quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Sete mortos em acidente de ônibus em Corrente são do Ceará

 A PRF deu como causa presumível do acidente defeito mecânico e ausência de reação do motorista



Os sete passageiros mortos no tombamento do ônibus na BR-135, no município de Corrente, são do Ceará, conforme apurado pelo G1 Ceará.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo levava 44 pessoas, sendo dois motoristas. 19 pessoas ficaram feridas. O ônibus saía de Tianguá (CE) para São Paulo (SP).

Os sete mortos foram identificados como:

  • Antônio Jackes Pereira de Vasconcelos,de Quiterianópolis (CE)
  • Gracely Barroso Rufino de Freitas,de Quiterianópolis (CE)
  • Miguel Oliveira de Freitas, de Quiterianópolis (CE)
  • Kaíque Glauber Lúcio de Farias, de Tauá (CE)
  • Antônia de Maria Castro, de Tamboril (CE)
  • Emanuel da Cruz Silva Belizardo,de Novo Oriente (CE)
  • Alexandre Barros Teófilo, de cidade não divulgada

A PRF deu como causa presumível do acidente defeito mecânico e ausência de reação do motorista. A análise do veículo feita pela PRF depois do acidente revelou que a barra da direção se rompeu. Uma perícia será feita para descobrir se a peça já estava rompida, ou se quebrou em consequência do acidente.

A empresa Baleia Turismo, proprietária do ônibus, se manifestou por meio das redes sociais, lamentando o acidente e afirmando que presta todo o auxílio necessários as vítimas e aos familiares.

Na publicação, a empresa infirmou que uma equipe já se encontra no local do acidente, para colher todas as informações necessárias sobre a tragédia.

Veja a nota na íntegra

É com profundo pesar que a empresa Baleia Turismo LTDA, inscrita no CNPJ 48.959.665/0001-52, informa a notícia do trágico acidente de ônibus ocorrido na madrugada de hoje, 7 de janeiro de 2025, onde um veículo que transportava 40 passageiros e 02 motoristas com destino a cidade de São Paulo, sofre um grave acidente próximo a cidade Corrente/Piauí.

Infelizmente esse trágico acidente provocou a morte de 07 pessoas e várias outras ficaram feridas.

Neste momento de dor, prestamos nossas sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas, desejando conforto e força para enfrentar esta difícil perda.

Por derradeiro, a Empresa informa que está prestando todo o auxílio necessário as vítimas e familiares.

Uma equipe da Empresa já se encontra no local do acidente para esclarecimentos e no intuito de colher todas as informações da causa dessa grave tragédia.

Atenciosamente,

BALEIA TURISMO LTDA

fonte portalclubenews.com

Empresária e presidente da Cerâmica Serra da Capivara morre aos 63 anos em Recife

 Sua empresa, hoje, emprega mais de 100 famílias

Após uma grande luta contra o câncer, a empresária piauiense Girleide Maria Alves de Oliveira, de 63 anos, morreu, na noite desta terça-feira (07/01), em Recife (PE). Girleide era presidente e administradora da empresa Cerâmica Serra da Capivara, localizada na cidade de Coronel José Dias, PI. 

Foto: ReproduçãoEmpresária e presidente da Cerâmica Serra da Capivara morre aos 63 anos em Recife
Empresária e presidente da Cerâmica Serra da Capivara morre aos 63 anos em Recife

Além de gerenciar a Fábrica de Cerâmica, ela também administrava o Albergue Serra da Capivara, uma pousada situada nas proximidades do Parque Serra da Capivara. Esses empreendimentos são responsáveis pela geração de renda para pelo menos cem famílias da região. 

Em 2000, Girleide passou a liderar o projeto, que foi criado em 1994 pela Dra. Niède Guidon, com a finalidade de proporcionar uma fonte de renda para os moradores da área do parque após o reconhecimento do local como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

As prefeituras de Coronel José Dias e São Raimundo Nonato emitiram uma nota de pesar e lamentaram a morte da empresária. 

Nota da prefeitura de Coronel José Dias 

“É com profundo pesar que o Prefeito Dr. Victor Carvalho e a Prefeitura Municipal de Coronel José Dias lamentam o falecimento da empresária Girleide Maria Alves de Oliveira. Girleide foi, sem dúvida, uma das empresárias mais importantes da história de nosso município. Sua dedicação, visão empreendedora e amor por Coronel José Dias deixaram um legado que transcende gerações.  Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, rogando a Deus que conforte seus corações e os encha de força para superar essa perda irreparável”.

