sábado, 15 de agosto de 2020

Jornalista Roberta Pereira morre em acidente na zona Leste de Teresina

 

A jornalista colidiu seu veículo em um carro de luxo que estava estacionado em frente a um estabelecimento, durante uma tentativa de se livrar de assalto.

A jornalista Roberta Pereira morreu na noite desta sexta-feira (14/08), em um grave acidente envolvendo dois veículos na rua Lemos Cunha, bairro Ininga, na zona Leste de Teresina. Outras três pessoas ficaram  feridas. 

Segundo informações repassadas ao portal, Roberta colidiu seu veículo em carro de luxo que estava estacionado em frente a um estabelecimento durante tentativa de se livrar de um assalto.

Devido o forte impacto da colisão, a jornalista teve morte imediata e outros três passageiros  ficaram gravemente feridos, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina.

Roberta Pereira era especialista em Marketing digital e Bacharel em  Direito.

fonte www.meionorte.com

Reunião videoconferência: análise de estatísticas, ações de combate ao crime e nível de alerta PMs

 

Na manhã desta sexta-feira (14), ocorreu novamente uma reunião videoconferência entre os Comandos da Polícia Militar do Piauí, da Capital e do Interior, na qual também teve a participação dos Delegados Luccy Keiko e João Marcelo, na ocasião foram analisadas estatísticas dos crimes contra a vida, na qual proporciona ações estratégicas, e também sobre métrica de atendimento de ocorrências; testagem em massa para a Covid-19 e nível de alerta dos policiais militares durante a folga.

Foto_14082020_060817
No início, o Coordenador do Núcleo de Estatística e Analise Criminal da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil do Estado do Piauí, João Marcelo, apresentou dados referentes aos crimes no Estado, através de análises estatísticas, o Delegado Geral Luccy Keiko também fez uso da palavra e ressaltou a importância da apresentação, que possibilita adequação das ações. 

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, falou da intensificação das operações, reforçou que os crimes devem ser acompanhados e mensurados e que estão lutando para ter cada ano melhor que o outro e destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública, na ocasião agradeceu os Delegados pela apresentação dos dados apurados e fornecidos.  O Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues, citou sobre os homicídios e a meta em diminuí-los, e que a CGO está direcionando as operações de  policiamento ostensivo. 

Foto_14082020_060817
O Tenente-Coronel Meneses, Comandante de Policiamento Metropolitano II, disse que neste final de semana, serão realizadas operações na área do CPM II e que os resultados das estatísticas serão aproveitados e colocados em prática na efetivação dessas ações. O Diretor de Inteligência da PMPI, Tenente-Coronel Galvão também mostrou dados estatísticos da Capital e do Interior, especialmente do acompanhamento realizado quanto aos homicídios. 

Foto_14082020_060817
Posteriormente, o Capitão Assis do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), abordou sobre a coleta de dados quanto ao atendimento do número 190 e o tempo de atendimentos dos Batalhões. O Coronel Lindomar, parabenizou a apresentação e falou da relevância na agilidade em solucionar os problemas e dos comandos orientarem as respectivas tropas, instruindo o efetivo, e que todos devem buscar melhorar sempre como profissionais e pessoas. Depois, o Major Airton, Diretor de Saúde, destacou sobre o protocolo de testagem em massa para a Covid-19, e que deve ser considerado a análise de identificação dos anticorpos nas pessoas e trouxe dados atualizados da situação de policiais militares que foram contaminados. 

O Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral da PMPI, também reforçou sobre os dados estatísticos apresentados e falou sobre a elaboração de um curso para preparação dos policiais militares, com intuito de aumentar os níveis de alerta, em situações que o policial não esteja de serviço, e sim à paisana e solicitou que o Comandante do Policiamento Especializado, Tenente-Coronel James, abordasse sobre essa temática e desse uma breve explanação de como isso será realizado. O Tenente-Coronel James ressaltou que é importante o treinamento e a capacitação continuada dos policiais militares, além do âmbito ostensivo. E que o curso será voltado especialmente para situações em que os militares estejam à paisana, primeiramente será realizada uma palestra online, com um oficial do Estado da Paraíba, que lançou, recentemente, uma obra referente a esse tema, após a teoria será também adotada situações práticas, com situações do dia a dia. 

