segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Capitão da PMPI conclui Curso de Negociação em Minas Gerais



Na sexta-feira (06), o Capitão Renildo, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Piauí, concluiu o 6º Curso de Negociação promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais. 

Foto_09122019_011225
O Curso iniciou no dia 18 de novembro e participaram dele policiais militares dos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Pará, Sergipe, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, policiais civis de Minas Gerais e um militar da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Foto_09122019_021234
A negociação é a primeira das alternativas táticas para resolução de uma crise, tendo como princípio fundamental o respeito pela dignidade da pessoa humana. Durante o curso, foram ministradas instruções de Direitos Humanos, Sociologia e Psicologia aplicada no processo, atuação do sniper, direito aplicado e técnicas e táticas, todos voltados para negociação. 

O Capitão Renildo destacou a importância dos conhecimentos adquiridos e, segundo ele, para transmitir isso à PMPI, é desejável uma integração com a Coordenadoria de Gerenciamento de Crises, para dar ênfase à figura do primeiro interventor, que é muito importante na resolução de crises.





fonte http://www.pm.pi.gov.br

MPPI participa de blitz educativa em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção

Membros e servidores durante a blitz educativa.

(Membros e servidores do MPPI durante a blitz educativa)
Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí participaram, na manhã desta segunda-feira (09), de uma blitz educativa em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção. A ação ocorreu na frente da sede do Ministério Público Federal (MPF), na Av. João XXIII, e reuniu órgãos e entidades que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí. 
Blitz educativa

Durante a ação, foram entregues materiais impressos contendo canais de comunicação e fornecidas instruções à população de como fazer denúncias, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância da sua participação no combate à corrupção. O ato ocorreu também em Parnaíba, Floriano, Picos, Valença, Alegrete, Bom Jesus, Campo Maior e Piripiri.
Após a blitz, aconteceu uma coletiva de imprensa para tratar sobre a temática. A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, destacou em sua fala a importância do trabalho por meio de parcerias e da atuação de forma preventiva, uma vez que ações integradas contribuem para soluções mais eficazes.
 
PGJ Carmelina Moura durante coletiva
(Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, durante coletiva de imprensa).
“O trabalho em rede permite a construção e a implementação de ações com maior impacto, pois cada organização pode contribuir com o seu saber. A Rede, por sua vez, se torna um espaço de diálogo plural e diverso, tanto no âmbito da produção de conhecimentos quanto no âmbito da capacidade de transformação da realidade, e o Ministério Público do Estado do Piauí é um importante parceiro que integra a Rede de Controle”. 
Além das falas dos representantes das organizações, foi apresentada a Estratégia Nacional de Prevenção à Fraude e à Corrupção, iniciativa realizada em conjunto para promover e fortalecer medidas que previnem e combatem a corrupção. A ideia da Estratégia surgiu após a divulgação de ranking da corrupção do Fórum Econômico Mundial de 2017, no qual o Brasil foi classificado como o quarto país mais corrupto do mundo, e de índice de percepção da corrupção da Transparência Internacional, que trouxe o Brasil na 105ª posição entre 180 países.
 
Integrantes da Rede de Controle.
(Integrantes de órgãos e instituições que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí).

Blitz realizada pelo interior do Piauí

Blitz em Picos

Blitz em Floriano
Blitz em Campo Maior

Blitz em Parnaíba

Blitz em Piripiri
Blitz em Valença 

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Guarda Municipal leva mais segurança para as escolas da zona Sul



