domingo, 30 de agosto de 2020

Piauí MPPI participa de operação contra desmatamento em Bom Jesus

 Segundo o INTERPI e a SEMAR, o desmatamento na região estava ocorrendo em uma área de terras públicas e que licença dos órgãos ambientais.

O Grupo Especial de Regularização Fundiária e Combate à Grilagem (GERCOG) do Ministério Público do Piauí (MPPI) deu apoio a uma operação realizada na última quinta-feira (27) contra a ocupação ilegal de terras em uma área pública no município de Bom Jesus, na região Sul do Piauí.

De acordo com o MPPI, a ação foi realizada de forma conjunta entre o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMAR) e a Polícia Militar do Piauí (PM-PI). A operação foi deflagrada após o INTERPI detectar desmatamento na área por meio do monitoramento por satélite.

  • Foto: Divulgação/MPPIMPPI participa de operação contra desmatamento em Bom JesusMPPI participa de operação contra desmatamento em Bom Jesus.

Segundo o INTERPI e a SEMAR, o desmatamento na região estava ocorrendo em uma área de terras públicas e sem licença dos órgãos ambientais, sendo desmatado cerca de 2.400 hectares de mata. O promotor de Justiça Maurício Gomes, coordenador do GERCOG, foi o representante do MPPI que participou do trabalho.

Conforme o Ministério Público, outras irregularidades foram encontradas em relação às condições que atuavam no desmatamento. Com base no relato do promotor, nenhum deles possuía qualquer vínculo empregatício, e dormiam dentro de um ônibus e em condições de higiene precárias.

  • Foto: Divulgação/MPPIÁrea desmatadaÁrea desmatada.

O MPPI informou que o valor para o desmatamento da área gira em torno de R$ 900 mil, e durante a ação foram apreendidas armas de fogo, tratores e outros veículos utilizados no desmatamento. Os responsáveis foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia por desmate das terras e por porte ilegal de arama de fogo.

A área pública invadida foi embargada pela SEMAR, que ficará responsável por conduzir o processo de regularização ambiental, em parceria com o INTERPI, responsável pela questão fundiária.

“Foi uma atuação em conjunto. O INTERPI, com sucesso, identificou um problema e soube compartilhar essa informação com os órgãos de fiscalização. Isso resultou em uma solução rápida. Quando os órgãos públicos dão as mãos, a sociedade ganha”, destacou o coordenador do GERCOG.

fonte www.viagora.com.br

PI: Proprietário de sítio é morto a golpes de foice por caseiro e seu filho

 Um homem conhecido como Chico Hélio, de 59 anos, foi morto com golpes de foice por caseiro, identificado como Guilherme Freitas, de 64 anos, e seu filho, Kenardo Roseno, 20 anos na cidade de Buriti dos Montes, na tarde deste sábado (29/08). Ambos trabalhavam no Sítio.  

De acordo com informações de populares, houve uma discussão entre eles após o patrão exigir que o caseiro desocupasse as terras. A esposa da vítima também foi atingida durante as agressões, ela teve que ser socorrida para o Hospital de Crateús - CE em estado grave. Após o crime, os suspeitos fugiram do local.  

Uma equipe da Polícia Militar de Buriti dos Montes, além de militares da cidade de Castelo do Piauí estão realizando diligências para tentar capturar os suspeitos.

Uma equipe da Perícia Criminal está no local periciando o corpo e a cena do crime. O Instituto Médico Legal (IML), foi acionado e irá fazer a remoção do corpo para Teresina.   

* Com informações da Portal Tribuna em Foco

 fonte cartapiaui.com.br