quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Loja Petz de Teresina é denunciada por venda indiscriminada de produtos tóxicos

filia de Teresina

A loja de produtos veterinários Petz, localizada na Avenida João XXIII, na zona leste de Teresina, foi alvo de uma denúncia formalizada junto ao Ministério Público do Piauí por induzir consumidores ao erro e colocar em risco a saúde de seres humanos e animais. A situação ganhou destaque após o jornalista e fundador do portal de notícias Piauí de Ponta a Ponta, Melquiades Sobrinho, relatar um grave episódio de intoxicação ocorrido no último dia 30 de dezembro de 2024.

Melquiades comprou o produto antipulgas "PugOff" na loja, sem receber qualquer orientação sobre os riscos de sua utilização. Ele afirmou que os vendedores da loja não apenas deixaram de alertar sobre os cuidados necessários, como também instruíram erroneamente o uso do produto diretamente em seu animal de estimação, contrariando as instruções do fabricante. O resultado foi uma intoxicação severa que afetou o próprio jornalista, que apresentou sintomas como calafrios, tontura e alterações na pressão arterial. Desde o incidente, ele está impossibilitado de trabalhar e dirigir.

“Infelizmente, muitos lojistas não orientam os clientes sobre os riscos de aplicar esses produtos, que podem ser perigosos tanto para os animais quanto para os seres humanos”, desabafou Melquiades, que também destacou a necessidade de maior fiscalização e regulamentação no setor.

Segundo especialistas, produtos antipulgas contêm substâncias químicas que, se manuseadas de forma inadequada, podem causar reções adversas graves. “Alguns compostos podem ser absorvidos pela pele ou inalados, provocando reações que vão desde irritações leves até intoxicações severas”, explica o veterinário Dr. Carlos Mendes. Ele reforça que produtos como o "PugOff" são desenvolvidos para uso em ambientes, e não diretamente nos animais.

A embalagem do produto traz instruções claras sobre seu uso, mas a falta de treinamento adequado dos vendedores parece ter contribuído para o erro. Melquiades relatou que o vendedor orientou a aplicação diretamente no animal, com uma distância de 15 centímetros, o que contraria as recomendações do fabricante.

A loja Petz se manifestou sobre o ocorrido alegando que estar acompanhando, enquanto o jornalista segue em recuperação. O caso também levanta um debate sobre a responsabilidade dos estabelecimentos em informar adequadamente seus consumidores e garantir que produtos potencialmente tóxicos sejam vendidos com as devidas precauções.

A denúncia registrada junto ao Ministério Público do Piauí busca responsabilizar a loja e impedir que outros consumidores passem pela mesma situação. “Fica aqui meu alerta para que outros consumidores não sejam vítimas dessa negligência”, concluiu Melquiades.

O episódio também aponta para a necessidade de ações educativas que orientem tanto os vendedores quanto os consumidores sobre os riscos associados à manipulação de produtos veterinários, bem como a adoção de protocolos mais rigorosos para a comercialização desses itens.

Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina

 Foram recolhidos pela Vigilância Sanitária frascos de Mil Gatos sendo comercializados no Mercado do Mafuá e no Mercado Velho.

Após o envenenamento de nove pessoas da mesma família ocorrido no dia 01 de janeiro em Parnaíba, o poder público decidiu reforçar a fiscalização sobre os inseticidas e pesticidas que são comercializados livremente em mercados e centros de venda, sobretudo em Teresina. O veneno usado para intoxicar as vítimas no litoral era o terbufós, uma espécie de inseticida de venda livre. Mas há comerciantes vendendo venenos proibidos.

Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina - (Divulgação/Sesapi)Divulgação/Sesapi
Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina

Na manhã desta quinta-feira (09), a Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (Gevisa) deflagrou uma operação para combater a venda ilegal de venenos proibidos na capital e foram apreendidas substâncias cuja comercialização é vetada pela legislação brasileira. A ação se concentrou no Mercado Velho e no Mercado do Mafuá. Foram apreendidos frascos de veneno para ratos, conhecidos popularmente como “mil gatos”.

Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina - (Divulgação/Sesapi)Divulgação/Sesapi
Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina

Este veneno é um produto tóxico que contém compostos extremamente perigosos tanto para animais, quanto para seres humanos. Vender ou usar mil gatos no Brasil é considerado crime. A pena para quem comercializa este tipo de veneno pode ir de dois a cinco anos de prisão, além de multa. Se o produto usado resultar na morte de um animal, a pena pode ser aumentada em um sexto.

Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina - (Divulgação/Sesapi)Divulgação/Sesapi
Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina

Os comerciantes que possuíam o raticida receberam um auto de infração informando sobre as proibições e as consequências legais da comercialização do produto. Eles foram advertidos de que vender este tipo de veneno é considerado crime contra a saúde pública e o meio ambiente. Em caso de reincidência, eles estão sujeitos ao pagamento de multa. “Esta é a última chamada para que os comerciantes deixem de vender esse tipo de produto ilegal. Caso contrário, vão receber sanções”, pontua Jeanyne Seba, gerente da Gevisa.

Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina - (Divulgação/Gevisa)Divulgação/Gevisa
Após envenenamentos em Parnaíba, venenos ilegais são apreendidos em Teresina

Uso combinado de venenos é mais letal ainda

É comum que, para acabar com as pragas e evitar o aparecimento de insetos e ratos dentro de casa, as pessoas usem combinações de inseticidas e pesticidas. Mas o uso associado de raticidas como o Mil Gatos e o Chumbinho, por exemplo, representam risco sério não só para os animais, mas também para as pessoas. “Esses dois venenos em específico possuem toxicidade extremamente alta. Os sintomas aparecem após a ingestão e, se não houver atendimento médico urgente, estas substâncias podem ser fatais em pouco tempo”, explica o farmacêutico Marcos Paulo, da Gerência de Vigilância Sanitária.


fonte portalodia.com

Édson Melo se filia ao União Brasil e projeta liderança no diretório municipal do partido

 Em declarações ao O Dia, Melo destacou os motivos que o levaram à mudança partidária e revelou planos de assumir a presidência do diretório municipal.

O ex-vereador de Teresina, Édson Melo, oficializou sua filiação ao União Brasil, nessa quarta-feira (8), após deixar o PSDB, onde exerceu a função de presidente municipal. Em declarações ao O Dia, Melo destacou os motivos que o levaram à mudança partidária e revelou planos de assumir a presidência do diretório municipal do União Brasil, atualmente liderado pelo prefeito Silvio Mendes.

Édson Melo se filia ao União Brasil e projeta liderança no diretório municipal do partido - (Arquivo / O DIA)Arquivo / O DIA
Édson Melo se filia ao União Brasil e projeta liderança no diretório municipal do partido

“Estive com o presidente regional do PSDB, o ex-deputado Luciano Nunes, entreguei meu pedido de desfiliação do partido, inclusive renunciando ao cargo de presidente do municipal. Tivemos uma conversa amistosa, muito boa, ele compreendeu minha minha situação e já ontem mesmo também já me filiei a União Brasil”, declarou.


    A filiação de Édson Melo marca um momento estratégico para o União Brasil em Teresina, que busca se consolidar após a eleição de Silvio Mendes como prefeito em 2024. O ex-vereador já articula sua próxima etapa no partido, prevendo assumir a liderança do diretório municipal, uma vez que Silvio Mendes já sinalizou a intenção de se licenciar do cargo.

    “Vamos conversar com os próceres do União Brasil, Marcos Helva é o presidente regional, o doutor Silvio é o presidente do diretório municipal, quer se licenciar, disse já nos meios de comunicação que irá se licenciar, e provavelmente a gente será indicado para ficar como presidente diretório municipal do União Brasil”, afirmou.

    Com o objetivo de fortalecer o partido, Édson Melo planeja promover um evento que oficialize sua entrada e atraia novas filiações. Ele destacou ainda que essa ação será fundamental para o União Brasil se preparar para os desafios eleitorais de 2026.

