quarta-feira, 29 de maio de 2019

Confira o programa MPTV dessa semana: assista na íntegra à 8ª edição

Confira o programa MPTV dessa semana: assista na íntegra à 8ª edição

Duas pessoas de pé com uma placa nas mãos

Chegamos à oitava edição do MPTV. E no programa dessa semana trazemos reportagens sobre a reunião dos Procuradores-Gerais de Justiça do Nordeste na sede Ministério Público do Piauí, em Teresina; e a homenagem que o PGJ do Piauí, Cleandro Moura, recebeu durante a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Timon (MA) pelas relevantes parcerias institucionais. As mães do MPPI também participaram de atividade realizada pelo SQVT em alusão ao Dia das Mães. Dando continuidade aos trabalhos de acompanhamento dos moradores do Parque Rodoviário, o MP promoveu audiência entre os atingidos pela tragédia e as autoridades municipais e estaduais responsáveis por prestar auxílio às pessoas desabrigadas. Uma audiência pública foi realizada sobre o plano de contingência diante da interdição ética da Maternidade Dona Evangelina Rosa pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

O programa é exibido às terças-feiras, às 17:40h, com reprise nas quintas, às 18:50h, na TV Assembleia, canal 16.1.


fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Solenidades de passagens de comando do 9º e 17º BPM

Solenidades de passagens de comando do 9º e 17º BPM


Na manhã desta quarta-feira (29), ocorreu as Solenidades de Passagens de Comandos do 9º e 17º Batalhões da Polícia Militar do Piauí.

Foto_29052019_100552
No 9º Batalhão o TC PM Jozinaldo assumiu o comando substituindo o Maj PM Gilson. E o Maj PM Ademir assumiu o comando do 17º Batalhão. 

Foto_29052019_100534
A solenidade foi presidida pelo Comandante Geral da PMPI, Cel PM Lindomar Castilho, onde estiveram presentes também o Subcomandante Geral da PMPI, Cel PM Sousa Filho, o Coordenador Geral de Operações, Cel PM Márcio e o Comandante de Policiamento Metropolitano II, Cel PM Rodrigues, e demais oficiais, praças e civis.

O Comandante Geral da PMPI agradeceu a gestão eficiente do Maj PM Gilson no 9º BPM, assim como agradeceu toda sua equipe e tropa. Em seguida desejou as boas vindas ao TC PM Jozinaldo, e na ocasião de passagem de comando no 17º BPM agradeceu pelo seu trabalho desempenhado naquela unidade, e por fim desejou as boas vindas ao Maj PM Ademir que assume o comando. 

Foto_29052019_100536
Foto_29052019_100558
O TC PM Jozinaldo e Maj PM Gilson se despediram dos batalhões em que foram substituídos e agradeceram respectivamente as equipes policiais durante o período em que estiveram no comando. 


Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt F. Carvalho
DCOM





























fonte http://www.pm.pi.gov.br

HPM se reúne com Diretores do HGV

HPM se reúne com Diretores do HGV 


Na manhã desta quarta-feira (29), o Hospital da Polícia Militar representado pelo Diretor Geral, Coronel Marques, recebeu a visita do Diretor Geral do Hospital Getúlio Vargas, Antônio Gilberto Albuquerque e o Diretor Técnico, Fábio Marcos de Sousa no HPMPI.

A reunião teve como objetivo a elaboração do plano de ação para redução da demanda reprimida por cirurgias ortopédicas no Estado do Piauí, e além disso melhorar a integração entre os hospitais. 

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Jardênya Bezerra
DCOM

Corporação apura atuação clandestina de bombeiros civis

Corporação apura atuação clandestina de bombeiros civis

Segundo major, empresas que receberem a visita de pessoas apresentando-se como bombeiros civis devem recusar o serviço imediatamente.


