segunda-feira, 24 de junho de 2019

Piauí é escolhido por empresa chinesa que investirá pela primeira vez na América Latina

Piauí é escolhido por empresa chinesa que investirá pela primeira vez na América Latina

O projeto do Grupo CGN no Piauí será o maior de energia eólica do país.

Evento que marca a entrega de ações do projeto Gamma
O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (24), em São Paulo, do evento que marca a entrega de ações do projeto Gamma e a entrada no Brasil da Corporação Geral de Energia Nuclear da China. O Grupo CGN é uma grande empresa que investirá em energias renováveis pela primeira vez na América Latina e o Piauí é um dos estados escolhidos para os investimentos, ao lado da Bahia e Rio Grande do Norte. 
Para Wellington, este é mais um passo para o avanço do Piauí, que ganha destaque no cenário nacional na área de energias renováveis. “Queremos ser um parceiro e contribuir, por meio da nossa equipe, em tudo o que for necessário para o bom resultado das operações da empresa. No nosso estado temos um grande potencial para investimentos nas áreas eólica e solar, além de oportunidades com hidroelétricas. Temos muitos pontos de conexão com o sistema nacional de energia. Será um prazer recebê-los no Piauí e, desde já, espero que possamos fazer novos investimentos”, disse Dias. 
O Grupo CGN é uma das maiores construtoras de energia nuclear do mundo e o projeto no Piauí será o maior de energia eólica do país. O projeto inicial visa a instalação de 660 MW (megawatts), sendo que 540 MW já foram vendidos à CGN pela Enel Green Power. Ao todo, cerca de R$ 3,7 bi serão investidos no projeto. 
“Somos uma empresa experiente, com a maior mina de urânio na África, com minas no Canadá, Austrália e Cazaquistão, além de projetos de energia renovável na Ásia e Europa. Portanto, nos esforçaremos para que esse investimento no Piauí seja um modelo para novas aplicações no país”, pontuou o presidente da empresa chinesa, He Yu.
CGN
O Grupo CGN é uma grande empresa de energia limpa sob a supervisão da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (Sasac) do Conselho de Estado. Foi oficialmente constituída em setembro de 1994. Até agora, a CGN tem uma capacidade instalada total superior a 47 GW e mais de 30 GW de geração de capacidade em construção, envolvendo energia nuclear, energia eólica, energia solar, energia a gás e biomassa. Ao mesmo tempo, um bom desenvolvimento foi feito nos campos da aplicação da tecnologia nuclear, habilidades e serviços técnicos e proteção ambiental.
Além disso, a CGN é atualmente uma das maiores empresas estatais (SOE) na potência instalada, com capacidade de geração fora da China, e também é a maior empresa estatal de energia de gás natural offshore. 
Projeto Gamma
O Projeto Gamma no Brasil inclui instalação de 440 MW de energia solar e 91 MW de energia eólica; instalação da Turbines Farm, com um tamanho total instalado de 540 MW, todos colocados em operação. Em 2017, assinaram um contrato de compra de energia de longo prazo por 20 anos, sendo os preços o maior dos últimos anos e ajustado pela inflação.
O vendedor, Enel Green Power (proprietário do projeto), é uma subsidiária da Enel, que concedeu à CGN Energy International uma participação de 100% no projeto.
Autoria: Lorenna Costa
Piauí é escolhido por empresa chinesa que investirá pela primeira vez na América Latina
Piauí é escolhido por empresa chinesa que investirá pela primeira vez na América Latina

fonte http://www.pi.gov.br

SEPRO divulga relação de Oficiais e Praças que serão promovidos no dia 25 de Junho de 2019

SEPRO divulga relação de Oficiais e Praças que serão promovidos no dia 25 de Junho de 2019



A Seção de Promoções da PMPI divulga Relação dos Oficiais e Praças que serão promovidos na Solenidade Alusiva ao Aniversário de 184 anos da Polícia Militar do Piauí, que ocorrerá no dia 25 de Junho do corrente ano, as 08h, no Pátio Externo do Quartel do Comando Geral - QCG.
 



fonte http://www.pm.pi.gov.br

Ministério Público inspeciona Mercado Público de Parnaíba

Ministério Público inspeciona Mercado Público de Parnaíba

Pessoas de pé

O Ministério Público do Piauí, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba-PI, realizou, em parceria com a Vigilância Sanitária de Parnaíba e com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, visita ao Mercado Público da Caramuru a fim de verificar a qualidade dos alimentos vendidos à população. Na ocasião, estiveram presentes o promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, a diretora da Vigilância Sanitária, Esther de Vasconcelos Mavignier, acompanhada de fiscais do órgão municipal, e o médico veterinário João Carvalho do Val Neto.

