domingo, 9 de julho de 2023

Prefeito Dr. Pessoa entrega 533 registros de imóveis para moradores do residencial Betinho

 

Moradores do residencial Betinho comemoram a posse do registro do imóvel Fotos: Dantércio Cardoso / SEMCOM

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, entregou, neste domingo, 9, um total de 533 registros de imóveis para os moradores do residencial Herbert de Sousa, o Betinho, localizado na zona Sul da cidade. Com os registros, as famílias passam a ter a garantia da posse legal das residências, um sonho esperado há 23 anos, desde que o conjunto foi fundado, no ano de 1990.

A entrega dos registros foi realizada no CMEI Residencial Betinho e causou muita emoção em todos. A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), está priorizando a regularização fundiária na cidade.

O prefeito Dr. Pessoa ressaltou que a regularização é um benefício voltado, principalmente, para os mais vulneráveis e é a primeira vez que a gestão municipal se volta para esta ação. “Não olhavam com profundidade o social, é a mão de Deus, da justiça, dos cartórios é a determinação do prefeito para que essas pessoas tenham de fato e de direito suas casas para deixarem, quando se forem, para as suas famílias”, disse.

A meta da ETURB é entregar 10 mil registros de imóveis durante este ano, contemplando 30 núcleos urbanos. “Estamos aqui hoje, sob o comando do prefeito Dr. Pessoa, nesse dia prazeroso, transformando a vida de mais de 500 famílias, que não tinham quaisquer documentos de suas casas e hoje estamos entregando seus registros de imóveis e queremos colaborar ainda mais com a população”, afirma o presidente da ETURB, João Duarte.

O presidente da Associação de Moradores do Residencial Betinho, James Miranda, destaca a sensibilidade da prefeitura em atender aos moradores da região. “Hoje é um dia histórico. Já são mais de 20 anos que os moradores do residencial Betinho aguardavam o registro do imóvel, só tenho a agradecer a ETURB. Os moradores estão muito felizes”, disse.

Entre documentos já entregues e em fase final do processo de regularização fundiária, a ETURB soma 1.673 unidades imobiliárias. “Já entregamos 508 registros de imóveis, que são referentes ao parque Firmino Filho; temos mais 533 registros já emitidos, referentes ao Residencial Betinho, que foram entregues neste domingo, e temos 632 registros no cartório, que é a última fase antes da emissão, que são referentes ao Residencial Mário Covas”, cita a diretora de Regularização Fundiária da ETURB, Thaís Rosal.

A regularização fundiária é um processo gratuito que promove a cidadania e a redução da desigualdade social. Ela garante aos proprietários o reconhecimento legal de seus direitos de posse, propriedade e uso do imóvel. Isso oferece segurança jurídica, protegendo-os contra a ameaça de despejos e litígios. Os proprietários também têm maior segurança para investir na melhoria de seus imóveis.

                               

Grave acidente: colisão frontal entre carros deixa três pessoas feridas em Cristino Castro, Piauí

 A causa presumível seria que um dos carros teria transitado na contramão

Um acidente envolvendo dois veículos deixou três pessoas feridas na manhã deste domingo (09), na BR 135, na cidade de Cristino Casto, na região Sul do Piauí.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente foi do tipo colisão frontal com dois veículos Hyundai I30. A causa presumível seria que um dos carros teria transitado na contramão. 

Os  veículos ficaram totalmente destruídos
Divulgação


Em um dos carros seguia um homem de 53 anos, que sofreu ferimentos leves. Já no outro transporte,  havia um homem de 42 anos e outro de 29, que tiveram lesões graves.

As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Bom Jesus por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O homem de 53 anos foi submetido ao teste de alcoolemia, que deu negativo. Quanto aos outros não foi possível realizarem o exame devido a gravidade dos seus quadros de saúde.


Fonte: Portal A10+

Piauí tem maior o maior indicador de deficiência visual do país, revela IBGE

 Foto: Ascom/APAE Anápolis

Cerca de 4,6% da população do Piauí de dois de idade anos ou mais possuía diagnóstico de deficiência visual em 2022 e apresentava dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato.  O índice é o maior entre os demais estados do país, empatado apenas com Sergipe. 

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil a deficiência visual era a segunda deficiência com maior prevalência na população, atingindo um indicador de cerca de 3,1%, abaixo do índice piauiense. 

Outra informação que chama atenção é o percentual de deficiência auditiva no Piauí, onde 1,6% da população de 2 anos ou mais de idade tem dificuldade para ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos. O índice é o segundo maior do país, atrás apenas do Rio Grande do Norte, que registrou 1,7% da população com deficiência auditiva.

Depois da deficiência visual, em termos de prevalência na população do Piauí, seguia-se a deficiência de locomoção, que atingia cerca de 3,9% das pessoas de 2 anos ou mais de idade, as quais informaram ter grande dificuldade para andar ou subir degraus. O estado com o maior indicador era Sergipe, com 4,3%.

A deficiência com menor prevalência no Piauí era a de comunicação, na qual cerca de 1,3% das pessoas de 2 anos de idade ou mais de idade tinham dificuldade de se comunicar, para compreender e ser compreendido. O estado com o maior indicador era o Rio Grande do Norte, com 1,6%. O menor indicador era o do Amazonas, com 0,7%. 

De acordo com levantamento do IBGE, o percentual de pessoas com deficiência, quaisquer que fossem os tipos de dificuldades funcionais, atingiu chegou a 10,8% no ano passado. O indicador é o terceiro maior do Brasil, superado somente por Sergipe (12,1%) e do Ceará (10,9%).