Nota da Prefeitura de São Raimundo Nonato 

“Girleide foi uma figura inspiradora e pioneira no empreendedorismo regional, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural da nossa região. À frente da Cerâmica Serra da Capivara, ela transformou o projeto idealizado pela Dra. Niède Guidon em um símbolo de preservação ambiental, inclusão social e promoção internacional do legado histórico do Parque Nacional Serra da Capivara. Seu trabalho impactou diretamente a vida de mais de 100 famílias, além de levar as belezas e a cultura da nossa região para o mundo por meio das peças artesanais que retratam as pinturas rupestres milenares do parque”.

fonte conectapiaui.com.br

Motorista que matou casal atropelado vira réu por homicídio doloso em Teresina

 O estudante é acusado de atropelar e matar Laurielle da Silva Oliveira e Francisco Felipe Oliveira

A Justiça do Piauí aceitou a denúncia do Ministério Público do Piauí (MPPI) e tornou réu por homicídio doloso o estudante de direito João Henrique Soares Leite Bonfim, de 22 anos. A decisão é do juiz Múccio Miguel Meira, da 3ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina.

O estudante é acusado de atropelar e matar Laurielle da Silva Oliveira e Francisco Felipe Oliveira Duarte em dezembro de 2024, na zona Leste da capital. 

Foto: ReproduçãoMotorista atropelou e matou casal na zona Leste de Teresina
Motorista atropelou e matou casal na zona Leste de Teresina

A defesa do acusado chegou a pedir Habeas Corpus, contudo, a Justiça negou o pedido. O relatório policial apresentou uma série de fatores agravantes relacionados ao caso. 

SOBRE O CASO

O acidente ocorreu na madrugada do dia 01 de dezembro de 2024, no cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Jóquei Clube, em Teresina. 

Francisco Felipe Oliveira Duarte, que foi atropelado junto com sua esposa, Laurielle da Silva Oliveira, não resistiu aos ferimentos e faleceu às 04h50 da madrugada de terça-feira (03/12), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), após duas paradas cardíacas.

Foto: ReproduçãoGrave acidente na zona Leste de Teresina deixa uma mulher morta e um homem ferido
Grave acidente na zona Leste de Teresina

Laurielle, que também foi atingida pelo veículo, faleceu no local do atropelamento. O casal foi atingido pelo motorista João Henrique Soares Leite Bonfim. 

DEFESA PEDIU LIBERDADE

Os advogados argumentaram que João Henrique é primário, sem antecedentes criminais, e que suas condições pessoais devem ser levadas em consideração na análise da necessidade da prisão. 

“João Henrique Soares Leite Bonfim é primário e não possui antecedentes criminais, conforme comprova a certidão negativa anexada. Ademais, possui residência fixa e exerce ocupação lícita, sendo estudante de Direito na Faculdade UNINOVAFAPI e funcionário da Locadora Viana, empresa do ramo de aluguel de automóveis”, destacou a defesa.

A defesa também ressaltou o papel do jovem na dinâmica familiar. João reside com a avó de 91 anos e ajuda nos cuidados diários com o auxílio de sua tia, Rosana Maria Callado do Bonfim.

fonte conectapiaui.com.br

Condenado por matar mulher grávida a facadas foge da penitenciária em Esperantina

 A fuga ocorreu enquanto o detento, considerado de bom comportamento, realizava atividades externas

Antônio Carlos Silva Brito, condenado a 38 anos de prisão por matar a facadas sua ex-companheira grávida, fugiu da Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina (PI), na última terça-feira (07/01). A fuga ocorreu enquanto o detento, considerado de bom comportamento, realizava atividades externas.

Segundo informações, Antônio Carlos aproveitou-se da confiança obtida ao desempenhar funções externas no presídio e escapou sem ser notado. O incidente aconteceu por volta do meio-dia, e, ao perceberem a evasão, os agentes penitenciários acionaram a Polícia Militar, que iniciou imediatamente as buscas na região.

Foto: ReproduçãoCondenado por matar mulher grávida a facadas foge da penitenciária em Esperantina
Condenado por matar mulher grávida a facadas foge da penitenciária em Esperantina

Em nota, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) afirmou que o preso havia sido classificado para funções internas devido ao seu comportamento, o que possibilitou sua fuga. "As forças de segurança do Estado estão empenhadas em diligências para recapturá-lo", declarou o órgão.