    “Queremos fazer até um evento [para divulgar a solenidade], vai depender do do partido com todo concordar para a gente fazer um grande filiação ao União Brasil para fortalecer o partido para novos e futuros embates eleitorais”, concluiu.


    fonte portalodia.com

    Decretada situação de emergência na saúde pública de Teresina

     A decisão passa a valer a partir desta quinta-feira (9).

    O sistema de saúde de Teresina entrou em situação de emergência após a publicação do Decreto Nº 27.565, assinado pelo prefeito Silvio Mendes (UB) nesta quinta-feira (9). A medida tem como objetivo implementar ações urgentes para melhorar o atendimento à saúde da população.

    Sede da Fundação Municipal de Saúde Teresina - (Assis Fernandes / O DIA)Assis Fernandes / O DIA
    Sede da Fundação Municipal de Saúde Teresina

    A situação de emergência tem prazo de 90 dias a partir da publicação do decreto, podendo ser prorrogada caso a situação persista.


    O presidente da FMS, Charles da Silveira, informou que foi encontrado um sistema caótico nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, onde as estruturas são precárias, faltam medicamentos e insumos, que nesse primeiro momento é resolver a situação dos medicamentos e reestruturar a rede física.

    Futuro presidente da FMS, Charles da Silveira - (O Dia)O Dia
    Futuro presidente da FMS, Charles da Silveira

    “O prefeito hoje decretou [situação] calamidade, uma vez que nós não temos dentro da rede de fornecedores da Fundação quem queira entregar em função de grandes débitos que existem. Então este decreto nos possibilita ter agilidade. Nós vamos chamar os fornecedores que fornecem remédios para a Fundação para que ele se habilite e ofereçam preços e os mais baixos serão utilizados para aquisição imediata de medicamentos e insumos”, disse o presidente.


    Silvio Mendes reafirmou o que disse o presidente da FMS, que assinou o decreto para poder agilizar e garantir os insumos necessários para o funcionamento da gestão da saúde pública na capital. O prefeito informou já ter comunicado ao presidente da Câmara Enzo Samuel (PDT) e ao presidente do TCE, Kennedy Barros, sobre o decreto, enquanto prepara a licitação para as próximas compras.

    Prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes. - (Jailson Soares/O Dia)Jailson Soares/O Dia
    Prefeito eleito de Teresina, Sílvio Mendes.

    “Logo depois que assumimos nós pedimos emprestado ao próprio estado, mas ninguém tem estoque o suficiente para suprir a rede do município que é muito grande, o decreto serve para garantir a cada cidadão e cidadã os direitos para os insumos necessários para tratar sua dor”, finalizou o prefeito.


    A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou um monitoramento das estruturas da saúde pública no município e identificou desabastecimento em determinadas áreas, além da ausência de contratos com prestadoras de serviços essenciais. Com base nesse levantamento, foi declarada a situação de emergência.


    Com o decreto, a FMS está autorizada a realizar contratações emergenciais para suprir as demandas da saúde no município, conforme o art. 75, inciso VIII, da Lei Federal nº 14.133/2021.

    Também estão autorizadas as requisições administrativas de bens e serviços para atender necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente à saúde pública. As contratações emergenciais devem cumprir estritamente os requisitos do art. 23 da Lei Federal nº 14.133/2021, respeitando os preços praticados no mercado. Além disso, a administração pública deve iniciar imediatamente os processos licitatórios necessários para minimizar a necessidade de prorrogações.

    A reunião dos gestores e profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), acontece na tarde desta quarta-feira (9), com a presença do prefeito Silvio Mendes.

    Reunião com gestores e profissionais da FMS  - (Zan Viana/ O Dia)Zan Viana/ O Dia
    Reunião com gestores e profissionais da FMS
    Silvio Mendes no encontro de gestores da saúde  - (Jailson Soares/O Dia)Jailson Soares/O Dia
    Silvio Mendes no encontro de gestores da saúde
    Secretário Charles da Silveira na reunião de gestores - (Jailson Soares/O Dia)Jailson Soares/O Dia
    Secretário Charles da Silveira na reunião de gestores
    Charles da Silveira e Silvio Mendes  - (Jailson Soares/O Dia)Jailson Soares/O Dia
    Charles da Silveira e Silvio Mendes

    fonte portalodia.com