quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Seca no Piauí se agrava e governador vai a Brasília pedir socorro ao Governo Federal

Seca no Piauí se agrava e governador vai a Brasília pedir socorro ao Governo Federal

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Vitorino Tavares, diretor de Defesa Civil, ressalta que o número de carros-pipa está sendo ampliado.
O governador Wellington Dias viaja a Brasília para pedir ‘socorro’ ao Governo Federal e tentar viabilizar recursos para tratar a seca no Piauí.  O gestor se reunirá, nesta quarta-feira (11), com o Ministro da Defesa, Aldo Rebelo, e o presidente da Codevasf, Felipe Mendes. Atualmente, das 224 cidades piauienses, 163 estão em situação de emergência.
“Solicitamos à presidente Dilma, que a gente tenha, neste instante, um tratamento ainda maior, porque a situação é grave e, ao que me parece, não só no Estado do Piauí. Precisamos ter um olhar diferenciado, porque aqui é uma política de saúde. Ontem despachei com a equipe da Agespisa, uma equipe para ir a Capitão Gervásio, onde a gente vai ter que trabalhar improvisadamente, uma central de  tratamento para utilizar um reservatório, uma vez que, o lençol freático baixou e o sistema de tratamento que existia , não estava mais sendo suficiente”
Em entrevista ao Notícia da Manhã, Vitorino Tavares, diretor de Defesa Civil, ressalta que o número de carros-pipa está sendo ampliado. “Além das medidas que estão sendo tomadas pelos órgãos de governo para amenizar essa situação, a Defesa Civil neste momento intensifica a Operação Carro-Pipa, sobretudo nas zonas urbanas dos municípios”, disse.
O problema é que nem mesmo os poços artesianos estão ajudando, como no município de Alegrete. Grande lagoas naturais em Pavussu e Parnaguá também secaram.

Vitorino Tavares, diretor de Defesa Civil
“Além das providências que precisam ser tomadas, nós temos também que contar com a ajuda de Deus, que seria a questão da chuva. O sistema meteorológico já nos mostra que há uma preocupação no sentido de que podemos ter um período chuvoso irregular, com quantidade de chuva mínima, reduzida. E se não tivermos um reabastecimento dos mananciais que aí se encontram, nós teremos uma tendência de ter uma situação piorada ainda mais”, acrescentou Tavares.
Vitorino Tavares afirma que, sem chuva, a solução para o problema é mesmo o melhor consumo da água, com diminuição da quantidade utilizada e melhoria do seu armazenamento. Mesmo assim, os mananciais existentes precisam ser reabastecidos.

fonte portal piaui em foco

Rádio de PM acusado de pedir para menores aterrorizar Castelo é fechada


Rádio de PM acusado de pedir para menores aterrorizar Castelo é fechada

Proprietário da rádio é acusado de pedir para adolescentes aterrorizarem a cidade de Castelo do Piauí na época do estupro coletivo

Na manhã desta quarta-feira (11/11) seis policiais federais e dois fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estiveram em Castelo do Piauí, cidade a 184 quilômetros de Teresina, cumprindo mandado de busca e apreensão nos estúdios da Rádio Mutirão FM - 99,5 MHz.
(Foto: Camelo no Rádio)
Na rádio, no momento da chegada dos agentes, apenas o locutor Tony Silva encontrava-se.
Mediante apresentação de mandado judicial, a emissora teve seus equipamentos de transmissão desligados e retirados do estabelecimento. Foi solicitado ao colaborador da empresa que assinasse o termo, que será encaminhado aos órgãos competentes dando ciência que a ordem judicial foi cumprida em Castelo do Piauí.
Os idealizadores do veículo de comunicação não compareceram para prestar esclarecimentos junto aos fiscais da Anatel e a Polícia Federal na hora do lacre.
De acordo com informações, Romário Mota, diretor da rádio, pediu a Tony Silva que assinasse a documentação exigida, salientando que ele iria à sede da Anatel e trataria do assunto.
(Foto: Camelo no Rádio)
Através do WhatsApp, o filho de Elias Júnior, falou sobre a operação realizada na Mutirão FM. "Continua a perseguição contra nossa família, desta vez, a poucos instantes, a Anatel levou todos os equipamentos da Mutirão FM. Cinco rádios ilegais e só pegaram a Mutirão FM", declara.  