Semcaspi
Com cinco meses de trabalho, o projeto Ação Zonal, da Guarda Municipal de Teresina (GCM), levou mais segurança para as escolas atendidas na zona Sul da capital. Quem atestou os resultados foram os professores, diretores, pais e alunos das unidades escolares que fazem parte do trabalho. A iniciativa consiste em visitas semanais a várias escolas municipais da região, sempre dialogando com alunos e profissionais sobre como melhorar a segurança dos locais.
“É um trabalho preventivo, que funciona no horário de 7h às 19h, com o objetivo de conhecer a comunidade e poder entender o que podemos fazer para melhorar a segurança dessas unidades. Além disso, já foram presas pessoas que faziam roubos, traficavam e deixavam escolas inseguras”, afirmou o capitão José Monteiro, comandante da GCM.
Segundo Iêda Duarte, diretora da Escola Municipal Torquato Neto, a Ação Zonal trouxe mais rapidez em situações de emergência. “Antes, nos sentíamos um pouco abandonadas. Muitas vezes solicitamos a presença da polícia por meio do 190 e, às vezes, demorava, ou não erámos atendidos. Com essas visitas semanais, onde se vem e passa um tempinho dentro da instituição, se verifica como é que estão as coisas”, destacou.
As guarnições passam 30 minutos na unidade por pelo menos uma vez na semana. As demandas encontradas durante o deslocamento também são atendidas. “Quando a gente precisa, liga para o número e é prontamente atendido! Estamos nos sentindo um pouco mais seguros em relação à violência da área. Realmente, é um trabalho que está surtindo efeito”, diz a diretora.
José Messias é funcionário da Escola Municipal Extrema há 34 anos. Segundo o colaborador, a presença dos agentes da Guarda é uma que lhe traz mais tranquilidade. “Só o fato do Guarda vir aqui já inibe muita coisa. Tinha um pouco de violência que a gente não está vendo mais, a paz voltou a reinar”. Messias fala ainda que observou também uma melhora no comportamento dos alunos.
A percepção de mudança no comportamento dos alunos também foi compartilhada por Matheus da Silva. O jovem de 16 anos cursa o 6º ano do ensino fundamental na mesma unidade. “Os alunos em sala de aula, principalmente da minha, estavam um pouco agressivos, alguns desrespeitavam os professores. Hoje, já respeitam e dão mais atenção. Estamos tendo mais segurança. Alguns alunos saíram dessa escola também, com medo de ameaças. Depois que chegou a Guarda Municipal para dar esse apoio, a gente se sente mais seguro dentro da escola, sente confiança”, afirma o estudante.
Além da atuação na Zona Sul, a Ação Zonal vem expandindo sua rota pela Zona Sudeste da capital. Segundo o secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, o projeto reforça a importância da Guarda Municipal para Teresina. A instituição deve ter seu efetivo elevado para cerca de 400 agentes ao final do Curso de Formação, que vem sendo realizado desde o dia 2 de dezembro.
“Inovamos com a estratégia da Ação Zonal, saindo um pouco dos parques, das praças e dos terminais, em que a Guarda já está instalada, e chegando a todas as unidades públicas. Queremos, tão logo inicie o próximo ano, chegar à Zona Leste e à Zona Norte. Com isso, passaremos a vistoriar todas as unidades públicas da Prefeitura, passando a sensação de segurança para o servidor público e para os usuários e, é claro, fortalecendo de uma maneira cada vez mais forte a luta por uma cidade menos violenta”, disse Samuel.
Criada por meio da Lei complementar n° 3.834, o órgão atua nas praças da Bandeira, Rio Branco, do Fripisa e dos Skatistas; parques Lagoas do Norte, Estação da Cidadania, Floresta Fóssil e Encontro dos Rios; Centro Unificado de Esporte e Lazer (CEU) Sul e Norte e Complexo Esportivo José Ponce Filho (Parentão); Centro Pop, Restaurante Popular de Teresina e Corredores e Terminais de Integração do Itararé, do Parque Piauí e Bela Vista. A Guarda atua, ainda, nos projetos “Teresina Protege” e “Educando para Prevenir”, que integram as ações do Programa Vila Bairro Segurança.

fonte pmt.pi.gov.br

Polícia Empresária é encontrada morta dentro de residência na zona Leste

Segundo a Polícia, uma mulher identificada como Maria Helena da Cruz Santiago, de 50 anos, foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (9), dentro da sua casa na Vila Santa Bárbara.

Na tarde desta segunda-feira (9), uma mulher identificada como Maria Helena da Cruz Santiago, de 50 anos, foi encontrada morta dentro da sua residência que fica próxima a sua lanchonete Point do Lanche, localizada na Vila Santa Bárbara na zona Leste de Teresina.
De acordo com as primeiras informações divulgadas pelo Departamento de Homícidio e Proteção a Pessoa-DHPP, a vítima foi encontrada pelo filho com vários sinais de perfurações no pescoço.
  • Foto: Divulgação/Polícia CivilA mulher foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (9).
  • A mulher foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (9).
  • Ainda segundo a Polícia Civil, a residência da empresária pode ter sido invadida peles fundos. 
    O filho relatou a polícia que quando conseguiu entrar no local, pois a mãe não atendia ao seu chamado encontrou o telhado da casa revirado e alguns cômodos com sinais de desordem. 
    O DHPP está investigando o caso que ainda não tem suspeitos identificados.

    fonte www.viagora.com.br


  • A mulher foi encontrada morta na tarde desta segunda-feira (9).
Ainda segundo a Polícia Civil, a residência da empresária pode ter sido invadida peles fundos. 