O Subcomandate Geral destacou que essa temática de autoproteção deve ser colocada em grade curricular, para ser inserida em todos os cursos de formação da Corporação, por ser uma temática muito importante. Em seguida, também reforçou que os sistemas SYSPM e o PMPI Mobile, logo, estenderão para todos os municípios de forma gradual. E por fim, o Tenente-Coronel Rubens Lopes, solicitou os comandos para atualização das frotas das Unidades, no Sicad, o Subcomandante-Geral reforçou a solicitação e encerrou a reunião.

Postagem: SAV Alveralicy
Imagens: Maj Marcos

NOTA DE PESAR: 2º Ten QEOPM RR Luiz Vieira Maia

 

É com profundo pesar que a Polícia Militar do Piauí informa o falecimento do 2º Ten QEOPM RR Luiz Vieira Maia, ocorrido na manhã desta sexta-feira (14), no Hospital de Urgência de Teresina onde estava internado. Infelizmente, o policial não resistiu e foi à óbito em razão de complicações causada pela Covid-19. O sepultamento ocorreu  no Cemitério Jardim da Ressurreição.

O militar de 68 anos ingressou na Corporação em 1973 e desde então prestou relevantes serviços à sociedade piauiense, atualmente estava na reserva remunerada. 

O Centro de Assistência Integral à Saúde da Polícia Militar repassou todas as informações necessárias à família enlutada. O Comando Geral da PMPI e toda família policial militar solidarizam-se com a família e amigos, e rogam que a misericórdia de Deus amenize a dor e conforte a todos diante de irreparável perda.

fonte www.pm.pi.gov.br

Desembargador suspende posse de vice após prefeito se afastar por covid-19 em Aroazes

 

O desembargador José Francisco do Nascimento, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), suspendeu a posse do vice-prefeito de Aroazes, Francisco Erismar Jorge da Costa. Uma decisão judicial proferida pelo juiz da comarca do município, localizado a 219 km ao Sul de Teresina, ordenou que a Câmara Municipal empossase o gestor, em virtude do afastamento do prefeito Antonio Tomé Soares, em licença médica por ter contraído a covid-19.

Segundo a decisão do juiz, caso a Câmara não empossasse o vice, a multa diária seria de R$ 5 mil. A alegação do magistrado que decidiu pela posse, é que o prefeito estaria fora de Aroazes há pelo menos 30 dias.

Para o desembargador, só os vereadores podem deliberar sobre a substituição legal do prefeito. "Diante do exposto, defiro parcialmente o pedido de liminar requestado, de forma a determinar a suspensão da posse do vice-prefeito do Município de Aroazes-PI, até ulterior deliberação da Câmara Municipal de Aroazes na condução da substituição legal do prefeito municipal, respeitando-se, por sua, o devido processo legislativo", diz o magistrado em sua decisão.

Segundo o desembargador, o lapso temporal de 15 dias de afastamento do prefeito, disposto no art, 71, da Lei Orgânica do Município de Aroazes, teve início na segunda-feira, dia 27 de julho de 2020, chegando a termo somente no dia 10 de agosto de 2020. 

"Dessa forma, a decisão agravada que deferiu o pedido de liminar vindicado para que o Vice Prefeito assumisse imediatamente a cadeira do Executivo, antes de escoado o prazo mínimo estabelecido na Lei Orgânica Municipal, configura afronta a retromencionada Lei Orgânica", sustenta o desembargador.

Ainda segundo ele,  a Câmara Municipal é legitima para conduzir o processo de substituição legal do prefeito.

