domingo, 18 de setembro de 2022

Dr. Pessoa entrega títulos de terra para moradores do povoado Santa Teresa

 A Prefeitura de Teresina, por meio da ETURB (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), em parceria com a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reformar Agrária no Piauí (Incra-PI), realizou, neste domingo (18) a entrega de Títulos de Domínio para moradores das comunidades Vale do Aroeira e Serra do Gavião, localizadas na gleba Santa Teresa, zona rural de Teresina.

Prefeito Dr. Pessoa, Presidente do Incra, Geraldo Melo e morador recebendo o título / fotos: Rafael Sérgio – SEMCOM

O ato marca a entrega dos primeiros Título de Domínio que transfere em definitivo a terra da União para os ocupantes que exploram e vivem na gleba Santa Teresa. É um momento importante do trabalho de regularização para os ocupantes da comunidade que há muito esperam a regularização de suas ocupações.

“É um momento de grande importância para a nossa gestão. Há muito tempo, essas comunidades esperaram por esse documento, por essa registro e hoje, através de uma ação integrada estamos realizando esses sonhos. Colocamos a vontade do povo a frente de todo o processo e também a experiência do prefeito por ter vivido muito tempo na zona rural e sentir as dificuldade e necessidades desse povo. Vamos continuar investindo nas regularizações, pois mais famílias precisam desse documento”, afirmou o prefeito.

O presidente da Eturb, João de Deus Duarte (Pessoinha) destacou a importância da entrega dos Títulos a comunidade e ressalta que 1 500 famílias serão beneficiadas até o ano que vem.

“É um dia muito importante para a Prefeitura de Teresina, pois estamos dando o pontapé inicial no que diz respeito a regularização fundiária na zona rural da cidade. Pela primeira vez, a prefeitura está concentrando esforços, tanto na zona urbana, e hoje, inicialmente na zona rural. Vamos da mais dignidade as pessoas com relação ao convenho firmado com o Incra para entregar os títulos definitivos de posse”, esclarece o presidente, completando que, ao todo, serão 1 500 famílias beneficiadas até 2023, com entregues que acontecerão por etapas.

Ainda de acordo com o presidente da Eturb, a previsão é que ainda este ano serão finalizados residencial Betinho, Parque Dagmar Mazza, Vila São Francisco, Mario Covas e iniciar o Parque Universitário.

O presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, ressalta a parceria com a Prefeitura de Teresina na celeridade das entregas de Títulos, através do projeto Regulariza THE.

“É um momento que a gente concretiza uma política, que está sendo priorizada em todo o país, que é a regularização fundiária, seja ela dentro de assentamentos de reforma agrária, sejam em posses em grandes áreas de federais, como é o caso da Santa Teresa. A gente realiza de fato um direito dessas famílias que na prática não estava acontecendo. É uma ação capitaneada pelo Governo Federal em relação a execução, mas é inviável se não for fruto de uma parceira, como aqui em Teresina com a prefeitura, com o Tribunal de Justiça para que a gente agilize o processo e no final a terra seja regularizada”, disse Geraldo Melo.

Osair Sousa, moradora da comunidade Santa Teresa há 12 anos, conta das dificuldades enfrentadas pela comunidade e da realização de um sonho de muitos anos.

“É uma realização de um sonho. Não temos palavras para agradecer. A forma como o trabalho que a prefeitura e a Eturb conduziram o processo, dando celeridade, principalmente para os moradores do Vale da Aroeira que viveram momentos de tensão é uma realização de um sonho de anos e que hoje vamos realizá-lo”, disse a moradora emocionada.

  

Morre Geraldo Diniz, marido da promotora Leida Diniz, aos 68 anos

 Ele vinha do seu sítio entre as cidades de Barras e Boa Hora. Ele ainda chegou a ser socorrido e morreu no hospital.

O marido da promotora de Justiça, Leida Maria Oliveira Diniz, o advogado Geraldo Vieira Dinizmorreu vítima de um ataque cardíaco, aos 68 anos, no momento em que estava em uma propriedade da família entre as cidades de Barras e Boa Hora neste domingo, 18 de setembro. 

Ele ainda chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional Leônidas Melo, mas já tinha vindo a óbito antes de dar entrada no local. Enfermeiros disseram que Geraldo passou pelo exame ECG (eletrocardiograma), que confirmou o óbito, e a família já retirou o corpo da unidade hospitalar.