fonte portal o olho

Polícia prende homem acusado de bater na mulher com corda e câmara de ar


Polícia prende homem acusado de bater na mulher com corda e câmara de ar

Segundo informações apuradas pelo blog FN Notícias, o homem continuava sendo monitorado mesmo depois de preso, pois já respondia a outros inquéritos




A Polícia Civil de Paulistana (a 460 km de Teresina) e Conceição do Canindé (a 427 km da capital), após conseguir prisão preventiva junto ao Poder Judiciário, transferiu na tarde da última sexta-feira (06/10), para o presídio de São Raimundo Nonato, o indiciado A. J. de S., 30 anos, preso por militares sob a acusação de crimes de violência doméstica contra a mulher, cárcere privado e ameaça, na zona rural de Conceição do Canindé.
Segundo informações apuradas pelo blog FN Notícias, o homem continuava sendo monitorado mesmo depois de preso, pois já respondia a outros inquéritos policiais, inclusive, de fraude a instituição bancária.
“O averiguado, que se encontrava recolhidos nesta delegacia, contou uma história com partes verdadeiras e partes mentirosas, sendo que o indiciamos por três crimes, de maneira que a pena máxima em abstrato totaliza 8 anos e 6 meses, motivo pelo qual, somado à reiteração criminosa e possibilidade de fuga, representamos pela prisão preventiva, junto ao judiciário de Conceição [do Canindé]”, afirmou o delegado Otony Neto.
Ainda conforme informações repassadas pela Polícia Civil, o crimes vinham sendo praticado com certa frequência, no decorrer dos anos.
“A vítima vinha sofrendo agressões no âmbito de seu lar, confessando inclusive que já tinha apanhado com corda e câmara de ar, e pedaço de pau, sendo que o próprio autor admitiu os fatos. No decorrer do inquérito, conseguimos rapidamente a preventiva, bem como o envio do custodiado ao sistema prisional”, finalizou.

fonte portal o olho


Direito de resposta Ex-prefeito Felipe Santolia vai recorrer de condenação


Direito de resposta

Ex-prefeito Felipe Santolia vai recorrer de condenação

"Irei, conforme sentença do magistrado, recorrer da sentença em liberdade, oportunidade em que apresentarei, pela primeira vez, minha defesa", disse ex-gestor em nota.

O ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, enviou, nesta quarta-feira (11), direito de resposta sobre matéria publicada no GP1, ontem (10). O juiz Ulysses Gonçalves da Silva Neto condenou o ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, a 12 anos e três meses de reclusão em regime inicial fechado, por crime de peculato (desvio de dinheiro público). 
Imagem: DivulgaçãoFelipe Santolia(Imagem:Reprodução)Felipe Santolia
Em nota, Santolia afirma que vai recorrer da sentença em liberdade, "oportunidade em que apresentarei, pela primeira vez, minha defesa e os documentos que seguramente colocam fim a este mal entendido". 

Confira abaixo nota na íntegra

CONDENADO À REVELIA

A condenação em primeira instância contra minha pessoa se deu em ação penal que correu à revelia. Sendo assim, a decisão do magistrado é absolutamente legal, embora o objeto denunciado (apropriação indébita de recurso público) uma falácia construída por uma mente doentia geradora da denúncia (à época com fins eleitorais) e que será facilmente desmascarada. O denunciante, Gil Sobreira, é um psicopata perigoso e que fez de mim sua psicose.

Os atos processuais se deram quando eu estava em São Paulo, acompanhando minha irmã em tratamento público contra um câncer em estado avançado. Embora minha estada fosse de público conhecimento, com narrações diárias nas redes sociais, não fui encontrado pelos oficiais de Justiça, por razões óbvias, em meu endereço em Esperantina. Como disse, estava em São Paulo.

Houve a denúncia e a sentença. O julgamento não contou com minha ciência, meu depoimento, pedidos de diligência da defesa e, sequer, tive oportunidade de apresentar os documentos contábeis que provam a legalidade e honestidade de meus atos.

Irei, conforme sentença do magistrado, recorrer da sentença EM LIBERDADE, oportunidade em que apresentarei, pela primeira vez, minha defesa e os documentos que seguramente colocam fim a este mal entendido.

Agradeço às manifestações de apoio que não param de chegar e, quanto aos críticos, aqueles que não conhecem nossa história de lutas e do histórico de crueldade da oposição que enfrentamos, que procure se inteirar dos fatos antes de se aventurar em opiniões equivocadas.

A denúncia é de que, de novembro de 2007 à abril de 2008, teria desviado 854 mil reais dos valores descontados no período dos funcionários da Saúde. Como posso ter desviado quase um milhão de reais em seis meses se o desconto previdenciário era de apenas 16 mil por mês? A mentira do denunciante, um psicopata que me persegue impiedosamente há anos, é colossal e irresponsável. Ele é useiro e vezeiro em envolver meu nome em ‘estórias’ e escândalos cinematográficos, se valendo de valores pagos por adversários políticos para este fim, o do denuncismo inconsequente e criminoso.

A verdade será restabelecida e o responsável, por ter levado o Ministério Público e a Justiça a este tremendo equívoco, será oportuno e exemplarmente responsabilizado, dentro do que reza a Lei e a Constituição Federal.

Era o que tinha a dizer.

fonte gp1

Direto de resposta Prefeito Joel de Lima diz que pode recorrer de sentença


Direto de resposta

Prefeito Joel de Lima diz que pode recorrer de sentença

O gestor enviou nota esclarecendo o caso no final da tarde desta quarta-feira.

O prefeito de Miguel Leão, Joel de Lima, enviou, no final da tarde desta quarta-feira (11), direito de resposta sobre a matéria intitulada “Prefeito Joel de Lima é condenado a seis meses de detenção”. Na nota, o prefeito esclarece como ocorreu o caso. 
Imagem: DivulgaçãoJoel de Lima, prefeito de Miguel Leão(Imagem:Reprodução)Joel de Lima, prefeito de Miguel Leão
Joel de Lima disse que o processo ainda não transitou em julgado, ou seja, o prefeito ainda pode recorrer da sentença. Ele ainda afirma que “esclarecendo os fatos ocorridos e constantes nos autos do processo em questão, não há qualquer possibilidade do mesmo ser preso ou ser declarada sua inelegibilidade”. 

Confira a nota na íntegra


O Prefeito Joel de Lima vem a público esclarecer a população da cidade de Miguel Leão acerca da matéria divulgada no Portal GP1, hoje, dia 11 de novembro de 2015, intitulada de “Prefeito Joel de Lima é condenado a seis meses de detenção”.

É importante esclarecer que o referido processo em Trâmite na Justiça Militar trata sobre furto de uma arma de propriedade da Polícia Militar do Estado do Piauí que estava em posse do Senhor Joel de Lima desde a época em que este pertencia àquela instituição.

Tal subtração deu-se em razão de um furto ocorrido na casa do Senhor Joel de Lima, tudo conforme informado pelo próprio à polícia por meio de boletim de ocorrência feito à época. Além disso, o Sr. Joel já fez o devido ressarcimento do valor correspondente ao bem extraviado de propriedade da Polícia Militar do Piauí.

Diante disso, a Justiça Militar entendeu que o Senhor Joel de Lima não contribuiu para a subtração da arma que estava em sua posse, imputando-lhe a pena mínima que culminou na suspensão do processo.