Polícia Empresário é baleado na cabeça por criminosos durante assalto

Câmeras de segurança registraram o momento em que o empresário foi abordado por dois homens em uma motocicleta que levam R$ 15 mil.

Câmeras de segurança registraram o momento que um empresário foi baleado na cabeça durante um assalto, após ser abordado por dois homens em uma moto na última sexta-feira (6) em Rio Verde, região Sudoeste de Goiás.
A vítima identificada como Leandro Parreira dos Santos, de 37 anos, foi abordado por dois homens em uma moto. Os dois homens levaram um envelope com a quantia de R$ 15 mil, que o empresário usaria para pagar os funcionários.
  • Foto: DivulgaçãoCâmeras de segurança registraram o momento em que o empresário foi abordado por dois homens em uma motoCâmeras de segurança registraram o momento em que o empresário foi abordado por dois homens em uma moto
As imagens mostram que Leandro caminhava pela calçada quando foi abordado pela dupla. O garupa desceu e apontou uma arma para a vítima, e em seguida, o homem que conduzia a moto também desceu.
De acordo com o delegado regional de Rio Verde, Carlos Roberto Batista, o empresário teria sido baleado após os suspeitos pedirem mais dinheiro. "As informações que chegaram até nós é que, após entregar o envelope, os criminosos pediram mais dinheiro. A vítima afirmou que não tinha e foi baleada", conta o delegado.
Segundo o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Paulo Renato Silva, a bala entrou pelo nariz e ficou alojada embaixo da orelha.O empresário já recebeu alta. A polícia abriu inquérito e procura os criminosos.  

fonte www.viagora.com.br

Bando explode cofre dos Correios e estoura pneus de viatura da polícia

Foto: Divulgação/PM
Pelo menos quatro homens assaltaram a agência dos Correios da cidade de São Gonçalo do Piauí, distante 124 Km de Teresina, na madrugada dessa segunda-feira (9). 
Os criminosos chegaram no local em um carro Gol branco e realizaram explosões na agência. O comandante do Grupamento da Polícia Militar, cabo Antônio P. Sousa, disse ao Cidadeverde.com que os bandidos, que estava armados com armas longas tipo escopeta, renderam um guarda noturno, arrebentaram cadeados e invadiram os Correios.
"Eles realizaram três explosões. Explodiram a porta que dá acesso ao cofre e cortaram uma parte com maçarico. Eles levaram uma quantia em dinheiro, mas não foi informado quanto", conta o comandante.
Um policial militar presenciou a ação e acionou o GPM de São Pedro e a Força Tática de Água Branca, mas antes de chegar ao local da ocorrência, a viatura teve os pneus estourados por miguelitos [espécie de pregos] espalhados pelos criminosos.
A PM isolou a agência e o caso será investigado pela Polícia Federal. 
Os assaltantes fugiram e ainda não foram localizados.  

