sábado, 15 de agosto de 2020

Reunião videoconferência: análise de estatísticas, ações de combate ao crime e nível de alerta PMs

 

Na manhã desta sexta-feira (14), ocorreu novamente uma reunião videoconferência entre os Comandos da Polícia Militar do Piauí, da Capital e do Interior, na qual também teve a participação dos Delegados Luccy Keiko e João Marcelo, na ocasião foram analisadas estatísticas dos crimes contra a vida, na qual proporciona ações estratégicas, e também sobre métrica de atendimento de ocorrências; testagem em massa para a Covid-19 e nível de alerta dos policiais militares durante a folga.

Foto_14082020_060817
No início, o Coordenador do Núcleo de Estatística e Analise Criminal da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil do Estado do Piauí, João Marcelo, apresentou dados referentes aos crimes no Estado, através de análises estatísticas, o Delegado Geral Luccy Keiko também fez uso da palavra e ressaltou a importância da apresentação, que possibilita adequação das ações. 

O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, falou da intensificação das operações, reforçou que os crimes devem ser acompanhados e mensurados e que estão lutando para ter cada ano melhor que o outro e destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública, na ocasião agradeceu os Delegados pela apresentação dos dados apurados e fornecidos.  O Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues, citou sobre os homicídios e a meta em diminuí-los, e que a CGO está direcionando as operações de  policiamento ostensivo. 

Foto_14082020_060817
O Tenente-Coronel Meneses, Comandante de Policiamento Metropolitano II, disse que neste final de semana, serão realizadas operações na área do CPM II e que os resultados das estatísticas serão aproveitados e colocados em prática na efetivação dessas ações. O Diretor de Inteligência da PMPI, Tenente-Coronel Galvão também mostrou dados estatísticos da Capital e do Interior, especialmente do acompanhamento realizado quanto aos homicídios. 

Foto_14082020_060817
Posteriormente, o Capitão Assis do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), abordou sobre a coleta de dados quanto ao atendimento do número 190 e o tempo de atendimentos dos Batalhões. O Coronel Lindomar, parabenizou a apresentação e falou da relevância na agilidade em solucionar os problemas e dos comandos orientarem as respectivas tropas, instruindo o efetivo, e que todos devem buscar melhorar sempre como profissionais e pessoas. Depois, o Major Airton, Diretor de Saúde, destacou sobre o protocolo de testagem em massa para a Covid-19, e que deve ser considerado a análise de identificação dos anticorpos nas pessoas e trouxe dados atualizados da situação de policiais militares que foram contaminados. 

O Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral da PMPI, também reforçou sobre os dados estatísticos apresentados e falou sobre a elaboração de um curso para preparação dos policiais militares, com intuito de aumentar os níveis de alerta, em situações que o policial não esteja de serviço, e sim à paisana e solicitou que o Comandante do Policiamento Especializado, Tenente-Coronel James, abordasse sobre essa temática e desse uma breve explanação de como isso será realizado. O Tenente-Coronel James ressaltou que é importante o treinamento e a capacitação continuada dos policiais militares, além do âmbito ostensivo. E que o curso será voltado especialmente para situações em que os militares estejam à paisana, primeiramente será realizada uma palestra online, com um oficial do Estado da Paraíba, que lançou, recentemente, uma obra referente a esse tema, após a teoria será também adotada situações práticas, com situações do dia a dia. 

O Subcomandate Geral destacou que essa temática de autoproteção deve ser colocada em grade curricular, para ser inserida em todos os cursos de formação da Corporação, por ser uma temática muito importante. Em seguida, também reforçou que os sistemas SYSPM e o PMPI Mobile, logo, estenderão para todos os municípios de forma gradual. E por fim, o Tenente-Coronel Rubens Lopes, solicitou os comandos para atualização das frotas das Unidades, no Sicad, o Subcomandante-Geral reforçou a solicitação e encerrou a reunião.

Postagem: SAV Alveralicy
Imagens: Maj Marcos