Ademais, cumpre informar, que a sentença em questão sequer transitou em julgado. Ou seja, cabe ainda ao Prefeito Joel de Lima a interposição de recursos, o que poderá afastar completamente qualquer imputação feita a ele.

Portanto, esclarecendo os fatos ocorridos e constantes nos autos do processo em questão, não há qualquer possibilidade do mesmo ser preso ou ser declarada sua inelegibilidade.

Por fim, reforça-se que mesmo a sentença asseverar a ausência de culpa do prefeito, o mesmo recorrerá da decisão para que não persista mais nenhum tipo de questionamento.

fonte gp1

Projeto de Lei Silas Freire defende seguro de vida para forças de segurança


Projeto de Lei

Silas Freire defende seguro de vida para forças de segurança

Silas Freire é relator do projeto de Lei e apresentou voto favorável beneficiando policiais e bombeiros militares, policiais civis, policiais federais e policiais rodoviários federais.

O deputado federal Silas Freire (PR-PI) defendeu seguro de vida para as forças de segurança de todo o país, durante votação que aconteceu nesta quarta- feira (11) na Comissão de Segurança Pública e combate ao Crime Organizado. 

Silas Freire é relator do projeto de Lei e apresentou voto favorável beneficiando policiais e bombeiros militares, policiais civis, policiais federais e policiais rodoviários federais. 
 
Imagem: DivulgaçãoSilas Freire(Imagem:Divulgação)Silas Freire

"O projeto objetiva dar uma contrapartida aos profissionais de Segurança Pública e seus familiares, no sentido de garantir que, em caso de o policial ser acidentado, passando a portar alguma deficiência, ou morrer no exercício de sua atividade ou em função dela, a sua família teria garantido, por meio do seguro de vida, a sua dignidade e suas condições de sustento", comemora Silas. 

Durante a votação, Silas acatou a sugestão que inclui outros profissionais da segurança: agentes de trânsito, agentes penitenciários, guardas municipais, polícias legislativas federais e estaduais e agentes socioeducativos. 
 
“Esse projeto reconhece o trabalho das forças de segurança do país. Essa ação contribui para a melhoria das condições desses profissionais, uma vez que confere maior confiança ao policial para o desempenho de suas atribuições e a certeza de que, no caso de um evento trágico, ele e seus familiares não estarão abandonados à própria sorte e poderão contar com o apoio do Estado", destacou o deputado Silas Freire durante seu voto.

fonte gp1

Polícia e OAB investigam tortura de 17 presos na penitenciária Irmão Guido


Polícia e OAB investigam tortura de 17 presos na penitenciária Irmão Guido

Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

Penitenciária Irmão Guido registrou tentativa de fuga nesta semana

O delegado Emir Maia está neste momento dentro da penitenciária Irmão Guido acompanhado dos advogados Angélica Coelho Lacerda e Haroldo Vasconcelos, da comissão da OAB, para verificar a denúncia de suposta tortura de presos. O diretor do presídio não está no local. 
Haroldo Vasconcelos classificou como deplorável a denúncia e disse que a comissão irá apurar o caso. Também repudiou a atitude do presídio de dificultar o acesso da advogada a um cliente que está preso. 
O preso foi levado para a Central de Flagrantes e continuará lá por questões de segurança. Ele será submetido a exames. 
A Secretaria de Justiça divulgou nota sobre o caso:
NOTA
 
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí informa que os agentes penitenciários e policiais militares estão cumprindo sua missão de custodiar e garantir a permanência nas unidades prisionais do Estado de 17 presos que tentaram fuga na Penitenciária Irmão Guido nessa terça (10). Segundo informações preliminares, as escoriações existentes nos internos que buscavam retornar ilegalmente ao seio da sociedade foram ocasionadas durante a própria tentativa de fuga, ao passarem pelas grades e pelo buraco, e em decorrência do uso de munição não letal pelos agentes de segurança da unidade para conter a fuga. A Secretaria de Justiça ressalta seu compromisso com os direitos humanos e com a política de segurança e pacificação nas unidades prisionais no Estado do Piauí.
Secretaria de Estado de Justiça do Piauí
 
