PL) 57/2021, que proíbe a apreensão ou retenção, por falta de comprovação de pagamento de impostos e taxas, dos veículos utilizados por pessoas como instrumento de trabalho, principalmente, de entregadores por aplicativo.
A medida é válida enquanto durar o estado de calamidade pública causado pela pandemia de Covid-19. Aprovado pela Alepi, o Projeto segue agora para sanção do governador Wellington Dias.
- Foto: Luís Marcos/ ViagoraDeputado Franzé Silva (PT)
O projeto de autoria do deputado Franzé Silva (PT), prevê que esses veículos não devem ser recolhidos pelo não pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) e do licenciamento, exceto se a autoridade fiscalizadora identificar a ocorrência de outras hipóteses de recolhimento ou apreensão previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Para o deputado, a apreensão de veículos automotores, como meio de compelir o contribuinte ao pagamento de tributos, já é objeto de questionamento judicial.
O parlamentar pontua que a pandemia da covid-19 tem afetado os trabalhadores piauienses, principalmente aqueles que garantem sua sobrevivência através do trabalho informal por aplicativo de entrega.
“Não se deve penalizar, ainda mais, o cidadão, que já sofre as consequências nefastas da Covid-19, com a apreensão do veículo que usa para seu trabalho e não tem conseguido honrar, em razão da redução de sua renda, com o pagamento dos impostos e taxas. Esses profissionais são mal remunerados, de modo que esse Projeto de Lei trará proteção a eles e suas famílias, durante esse período crítico que todos temos enfrentado”, frisa.
fonte www.viagora.com.br
Idoso de 76 anos vindo de Roraima está desaparecido em Campo Maior (PI) e familia pede ajuda!
a familia pede ajuda para encontrar o Senhor Raimundo Costa, quem souber informações, entrar em contato com a nossa redação.
Nesta terça-feira (20), os familiares do Policial Aposentado identificado como, Raimundo Costa, 76 anos, entrou em contato com o EmFoco para relatar o desaparecimento do mesmo após vim do estado de Roraima para a cidade de Campo Maior na sexta-feira (16).
Segundo informações da filha, Solange Costa, o idoso que saiu do estado de Roraima à passeio no municipio de Campo Maior vindo em um ônibus, entrou em contato com a filha pela última vez no sábado (17) pela manhã onde o idoso afirmou que já estava hospedado na pousada, depois disso os telefonemas não foram mais atendidos e nem respondidos via aplicativo de mensagem.
Antes do desaparecimento de Raimundo, ele informou aos familiares que iria se hospedar na pousada localizada perto da rodoviária em Campo Maior (PI). Ainda de acordo com informações, o idoso dias antes de perder o contato com os filhos, manifestou o desejo de seguir viagem à Canindé no estado do Ceará.
Diante desta situação, a familia pede ajuda para encontrar o Senhor Raimundo Costa, quem souber informações, entrar em contato com a nossa Redação através do número (86) 8108-7403.
fonte www.campomaioremfoco.com.br
Travesti é amarrada e espancada em porta-mala de carro em Teresina
Foto reprodução vídeo
Uma cena de causar repulsa. Um vídeo mostra uma travesti em Teresina sendo presa por um morador, amarrada aos pés e espancada por dois populares em um porta-mala de um veículo.
Segundo apurou o Cidadeverde.com, a travesti foi flagrada furtando e foi presa pelos populares.
No primeiro momento, o vídeo mostra a travesti com dificuldade de caminhar, devido os pés estarem amarrados e sendo apresentada a dois guardas municipais fardados. Na presença dos policiais e presenciado por várias pessoas, ela é deitada no chão.
Em outro momento, ela já aparece em um porta-mala de um carro e sendo espancada com pedaço de madeira e tapas por dois homens. Na gravação, dá para ouvir uma pessoa dizer: “Ei, Gabriel não bata não”. Ele não obedece e continua o espancamento. Ela chora, grita e os agressores falam: “fala a boca”.
A Guarda Municipal se posicionou através de nota:
A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) esclarece que atendeu a uma ocorrência no residencial Parque Brasil III, zona Norte de Teresina, nesta segunda-feira (19). Ao chegar ao local, a equipe encontrou com uma travesti amarrada, suspeita de furtar apartamentos na região. Após ouvir os envolvidos, os membros da corporação que acompanhavam a ocorrência orientaram que o suposto agressor a desamarrasse.
Na sequência, a suspeita foi algemada e, juntamente, com o suposto agressor, foram conduzidos à Central de Flagrantes de Teresina para apuração do caso. Sobre um vídeo em que a travesti aparece sendo espancada no porta-malas de um carro, a GCM não presenciou o fato, uma vez que chegou ao local posteriormente.
Em hipótese alguma, a Guarda Civil Municipal de Teresina defende que seja feita Justiça com as próprias mãos. Por fim, o comando da GCM vai avaliar se houve falhas no procedimento.
A Antra (Associação Nacional dos Travesti e Transexuais) repudiou os ataques e classificou como ação de “tortura, violência e transfobia”.
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Direitos Humanos (GDH), disse que tomou ciência do ocorrido em vídeo no perfil do Instagram da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).
A Semcaspi solicitou a apuração dos fatos para a Guarda Civil Municipal de Teresina e está acompanhando juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos LGBT, para que seja averiguado a situação e as irregularidades.
A Semcaspi lamenta a situação e está a disposição para quaisquer novos esclarecimentos.
Fonte cidadeverde.com
Suposto integrante de facção que gravou vídeo exibindo arma é preso em Teresina
A Força Tarefa da Secretaria Estadual de Segurança do Piauí (SSP-PI) prendeu, na tarde desta terça-feira (20/07), um homem no residencial HBB, na região do Pedra Mole, Zona Leste de Teresina.
Segundo a SSP, o homem aparece em um vídeo que circulou durante esta semana, em que mais dois jovens ostentava uma arma de fogo.
Imagens mostram um bando encapuzado com trajes escuro e alguns referindo se a facção que seria do Primeiro Comando da Capital (PCC).
"Aê, é tudo três, passa nada, VMN, HBB e SV é o bonde dos loucos, bora aí, é a tropa que a gente tá indo pra pista, bora ver, tropa doida", diz o suspeito que filma com uma arma na mão e o celular na outra.
A expressão "tudo três" é uma suposta referência à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e "VMN", significa Vila Meio Norte; já SV é a Vila Santa Vitória, localizada após o HBB.
Vídeo: