quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

AGRICULTURA Fida realiza primeiro laboratório de segurança alimentar do mundo no Piauí

 O laboratório debateu as ações do Projeto Viva o Semiárido durante a programação da Missão Fida no Estado



O primeiro Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional realizado pelo Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no mundo ocorreu no Piauí, na manhã desta quarta-feira (8) numa reunião on-line dentro da programação da Missão de Supervisão do Fundo. O projeto Viva o Semiárido, executado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, está sendo o pioneiro com essa iniciativa, que será referência para outros países e projetos pelo globo.

A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, fez a abertura do laboratório e destacou os programas desenvolvidos pela SAF, que tem foco no combate à fome e à insegurança alimentar e nutricional.  “Esse é um período delicado em que o Brasil volta do cenário de fome, portanto, debater esse tema é fundamental para o nosso país. Aqui posso destacar várias iniciativas do projeto Viva o Semiárido que convergem com o tema, como é caso dos quintais agroecológicos, quintais produtivos e cadernetas agroecológicas, além das Quitandas Virtuais e do Programa de Alimentação Saudável (PAS), que tem como foco questão nutricional e a segurança alimentar”, destaca a gestora.

Dentre os temas abordados pelo laboratório, destacam-se o papel da agricultura familiar na nutrição e na segurança alimentar. Nesse sentido, os mais variados projetos de inclusão produtiva do Viva o Semiárido foram mencionados, como o desenvolvimento da avicultura, apicultura, ovinocaprinocultura e da cajucultura, que levam alimentos de qualidade para a mesa de milhares de famílias.

Para o diretor de Projetos do Fida no Brasil, Claus Reiner, essa é uma importante iniciativa que vai servir de exemplo para outros projetos.  “Esse é o primeiro laboratório de nutrição realizado pelo FIDA no mundo e será referência para iniciativas semelhantes em outros países e projetos. Me alegra muito que o PVSA esteja sendo o pioneiro nesta iniciativa, dando maior visibilidade ao tema da nutrição e segurança alimentar”, comenta.

A missão terá encerramento na próxima sexta-feira (10), onde serão realizados os encaminhamentos e considerações finais para o projeto Viva o Semiárido, que será finalizado em 2022. O Projeto Viva o Semiárido atua em 89 municípios do Piauí e beneficia 211 comunidades e cerca de oito mil famílias com as mais variadas atividades de inclusão produtiva como a avicultura, apicultura, ovinocaprinocultura, cajucultura e a piscicultura. O investimento total do PVSA é da ordem de 40 milhões de dólares ou aproximadamente R$ 200 milhões.

fonte www.pi.gov.br

SEJUS Policial Penal se torna a primeira mulher a concluir curso de Intervenção no sistema prisional do Piauí

 O curso foi realizado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do Distrito Federal nos meses de novembro e dezembro.



A Policial Penal Vivianne Santos concluiu, no último fim de semana, a 22ª edição do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC), em Brasília, e se tornou a primeira policial penal feminina do Piauí a ter a especialização de interventora.

O curso foi realizado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do Distrito Federal nos meses de novembro e dezembro. Além de Viviane, o também Policial Penal do Piauí, Carlos Leal, concluiu o curso de intervenção.

A servidora estadual está na carreira de Policial Penal desde o ano de 2019 . Vivianne é, atualmente, integrante do Grupo Tático Prisional (GTP) da Sejus.

Para Vivianne, o curso serviu para seu engrandecimento pessoal e, principalmente, profissional.

“Concluir o CIRRC foi uma experiência emocionante e enriquecedora. Durante 15 difíceis dias, tivemos instruções das mais diversas disciplinas, tais como, tonfa, imobilizações, armamento e tiro, operações com cães, instrumentos de menor potencial ofensivo. Fomos levados a situações de altíssimo estresse físico e mental. Pra mim, essa conquista é o resultado de muita renúncia, treino e dedicação. Costumo dizer que somos capazes de fazer tudo aquilo que desejamos, mas precisamos estar dispostos a pagar o preço, sair da nossa zona de conforto. Me sinto honrada por ter representado o nosso Estado e por ter sido a pioneira nessa conquista, a primeira mulher interventora prisional”, concluiu Viviane.

O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, acredita que a qualificação da servidora servirá para incentivar as demais mulheres policiais penais a buscarem a capacitação operacional.

“Foi memorável a conquista da Vivianne. Ela é uma jovem Policial Penal com grande potencial. Sem dúvidas que essa nova experiência profissional irá contagiar mais mulheres do nosso quadro de servidores. Aproveito e parabenizo também o nosso outro servidor, o Carlos Leal, pela conquista”, disse o Secretário Carlos Edilson.

fonte www.pi.gov.br

Acusado é morto durante tentativa de assalto na Avenida Maranhão

 De acordo com informações de testemunhas, a vítima estava na frente do Armazém Paraíba tentando roubar uma motocicleta.

Um homem ainda não identificado foi assassinado com uma facada na tarde desta quarta-feira, 08 de dezembro, na Avenida Maranhão, no Centro de Teresina.

De acordo com informações de testemunhas, a vítima estava na frente do Armazém Paraíba tentando roubar uma motocicleta que estava no local, quando uma pessoa que não foi identificada o atingiu com um golpe de faca e fugiu em seguida com destino ignorado.

Homem foi atingido, chegou a correr alguns metros, mas veio a óbito no local - Foto: Reprodução

Policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar foram acionados até o local. Segundo a guarnição, após ser golpeado, o homem que não é conhecido da região, ainda chegou a correr alguns metros, quando sentou e caiu já em óbito. “Nós fomos acionados e chegando aqui constatamos o óbito da vítima. Pelas primeiras informações não conseguimos identificá-lo, ele não é conhecido da área”, informou.

A Polícia Militar realizou o isolamento da área e acionou a perícia e uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas quando o socorro chegou o homem já tinha morrido. Por conta disso, o Instituto Médico Legal (IML) realizou a remoção do corpo.

Agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vão investigar o caso e procurar identificar quem desferiu o golpe.

fonte cidadeverde.com


Pesquisa Credibilidade Teresina: 67,50% não aprova gestão de Dr Pessoa e 39,75% acha ela ruim

 O180 divulga pesquisa do Instituto Credibilidade, que avalia a gestão do prefeito Dr Pessoa (MDB) na Prefeitura Municipal de Teresina.

A pesquisa foi realizada com 400 eleitores de Teresina e tem grau de confiança de 95%. A margem de erro é de 4,9%.Prefeito Dr Pessoa

Prefeito Dr Pessoa

Segundo o levantamento, 67,50% dos eleitores entrevistados afirmaram que não aprovam a gestão do prefeito. 30% disse que aprova a administração de Dr Pessoa. Veja mais dados: 

39,75% dos eleitores consideram a gestão ruim, 25,5% regular,  22% péssima, 10% boa e apenas 1% considerou ótima. Confira a tabela: 

fonte cidadeverde.com