fonte cidadeverde.com

Saiba quem são os passageiros que estavam no ônibus durante acidente na BR-135



O acidente com ônibus interestadual Princesa do Sul ocorrido na madrugada desta segunda-feira (09/12) deixou dois mortos e vários feridos na BR-135, próximo a Bertolínia. As vítimas foram identificadas como Evani Ribeiro e Flávia Barros, servidoras da Prefeitura de Ribeiro Gonçalves/PI.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veículo de transporte de passageiros de modelo M. Benz/Mpolo Paradiso, conduzido por um homem de 38 anos, capotou com os passageiros a bordo. O motorista sofreu ferimentos leves.
Os feridos foram transferidos por populares para hospitais da região.
Veja a lista com 48 passageiros, em ordem alfabética, que estariam no ônibus durante o acidente:
  1. Abel José dos S. Neto;
  2. Adelaide da P. Reis;
  3. Ananias C. do Rêgo;
  4. André Avelino Borges Neto;
  5. Arielton Ferreira de Sousa;
  6. Arnaldo Isólino;
  7. Caroline Silva C. de Miranda;
  8. Cristiano C. Mendes;
  9. Cristiano S. de Sousa;
  10. Danielly Alves de Melo 
  11. Debora S. A. Aires;
  12. Diana Paula da Silva;
  13. Diogo Gerson de S. Macedo.
  14. Divina S. Gomes dos Reis;
  15. Duciene;
  16. Ednalda Batista dos Santos;
  17. Eloi da Silva Marinho;
  18. Ernesto Gernano;
  19. Evani Carvalho Ribeiro (morreu no local);
  20. Flávia Barros (morreu no local);
  21. Francisco M. da Costa;
  22. Gilberto Oliveira da Silva;
  23. Inilson F. Ferreira;
  24. Ítalo Kaíke da Silva;
  25. Jamilson Neves Coelho;
  26. Jefferson Carvallho Peixoto;
  27. Jeremias Almeida Lima;
  28. José Carlos da S. Santos;
  29. Luisa Reis da Silva;
  30. Luzia Reis da Silva;
  31. Marcelo R. dos Santos;
  32. Marcos Aurélio de A. Lima;
  33. Maria de Fátima de Sousa;
  34. Maria de Lourdes Mousinho;
  35. Maria Eloísa C. do Rêgo;
  36. Marivone A. Pereira;
  37. Marivone Alexandre Moreira;
  38. Natercya Brenda de Araújo C.;
  39. Raaje Ribeiro;
  40. Raylane Alves de Sousa;
  41. Romário Alves;
  42. Samylla Gomes da Silva;
  43. Simone Vieira Moraes;
  44. Taylon Feitosa de S. Gomes;
  45. Thays de Sousa;
  46. Valdirene Quixaba;
  47. Wellington Lima de Sousa;
  48. Wesley Coelho Carvalho;

    Divulgação
As vítimas Flávia Barros Amorim, psicóloga do Cras de Ribeiro Gonçalves, e Evani Carvalho Ribeiro de Sousa, técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, tiveram mortes imediatas.
A prefeitura divulgou nota de pesar.
"Neste momento de dor prestamos nossas condolências a seus familiares pela grande perda de nossas servidoras", diz trecho.

    Divulgação
Veja vídeo e fotos do acidente:


    Reprodução

    Reprodução

    Reprodução

    Reprodução


    Divulgação / PRF

 fonte 180graus.com

"Induziram o Judiciário a tomar uma decisão equivocada", diz Themístocles

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Themístocles Filho, afirmou que a assessoria jurídica da Casa já recorreu ao Tribunal de Justiça do Piauí contra a decisão proferida neste domingo (08/12), pelo desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, suspendendo a votação da PEC 03, que trata da reforma da Previdência dos servidores estaduais.

Hoje, Themístocles abriu a sessão que, por falta de quórum, foi rapidamente encerrada. Além dele, no Plenário, estavam apenas Firmino Paulo e Júlio Arcoverde
Hoje, Themístocles abriu a sessão que, por falta de quórum, foi rapidamente encerrada. Além dele, no Plenário, estavam apenas Firmino Paulo e Júlio Arcoverde    Foto: 180graus






O parlamentar acredita que o Judiciário foi induzido ao erro. "Está gravado na nossa televisão, emissora de rádio, está no Plenário, a afirmação do presidente, de quinta-feira, que esse requerimento de audiência pública ia para a CCJ na segunda-feira. Reafirmei que não ia votar nenhuma matéria na segunda-feira, só depois da CCJ tomar sua decisão de dia e hora da audiência pública", explica.

A liminar que suspendeu a votação da PEC é resultado de mandado de impetrado pelos deputados de oposição - Lucy Soares (Progressistas), Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva (PSB) e Teresa Britto (PV). Ao TJ, informaram do fato de a proposta ter chegado à Casa no dia 3 de dezembro, sendo colocada no dia seguinte para tramitar em regime de urgência. Fato que, segundo a oposição, dificulta o debate da matéria que é complexa e afeta a vida de milhares de servidores.
"Acho que induziram o judiciário a tomar uma decisão equivocada. Informaram algo que não é verídico", enfatiza Themístocles.

fonte 180graus.com