segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Prefeito Mão Santa recebe alta de hospital e deve retornar à Parnaíba esta semana

 Mão Santa vai continuar despachando junto ao secretariado na capital até que volte para a cidade de Parnaíba juntamente com a secretária Adalgisa.

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, recebeu alta médica em Teresina na manhã desta segunda-feira (10) após concluir o tratamento para pneumonia. Na última segunda-feira (03), o prefeito havia realizado uma bateria de exames que apontaram uma significativa melhora no quadro clínico.

O gestor foi para o apartamento da filha Dra. Daniela e deve retornar à Parnaíba no decorrer da semana. Mesmo internado, Mão Santa seguiu com a agenda administrativa a partir do hospital.

  

Mão Santa e Adalgisa
Ascom

Agora o prefeito Mão Santa vai continuar despachando junto ao secretariado na capital até que volte para a cidade de Parnaíba juntamente com a secretária Adalgisa Moraes Souza.

fonte lupa1.com.br

Comandante-geral da PMPI participa de reunião promovida pela PRF


Na manhã de hoje (08), o Comandante-geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, participou de reunião promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O encontro teve o objetivo de oferecer apoio institucional da PRF às instituições de segurança pública (PMPI, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil) nas ações de segurança pública, principalmente às famílias desabrigadas pelas recentes enchentes.

fonte www.pm.pi.gov.br

SAAD notifica permissionários envolvidos em agressão de músico em mercado

 A superintendência destacou ainda que envolvidos terão que comparecer na sede da SAAD Centro para prestar esclarecimentos acerca do ocorrido.



Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro informou nesta segunda-feira (10), que enviou fiscais para notificar os permissionários envolvidos no caso de agressão ao músico Gilton Hélio no Mercado Mafua, registrado neste final de semana e que gerou bastante revolta nas redes sociais. 

A superintendência destacou ainda que envolvidos terão que comparecer na sede da SAAD Centro para prestar esclarecimentos acerca do ocorrido. Em entrevista ao portal, Paulo Eduardo, Gerente de serviços urbanos da SAAD Centro, explicou que toda a situação está sendo apurada e será tomado as providências cabíveis necessárias.

“Estamos fazendo a notificação de todos os envolvidos no caso e também dos setores para lembrar que o mercado tem normas, pois é um setor público. Todos estão sendo notificados a respeito desse caso. Estamos tomando as providências cabíveis. Segundo o regulamento do mercado, nós podemos advertir, de forma verbal ou escrita; suspender ou até mesmo fazer a exclusão do box. Vamos analisar direitinho e a gente vai ver qual será a melhor opção, para que não venha acontecer esse tipo de fato”, pontuou. 

Relembre o caso

Um músico identificado como Gilton Hélio, bastante conhecido na região do Centro de Teresina, aparece sendo agredido por um suposto permissionário do Mercado do Mafuá, em um vídeo que viralizou nas redes sociais neste final de semana e gerou bastante revolta. 

Nas imagens é possível ver Gilton Hélio tocando trompete e sendo agredido por um possível comerciante, que o golpeia no rosto com uma garrafa pet para sair de perto do seu box. Gilton Hélio possui problemas mentais desde a infância, segundo sua família. Ele é amante de música e toca na região, o que fez com que se tornasse bastante conhecido pelos moradores e comerciantes do centro, principalmente das proximidades da Avenida Campos Sales.

Situação pode ter sido gravada de forma proposital para prejudicar permissionário

Ana Gouveia, sobrinha do músico, explicou para o portal que algumas pessoas da família procuram o senhor do vídeo para saber o que aconteceu. Segundo ela, há a informação de uma ‘rixa’ entre os comerciantes por box e uma pessoa teria gravado de forma proposital e envolvido seu tio.

fonte www.meionorte.com

Jovem de 17 anos morre após sofrer mal súbito durante corrida no Parentão

 A vítima não resistiu após quase 3 horas de manobras de reanimação cardiorrespiratória. Ele estava correndo no local com seu pai quando passou mal, segundo a GCM.



Um jovem de 17 anos, identificado apenas por João, morreu no fim da tarde desta segunda-feira (10) após sofrer um mal súbito nas dependências do Complexo Esportivo Parentão, localizado no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina. 

Em entrevista ao portal, o Guarda Civil Municipal Emerson Sousa, que atendeu a ocorrência, explicou que por volta das 17 horas sua equipe chegou no local para fazer a segurança e se deparou com a situação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já estava atendendo a vítima, que não resistiu após quase 3 horas de manobras de reanimação cardiorrespiratória.

“A gente chegou por volta das 17 horas e ele já estava no chão sendo atendido pelo SAMU. De pronto demos apoio e fizemos o isolamento da área. Eles fizeram a reanimação por duas horas e meia e depois disso ele veio a óbito. Foi um mal súbito. Ele estava correndo com o pai dele e caiu uma primeira vez. Ele tentou se levantar, caiu novamente e não se levantou mais”, explicou. 

Após o trabalho de reanimação do SAMU, o guarda municipal informou que o corpo foi recolhido pelos profissionais e levado ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), para os procedimentos necessários. 

fonte www.meionorte.com

Coronavírus no Piauí Ginásio é cedido para virar Centro de Testagem Covid no Dirceu I

 Segundo a Semel, a ação surge após o aumento dos casos da covid-19 e da nova cepa da gripe, H3N2.

