sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Estudantes realizam protesto 'SOS Lagoa do Portinho' para salvar local


Estudantes realizam protesto 'SOS Lagoa do Portinho' para salvar local

Um dos principais cartões postais do Piauí, corre o sério risco de desaparecer

Vários estudantes do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram na tarde da última quinta-feira (18/12), um ato público denominado “SOS Lagoa do Portinho”. Os jovens pretendem chamar a atenção das autoridades para tentar salvar a lagoa, que sofre com um processo de assoreamento constante.
Um dos principais cartões postais do Piauí, corre o sério risco de desaparecer. O espelho d’água da Lagoa do Portinho se transformou em lama ou até mesmo em chão rachado. Com a seca na região, outro problema agrava a situação. Os ventos comuns nessa época do ano aumenta o deslocamento de dunas que interditam estradas e causam prejuízos na área. Revoltados com a situação, os estudantes se mobilizaram para realizar o ato público em defesa do local. Eles denunciam o descaso das autoridades com a área e cobram medidas urgentes para salvar a lagoa.
“A gente sabe que não chove há alguns anos na região, mas o problema não é só esse. Tem gente desviando água, jogando lixo, enfim, uma série de desrespeitos ao meio ambiente. O ato público surgiu de um trabalho da universidade que fiz com a Lagoa do Portinho. Após perceber a situação, veio a ideia de fazer uma intervenção para chamar a atenção do governo, pois a lagoa não pode esperar”, contou a estudante Joselma Cordeiro, líder do movimento.
Por causa da estiagem, que já dura cinco anos, áreas que eram alagadas no passado dão lugar a vegetação no presente. No complexo construído para receber turistas, apenas dois dos cinco bares permanecem abertos desde a inauguração. Os outros três foram abandonados ou tomados pelas dunas.
De acordo com o comerciante Aluísio Soares dos Santos, dono de um restaurante há mais de 20 anos, as vendas diminuíram cerca de 50% nos últimos anos. Ele cita a falta de chuvas regulares nos últimos anos como o maior problema, mas conta que existem suspeitas de pessoas represando água na região.
laricelagoa03.jpg
“A situação é calamitosa na região dos bares, pois a lagoa está seca e só tem lama. Temos notícia de algumas pessoas represando água. A cada dia a água está diminuindo mais. Tem gente que ainda vem só para ver a situação precária da lagoa. Assim como os estudantes, que resolveram realizar este ato público e estão vendo de perto a real situação. Só não gostei de uma coisa: nenhuma autoridade veio até aqui para ouvir os universitários, que só querem bem o meio ambiente”, relatou Aluísio Soares.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) ainda não possui um plano para resolver a situação. Há poucos anos, a estratégia de conter as dunas com a plantação de uma vegetação específica não deu certo.
laricelagoa16.jpg
laricelagoa09.jpg
laricelagoa10.jpg
laricelagoa14.jpg
laricelagoa02.jpg
laricelagoa05.jpg
laricelagoa06.jpg
laricelagoa07.jpg
Fonte:180graus.com  Com informações do Portal Costa Norte

Denúncia Prefeito Valkir Nunes Oliveira é denunciado ao Tribunal de Justiça


Denúncia

Prefeito Valkir Nunes Oliveira é denunciado ao Tribunal de Justiça

A ação foi distribuída a 1ª Câmara Especializada Criminal do TJ. O relator sorteado para o feito é o desembargador Pedro de Alcântara Macedo.

Mais um prefeito foi denunciado ao Tribunal de Justiça do Estado pela Procuradora Geral do Ministério Público Zélia Saraiva Lima. O prefeito de Francisco Ayres, Valkir Nunes Oliveira, foi denunciado na última quarta-feira (17) acusado de Crimes da Lei de Licitações (Lei 8.666/93,
Imagem: DivulgaçãoValkir Nunes Oliveira(Imagem:Divulgação)Valkir Nunes Oliveira

A ação foi distribuída a 1ª Câmara Especializada Criminal do TJ. O relator sorteado para o feito é o desembargador Pedro de Alcântara Macedo. 

fonte gp1

Polícia Civil já apreendeu mais de 300kg de drogas no Piauí em 2014


Polícia Civil já apreendeu mais de 300kg de drogas no Piauí em 2014

A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) apreendeu entre janeiro e os primeiros 15 dias de dezembro mais de 300 quilos de drogas no Piauí. O destaque ficou por conta da entrada de dois novos produtos em circulação: o LSD e a "supermaconha".
Além de drogas, a Delegacia de Entorpecentes também apreendeu em 2014 vários veículos, incluindo carros de luxo. No pátio da unidade, há mais de 70 motos, além de uma dezena de carros - entre eles, um importado que foi apreendido em Piripiri com 130 quilos de cocaína.
"Com a entrada dessas novas drogas, mudou o perfil do usuário também. A droga sintética, no caso o LSD, tem como consumidor pessoas de padrão elevado, geralmente universitários, empresários e profissionais liberais. Ela é mais utilizada em bares e boates da zona Leste, enquanto o crack está concentrado na periferia", explicou no Notícia da Manhã desta sexta-feira (19) o delegado Willame Moraes.
Apesar da grande quantidade de droga e veículos apreendidos, Willame Moraes lamentou a estrutura limitada da Delegacia de Entorpecentes, mas se mostrou entusiasmado com a futura gestão da Secretaria de Segurança e da Delegacia Geral da Polícia Civil, que serão assumidas por Fábio Abreu e Riedel Batista, respectivamente, a partir de janeiro.
"A estrutura da Entorpecentes é muito pequena. A próxima gestão vai ter no mínimo seis delegados. Isso é muito bom, principalmente porque houve um aumento considerável do tráfico de drogas no Estado", argumentou o delegado. "O tráfico tem uma grande característica: é bem organizada, desde a pessoa que vai entregar a droga até os grandes fornecedores. O Estado tem que estar bem mais organizado que os traficantes", complementou.
Na última segunda-feira (15), também em entrevista ao Notícia da Manhã, Fábio Abreu definiu o combate ao tráfico de drogas como prioridade para a sua gestão. "A ideia é ter 10 delegados de entorpecentes. A maioria dos crimes está relacionada com o tráfico. Então esse vai ser o grande carro-chefe da Segurança Pública", comunicou. "As medidas que temos que tomar são para conter os índices de violência. O objetivo é estancar essa crescente de homicídios e mortes em geral. Isso é muito prejudicial para nossa sociedade", disse.

fonte cidadeverde.com

Uma das traficantes mais procuradas no MA é presa em Esperantina

Uma das traficantes mais procuradas no MA é presa em Esperantina

A polícia prendeu no final da tarde de quinta-feira (18), na cidade de Esperantina, Francisca das Chagas Carvalho do Nascimento, considerada uma das traficantes mais procuradas do estado do Maranhão. O delegado Igor Gadelha explica que ela tinha como base a cidade de São Bernardo no Maranhão, localizada a cerca de 80 quilômetros da cidade piauiense onde a suspeita foi capturada. 
“Ela estava na casa de uma irmã em Esperantina há cerca de dez dias. Fugiu do Maranhão quando a polícia de lá fez uma batida na casa dela e encontrou mais de um quilo de crack. Ela não tinha boca de fumo, mas era responsável pelo abastecimento de vários traficantes da região”, acrescentou Gadelha.
O delegado informou ainda que a suspeita está em Esperantina, mas deve ser transferida ainda nesta sexta-feira (19) para o Maranhão, onde deve permanecer presa.


fonte cidadeverde.com