Gerência da Penitenciária Irmão Guido

Com manchas pelo corpo, ferimentos de bala de borracha e dores nas costas e tórax, um preso de 26 anos denunciou ontem à noite que vem sofrendo sessões de tortura no presídio Irmão Guido. Segundo a Polícia e a Comissão de Direitos Humanos da OAB, cerca de 17 presos teriam sido agredidos dentro da penitenciária após tentativa de fuga.
O caso só veio à tona após uma advogada ser impedida de falar com seu cliente e receber informações de que ele estaria sofrendo torturas. A advogada Joselda Nery, que é da Comissão de Direitos Humanos da OAB e do Comitê de Tortura, atendia o preso e solicitou de imediato a direção do presídio para realizar exame de corpo delito no detento. Por volta das 20h, o preso foi levado ao IML (Instituto de Medicina Legal) e em seguida para a Central de Flagrantes.
“Meu cliente relatou que vem sofrendo torturas, chegou a chorar e ao subir a blusa constatamos marcas em seu corpo e até um ferimento de bala de borracha”, disse Joselda Nery.
A mãe de outro preso também acompanhou o caso e informou à Comissão que seu filho estaria sofrendo agressões no Irmão Guido.
Segundo a advogada, a tortura estaria acontecendo no parlatório, área restrita onde os presoso falam com advogados e familiares. Ela solicitou que o preso não retornasse ao presídio e pernoitasse na Central de Flagrantes. Hoje pela manhã, ele fará exames no Hospital de Urgência de Teresina.
O delegado Emir Maia, da Delegacia de Direitos Humanos e de Repressão as Conditas Discriminatórias, acompanhou o caso na Central e informou que irá abrir inquérito para apurar o caso de tortura em 17 presos da Irmão Guido.
"O preso vai permanecer na Central. O diretor do presídio poderá responder por crime de omissão, além da equipe que estava de plantão na última segunda-feira (09)", disse o delegado.
A Comissão de Prerrogativas da OAB vai abrir processo para apurar as circunstâncias em que a advogada foi impedida de falar com seu cliente. "O advogado pode falar com seu cliente a qualquer hora e em qualquer situação. Vamos apurar o caso", disse o Luiz Alberto Ferreira Júnior. 
O preso que denunciou está há cinco anos no sistema prisional. Ele já passou por vários presídios, cumprindo pena por tráfico de drogas. Semana passada, o detento estava na Casa de Cústódia e na última quinta-feira (05) foi transferido para o Irmão Guido. 

fonte cidadeverde.com



Cabeça a prêmio: delegado de Picos alega ameaças em postagem no Facebook


Cabeça a prêmio: delegado de Picos alega ameaças em postagem no Facebook

“Enquanto fôlego eu tiver, não arredo um milímetro sequer para canalhas que ferem a sociedade”, postou o delegado.

Através de uma postagem na rede social Facebook, o delegado da 3º Delegacia de Polícia de Picos informou que foi vítima de ameaças. Antônio Madson de Oliveira informou que as ameaças foram repassadas por uma autoridade, com informações do Serviço de Inteligência da Polícia. Na postagem, o delegado alega que pessoas querem o ver  ‘sem a cabeça, colocando-a a prêmio’.
Foto: Reprodução/Facebook
“O sentido da minha postagem não é fazer alvoroço, é só avisar que eu já estou sabendo. É uma forma de me precaver, de desestimular essas pessoas que estão pensando em fazer alguma coisa. Quem trabalha com a área policial vira e mexe está sujeito a este tipo de coisa.”, relatou.
De acordo com o delegado, as ameaças são atribuídas ao trabalho constante que está sendo executado em Picos. Pessoas envolvidas com crimes, e consequentemente inimigos da polícia, estariam insatisfeitas com a atuação dos policiais. “Temos um índice de homicídios reduzido. Há um tempo atrás, aqui era conhecido como terra da pistolagem, mas esses casos diminuíram”, disse Antônio Madson.
Questionado sobre a origem das ameaças, o delegado Antônio Madson diz suspeitas de pessoas envolvidas com o crime de pistolagem, responsáveis por parte dos homicídios da região, e de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Por isso a postagem, que ele acredita que os autores das ameaças vão ler e pensar antes de qualquer atitude.
Parte em tom irônico e com humor, a postagem ainda está ativa na rede. Confira na íntegra:
fonte portal o dia 

