terça-feira, 9 de março de 2021

Covid: Justiça investiga desvio de vacinas em São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí

prefeito de são Miguel e assunção


O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotora de Justiça Mirna Araújo Napoleão Lima, da Comarca de São Miguel do Tapuio, instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar suposto desrespeito à ordem de vacinação estabelecida no Programa Nacional de Imunização da covid-19 nos municípios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.

A Promotora fala em ato de "fura de fila" da vacina nos dois municípios, o que significa desvio de doses, ferindo gravemente o cronograma estabelecido para a vacinação contra COVID-19, conforme os grupos prioritários preestabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Na portaria, a promotora mandou notificar os secretários municipais de Saúde dos dois municípios para que em 05 (cinco) dias uteis, a contar da data da publicação da portaria, nesta terça-feira (09), apresentem as informações sobre o quantitativo de doses de vacina recebido da Secretaria Estadual de Saúde - SESAPI; o cronograma de vacinação do município atendendo aos critérios estabelecidos pelos Planos Nacional e Estadual de Saúde; como se dará o controle e rastreabilidade das pessoas vacinadas para aplicação da segunda dose da vacina; e a relação de todas as pessoas que receberam a vacina (nome completo e CPF) e comprovação de que fazem parte do grupo prioritário.

O OUTRO LADO
O portal fez contato com o secretário municipal de São Miguel do Tapuio e não conseguiu contato com o de Assunção do Piauí.

Janilson Rodrigues, secretário de saúde de São Miguel do Tapuio, disse em nota que não existe o fura-fila. E que a secretária de saúde tem tentado minimizar um erro do Ministério da Saúde. 

“Nosso Município existem hoje  132 idosos como mais 90 anos e recebemos apenas 80 doses para esse faixa etária. É lógico que, se a uma demanda superior a oferta alguém iria ficar sem vacina. Então tentamos priorizar nessa faixa etária o idosos acamados e posterior os mais  velhos em idade. Aos que ficaram sem vacina, já encaminhamos uma lista à Regional de Saúde de Campo Maior para que fosse solicitado as doses restantes  dos idosos que faltaram ser vacinados” disse.

O secretario acrescenta ainda que ao invés de nos encaminhar as doses restantes para os mais 90 anos, o Ministério da Saúde encaminhou vacinas para vacinar outra faixa etária entre 85 a 89 anos e 80 a 84 anos. 
“Com isso, ta vindo questionamentos do por que não vacinar o restante dos idosos com mais 90 ano? A reposta é uma só: não podemos tirar vacina de uma faixa etária para vacinar outra. É um determinação do Ministério da Saúde e eu estou tentando cumprir essa determinação”.

fonte campomaioremfoco.com.br

Homem morre após sofrer descarga elétrica e cair de poste no Piauí

Fábio era casado, deixa esposa e uma filha.


Um homem identificado apenas como Fábio, conhecido popularmente como ‘Negão’, morreu na manhã desta terça-feira (09), após receber uma forte descarga elétrica em um poste de iluminação pública, na cidade de São José do Piauí. O acidente ocorreu por volta das 10h45min.

De acordo com informações preliminares, a vítima que trabalhava como eletricista, estava em cima do poste próximo a uma quadra de esportes quando recebeu a descarga, vindo a cair e faleceu ainda no local.

Fábio era casado, deixa esposa e uma filha. Mensagens de solidariedade e homenagens foram postadas nas redes sociais por amigos e familiares. Não há informações até o momento sobre o tipo de atividade que a vítima realizava no poste. 

Foto: Reprodução/ Cidades na NetFoto: Reprodução/ Cidades na Net

fonte www.meionorte.com

Teresina atinge 100% de ocupação de UTI: 'não tem mais alternativa, agora é isolamento’

 Para o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, a demanda está maior que a condição da prefeitura de abrir mais leitos.




Teresina atingiu 100% de ocupação de leitos de UTI para Covid nesta terça-feira (9). De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, até às 12h, seis pacientes estavam na fila de espera por leitos na capital. Informações G1

A fila de espera de vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 17 pacientes graves de Covid-19, até às 20h de segunda-feira (8). Além desses, 21 pessoas aguardavam vagas em leitos de enfermaria.

