sexta-feira, 9 de março de 2018

Policiais são homenageadas em Floriano e Água Branca

Policiais são homenageadas em Floriano e Água Branca


Na manhã de ontem (08), data alusiva ao Dia Internacional da Mulher, no Gabinete do Comando do 3º BPM em Floriano, foi realizada uma homenagem às policiais que fazem parte do quadro ativo, pelo respeito e admiração em razão de representarem os símbolos de coragem, força e determinação policial militar.
Foto_09032018_100302
Foto_09032018_100302
Foto_09032018_100302
Foto_09032018_100302
Homenagem à mulher em Água Branca e entrega de carabinas e coletes 

Foi realizada ontem (08) no auditório da Escola Municipal Ennes Fonseca em Água Branca, a 1ª Formatura Geral de 2018 do 18º BPM, para avaliar o trabalho na região do Médio Parnaíba, apresentar os coletes balísticos e duas carabinas 5.56, que foram encaminhados pelo Comandante Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto, e pelo Comandante do CPCE Coronel Edson. 

Na ocasião ainda foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres, representadas pelas Policiais Militares Al CFC Orlene, Al CFC Shirley, Sd Shirleny e Sd Carolina, a quem o Maj Lacerda - Comandante do 18º BPM as parabenizou.

Também aconteceu uma palestra ministrada pelo Capitão Renildo do BOPE e seus auxiliares, para todo efetivo do 18º BPM, a qual abordou Procedimentos e Técnicas Policiais no Local de Ocorrência de Grande Porte e ainda a atualização de conhecimentos práticos aos Militares da Força Tática do Batalhão.






























fonte http://www.pm.pi.gov.br

Solenidade alusiva ao 24º aniversário do 6º BPM

Solenidade alusiva ao 24º aniversário do 6º BPM

Na manhã desta sexta-feira (09) ocorreu solenidade alusiva ao 24º aniversário do 6º Batalhão Policial Militar localizado na zona sul de Teresina.
Foto_09032018_110313
Foto_09032018_110314
Foto_09032018_110315

Foto_09032018_110315
Foto_09032018_110313Foram atribuídos elogios às policiais militares: CB PM Kelvane, CB PM Algarves, AL. CFC Kerlly, SD PM Tarcila, além da SAV Marina e da funcionária civil do 6º BPM Teresinha.
Estiveram presentes no evento o Comandante Geral da PMPI Coronel Carlos Augusto, Ex Comandante Geral Coronel Lídio, o Subchefe do EMG Coronel Feitosa, Comandante de Policiamento do Litoral Meio Norte Coronel Sousa, Comandante de Polícia Comunitária Coronel Paulo de Tarso, Comandante de Policiamento Metropolitano II TC Rodrigues, Comandante do 6º BPM TC Meneses, Comandantes de Unidades e Subunidades, Diretores e Chefes de Seções do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.
Ressaltando ainda a presença do Senhor Ascânio representando as lideranças comunitárias (primeiro orador da União artística e Unecorte), do senhor Balalão representando as associações da área (Presidente do UNECOST).
Houve bênção católica emitida pelo Padre Carlos e o Subcomandante do CPE Major Wilson Gomes foi o responsável pela bênção representando os evangélicos na ocasião.
O 6º BPM ofereceu um coffee break  a todos os presentes na festa de aniversário do Batalhão que tem prestado relevantes serviços à  comunidade teresinense, especialmente aos moradores da zona sul da cidade.














































fonte http://www.pm.pi.gov.br

PMPI captura foragidos do Sistema Prisional na cidade de Porto

PMPI captura foragidos do Sistema Prisional na cidade de Porto


Na quinta-feira (08) a Polícia Militar do Piauí efetuou a prisão  de Leilson de Oliveira Sousa , fugitivo da Major César e Antônio Marcos Alves da Silva ,Vulgo Capitão Sujeira, Fugitivo da Penitenciária de  Esperantina , no momento da prisão foi apreendido com os dois indivíduos armas de fogo.
A ação foi realizada sob o comando do Capitão Reginaldo, da Diretoria de Inteligência da PM/PI e do Capitão Frazão, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança do Piauí.
Ambos os foragidos são acusados de uma série de roubos, furtos, ações delituosas no município, estes estavam aterrorizando a população local e a PMPI vem restaurando a ordem pública na cidade através de ocorrências exitosas como a citada.
Equipes policiais foram deslocadas até a cidade desde o dia 03 de março com o intuito de capturar esses agentes do crime.

fonte http://www.pm.pi.gov.br

Mulher é esfaqueada pelo ex-marido no centro e populares tentam linchá-lo

Mulher é esfaqueada pelo ex-marido no centro e populares tentam linchá-lo

Ela trabalhava no sinal, perto da agência do Banco do Brasil na Frei Serafim, quando o homem a feriu. A faca foi quebrada dentro do corpo da vítima.