Esgotados ingressos para final da Série D entre River e Botafogo-SP


Esgotados ingressos para final da Série D entre River e Botafogo-SP

Torcedores dizem que já conseguem comprar entradas a preços maiores na mão de cambistas.

Esgotados ingressos para final da Série D entre River e Botafogo-SP
A assessoria do River Atlético Clube informou que todos os 40 mil ingressos disponibilizados para final da Série D já foram vendidos. As entradas se esgotaram no começo da tarde de hoje (11) cinco dias após o início da venda. O jogo da final acontece no próximo sábado (14) no Estádio Albertão. O galo piauiense precisa apenas de uma vitória simples para garantir o título.
Anteriormente esta semana, o River já havia comunicado que a carga de ingressos havia sido reforçada nas filiais das Drogarias Globo dos três shoppings de Teresina. Ontem (10), o clube já havia anunciado a venda de mais de 22 mil ingressos para o jogo. Na tarde de hoje (11) a administração das drogarias informou à assessoria do clube que os ingressos restantes não seriam suficientes para atender mais à demanda.
Logo após o anúncio, torcedores do River divulgaram em suas redes sociais que conseguiram comprar o ingresso na mão de cambistas por até R$ 80,00. 

fonte portal o dia

PF deflagra operação Cangaço II e prende suspeitos de assalto a bancos


PF deflagra operação Cangaço II e prende suspeitos de assalto a bancos

Objetivo é reprimir a prática de assaltos aos Correios e caixas eletrônicos.

Dois homens foram presos durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal na tarde desta terça-feira (). Francisco Jayron Sousa de Moraes e Francisco de Assis de Sousa são suspeitos de integrar uma quadrilha que praticou diversos assaltos e recentes explosões a caixas eletrônicos.
A operação Cangaço II, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Piauí e do Maranhão, teve como objetivo de reprimir a prática de delitos contra agências de Correios e caixas eletrônicos.
No total foram cumpridos 05 mandados de busca e apreensão no município de Timon, onde foram apreendidas munições, uma arma caseira, mais de R$ 6 mil em dinheiro, coletes balísticos de empresas de vigilância e emulsões (“bananas”) de dinamite que seriam utilizadas para as práticas criminosas investigadas.
Os dois suspeitos foram presos em flagrante pela posse dos artefatos explosivos e porte ilegal de arma de fogo, acessórios e munições.

fonte portal o dia

Espaço da Cidadania mudará para dentro de novo Shopping


Espaço da Cidadania mudará para dentro de novo Shopping

De acordo com a Secretaria de Administração, a mudança se deve a falta de espaço para estacionamento e dificuldades de mobilidade.