"A demanda está maior que a nossa condição de abrir mais leitos. Agora a população tem que fazer um esforço maior, porque as redes pública e privada estão saturadas, não tem mais alternativa, agora é isolamento social, máscara, álcool em gel e sabão", alertou Gilberto Albuquerque.

De acordo com o presidente da FMS, a atual situação no sistema de saúde havia sido prevista ainda no início de janeiro, com a explosão de casos na segunda quinzena de fevereiro e durante o mês de março.

"A rede privada de Teresina está saturada. Nós temos seis pacientes portadores de plano de saúde, mas que não encontraram vaga na rede e estão no hospital público. Já chegamos a ter 14 pacientes nessa situação", revelou.

Para amenizar o sofrimento dos pacientes que aguardam vaga na UTI, a FMS montou em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) cerca de 10 leitos com todos os equipamentos de alta complexidade. Isso garante, segundo Gilberto Albuquerque, que os pacientes ficarão bem assistidos.

A Fundação Municipal de Saúde também anunciou a abertura de mais cinco leitos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), além da readequação do Hospital do Dirceu, que será transformado totalmente em unidade de saúde Covid.

fonte www.falapiaui.com

FMS vai pagar 40% de insalubridade dos profissionais do setor Covid, diz presidente

 Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que o prefeito Dr. Pessoa (MDB) autorizou à fundação pagar, com recursos próprios, o adicional de insalubridade de 40% aos profissionais de saúde que atuam diretamente em setores covid.

“O Dr. José Pessoa Leal foi muito sensível, inclusive, e nos autorizou a pagar a insalubridade de 40% a todos os profissionais que estão trabalhando no setor covid. Ai contempla aqueles que estão numa situação de risco e vulnerabilidade diária”, informou Gilberto Albuquerque. 

A reunião ocorreu no início da tarde de ontem(08) no Palácio da Cidade. Segundo Dr. Pessoa, o governo municipal pagou até janeiro e depois ficou sem condições, mas que iria procurar uma forma de retornar à insalubridade dos profissionais da área covid. 

A FMS ainda faz o levantamento de quantos profissionais devem ser beneficiados com a decisão e se será ou não retroativo a fevereiro. Também ainda não há informação quais categorias devem receber. 

Na semana passada, profissionais da enfermagem fizeram manifestação em frente à Prefeitura protestando contra os cortes. Eles haviam anunciado uma greve, mas a justiça decretou ilegalidade devido a pandemia. 

fonte cidadeverde.com

Motorista é preso com 34kg de droga escondidos em caixa de som

 Foto: PRF

Policiais Rodoviários Federais e Policiais Militares prenderam, na manhã de desta terça-feira (09), um homem de 33 anos suspeito de tráfico de drogas. O flagrante aconteceu na cidade de Picos/PI na BR 316.

Os policiais estavam realizando fiscalização de rotina, quando deram ordem de parada ao veículo. "Foi verificado que o veículo apresentava avarias e estava sem o pneu de estepe. Os policiais perceberam que o condutor apresentava bastante nervosismo", disse a PRF.

O veículo foi encaminhado até o canil da Polícia Militar e com a ajuda de cães farejadores, os policiais encontraram cerca de 34,7 kg de maconha prensada escondidos em uma caixa de som automotivo.

O condutor, que é natural de Teresina, não informou pra onde iria levar a droga. Ele foi encaminhado juntamente com a droga até à Central de Flagrantes.

fonte cidadeverde.com

Covid-19: Coronel Viana é internado com 50% dos pulmões comprometidos

 O Coronel Edwaldo Viana foi internado na manhã desta terça-feira (09/03) no Hospital da Polícia Militar, em Teresina, com 50% dos pulmões comprometidos, após ser diagnosticado com a Covid-19. As informações são do Riachão Net.

Em nota, a assessoria informou que Viana inicialmente apresentou sintomas leves da doença. Porém, com a evolução do quadro, ele segue recebendo os cuidados médicos adequados.

Edwaldo Viana é ex-comandante do 4º BPM e foi candidato a prefeito de Picos em 2020, ficando em terceiro lugar na disputa eleitoral.

Coronel Edwaldo Viana
Coronel Edwaldo Viana    Romário Mendes

Veja nota na íntegra:

Confirmamos que o Coronel Edwaldo Viana foi diagnosticado com Covid-19, o que o levou a ser internado no Hospital da Polícia Militar, em Teresina. Inicialmente, apresentou sintomas leves da doença. Porém, com a evolução do quadro, Edwaldo Viana segue recebendo os cuidados médicos adequados. Temos mais uma batalha . Sabemos que temos um caminho árduo pela frente, mas com Deus, uma fantástica equipe de profissionais da saúde e todos que torcem pela recuperação do coronel. Sigamos firmes rogando pela saúde plena do nosso irmão/ amigo mais breve possível. Agradecemos muito a solidariedade e empenho de todos e todas.

fonte 180graus.com

Wellington Dias acerta parceria com prefeitura de Parnaíba para abrir mais leitos Covid

 Com a nova onda da doença e o aumento significativo dos números de casos de internação, o sistema de saúde piauiense tem tentado se adequar

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (9), com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa, e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, para tratar da ampliação de leitos de Covid na região. Na oportunidade, ambos assinaram um termo de cooperação técnica para a reabertura e estruturação do hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima.

Com a nova onda da doença e o aumento significativo dos números de casos de internação, o sistema de saúde piauiense tem tentado se adequar para não colapsar e a parceria entre os entes federados se faz cada vez mais necessária.

Na oportunidade, o governador Wellington Dias agradeceu o apoio do prefeito Mão Santa e destacou que desde o início da pandemia têm trabalhado em cooperação. “Para que a gente possa estar prevenido é preciso mais leitos de UTI e leitos clínicos. Aqui em Parnaíba, a prefeitura teve uma experiência exitosa no Hospital de Fátima e acertamos os termos para um trabalho compartilhado juntando profissionais, pois não está fácil encontrar profissionais nessa área. Faremos uma gestão compartilhada. Aproveito e agradeço a prefeito Mão Santa e sua equipe pela forma determinada de salvar vidas. E salvar vidas não só em Parnaíba, mas em toda a região”, declarou Dias.

O prefeito Mão Santa também agradeceu a parceira com o Governo do Estado e destacou que, no hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima, há aparelhos modernos tanto para UTIs como semi-UTIs. “Nesse momento de dificuldade, a importância é a saúde dos doentes”, declarou.

O secretário de Saúde, Florentino Neto destacou que toda a parte burocrática deve ser completada essa semana e haverá uma avaliação da equipe técnica. “A expectativa é que, na próxima semana, essa fase seja finaliza e os novos leitos já estejam disponíveis”, disse. O secretário disse que está sendo analisada a quantidade de leitos.

Em sua passagem por Parnaíba, o governador também visitou o Hospital Regional Dirceu Arcoverde que está passando por uma reforma. De acordo com o chefe do executivo piauiense, o hospital atende a população da região norte do Piauí e também alguns paciente do Maranhão e do Ceará. “Alcançamos aqui a marca de 28 leitos exclusivos para Covid-19 e 30 leitos de UTIs para outras doenças. Este é um número que antes não chegamos a imaginar, tendo em visita a dificuldade que foi para os primeiros dez leitos, por isso destaco a importância da ciência e da presença da universidade”, comentou.

O governador também fez um apelo à população para que continue seguindo as regras sanitárias para evitar a transmissibilidade. “Estamos acelerando as vacinas e recebi uma notícia muito boa que o Consórcio de Vacinas com a liberação de aproximadamente três milhões de vacinas da AstraZeneca. O nosso objetivo é ter de março à maio um volume de vacina voltado para os mais idosos, para ir reduzindo o número de internações e óbitos” , comentou.


Fonte: 180graus.com/ Com informações da CCom