segunda-feira, 15 de março de 2021
Reunião entre comandantes aborda sobre novo decreto e medidas excepcionais desta semana
Jovem de 17 anos é morto a tiros em Teresina e Polícia suspeita de acerto de contas
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local e irá investigar o crime. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi responsável pela remoção do corpo.
Na tarde desta segunda-feira 15/03, um jovem identificado como Francisco Eduardo Soares foi morto durante um tiroteio no residencial Francisca Trindade, localizado na região da Santa Maria, zona norte de Teresina. De acordo com informações houve uma troca de tiros por volta das 17hrs.
De acordo com major Elizete, comandante do 13 Batalhão da Polícia Militar, a principal suspeita é que Francisco Eduardo foi vítima de um acerto de conta. A major Elizete ainda explicou que dois indivíduos participaram do crime, e fugiram logo em seguida. Dudu, que tinha passagens pela polícia, não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local e irá investigar o crime. O Instituto de Medicina Legal (IML) foi responsável pela remoção do corpo.
fonte www.falapiaui.com
Altas Horas encerra atividades na zona leste de Teresina
Em meio a crise gerada na pandemia da covid-19, o restaurante Altas Horas Prime, divulgou um comunicado em suas redes sociais na noite deste domingo (14), informando sobre o encerramento das atividades na unidade da zona leste de Teresina, devido a dificuldades enfrentadas com a pandemia da covid-19.
Na publicação, a administração do restaurante afirmou que segue com as atividades normalmente na unidade localizada na zona sul da capital, mas que diante da atual situação, vai precisar fechar as para o público da zona leste.
O restaurante era situado na Avenida João XXIII, uma das principais vias da cidade, e foi inaugurado em 2015. “Foram muitas alegrias, muitos clientes conquistados e amizades firmadas em 6 anos de trabalho”, disse a administração do estabelecimento, no post.
fonte politicapiauiense.com
Jovem de 22 anos é assassinado na rua da sua casa em Picos
Um jovem, de 22 anos, conhecido como Tiago Garoa, foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (15/03) no bairro Canto da Várzea, na cidade de Picos.
Ele estava na rua da sua casa quando foi abordado pelo atiradores e atingido com vários tiros.
Tiago chegou a correr até a porta de casa, onde acabou morrendo.
A Polícia Militar foi acionada e isolou a área.
Após a realização da perícia, o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte:politicapiauiense.com/ com informações Picos40graus
Aos 40 anos, morre policial do Piauí referência em investigação cibernética
Foto: arquivo pessoal
A Covid-19 tirou a vida de um piauiense apaixonado pela vida e pela profissão. Na noite do domingo (14), o policial civil Mardem Lincow Carvalho da Silva, 40 anos, morreu em Brasília após uma semana lutando contra doença.
Natural de Teresina-PI, atualmente, ele trabalhava no Ministério da Justiça no Laboratório de Operações Cibernética. Entre tantas contribuições, ele participou de uma das maiores investigações de combate à pornografia infantil, Luz na Infância, de caráter internacional. No Piauí, ele desenvolveu o aplicativo Depre DH auxiliando a Polícia Civil a tirar de circulação traficantes e homicidas.
"Foi uma perda não só para a Polícia Civil, mas para o Ministério da Justiça. Meu irmão era um grande homem, apaixonado pelo que fazia. Ficou dois anos em Brasília morando sozinho e depois conseguiu levar a esposa e o filho. Na pandemia, preferiu ficar em Brasília porque estava trabalhando na operação Luz da Infância. Ele tinha muito amor à profissão. Temos recebido o carinho de muita gente até da Embaixada do Estados Unidos. Ele fez curso no FBI, tinha várias premiações. Tinha muito serviço prestado. Uma grande perda", lamentou a irmã Julyana Andressa Carvalho.
Foto: arquivo pessoal
Ao portal, ela contou que a esposa de Mardem, que também é piauiense, está internada e luta contra a doença. O filho do casal- de 13 anos de idade- foi infectado de forma menos agressiva e ainda não sabe do falecimento do pai.
Mardem Lincow era obeso e hipertenso. Julyana conta que, antes se ser intubado, o irmão pediu pra ser trazido ao Piauí.
"Ele foi internado lá no dia 09 e quando falou comigo pediu pra vir ao Piauí, mas a gente não conseguiu devido a gravidade do estado de saúde. Meu irmão não aguentou. Minha cunhada foi internada há uns dois dias e, como só moravam só os dois com o filho, trouxemos meu sobrinho pra cá quando descobrimos que também foi infectado. Ele está com os avós e ainda não sabe do pai. Minha cunhada sabe, mas não aceita", conta Julyana Andressa.
No Piauí, Mardem Lincow foi lotado na Inteligência da Polícia Civil. Antes de ser agente, ele foi policial militar. A paixão pela segurança pública foi herdada do pai que também é policial civil lotado no 9º Distrito Policial em Teresina.
Foto: arquivo pessoal
Mardem Lincow será cremado e a despedida será em uma cerimônia restrita.
Em Brasília, o policial integrava a equipe do delegado Alessandro Barreto, que é piauiense e coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas, do Ministério da Justiça.
