Categoria reivindica pagamento do salário de junho, vale-alimentação e vale-transporte.
Teresina ficará sem limpeza urbana nesta quarta-feira (09) por causa da paralisação dos trabalhadores do setor. Os garis que atuam na capital estão reivindicando pagamento do salário de junho que, segundo eles, está atrasado. Conforme informou o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), há um impasse com a empresa Recicle/Aurora, operadora do serviço.

Não houve acordo entre os trabalhadores e a empresa para assinar o acordo do aditivo e isso tem provocado o atraso no pagamento. Jonatas Miranda, presidente do Seeacep informou que a assinatura do aditivo é necessária porque a empresa está rescindindo o contrato. “Não tem como continuarmos trabalhando desse jeito. Por enquanto, vamos parar só amanhã, mas teremos assembleia para decidir sobre os rumos do movimento. Nesta quarta, ninguém trabalha”, diz.
Além do pagamento dos salários atrasados, os garis reivindicam, também, o vale-transporte e vale-alimentação da categoria. Os trabalhadores farão uma mobilização na porta da garagem da Recicle/Aurora nesta quarta (09). Ao todo, o setor da limpeza urbana de Teresina conta com mais de 2 mil trabalhadores.

O que diz a Prefeitura de Teresina
Em nota, a Prefeitura de Teresina esclareceu que o Consórcio Recicle/Aurora se recusou a assinar o instrumento legal que garantia o pagamento dos serviços prestados no mês de junho, mesmo após tentativa de conciliação com o poder público sob coordenação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A PMT disse que compreende o movimento dos garis e classificou a situação como “um desrespeito”.
“Visando a resolução do problema, a gestão municipal determinou o pagamento do valor referente a dezembro de 2024, apurado após auditoria, o qual segue pendente diante da inércia da contratada para apresentação da documentação necessária à liberação dos valores. Face às pendências elencadas, a PMT segue em diálogo com o Tribunal Regional do Trabalho para destinação dos valores depositados judicialmente para adimplemento das verbas trabalhistas e buscará todas as medidas cabíveis para garantir o cumprimento do acordo, a valorização dos trabalhadores e a regularização dos serviços de limpeza urbana em Teresina”, diz a nota.
fonte portalodia.com