Crime de grande repercussão

Antônio Carlos foi condenado pelo feminicídio de Clotildes Cardoso, sua ex-companheira, ocorrido em 2023, na zona rural de Cocal, no Norte do Piauí. A vítima, de 26 anos, estava grávida de três meses e foi morta após um desentendimento sobre a pensão alimentícia dos dois filhos que tinha com o acusado.

No dia do crime, Clotildes retornava para casa em uma motocicleta, acompanhada de um dos filhos, quando foi interceptada por Antônio Carlos, que dirigia uma caminhonete. Ele bloqueou a estrada, desceu do veículo e desferiu golpes fatais contra ela, fugindo em seguida. Clotildes não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de receber atendimento médico.

Foto: ReproduçãoHomem é condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato da ex-companheira grávida em Cocal
Homem é condenado a 38 anos de prisão pelo assassinato da ex-companheira grávida em Cocal

Antônio Carlos foi preso em junho de 2024, escondido na localidade Fazenda Nova, zona rural de Esperantina. O crime causou grande comoção em todo o estado, especialmente devido à brutalidade e ao fato de a vítima estar grávida.

Diligências em andamento

Agora, com sua fuga, Antônio Carlos enfrenta novas acusações além da condenação pelo feminicídio. As forças de segurança permanecem mobilizadas para recapturá-lo e evitar novos riscos à sociedade.

A Secretaria de Justiça reforçou que medidas estão sendo adotadas para prevenir novas ocorrências do tipo nas unidades prisionais do estado.

fonte conectapiaui.com.br

Monitoramento registra 10 ninhos de Tartarugas em praias no Piauí

 A temporada reprodutiva de tartarugas marinhas no litoral do Piauí desde dezembro segue intensa

Foram identificados até o momento 10 ninhos e o último, na noite de domingo, na Praia do Coqueiro, Luís Correia (PI). Na ocasião a fêmea foi flagrada, durante o processo de confecção de seu ninho, pela equipe de monitoramento do Projeto Tartarugas do Delta

Foto: ReproduçãoProjeto Tartatugas do Delta

“Estamos desde dezembro fazendo monitoramento nas praias do Piauí acompanhando de perto o período reprodutivo e sinalizando os ninhos quando identificados e quando temos a oportunidade de flagrar a desova como a ocorrida na noite de domingo acompanhamos todo o processo de desova. Importante reforçar que os visitantes, moradores, turistas podem nos auxiliar na conservação dos ninhos com a limpeza das praias, evitando circulação de veículos na praia, assim como, cuidado com a iluminação noturna adequada evitando a fotopoluição e respeitando os ninhos sinalizados pelo Projeto Tartarugas do Delta”, explicou Werlanne Magalhães bióloga e coordenadora do Tartarugas do Delta.

Foto: ReproduçãoProjeto Tartatugas do Delta

O trabalho desenvolvido pela equipe do ITD vem apresentando resultados positivos com o crescimento de ninhos identificados, segundo Werlanne. “Cada rastro e cada ninho confirmado reforçam o impacto positivo do nosso trabalho e a importância de protegermos os berçários das tartarugas marinhas”.

A equipe do Projeto Tartarugas do Delta pede que caso rastros ou ninhos sejam avistados entre em contato pelo WhatsApp: (86) 99968-0197.  O Projeto Tartarugas do Delta é realizado em parceria com a Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental com apoio da Eólica Pedra do Sal, Sesc Piauí e APA Delta do Parnaíba.

Fonte:www.portalaz.com.br, com informações  ITD

Strans convoca taxistas e mototaxistas para renovação obrigatória de cadastro

 Com prazo de 60 dias, estima-se que cerca de 4 mil condutores participem do processo

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans) de Teresina convocou, nesta quarta-feira (8), todos os taxistas e mototaxistas do município para renovarem seus cadastros. A medida é obrigatória para que continuem operando de forma regular. Estima-se que 2.010 taxistas e 2.027 mototaxistas participem do processo, que ficará aberto por 60 dias.

Foto: AscomGoverno lança linhas de crédito para inovação de táxis

Segundo Adriano Barreto Alves, diretor de transporte público da Strans, a renovação é necessária para atender portarias e regulamentações, além de proporcionar maior controle sobre os serviços prestados. “Estamos convocando os taxistas e mototaxistas para que possamos ter um controle e dar mais segurança aos usuários do serviço na capital”, explicou.

Documentos Necessários

Os interessados devem comparecer à sede da Strans, localizada na Avenida Pedro Freitas, nº 1252, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina, com os seguintes documentos originais:

  • Requerimento com assinatura do requerente.
  • Procuração e identificação com foto (se aplicável, com firma reconhecida).
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Cartão atual da permissão (para recolhimento e descarte).
  • Alvará de localização e funcionamento.
  • Comprovante de residência (de até seis meses).
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV atualizado).
  • Certificados dos cursos exigidos (taxista, mototaxista, transporte coletivo, escolar).
  • Certificado de Verificação do Inmetro (atualizado).
  • Certidão Judicial Criminal Negativa – TRF 1ª Região.
  • Certidão Negativa Criminal e Auditoria Militar – CGJ/PJ-PI 1º Grau.
  • Certidão conjunta negativa e da dívida ativa do Município – CERM/SEMF/PMT.

Acesso às Faixas Exclusivas

É importante ressaltar que o recadastramento geral não garante automaticamente o uso das faixas exclusivas de ônibus. Para isso, há uma portaria própria da Strans que convoca motoristas de aplicativos a realizarem um cadastro específico. No momento, motociclistas em geral e taxistas já têm permissão para utilizar as faixas.

A expectativa é que a renovação do cadastro facilite a integração de novas políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana. O prazo para a renovação, que se estende até março, exige atenção dos profissionais do setor para evitar transtornos ou interrupções na prestação de seus serviços.

Fonte: www.portalaz.com.br, com informações Strans

Homem morre após colidir com traseira de caminhão na BR-343, em Teresina

 Nesta quarta-feira (08/01), um homem identificado com as iniciais N. S. A, de 42 anos, faleceu, após um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão na BR-343, próximo à Rodoviária de Teresina.

A vítima trabalhava com transporte por aplicativo e estava conduzindo a moto, no bairro Catarina, Zona Sul de Teresina.

Foto: Reprodução.

Segundo informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI), o acidente aconteceu em decorrência de uma redução de velocidade pelo condutor do caminhão que trafegava no sentido Teresina-Altos, em decorrência da redução o motociclista não conseguiu frear e colidiu com a traseira do caminhão.

Após o acidente, equipes da Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI) foram ao local e isolaram a área da ocorrência para levantamentos iniciais sobre a dinâmica do ocorrido. Em seguida, o Instituto de Medicina Legal de Teresina (IML) foi acionado e ficou responsável pela remoção do corpo da vítima.

fonte 180graus.com

Polícia Civil divulga foto de foragido de operação policial em município do Piauí

 A Polícia Civil de Oeiras divulgou a imagem de Nilson Cronemberger, que está foragido após ter um mandado de prisão expedido durante uma operação policial para combater roubos na cidade. A ação, coordenada pela Delegacia Seccional de Oeiras e pelo Núcleo de Inteligência, contou com o apoio das delegacias de Floriano, Picos, Simplício Mendes e Inhuma, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER), Departamento de Polícia do Interior (DPI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) e Polícia Militar de Oeiras. Com informações do Mural da Vila.

Foto: DivulgaçãoPolícia Civil divulga foto de foragido de operação policial em município do Piauí

A operação foi desencadeada após investigações que identificaram os principais suspeitos envolvidos nos roubos. A ação mobilizou agentes especializados, além de apoio aéreo para alcançar áreas de difícil acesso. As diligências continuam para capturar os demais envolvidos no esquema criminoso.

As autoridades solicitam que qualquer informação sobre o paradeiro de Nilson Cronemberger seja repassada pelos números de telefone disponibilizados, garantindo o sigilo da identidade do denunciante: (89) 99442-7342 ou (86) 99418-0837.

fonte 180graus.com

Morre Paulinho da Marinlar, figura querida de Campo Maior, aos 60 anos de idade

 Paulo Rabelo Soares, conhecido popularmente como Paulinho da Marinlar, faleceu na noite de terça-feira (07/01) de janeiro, aos 60 anos, após enfrentar sérios problemas de saúde. Ele estava internado em Teresina, onde não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. A notícia de sua morte causou grande comoção na cidade de Campo Maior, onde Paulinho era amplamente reconhecido por sua simpatia e carisma. Com informações do Campo Maior em Foco.

Por mais de 20 anos, Paulinho trabalhou em uma loja de móveis e eletrodomésticos, sendo carinhosamente chamado de "mascote" pelos colegas e clientes devido à sua dedicação e forma acolhedora de tratar todos ao seu redor. Sua presença marcante e seu grande coração fizeram dele uma figura querida na comunidade.

Até o momento, não foi divulgada a informação sobre o local do velório e sepultamento de Paulinho. A perda deixou um vazio entre os moradores de Campo Maior, que lamentam o falecimento de uma pessoa que sempre teve uma palavra amiga e um sorriso acolhedor para todos.

fonte 180graus.com

Mão Santa é nomeado secretário imediato do prefeito Novo Francisco, em Parnaíba

 A decisão foi publicada nesta terça-feira (07) no Diário Oficial de Parnaíba.

A Prefeitura de Parnaíba publicou em seu Diário Oficial a nomeação do ex-prefeito Mão Santa como secretário imediato do prefeito. O decreto passou a valer nesta terça-feira (08).

Francisco Emanuel, Mão Santa e Adalgisa Moraes Souza - (Reprodução/Redes Sociais)Reprodução/Redes Sociais
Francisco Emanuel, Mão Santa e Adalgisa Moraes Souza

Mão Santa foi prefeito de Parnaíba por três vezes, sendo os dois últimos mandatos consecutivos. Seu grupo político indicou Novo Francisco, que usou o nome como alusão ao ex-prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa.

Novo Francisco afirmou, durante a campanha, que daria continuidade ao projeto da gestão do ex-prefeito Mão Santa. Agora, o antigo gestor reforçará a equipe como secretário imediato do prefeito.

O atual prefeito venceu as eleições com 59,09% dos votos, superando o candidato do MDB, Dr. Hélio, que obteve 30,14%; Zé Hamilton (PSD), com 10,53%; e Erivelton Fontenele (DC), com 0,24%.


fonte portalodia.com

Suspeito que realizou chacina na zona rural de Teresina é preso

 Cleiton foi preso por um policial militar do Maranhão, que identificou o suspeito através de um amigo.

O suspeito que realizou a chacina no povoado Cajaíba, zona rural de Teresina, foi preso na tarde desta quarta-feira (8) por um policial militar do Maranhão, que reconheceu o suposto autor através de um amigo. O preso foi identificado inicialmente apenas como Cleiton.

BEPI prendendo o suspeito pela chacina na zona rural de Teresina  - (Rosair Rodrigues/O Dia)Rosair Rodrigues/O Dia
BEPI prendendo o suspeito pela chacina na zona rural de Teresina

Cleiton é o suspeito de realizar uma chacina no último final de semana, onde assassinou os avós e uma criança, por não ter aceitado o fim do relacionamento com a filha do casal morto. Segundo informações de populares, Cleiton havia tentado estuprar uma mulher no mesmo povoado e ateou fogo na sua casa.

O PM, identificado como Jesus da Silva Sousa, informou que um conhecido seu informou que o acusado da chacina estava na esquina de um bar embriagado. Então o PM foi até o local para realizar a prisão do suspeito pelo crime.

“Ele estava se encontrava lá na esquina embriagado, só que todo o tempo com aquela história de querer fugir, porque tinha feito isso, tinha feito aquilo e estava contando, dando detalhes lá da chacina como ele tinha feito lá”, relatou Jesus da Silva Sousa, PM do Maranhão.

Claiton preso pelo BEPI  - (Rosair Rodrigues/O Dia)Rosair Rodrigues/O Dia
Claiton preso pelo BEPI

Então o PM perseguiu Cleiton, que conseguiu fugir por algumas ruas até ser alcançado. Relatou que, na hora, informou que não havia feito nada, não delatou o que fez, mas que o seu colega, que havia informado anteriormente que ele era o autor, voltou a identificar para que ele realizasse a prisão.

O policial informou ainda que, no momento da prisão, o suspeito estava desarmado e foi necessário realizar uma luta corporal até a chegada do apoio das viaturas do Batalhão Especial de Polícia do Piauí (BEPI).


fonte portalodia.com

Entenda a cronologia do envenenamento de família em Parnaíba

Veneno estava no arroz que a família comeu e que foi requentado da noite de Ano Novo para o almoço.


Durante a coletiva de imprensa para dar detalhes sobre o envenenamento de uma família inteira em Parnaíba, a Polícia Civil apresentou a cronologia dos fatos traçada a partir dos depoimentos que foram colhidos e das provas apreendidas. Ao menos 13 oitivas foram feitas para balizar o inquérito, que deve ser remetido à justiça em 30 dias. Uma pessoa está presa suspeita do crime. Trata-se do padrasto de uma das vítimas, Francisco de Assis Pereira.