O Corpo de Bombeiros informou que está investigando a atuação de bombeiros civis clandestinos no estado, e alerta que a profissão, embora seja prevista pela Lei Federal nº 11.901/2009, ainda não regulamentada por lei estadual, o que é necessário para que a atividade possa, de fato, ser exercida.
Segundo o major José Veloso, as empresas que receberem a visita de pessoas apresentando-se como bombeiros civis ou instrutores de cursos para a atividade devem recusar os serviços imediatamente, pois no estado ainda não há empresa ou profissionais cadastrados para realizar tais serviços.
O major José Veloso, do Corpo de Bombeiros (Foto: Elias Fontinele / O DIA)
"Nós recebemos informes de empresários que estariam recebendo visitas de pessoas, inclusive com formulários, oferecendo-se para fazer, digamos, uma análise crítica do empreendimento. Mas essa atividade não foi autorizada pelo Corpo de Bombeiros, até porque nós não temos nenhuma empresa especializada em formação de brigadas ou de bombeiros civis credenciada junto à nossa instituição, credenciamento esse que é previsto na Lei Estadual nº 5.483/2005. Ou seja, se nós não temos ninguém credenciado, quem quer que esteja fazendo esse tipo de procedimento não está autorizado, e não estando autorizado está sendo irregular. É uma atividade clandestina", afirma o major Veloso.
O Corpo de Bombeiros pede às pessoas que tomarem conhecimento sobre o exercício irregular da atividade de bombeiro civil que informem à corporação, para que as devidas providências sejam executadas.
O major Veloso ressalta que o cadastro junto ao Corpo de Bombeiros é indispensável porque as atribuições da brigada de incêndio são progressivas em função do risco que as edificações oferecem. Ele alerta, ainda, que as pessoas e empresários que estiverem oferecendo o serviço irregularmente podem responder no âmbito penal e administrativo, junto ao Corpo de Bombeiros. 

fonte www.portalodia.com

Para sobreviver, venezuelanos começam a pedir doações em semáforos

Para sobreviver, venezuelanos começam a pedir doações em semáforos


Já se aproxima de 100 o número de venezuelanos em Teresina. O último grupo, com 20 imigrantes, chegou nesta terça-feira (28) e acampou na Praça Saraiva, no Centro da cidade. Para sobreviver, muitos já estão pedindo doações nos semáforos. 
Na avenida Avenida Padre Humberto Pietro Grande, o Cidadeverde.com flagrou na manhã desta quarta-feira (29) uma venezuelana pedindo doações no cruzamento com a avenida dos Ipês. Ela estava acompanhada de três crianças. A mulher se protege do sol forte com uma sombrinha, o que não acontece com todos os menores.
Há registros também de imigrantes pedintes no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy com Dom Severino,a zona Leste, e em semáforos na avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina.
No total, segundo a gerente do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Norte, Tayra Ribeiro, já são 94 o número de imigrantes venezuelanos. Muitos deles não possuem documentos.
"Estamos no momento ainda de entender, de conhecer o perfil. Então está sendo feito um cadastro com um diagnóstico pra ver a situação dessas pessoas. O que vieram fazer? Oo que estão esperando com essa estada aqui?  Esse cadastro é feito pela equipe de técnico dos Creas. A maioria deles não tem documentação. Estão sendo encaminhados ao MP para providenciar. Quando a gente está terminando de cadastrar um grupo, já chega outro", explica a gerente.
O primeiro grupo a chegar em Teresina está abrigado na Associação de Pescadores do Poti Velho, na zona Norte da capital. Médicos voluntários e assistentes sociais monitoram a saúde dos imigrantes. Muitos estão gripados e com escabiose. 
"Hoje eu acionei os gestores da Fundação Municipal de Saúde, já que eu fui informada de que estão chegando mais e eles não têm condições de ficarem nesse espaço. O gestores precisam se reunir e decidir se eles vão ficar", declarou Nancy Loiola, enfermeira da UBS do Poti Velho.

fonte cidadeverde.com