Durante a inspeção foram vistoriadas as instalações físicas do mercado, a forma como os alimentos são comercializados e a conservação dos alimentos, entre outros aspectos. Na oportunidade foram constatadas diversas irregularidades, como sujeira excessiva dos boxes, falta de conservação correta das carnes e peixes e falta de estrutura física adequada.

Ficou determinado que a vigilância sanitária encaminhará relatório das condições de todos os mercados públicos em Parnaíba ao Ministério Público para a adoção de providências.
Fotos de carnes expostas em balcão com moscas em cima das carnes
Foto da cabeça de um boi dentro de um balde
Foto da estrutura precária do mercado

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Promotor da Mulher é denunciado por ex-namorada por violência doméstica

Promotor da Mulher é denunciado por ex-namorada por violência doméstica

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
O juiz da 1ª vara da comarca de Piripiri, Antonio Oliveira, imputou ao promotor de Justiça, Francisco de Jesus Lima, medidas protetivas por crime de violência doméstica.
O promotor é do NUPEVID (Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar) e trabalha há 12 anos em defesa da mulher que sofre com um dos crimes que ele é suspeito. 
A vítima é sua ex-namorada, a assistente social Cristina Santos Freitas que apresentou imagens e áudios a Polícia Civil sobre a suposta agressão verbal. 
O magistrado com base no pedido da Polícia Civil de Piripiri condenou o promotor a medidas protetivas. O juiz determinou que Francisco de Jesus fique 500 m de distância da vítima, dos familiares dela e de testemunhas. 
Na sentença, o juiz lembra que o promotor tem foro por prerrogativa de funções, mas como a denúncia não se trata de fato relacionado ao seu trabalho, ordenou a punição. 
O delegado Regional de Piripiri, Jorge Terceiro, informou que não instaurou inquérito e pediu apenas medida protetiva. "Como se trata de um promotor vou remeter ao procurador de Justiça para decidir se a investigação ficará com a Polícia ou o Ministério Público".
O promotor Francisco de Jesus ficou sabendo da denúncia pelo portal e pediu afastamento do cargo na manhã desta segunda-feira (24). Ele nega qualquer agressão a ex-namorada e disse que ficará à disposição do delegado e do juiz para esclarecimentos.
"Houve o rompimento do relacionamento, pois estou em outra relação e foi consensual. Estou com minha consciência tranquilíssima e se falei algo que ela se sentiu ofendida é um direito dela e vou cumprir a decisão judicial", disse o promotor.
Francisco de Jesus manteve um relacionamento de dois anos com a assistente social que mora em Piripiri. Ele crê que houve uma insatisfação por parte dela e garante não saber o que aconteceu.
"Depois que terminamos ela já foi em minha casa com a mãe e não havia motivos para inimizades, mas vou aguardar para ver o processo e me defender. Recebo essa denúncia com uma estranheza enorme. É uma denúncia seríssima e precisa ser esclarecida", disse o promotor.
Afastamento de funções
Ao ser informado pelo portal da denúncia, o promotor protocolou, pessoalmente, o pedido de afastamento de suas funções.
"Me afasto para a elucidação do caso, é incompatível a minha permanência na função. Vou aguardar a decisão do Corregedor para saber se atende ao meu pedido", disse Francisco de Jesus.