Francisco de Assis Pereira foi preso nesta manhã (08) por suspeita de envenenar a família - (Reprodução)Reprodução
Francisco de Assis Pereira foi preso nesta manhã (08) por suspeita de envenenar a família

Confira abaixo a cronologia dos fatos que levaram ao envenenamento de nove pessoas em Parnaíba:

No dia anterior ao ocorrido, em 30 de dezembro, a família de Francisca Maria Silva recebeu doação de alimentos de um casal que costuma fazer ações filantrópicas no bairro onde eles moravam. O casal doou 30 Kg de manjubas entregues pela associação de pescadores da região.

Na noite de réveillon, 31 de dezembro, a família jantou arroz, feijão e farinha. A comida não foi toda consumida e as sobras ficaram sobre o fogão, nas panelas em que foram preparadas.

Comida envenenada matou quatro pessoas da mesma família em Parnaíba - (Reprodução)Reprodução
Comida envenenada matou quatro pessoas da mesma família em Parnaíba

Todos os membros da família foram se deitar por volta da meia-noite. No entanto, Francisco de Assis permaneceu acordado e disse que se recolheria depois. Foi ele quem trancou a casa antes de ir dormir, por volta das 4h da madrugada do dia 01 de janeiro. A polícia acredita que o arroz tenha sido envenenado por volta deste horário.


No almoço do dia 01, a família comeu a mesma comida do jantar do Ano Novo. A comida foi requentada por uma das irmãs de Francisca. Segundo a polícia, Francisco insistiu para que ela esquentasse o mesmo arroz da noite anterior e não preparasse um novo. Ela atendeu ao pedido e transferiu o alimento para outra panela com um pouco mais de água.


As crianças Maria Gabriela, Lauane e Igno Davi foram os primeiros a comer a comida junto com Manoel Leandro, seu tio. Os quatro apresentaram os sintomas de envenenamento cerca de meia hora depois e de forma mais grave do que os demais. A polícia acredita que ao ferver o arroz, o veneno subiu e se acumulou nas primeiras camadas do alimento na panela, sendo consumido em mais quantidade por quem se serviu primeiro.


    Francisco de Assis foi o último a se servir. “Ele se serviu de uma pouca quantidade e, segundo os familiares, comeu sem vontade, andando pela casa e deixando muita comida no prato”, relata o delegado Abimael.


    Por volta de 12h, a família começou a apresentar os primeiros sintomas. Manoel Leandro faleceu antes mesmo do SAMU chegar. Os demais familiares foram conduzidos pela ambulância para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. A polícia diz que somente Francisco apresentava lucidez e estado físico aparentemente normais para prestar esclarecimentos. “Por volta de 16h40, dentro da viatura que o levaria para a delegacia, ele começou a passar mal e os policiais alteraram o trajeto e o levaram para o hospital”, explicou o delegado.

    O delegado Abimael Silva efetuou a prisão de Francisco de Assis - (Reprodução)Reprodução
    O delegado Abimael Silva efetuou a prisão de Francisco de Assis

    O fato de Francisco ter apresentado sintomas de envenenamento só 4h30 depois dos demais levantou suspeitas. Os sinais de envenenamento por terbufós costumam aparecer de 30 minutos a uma hora depois da ingestão.


    Foram internados:


    • Lauane Fontenele, 3 anos; Maria Gabriela e Igno Davi, 1 ano e meio. Os três são filhos de Francisca Maria.
    • Francisca Maria, Lívia Maria, Maria Jocilene e Manoel Leandro (enteados de Francisco). Francisca é mãe das crianças envenenadas e de João Miguel e Ulisses, envenenados em 2024.
    • Jhonatas Albert Pereira da Silva, filho de Maria Jocilene.

    Faleceram: Davi, Lauane, Francisca, Manoel.


    Relação com o envenenamento de João Miguel e Ulisses

    A polícia foi questionada sobre a relação entre os envenenamentos ocorridos este ano e a morte dos pequeno João Miguel e Ulisses, também por envenenamento, em agosto do ano passado. Todas as vítimas são parentes e a forma como tudo ocorreu é semelhante. No entanto a polícia não trabalha com uma possível relação entre os casos. Uma vizinha acusada de ter dado aos meninos cajus envenenados continua presa. O caso está com o Poder Judiciário. Ela foi indiciada por dois homicídios.


    “Foi feita uma investigação, um inquérito, as provas estão nos autos e o processo está com o Judiciário, o Ministério Público e a defesa. Vai ter o julgamento de instrução. O nosso foco é esta investigação de agora. Se houver alguma coisa relacionada, a polícia vai esclarecer. Mas neste momento, o outro caso foi finalizado”, explica o delegado Abimael Silva.



    fonte portalodia.com