segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

MPPI participa de blitz educativa em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção

Membros e servidores durante a blitz educativa.

(Membros e servidores do MPPI durante a blitz educativa)
Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí participaram, na manhã desta segunda-feira (09), de uma blitz educativa em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção. A ação ocorreu na frente da sede do Ministério Público Federal (MPF), na Av. João XXIII, e reuniu órgãos e entidades que integram a Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí. 
Blitz educativa

Durante a ação, foram entregues materiais impressos contendo canais de comunicação e fornecidas instruções à população de como fazer denúncias, com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância da sua participação no combate à corrupção. O ato ocorreu também em Parnaíba, Floriano, Picos, Valença, Alegrete, Bom Jesus, Campo Maior e Piripiri.
Após a blitz, aconteceu uma coletiva de imprensa para tratar sobre a temática. A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, destacou em sua fala a importância do trabalho por meio de parcerias e da atuação de forma preventiva, uma vez que ações integradas contribuem para soluções mais eficazes.
 
PGJ Carmelina Moura durante coletiva
(Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, durante coletiva de imprensa).
“O trabalho em rede permite a construção e a implementação de ações com maior impacto, pois cada organização pode contribuir com o seu saber. A Rede, por sua vez, se torna um espaço de diálogo plural e diverso, tanto no âmbito da produção de conhecimentos quanto no âmbito da capacidade de transformação da realidade, e o Ministério Público do Estado do Piauí é um importante parceiro que integra a Rede de Controle”. 
Além das falas dos representantes das organizações, foi apresentada a Estratégia Nacional de Prevenção à Fraude e à Corrupção, iniciativa realizada em conjunto para promover e fortalecer medidas que previnem e combatem a corrupção. A ideia da Estratégia surgiu após a divulgação de ranking da corrupção do Fórum Econômico Mundial de 2017, no qual o Brasil foi classificado como o quarto país mais corrupto do mundo, e de índice de percepção da corrupção da Transparência Internacional, que trouxe o Brasil na 105ª posição entre 180 países.
 
Integrantes da Rede de Controle.
(Integrantes de órgãos e instituições que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí).

Blitz realizada pelo interior do Piauí

Blitz em Picos

Blitz em Floriano
Blitz em Campo Maior

Blitz em Parnaíba

Blitz em Piripiri
Blitz em Valença 

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI