Habitualmente, conforme atualizações do decreto estadual de medidas restritivas devido à Covid-19, ocorre uma reunião entre os comandantes da Capital e do Interior do Estado para abordar sobre a atuação da Polícia Militar diante das medidas e prestar esclarecimentos. Em virtude disso, na manhã desta segunda-feira (15), aconteceu mais uma reunião videoconferência para tratar sobre o decreto nº 19.529, de 14 de março de 2021, este passa a vigorar até o dia 21 de março.
No novo decreto algumas medidas tiveram alterações, a partir de hoje (15) até quarta-feira (17), bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, só poderão funcionar até as 20h. O comércio em geral poderá funcionar somente até as 17h e os shopping centers somente das 12h às 20h.
A partir das 21h do dia 17 de março até as 24h do dia 21 de março de 2021, ficarão suspensas todas as atividades econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais. E no horário compreendido entre as 21h e as 5h, do dia 15 ao dia 21 de março de 2021, ficará proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade que estão no decreto.
Durante a reunião o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, explanou o decreto, expôs e destacou pontos importantes, principalmente no que se refere aos novos horários e aos dias de funcionamento das atividades e reforçou sobre a importância de observar e utilizar os protocolos de atendimento de enfrentamento à Covid-19 da Polícia Militar. Em seguida, o Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues, reforçou o que foi falado do decreto e solicitou para que os comandantes de OPMs orientem os CPUs para que estes repassem para cada Comandante de Guarnição as orientações e informe os donos de estabelecimentos, bares, restaurantes, sobre o horário correto de fechamento.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, falou sobre a atenção aos horários e que as operações que ocorrem simultaneamente devem ser utilizadas também a favor do cumprimento da fiscalização, falou também da importância de divulgar e difundir a informação para a população e finalizou lamentando a morte de policiais militares pela Covid-19, que ocorreu na semana passada, e prestou solidariedade aos que perderam familiares e apoio aos que estão em tratamento e recuperação.