O Espaço da Cidadania, local que reúne postos de atendimentos de vários serviços municipais e estaduais, vai mudar de lugar. Atualmente localizado na Avenida João XXIII,  o espaço será deslocado para o piso L4 Shopping Rio Poty, ao lado da praça de alimentação. De acordo com a Secretaria de Administração, a mudança se deve a falta de espaço para estacionamento e dificuldades de mobilidade. A mudança acontece a partir da segunda quinzena de dezembro.
Entretanto, a mudança não ajuda quem precisa ir ao local de ônibus. Pelo Shopping Rio Poty, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, passam apenas cinco linhas. São elas: 302 – Mocambinho/ Assembléia; 004 – IAPC / Cristo Rei; 108 – Santa Maria das Vassouras / Shopping; 109 – Santa Maria da Codipe / Monte Verde / Shopping e 304 – Buenos Aires / Primavera / Shopping.
As opções de ônibus citadas contemplam apenas a zona Norte e poucos bairro da zona Sul da capital, deixando usuários da zona Leste e Sudeste sem linhas diretas até o Espaço da Cidadania. Boa parte da população terá que pegar dois ônibus, através da integração das linhas. Onde está localizado atualmente, ao lado da ponte Juscelino Kubitscheck, o Espaço da Cidadania entra na rota da maioria dos ônibus que vão para o centro. Linhas de todas as zonas da capital passam por lá.
Em nota, a Secretaria de Administração afirma que a mudança do Espaço da Cidadania para o Shopping Rio Poty não representará aumento de gastos para o Estado, que terá o mesmo custo de manutenção e deixará de ter despesas com o pagamento de água, luz e segurança.
No novo Espaço da Cidadania vão funcionar postos de atendimentos do Detran, Secretaria de Segurança, Secretaria de Fazenda, Correios, Defensoria Público, TRE, Agespisa, Eletrobrás, ATI, correspondente bancário, Junta Comercial,  Sine e xerox.

fonte portal o dia

Colisão entre trem e metro em Teresina deixa dois mortos

Colisão entre trem e metro em Teresina deixa dois mortos

Populares se aglomeraram próximo à linha férrea causando congestionamento em ponte.

Uma colisão entre um trem cargueiro da Transnordestina e o metrô de Teresina deixou duas pessoas mortas na tarde desta terça-feira (11). O fato aconteceu no trecho da linha férrea próximo à ponte Wall Ferraz por volta das 16h. O maquinista do metrô, Gilvan Soares de Brito foi foi umas das vítimas fatais. O outro seria maquinista do trem e também se chamava Gilvan.
Um homem identificado como Adécio Luís, que é auxiliar do maquinista do metrô, pulou a tempo quando percebeu que iria colidir com o trem. Ele estava próximo à porta e ficou ferido. O homem tinha marcas de sangue no rosto, mas estava consciente e foi para o hospital por conta própria. Logo após do acidente, Adécio ainda tentou ajudar o colega de trabalho, mas não conseguiu. Quando a equipe do Samu chegou, as duas vítimas já haviam morrido.
Populares que passavam pelo local no momento pararam para fazer imagens do acidente e ver o que estava acontecendo e isso causou um congestionamento na Ponte Wall Ferraz e no trecho da saída da ponte para a Avenida Higino Cunha.
Segundo o superintendente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Antonio Sobral, as causas do acidente ainda serão apuradas. "Amanhã vou instaurar uma comissão de inquérito para averiguar. Tidas as conversas são gravadas. tanto entre os maquinistas, quanto aquelas referentes à liberação do metrô para circular na linha férrea", disse o superintendente.
O maquinista do metrô trabalhava da CMTP desde 1990 e tinha mais de 50 anos, segundo Antonio Sobral. "Nós lamentamos por essa vida. Em 25 anos de existência do metrô, essa é a primeira morte envolvendo um funcionário nosso em serviço", disse o superintendente.
A última viagem do metrô nesta quarta-feira (11) foi por volta das 9h da manhã. Em seguida, o veículo foi para a oficina, pois estava sendo feito um serviço de manutenção nos trilhos. O trem que se envolveu no acidente trabalhava na distribuição de brita ao longo da linha, portanto, o  metrô só deveria começar a operar após as 16h. A causa mais provável é de erro de comunicação. 
No momento do acidente, o veículo ainda estava retornando da oficina, por isso não havia passageiros. 

fonte portal o dia