Com prazo de 60 dias, estima-se que cerca de 4 mil condutores participem do processo
A Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans) de Teresina convocou, nesta quarta-feira (8), todos os taxistas e mototaxistas do município para renovarem seus cadastros. A medida é obrigatória para que continuem operando de forma regular. Estima-se que 2.010 taxistas e 2.027 mototaxistas participem do processo, que ficará aberto por 60 dias.
Segundo Adriano Barreto Alves, diretor de transporte público da Strans, a renovação é necessária para atender portarias e regulamentações, além de proporcionar maior controle sobre os serviços prestados. “Estamos convocando os taxistas e mototaxistas para que possamos ter um controle e dar mais segurança aos usuários do serviço na capital”, explicou.
Documentos Necessários
Os interessados devem comparecer à sede da Strans, localizada na Avenida Pedro Freitas, nº 1252, bairro Vermelha, zona Sul de Teresina, com os seguintes documentos originais:
- Requerimento com assinatura do requerente.
- Procuração e identificação com foto (se aplicável, com firma reconhecida).
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Cartão atual da permissão (para recolhimento e descarte).
- Alvará de localização e funcionamento.
- Comprovante de residência (de até seis meses).
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV atualizado).
- Certificados dos cursos exigidos (taxista, mototaxista, transporte coletivo, escolar).
- Certificado de Verificação do Inmetro (atualizado).
- Certidão Judicial Criminal Negativa – TRF 1ª Região.
- Certidão Negativa Criminal e Auditoria Militar – CGJ/PJ-PI 1º Grau.
- Certidão conjunta negativa e da dívida ativa do Município – CERM/SEMF/PMT.
Acesso às Faixas Exclusivas
É importante ressaltar que o recadastramento geral não garante automaticamente o uso das faixas exclusivas de ônibus. Para isso, há uma portaria própria da Strans que convoca motoristas de aplicativos a realizarem um cadastro específico. No momento, motociclistas em geral e taxistas já têm permissão para utilizar as faixas.
A expectativa é que a renovação do cadastro facilite a integração de novas políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana. O prazo para a renovação, que se estende até março, exige atenção dos profissionais do setor para evitar transtornos ou interrupções na prestação de seus serviços.
Fonte: www.portalaz.com.br, com informações Strans