Na sexta-feira (06), o Capitão Renildo, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Piauí, concluiu o 6º Curso de Negociação promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais.
O Curso iniciou no dia 18 de novembro e participaram dele policiais militares dos Estados de Minas Gerais, Tocantins, Pará, Sergipe, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, policiais civis de Minas Gerais e um militar da Força Aérea Brasileira (FAB).
A negociação é a primeira das alternativas táticas para resolução de uma crise, tendo como princípio fundamental o respeito pela dignidade da pessoa humana. Durante o curso, foram ministradas instruções de Direitos Humanos, Sociologia e Psicologia aplicada no processo, atuação do sniper, direito aplicado e técnicas e táticas, todos voltados para negociação.
O Capitão Renildo destacou a importância dos conhecimentos adquiridos e, segundo ele, para transmitir isso à PMPI, é desejável uma integração com a Coordenadoria de Gerenciamento de Crises, para dar ênfase à figura do primeiro interventor, que é muito importante na resolução de crises.