Antônio Tomé Soares de Carvalho Neto contraiu coronavírus e esteve internado no Hospital São Marcos, em Teresina.

Aroazes já registrou, segundo a Secretaria de Saúde, 42 casos de covid-19 e duas mortes.

fonte cidadeverde.com

Dois homens são presos com armas e drogas durante operação da Polícia Civil

 

A Polícia Civil, por meio da Depre e DHPP, com apoio da Força Tarefa da SSP-PI, realizou ação policial nesta sexta-feira, 14 de agosto, para cumprimento de mandados de busca e apreensão, na regiã do bairro Monte Horebe, zona sudeste de Teresina.

Duas pessoas foram presas durante as buscas.

Um dos presos já possuía três mandados de prisão em aberto por homicídio e roubo.

Com ele foram encontrados dois coletes e um revólver.

Com o segundo preso foi apreendida uma pistola. 

 fonte cartapiaui.com.br

Ciro Nogueira se engana e anuncia leitos da covid que não existem no Piauí

 O Ministério da Saúde comunicou que houve um erro na publicação da portaria que renova a habilitação de leitos de UTI para o Hospital Getúlio Vargas de Teresina Piauí. Devido a publicação equivocada, o senador Ciro Nogueira anunciou em suas redes sociais, na terça-feira (11), a habilitação de 10 novos leitos para o hospital, com a finalidade de atender os pacientes graves de Covid-19.


No vídeo, o senador e presidente nacional do Progressistas, diz que serão cerca de R$ 1,4 mi para o HGV da capital. Ele ainda fez questão de agradecer a ação do ministro da Saúde e do presidente Jair Bolsonaro em benefício ao atendimento e tratamento dos piauienses com a Covid-19.

Assista:


Todavia, o Ministério da Saúde comunicou que a portaria de n°2035 de 7 de Agosto de 2020, na qual habilita 10 leitos de UTI Covid-19 para o Hospital Getúlio Vargas em Teresina, foi publicada de forma equivocada. Saiu como habilitação de leitos novos por um período de 90 dias, porém o correto é a renovação da habilitação dos 10 leitos por um período de 30 dias.

Nota na íntegra:

O DAHU/SAES/MS comunica que a portaria de n°2035 de 7 de Agosto de 2020 no qual habilita 10 leitos de UTI COVID19 para o Hospital Getúlio Vargas em Teresina, foi publicada de forma equivocada, saiu como habilitação de leitos novos por um período de 90 dias, porém o correto é a RENOVACÃO da habilitação dos 10 leitos de UTI COVID-19 por um período de 30 dias. O DAHU já está tomando as providências cabíveis para retificar as habilitações.

fonte cartapiaui.com.br

Dupla é presa após invadir residência e esfaquear vendedor no Piauí

 Dois homens foram presos por tentativa de latrocínio na madrugada desta sexta-feira (14/08), em Água Branca/PI. A dupla invadiu a residência, esfaqueou o proprietário e levou um celular e uma quantia em dinheiro. Os dois foram identificados apenas como Kiko e Diah. As informações são do Canal 121.

De acordo com informações dos policiais militares da Força Tática, a guarnição foi acionada para atender uma ocorrência, onde um homem estava sendo assaltado e pedindo por socorro. A vítima foi identificada como Landislau, um vendedor de cremosinho.

Após denúncia, os policiais saíram em diligência e logo chegaram ao endereço informado que fica próximo ao colégio João Justo, no bairro São Luís, onde a vítima já estava sendo socorrida por vizinhos.

Os policiais continuaram com as diligências e logo capturaram e prenderam os suspeitos do crime. Com eles foram encontrados o celular e uma quantia em dinheiro subtraídos da vítima, além da faca utilizada na ação. A dupla foi levada para a Delegacia de Polícia Civil de Água Branca para realização dos procedimentos necessários. Ambos têm passagens pela polícia.

A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde, e em seguida, transferida para o pronto socorro do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por conta da gravidade dos ferimentos.

fonte 180graus.com