Maria de Nazaré vai passar por cirurgia nas mãos na tarde de hoje devido aos ferimentos que sofreu com a faca quando tentava se defender do ex-marido. A informação repassada pela assessoria do HUT dá conta que a vítima sofreu lesões  graves nos tendões e teve fraturas nos dedos. A equipe médica do Hospital estava analisando os últimos exames para prepará-la para entrada na sala de cirurgia.

Segundo informações do HUT (Hospital de Urgência de Teresina), Maria de Nazaré não precisou passar por cirurgia, no entanto, perdeu muito sangue o que torna o quadro clinico delicado. As facadas não atingiram nenhum órgão vital. No momento, o estado da vítima é estável. 
De acordo com a Delegada Vilma, o ex-companheiro de Maria não aceitava o fim do relacionamento. Ele tentou, na tarde de ontem (08), atear fogo na casa onde a vítima reside. "Não obtendo sucesso, ele decidiu matá-la no seu local de trabalho hoje de manhã. Felizmente ele não conseguiu", disse. 
Matéria original
Uma mulher, identificada como Maria de Nazaré Pereira de Sousa, 40 anos, foi esfaqueada pelo ex-marido, na manhã desta sexta-feira (09), próximo à agência do Banco do Brasil, localizado no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Pires de Castro. De acordo com relatos de testemunhas, ela estava trabalhando no sinal quando o homem parou a moto próximo a ela, puxou a faca e a feriu com vários golpes. O objeto foi quebrado dentro do corpo da vítima.
A princípio a suspeita era de que fosse um assalto. Os populares decidiram revidar e, com uma pedrada, derrubaram o homem da moto. Em seguida ele foi agredido por várias pessoas.
A mulher foi socorrida por um flanelinha, que não quis se identificar. “Ele queria matar, sem dúvida nenhuma. Não tinha nem o que pensar. Peguei a primeira pedra que eu vi e acertei nele. Em seguida, os outros homens vieram e começou o tumulto. Ela estava só trabalhando”, disse.
A polícia foi acionada e impediu o linchamento do homem. A delegada da mulher Vilma Alves estava no local e levou a vítima para o hospital, dentro da viatura da polícia, pois a ambulância do Samu ainda não havia chegado.

fonte www.portalodia.com

Polícia prende acusado de matar marceneiro com 5 tiros no Manoel Evangelista

Polícia prende acusado de matar marceneiro com 5 tiros no Manoel Evangelista

Cleiton da Conceição estava foragido desde 2016, quando matou John Kellsony de Andrade a mando do enteado da vítima.

Foi preso nesta sexta-feira (09) um homem identificado como Cleiton da Conceição, mais conhecido como “Uruçuí” e “Poka”, acusado de matar com cinco tiros o marceneiro John Kellsony Barbosa de Andrade no dia 30 de junho de 2016 no conjunto Manoel Evangelista. O crime, segundo a polícia, havia sido encomendado pelo enteado da vítima e como pagamento os criminosos receberam um revólver calibre 28.

Cleiton da Conceição (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Cleiton agiu com a ajuda de um comparsa de nome Francisco Tiago Vasconcelos Sousa. O delegado Jarbas Lima deu os detalhes de como ocorreu o crime: “o John estava trabalhando quando os acusados adentraram no estabelecimento usando capacetes e cada um com uma arma. Um deles gritou mandando que o outro atirasse e os disparos foram efetuados. Como nada de valor material da vítima ou do local foi levado, descartou-se a princípio o latrocínio”, informou o delegado.
Francisco Tiago, comparsa de Cleiton, foi assassinado dentro de sua residência em agosto do ano passado. Já Cleiton estava foragido desde o dia do crime. Ele foi preso em uma residência na Rua Henriqueta Teixeira do bairro Santo Antônio, zona Sul da Capital, e encaminhado para a Delegacia de Homicídios, onde prestou depoimento e confirmou que foi contratado pelo enteado de John para mata-lo.
Cleiton permanece detido e encontra-se à disposição da Justiça enquanto aguarda transferência para o sistema prisional.