Nesta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer anunciou que o Ginásio Edmilson Jorge, situado no bairro Dirceu I, na Quadra 151 c/ Joaquim Nelson, zona Sudeste de Teresina será cedido à Fundação Municipal de Saúde (FMS) para utilização como Centro de Testagem destinado a Covid-19.

De acordo com a Semel, a ação surge após o aumento dos casos da covid-19 e da nova cepa da gripe, H3N2, e deve auxiliar a população contemplando os teresinenses com mais um Centro de Testagem que ficará em um local mais próximo de sua residência.

  • Foto: Divulgação/PMTGinásio Edmilson JorgeGinásio Edmilson Jorge

O secretário da Semel, Eduardo Draga Alana afirmou que outros locais também serão disponibilizados para as famílias que foram impactadas pelas enchentes na capital.

“A SEMEL sempre trabalhará lado a lado com as demais secretarias, afinal, acreditamos que essa é a melhor forma de fazer uma gestão integrada. Por isso, disponibilizamos o Ginásio Edmilson Jorge o mais rápido possível, e além desse ginásio, disponibilizamos outros locais para que sirvam de apoio para as famílias, que possam vir a ficar em situação de vulnerabilidade devido aos alagamentos. Torcemos para que não haja a necessidade, mas se houver nós, da SEMEL, da prefeitura de Teresina, não deixaremos a população desamparada”, explicou.

Ainda segundo a Semel, a ação também assegura um maior controle e monitoramento dos casos confirmados pela doença, além de auxiliar em uma medicação mais rápida dos infectados, devido a disponibilidade dos centros de testagem, com os resultados saindo de forma mais rápida.

A coordenadora da FMS, Emanuelle Dias, explica que o processo de atendimento será mais rápido. “Quanto mais rápido uma pessoa souber o resultado do seu teste, mais rápido poderá ser o seu tratamento, por isso a abertura desse centro é fundamental para a população teresinense”, finaliza.

fonte www.viagora.com.br

Cabos da Agespisa são furtados e fornecimento de água é interrompido em 4 municípios

 Foto: Divulgação / Agespisa

A Agespisa registrou nos 10 primeiros dias de 2022 três furtos de cabos elétricos dos sistemas de abastecimento de água no Piauí. O fato prejudicou o fornecimento em pelo menos quatro municípios piauienses. 

Em Picos, os cabos elétricos do poço do bairro Conduru foram furtados pela quinta vez em seis meses. O fato aconteceu no sábado (08). O ocorrido prejudicou o fornecimento de água em seis bairros do município.

Na semana passada, parte das cidades de José de Freitas e Altos tiveram o abastecimento suspenso em razão dos furtos dos cabos de três poços. Em ambos os casos, o serviço foi restabelecido, após a reposição dos materiais.

Em dezembro do ano passado, ladrões furtaram cerca de 200 metros de cabos do sistema de captação na Barragem do Estreito, afetando a distribuição de água na cidade de Padre Marcos.

"Essas ações criminosas têm ocorrido com frequência, causando transtornos aos moradores e grandes prejuízos à Agespisa", afirma o presidente da companhia, Genival Sales.

A Agespisa informa que em cada caso de furto é registrado boletim de ocorrência para que sejam tomadas as providências necessárias. A empresa está em contato com a Secretaria de Segurança Pública e com as polícias Civil e Militar para intensificar as investigações e prender os responsáveis pelos furtos e receptação.

fonte cidadeverde.com

Jovem é executado com vários tiros dentro de casa na Zona Sul de Teresina

 Um jovem identificado como Matheus Kallel foi executado com vários na tarde desta segunda-feira (10/01), dentro de uma residência na Vila Bom Jardim, imediações da Vila São José, região do bairro Promorar, Zona Sul de Teresina.

Informações repassadas à equipe RP50 revelam que os atiradores chegaram à casa onde a vítima estava em um carro e duas motos. Com Matheus havia outro homem, que conseguiu escapar com vida dos tiros pulando os muros da vizinhança. 

Vítima de homicídio na Zona Sul de Teresina
Vítima de homicídio na Zona Sul de Teresina    Reprodução

Os moradores relataram terem escutado mais de vinte disparos de arma de fogo.

Guarnições da 2º Companhia Independente de Policiamento do Promorar foram até ao local e isolaram a cena do crime para que a equipe da Polícia Técnico Científica realize a perícia, identifique o calibre das armas utilizadas bem como a quantidade efetiva de disparos que atingiram o alvo.

O assassinato pode estar relacionado à rivalidade entre facções criminosas e será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

fonte 180graus.com

Homem sofre descarga elétrica e cai de poste em Piripiri

 No município de Piripiri, um homem ficou ferido após cair de um poste no centro da cidade. Ele estava trabalhando e levou um choque elétrico, fazendo com que desequilibrasse e caísse. As informações são do Piripiri Repórter.

O acidente ocorreu na Rua Professor Bem, próximo a Caixa Econômica Federal. O homem, identificado como Iran, é funcionário de uma empresa que trabalha com fornecimento de internet. Populares ouviram o barulho do causado pela descarga e, quando se viraram, o profissional já estava no chão.

 O SAMU foi acionado e os profissionais de saúde realizaram o atendimento pré-hospitalar, levando a vítima em seguida ao Pronto-Socorro do Hospital Regional Chagas Rodrigues. Ele estava consciente e segue no hospital, realizando exames

fonte 180graus.com