Foto: arquivo pessoal
"Em 48 horas perdi dois policiais da minha equipe. Éramos oito. Muito triste! infelizmente sem condições de falar", disse bastante abalado o delegado e amigo de Mardem.
A Policia Civil do Piauí se manifestou por meio de nota.
A Delegacia Geral de Polícia Civil vem, por meio da presente nota, manifestar votos de pesar pelo falecimento do Agente de Polícia Civil Mardem Lincow Carvalho da Silva, ocorrido em 15 de março de 2021, em decorrência da Covid-19.
Atualmente, o agente de polícia encontrava-se trabalhando em Brasília no Ministério da Justiça, tendo ingressado na PC-PI no ano de 2014.
A Delegacia Geral deseja conforto aos familiares e amigos do APC Mardem Lincow Carvalho da Silva nesse momento de dor.
fonte cidadeverde.com
'É impossível fechar comércio desabastecer as residências', afirma Robert Rios
O vice-prefeito e Teresina e secretário de Finanças, Robert Rios, usou as redes sociais para comentar o atual cenário da pandemia e comentou sobre medidas restritivas.
"Acreditamos em um povo culto, civilizado, organizado e capaz de uma auto disciplina. Acreditamos que todas as atividades precisam em um curto período serem organizadas sem causar qualquer aglomeração que faz explodir a contaminação de COVID. Acreditamos que o governo precisa disciplinar e fiscalizar todas as atividades econômicas e sociais. Acreditamos que é impossível fechar comércio desabastecer as residências e, ainda impedir atividade econômica cujos impostos servem para manutenção dos serviços públicos e pagamentos de seus quadros. Acreditamos que só a vacinação em massa tira o Brasil da epidemia. O problema é de todos mas organizar solução é problema dos governos. Todos precisam se resignar e ofertar sua cota de sacrifício. Todos precisam praticar a solidariedade e distribuir alimentos para quem teve seu posto de trabalho fechado. Fé, solidariedade, disciplina pessoal e coletiva e vacinas são a Chave da vitória, faça sua parte", postou.
fonte 180graus.com
Teresina e Timon assinam contrato de criação do Consórcio de Mobilidade Urbana
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, e a prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, assinaram nesta segunda-feira (15) o contrato do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU), que deve melhorar o transporte coletivo entre as duas cidades. O documento segue agora para a homologação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A iniciativa, pioneira no país, deve aproximar ainda mais os dois municípios vizinhos. “Poderemos dar outros passos em conjunto. Todo e qualquer ato administrativo que for preciso conversar conosco, para melhorar a economia, a geração de emprego e renda e a acessibilidade, estaremos de peito e mente aberta para recebê-los”, disse Doutor Pessoa.
Após a homologação do CIMU na esfera federal, a competência pela gestão, planejamento, fiscalização e regulamentação do transporte público urbano entre Teresina e Timon passará a ser de responsabilidade das suas respectivas gestões municipais. A expectativa é que a assinatura do contrato acelere a implantação de melhorias no sistema.
“Enquanto prefeita, sempre procuraremos ter a melhor relação possível com os gestores, sobretudo com o prefeito de Teresina, pois fazemos parte da região metropolitana da capital do Piauí. Precisamos trabalhar de forma integrada. Esse é um momento muito importante e aguardado pela população timonense”, afirma Dinair Veloso.
Entre os presentes na solenidade de assinatura do contrato estavam, além dos dois prefeitos, secretários municipais das duas cidades, o diretor do Sistema de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU) de Timon, Saney Sampaio; e do Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina, Claudio Pessoa.
Fonte:180graus.com/ com informações Prefeitura de Teresina
Greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Teresina é suspensa por 90 dias
Dentre as propostas do Tribunal está a suspensão da greve e trégua por 90 dias para verificar o cenário do sistema e se buscar soluções
Após 36 dias, o movimento grevista dos motoristas e cobradores do transporte público de Teresina foi encerrado. Diante de diversas mesas de negociações e conversas entre empresários e os trabalhadores, o entendimento foi possível após audiência pública realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta segunda-feira (15). Com a decisão, a frota de ônibus deve retornar imediatamente na capital.
Dentre as propostas do Tribunal está a suspensão da greve e trégua por 90 dias para verificar o cenário do sistema e se buscar soluções. Outra proposta é o pagamento dos salários atrasados de janeiro. Marcelino Lopes, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (SETUT), agradece pelo entendimento entre as partes e o encerramento da greve na capital, ressaltando que sempre houve um esforço do setor empresarial para o funcionamento pleno do sistema de transporte.
“Agradecemos pela intervenção do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para com as negociações entre empresas e o Sintetro, a fim de que a greve fosse interrompida, e nos comprometemos a cumprir o acordo aceito pela entidade. Reiteramos que o SETUT sempre esteve em busca, prioritariamente, da manutenção dos postos de trabalho e, consequente, sobrevivência do sistema. E que seguirá mantendo efetivamente a prestação de serviços para sociedade teresinense”, disse o vice-presidente do SETUT.