Mercado de trabalho

Apesar do grande número de pessoas com deficiência, o Piauí registrava apenas 24,9% desse público com participação na força de trabalho, ou seja, apenas uma a cada quatro pessoas deficientes buscava uma ocupação no mercado de trabalho, o que representava menos da metade do indicador para as pessoas sem deficiência.

Sob o aspecto da informalidade no mercado de trabalho, no Piauí, as pessoas com deficiência apresentavam um indicador superior em relação àquelas sem deficiência. Assim, cerca de 73,5% das pessoas com deficiência estavam ocupadas informalmente, enquanto que esse indicador era de 53,3% para as pessoas sem deficiência. 

O indicador de informalidade para as pessoas com deficiência no Piauí era o segundo maior do país, ficando abaixo apenas do estado do Pará, com 75,8%. O estado com o menor indicador de informalidade para as pessoas com deficiência era Santa Catarina, com 37,8%. Em termos de comparação com a média nacional, no Brasil, as pessoas com deficiência apresentavam um indicador de 55% de informalidade, enquanto que as pessoas sem deficiência apresentavam 38,7%.

Escolaridade

A taxa de analfabetismo geral da população de 15 anos ou mais de idade chegou a 14,1% no terceiro trimestre de 2022 no Piauí. Contudo, entre as pessoas com deficiência esse indicador foi de 37,3%, quase 4 vezes maior que o verificado para as pessoas sem deficiência, que foi de 10,8%. 

A taxa de analfabetismo entre as pessoas com deficiência no Piauí é a segunda maior do país, ficando atrás apenas da registrada em Alagoas, com 38,4%, enquanto a menor taxa de analfabetismo foi a verificada no Distrito Federal, com 8%. No Brasil, no mesmo período, a taxa geral de analfabetismo para a população de 15 anos ou mais de idade foi de 5,7%, sendo que o indicador para a população com deficiência atingiu 19,5%, enquanto para a população sem deficiência foi de 4,1%. São informações trazidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE.

Para a população idosa, de 60 anos ou mais de idade, a taxa geral de analfabetismo no Piauí foi de 38,5%, no terceiro trimestre de 2022. Contudo, quase metade das pessoas idosas, com deficiência, era analfabeta no estado (48,7%), enquanto que cerca de um terço das pessoas idosas, sem deficiência, era analfabeta (33,3%).

Dentre as pessoas de 25 anos ou mais de idade, no Piauí, cerca de 43% chegaram a concluir a educação básica obrigatória de, no mínimo, o ensino médio. Contudo, a parcela da população do estado com deficiência, que concluiu seus estudos, ficou em 16,6%, aquém da população sem deficiência, que atingiu 47,5%. No Brasil, cerca de 53,6% da população em geral concluiu o ciclo básico de estudos, sendo que a população com deficiência atingiu 25,6% e a população sem deficiência chegou a 57,3%.


fonte cidadeverde.com

Entregador morre em hospital após acidente na Avenida Marechal; saiba quem é

 Um entregador por aplicativo, identificado apenas como Antônio, morreu após um acidente de trânsito registrado na avenida Marechal Castelo Branco na noite da última sexta-feira (07/07).

FOTO: RP50

Segundo apurado pela equipe do Portal RP50, o motoqueiro seguia em viagem quando o para-lama da moto teria travado, de modo que o homem foi atirado pra frente, vindo a cair no canteiro da pista. A vítima estava aparentemente bem e conversando, tendo machucado as costas.

FOTO: REPRODUÇÃOHomem morre após acidente de moto
Homem morre após acidente de moto

Assim, ele foi socorrido e encaminhado a um hospital. Contudo, por volta de meia noite, Antônio sofreu uma parada cardíaca, não resistiu e morreu no hospital.

Já neste sábado (08/07), vários entregadores marcaram presença no velório e enterro do colega de profissão.

Fonte: 180graus.com/ com informações RP50

A tradicional festa de arraia do HBB retornou neste sábado 08/07 após o surto da pandemia e trousse uma multidão ao palco da folia


O evento contou com diversas atrações que animaram o publico entre as atrações tivemos o maior tecladista da atualidade chicão dos teclados e a banda Aline Cabral, Junior Farra A3 e Vaqueiro Rico, dentre outras que fizeram o publico ir ao delírio.



Neste domingo a festa continuará levando muito alegria não só para o bairro mais para toda região o evento é uma iniciativa da associação de moradores do conjunto HBB e contou com o apoio do governo do estado do Piauí, contou também ainda com a emenda parlamentar da deputada Simone Pereira e do apoio de diversas empresas da região.


No palco da folia tivemos bastante segurança e a presença de bombeiros civis que garantiram a segurança durante todo evento.



No local da folia o folião vai encontrar além de muito alegria ele vai encontrar bebidas e comidas típicas e ainda temos um parque de diversões para a criançada.

Não foi fácil para organizar tudo isso, mas no final valeu a pena pois tudo ficou muito lindo, perfeito e hoje nosso evento já é considerado a maior festa popular da região, pontua os representantes da associação. 



O evento foi promovido pela a equipe da associação de moradores do conjunto HBB, segue o nome dos idealizadores dona Francisca Sales, Paulo Henrique, Regislane Sales, Roni e Fernanda Sales. 

O evento além de trazer muito alegria trousse renda para diversas famílias do bairro, é a associação trabalhando pelo social e pelo desenvolvimento da nossa região.

galeria de fotos e vídeos.

Melquiades Sobrinho diretos geral do portal piaui de ponta a ponta




Aline Cabral
Aline Caral








Chicão dos teclados

Publico presente