A temporada reprodutiva de tartarugas marinhas no litoral do Piauí desde dezembro segue intensa
Foram identificados até o momento 10 ninhos e o último, na noite de domingo, na Praia do Coqueiro, Luís Correia (PI). Na ocasião a fêmea foi flagrada, durante o processo de confecção de seu ninho, pela equipe de monitoramento do Projeto Tartarugas do Delta
“Estamos desde dezembro fazendo monitoramento nas praias do Piauí acompanhando de perto o período reprodutivo e sinalizando os ninhos quando identificados e quando temos a oportunidade de flagrar a desova como a ocorrida na noite de domingo acompanhamos todo o processo de desova. Importante reforçar que os visitantes, moradores, turistas podem nos auxiliar na conservação dos ninhos com a limpeza das praias, evitando circulação de veículos na praia, assim como, cuidado com a iluminação noturna adequada evitando a fotopoluição e respeitando os ninhos sinalizados pelo Projeto Tartarugas do Delta”, explicou Werlanne Magalhães bióloga e coordenadora do Tartarugas do Delta.
O trabalho desenvolvido pela equipe do ITD vem apresentando resultados positivos com o crescimento de ninhos identificados, segundo Werlanne. “Cada rastro e cada ninho confirmado reforçam o impacto positivo do nosso trabalho e a importância de protegermos os berçários das tartarugas marinhas”.
A equipe do Projeto Tartarugas do Delta pede que caso rastros ou ninhos sejam avistados entre em contato pelo WhatsApp: (86) 99968-0197. O Projeto Tartarugas do Delta é realizado em parceria com a Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental com apoio da Eólica Pedra do Sal, Sesc Piauí e APA Delta do Parnaíba.
Fonte:www.portalaz.com.br, com informações ITD