Fonte cidadeverde.com

Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige, diz pesquisa

Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige, diz pesquisa


Teresina é a 2ª capital do país onde mais se bebe e dirige. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Ministério da Saúde. Na capital do Piauí, 12,4% dos entrevistados  afirmaram conduzir veículos motorizados após consumo de qualquer quantidade de álcool. 
Só Palmas, em Tocantins, tem índice maior (14,2%). Já as capitais com menores prevalências são: Recife (2,2%); Rio de Janeiro (2,9%); Vitória (3,2%); Salvador (3,6%) e Natal (4,2%).
A divulgação do dado inédito é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018. 
No país, a proporção é de 5,3%, sendo maior entre homens (9,3%) do que mulheres (2%). A associação entre consumo de álcool e direção ocorreu principalmente em indivíduos de maior escolaridade (8,6%) e com idade entre 25 e 34 anos (7,9%).
Para o presidente da Associação Piauiense de Educação no Trânsito (Apetrans), Ricardo Borges, a estatística não é mais novidade para Teresina. Segundo ele, faltam ações do poder público para combater essa realidade.
"Os gestores já sabem desses dados. Eles não são novidade pra gente. Não temos uma política pública de segurança no trânsito. O Piauí é o 2º a cada 100 mil habitantes que mais mata também. No contexto geral, o Piauí está mais do que negativado. Já fazem dez anos que brigo para que esses dados do Programa Vida no Trânsito sejam públicos e professores de  escola e empresas e outras entidades tenham acesso e trabalhem isso. Os dados são colocado embaixo da coxa", critica.
Ricardo ressalta que só a divulgação de dados de forma contínua já seria uma forma de sensibilização.
"Os dados também pode ser utilizados para políticas de segurança. Vamos mobilizar policiais, agentes e, de forma ostensiva, fiscalizar bebida e direção como acontece no Rio de Janeiro por conta da Lei Seca. A identidade cultural do Rio hoje é a Lei Seca. Então, está faltando empenho. Não tem educação de jeito nenhum. Temos a maior taxa de descaso no uso de verba de educação para o trânsito. Só a fiscalização não ajuda a população mais carente", destaca.
Cidadeverde.com entrou em contato com a Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans) e informou que irá comentar a pesquisa após analisar todos os dados.
Celular e direção
A pesquisa divulgada aponta que 20% da população de Teresina faz uso do celular enquanto dirige. No Brasil, segundo a pesquisa, de cada 5 pessoas uma dirige falando ao celular.
Teresina ficou em 17° no ranking das capitais com 20,27%. O menor índice, de acordo com a pesquisa, foi registrado em Salvador (14,18%). Foram entrevistadas em todo o país, por telefone, 52.395 pessoas maiores de 18 anos, entre fevereiro e dezembro de 2018.
Fonte: Ministério da Saúde
Multas
Ainda de acordo com a pesquisa, 11,39% dos teresinenses afirmaram ter recebido multas de trânsito por excesso de velocidade. 

fonte cidadeverde.com

Jovem de 18 anos é preso após estuprar a ex-namorada, de 16

Jovem de 18 anos é preso após estuprar a ex-namorada, de 16

Adolescente relatou à Polícia que suspeito não aceitava o término do relacionamento, e vinha a ameaçando há algum tempo.


Um jovem de 18 anos foi preso nesta segunda-feira (24), acusado de estuprar sua ex-namorada no povoado Boa Hora, zona rural de Teresina, por volta de 2h30 da madrugada de hoje.
Segundo a Polícia Militar, o suspeito não aceitava o término do relacionamento com a adolescente, que tem 16 anos. 
A vítima relatou aos investigadores que o rapaz já vinha a ameaçando há algum tempo. Na madrugada desta segunda-feira, quando a garota retornava de uma festa, o suspeito a abordou e cometeu o estupro. Além disso, ele ainda teria agredido fisicamente a adolescente. 
A garota foi submetida a um exame que constatou a violência sexual.
Segundo o tenente Elivaldo Moraes, o jovem acusado de estupro já tem várias passagens pela Polícia, desde quando ainda era menor de idade. Ele teria praticado assaltos a mão armada e roubos de motocicletas.
O tenente Elivaldo Moraes comandou a equipe que efetuou a prisão do suspeito (Foto: Francisco Filho / O DIA)
"Há tempos que a gente vem tentando pegar ele em flagrante, mas sempre ele fugia do flagrante. Ele completou 18 anos e continuou fazendo delitos", detalha o tenente.
O suspeito estava dormindo em casa quando os policiais militares do 13º Batalhão chegaram ao local e anunciaram sua prisão. 

fonte www.portalodia.com