Geraldo Diniz e a promotora de justiça Leida Diniz - Foto: FacebookGeraldo Diniz e a promotora de justiça Leida Diniz - Foto: Facebook

"Ele já chegou em óbito, já chegou cianótico. Quando ele chegou nem ficha foi feita porque já estava morto, só fiz o ECG para comprovar o horário", informou um enfermeiro.

O corpo de Geraldo Diniz foi encaminhado para Teresina para que todas as providências cabíveis relacionadas a velório e sepultamento fossem tomadas. 

Geraldo e Leida são casados há 40 anos e tem dois filhos. Ele é natural de São Bento, na Paraíba, já trabalhou como assessor parlamentar e na Secretaria de Finanças da Prefeitura de Esperantina. 

fonte www.meionorte.com

Suspeito de assalto é baleado e esfaqueado por morador na zona sul de Teresina

 A ação aconteceu na manhã deste domingo (18), na Vila Irmã Dulce.

Um homem, que não teve a identidade revelada, foi baleado e, em seguida, esfaqueado na manhã deste domingo (18), na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina. Segundo informações preliminares, ele é suspeito de praticar assaltos na região. 

De acordo com testemunhas que estavam próximas ao local, o indivíduo, que seguia na companhia de um comparsa, abordou e assaltou um idoso, na Vila Palitolândia. A vítima teria reagido e acabou sendo esfaqueada pelos criminosos. 

 

Suspeito de assalto é baleado e esfaqueadoReprodução\ WhatsApp

Após a ação criminosa, eles tentaram assaltar uma outra pessoa, na Vila Irmã Dulce, que reagiu e disparou contra os indivíduos. Além disso, encravou uma faca na região do pescoço em um dos suspeitos.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve no local. O suspeito foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). 

Confira o vídeo:


fonte lupa1.com.br

Corpo de jovem é encontrado boiando no Rio Parnaíba em União

 A vítima foi identificada como Filipe Sousa, de 24 anos.

Um corpo foi encontrado, na manhã deste domingo (18), boiando no Rio Parnaíba, na cidade de União. A vítima foi identificada como Filipe Sousa, de 24 anos.

Corpo encontrado em União

O corpo foi avistado às margens do rio por populares, que acionaram o Corpo de Bombeiros. Mas antes da chegada dos profissionais, a população removeu o corpo de dentro do rio. 

O Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) foi acionado para fazer a remoção do corpo do local, afim de realizar os exames para constatar a causa da morte. 

fonte lupa1.com.br

Homem morre em acidente entre moto e carreta na BR-230 em cidade do Piauí

 Um acidente com vítima fatal foi registrado na tarde deste sábado (17/09) no município de Oeiras. O condutor de uma motociclieta acabou colidindo contra uma carreta, não resistiu aos ferimentos e foi à óbito no local. As informações são do Mural da Vila.

A vítima estava em um bar, quando resolveu voltar para sua residência. Entretanto, ao entrar na rodovia BR-230, o homem invadiu a contra mão e chocou-se de frente com uma carreta.

De acordo com populares, o homem estava com várias compras na mão, o que impediu de fazer a curva fechada, fazendo que a vítima invadisse a mão contrária da pista. O corpo do homem ficou a aproximadamente vinte metros de distância da motocicleta. 

DHPP investiga morte de gerente do Banco do Brasil encontrado na Zona Sul de THE

 Um jovem identificado como Jardel Igor Gomes de Lima, 29 anos, que era gerente da agência do Banco do Brasil instalada no bairro Piçarra em Teresina, foi encontrado sem vida na madrugada deste sábado (17/09), próximo a uma casa de entretenimento adulto situada na zona Sul da capital. Ele deixa um filho.

Jardel Lima
Jardel Lima

Jardel apresentava marcas roxas no pescoço, teve costelas quebradas e foi a óbito em razão de Traumatismo Craniano Encefálico. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) será acionado para que investigue a morte como assassinato. A causa e motivação deve ser apontada após inquérito investigativo.

Atestado de óbito conseguido exclusivamente pela equipe RP50 aponta o seguinte diagnóstico: “edema cerebral, hemorragia intracraniana, trauma cranioencefálico devido ação contundente”. Já na descrição sumária do documento consta “cadáver encontrado em via pública com sinais de violência”.

O corpo da vítima já foi liberado do Instituto Médico Legal (IML) e está sendo velado pela família em funerária privada da capital.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

fonte 180graus.com