terça-feira, 22 de novembro de 2022

Empresas de ônibus não irão pagar 13º salário aos trabalhadores, diz Setut

 Em nota, o Setut informou que a Prefeitura de Teresina atrasou os repasses necessários para o depósito do benefício.


O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) comunicou nesta terça-feira (22) que as empresas não irão depositar a primeira parcela do 13º salário para os trabalhadores do transporte público, que estava prevista para o dia 30 deste mês.

Em nota, o Setut informou que o déficit financeiro no sistema de transporte e o impasse com a Prefeitura de Teresina dificulta o depósito do benefício. "O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) esclarece que as empresas não conseguirão efetuar o pagamento do 13° dos colaboradores devido ao impasse com a Prefeitura e ao enorme déficit financeiro que a Prefeitura vem causando ao sistema de transporte urbano. Além do 13°, a folha de pagamento dos motoristas de ônibus que trabalharam no segundo turno das eleições também não foi paga por falta de verbas", diz a nota do Setut.

fonte www.meionorte.com

Homens sequestram motorista, tentam roubar pneus e caminhão fica atolado no Piauí

 Modalidades de furtos e roubos estão sendo praticadas das mais diversas formas. Desta vez, suspeitos tentaram furtar diversos pneus de uma carreta bitrem modelo Mercedes Benz Actros 2651, placa QGB9C52.

FOTO: REPRODUÇÃO

De acordo com o tenente André, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar em Santo Antônio de Lisboa, um motorista que estava pernoitando em Picos foi sequestrado por três pessoas e levado até as margens da BR-020. O local onde o motorista e o caminhão foram levados fica a 5 quilômetros da entrada de Santo Antônio de Lisboa, dentro da mata.

“Eles entocaram o caminhão no mato e passaram a noite tirando os pneus dele que era um bitrem. Chegaram a tirar 26 pneus”, informou.

O oficial da Policia Militar disse ainda que outro caminhão foi utilizado para transporte dos pneus roubados.

FOTO: REPRODUÇÃO

Conforme mostram as imagens, o veículo utilizado para transportar os pneus também era modelo Mercedes Benz, três eixos, de menor porte, placas RS0GA53, de cor vermelha.

“O caminhão que eles levaram atolou na areia fina e quando foi de manhã, não conseguiram levar e fugiram”.

Devido a magnitude da ação, há suspeitas que houve participação de várias pessoas.

“Pra tirar esses pneus têm que ser muitos homens. Só três homens não dão conta não”, suspeita o comandante de policiamento de Santo Antônio de Lisboa.

Os criminosos ainda usaram o cavalo-trator para tentar desatolar o caminhão carregado com os pneus. Na ação a cabine do cavalo ficou bastante danificada e os autores não obtiveram sucesso. Por conta da tentativa frustrada, evadiram-se sem levar nada.

Policiais seguem em diligências na tentativa de captura dos envolvidos. A ação foi reconhecida pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil que compareceram ao local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo dos suspeitos foi encaminhado para a Polícia Civil para os procedimentos necessários.

fonte 180graus.com

Homem é morto ao tentar matar rival em município do Piauí

 Um indivíduo identificado como David Francisco, de 27 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (22), no bairro Maricá, na cidade de Porto, região Norte do Piauí.

Segundo informações repassadas pela Polícia Militar do Piauí, o homem foi até a casa de um rival para matá-lo, mas ao chegar no local foi surpreendido por disparos de fogo.

O homem ainda chegou a ser socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Tem aquele ditado, o feitiço virou contra o feiticeiro.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

fonte 180graus.com

Vereadores de THE violaram a Constituição para receberem subsídio maior do que o pago ao prefeito

 FOTO: CÂMARA MUNICIPAL/DIVULGAÇÃO

Camara
_Sede da Câmara de Teresina

Um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) revelou que em 2021 os vereadores de Teresina receberam subsídios maiores do que o do prefeito da capital Teresina, Dr. Pessoa, o que contraria a Constituição da República. 

Segundo o artigo 37, Inciso XI, da CF/88, a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito (...)”.

Enquanto o prefeito Dr. Pessoa recebia a cifra de R$ 17.690,57, que vem a ser o subsídio do chefe do Executivo municipal 2021/2024, instituído pela Lei Municipal 5.547/2020, publicada em outubro de 2020, os vereadores de Teresina embolsaram a cifra de 18.881,21. Já o presidente, Jeová Alencar, embolsava a quantia de R$ 20.818,43.

As conclusões de órgão técnico do TCE foram as de que apesar da Decisão Plenária Nº 006/21, de 28/01/2021, que alertou os entes municipais para regularização das impropriedades verificadas na fixação dos subsídios em 2020, especialmente quanto às restrições impostas pela Lei Complementar nº 173/2020 (...), a Câmara Legislativa de Teresina-PI realizou pagamentos dos subsídios dos vereadores, em 2021, acima do valor estabelecido para o chefe do Poder Executivo local, violando o teto do art. 37, XI (CF/1988) – ver Tabela 5". 

FOTO: REPRODUÇÃO DOS AUTOS DE LEVANTAMENTO DO TCE