fonte www.portalodia.com

Enfermeiro tem veículo apreendido após apresentar CNH digital em blitz

Enfermeiro tem veículo apreendido após apresentar CNH digital em blitz


O enfermeiro Weverton Bernardino, de 24 anos, foi multado e teve sua motocicleta apreendida mesmo após apresentar sua Carteira Nacional de Habilitação digital como documento em uma blitz na última quarta-feira (07). Os policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual que faziam blitz na PI 112, estrada que dá acesso a União, não aceitaram a apresentação do novo documento, que pela legislação, substitui a CNH física.
"Fui parado na Blitz e me pediram o documento. O policial que me atendeu perguntou a todos os outros na blitz se o documento era válido até que o comandante da operação chegou e falou que nem conhecia a CNH Digital. Eu cheguei a mostrar o aplicativo, o verso da minha CNH e mesmo assim ele me multou com uma infração leve por ter "esquecido" o documento, e disse que eu teria que seguir com outra pessoa. Por sorte um amigo meu passava no local e me trouxe", contou.
Weverton diz que tentou questionar a abordagem com os policiais, mas relata que chegou a ser ameaçado de prisão. "Eles disseram que iam me levar preso por falsificação de documento e que eu estava brincando com o órgão público", acrescenta.
No Piauí, a CNH digital foi lançada no dia 01 de fevereiro. Segundo o Ministério das Cidades, a CNH digital é uma versão do documento com o mesmo valor jurídico da CNH impressa.
Por telefone, Weverton conta que somente após conseguir  contato pessoal do comandante do BPRE, tenente-coronel Francisco Ramos, conseguiu liberar o seu veículo. O motorista criticou a falta de atualização dos policiais. "Fui até lá no dia seguinte e consegui reaver minha motocicleta. Eles prometeram e eu espero que a multa seja cancelada. Não quero precisar recorrer contra o Estado nem nada pois eu não estava fora da legislação. As pessoas que prestam serviço público precisam estar informadas e isso me deixou mais indignado. Foi um constrangimento enorme", lamentou.
Procurado pelo Cidadeverde.com, o comandante do batalhão, tenente-coronel Francisco Ramos, garantiu que os policiais já foram informados da nova legislação e lamentou o equívoco. Segundo ele treinamentos para atualizar as equipes serão realizados para garantir que o erro não se repita.

fonte cidadeverde.com

Dez deputados devem retornar aos mandatos na Assembleia Legislativa

Dez deputados devem retornar aos mandatos na Assembleia Legislativa


Dez dos 30 deputados estaduais titulares da Assembleia Legislativa, que estavam licenciados por ocuparem pastas no governo do Piauí, devem retornar aos seus mandatos. O prazo para a descompatibilização estabelecido pela Justiça Eleitoral termina no dia 7 de abril e obriga os que serão candidatos às eleições de 2018 a deixarem os cargos públicos que ocupam.
A determinação faz com que Fábio Xavier (Cidades), Fábio Novo (Cultura), Jannaína Marques (Infraestrutura), Nerinho (Desenvolvimento Econômico), Gessivaldo Isaías (Trabalho), Hélio Isaías (Defesa Civil), Zé Santana (Sasc), Francisco Lima (SDR), Flávio Nogueira Júnior (Turismo), Pablo Santos (Fundação Hospitalar) saiam das pastas do governo e reassumam na Alepi.
Com o retorno dos deputados que estavam afastados, os 10 que estavam assumindo a suplência têm que desocupar os cargos;  Aluisio Martins (PT), B. Sá (PP), Belê Medeiros (PP), Cícero Magalhães (PT), Fracis Lopes (PRP), Henrique Rebelo (PT), Ismar Marques (PSB), José Hamilton (PTB), João de Deus (PT) e Mauro Tapety (MDB). Assim, a Assembleia terá uma economia nos gastos de gabinetes e acabará deixando de pagar o total de 40 nomes, - que inclui os 10 nomes da suplência, - e passa a custear apenas os 30 titulares.
Os candidatos
De todos os deputados com mandato na Alepi, a conjuntura atual aponta que apenas quatro não se candidatarão à reeleição. 
O presidente da Assembleia Themístocles Filho (MDB) só deve disputar à reeleição se não for o vice na chapa do governador Wellington Dias (PT). Já Dr. Pessoa afirma que será candidato ao governo. Flora Izabel (PT) não deve disputar nenhum cargo, segundo especulações. E Juliana Moraes Sousa (MDB) pode ser candidata, em Parnaíba, em 2020.
As informações são que Juliana não deve se candidatar à reeleição, pois fez um acordo com o seu grupo político, - com forte atuação na região de Parnaíba- para que o ex-governador Zé Filho, (seu ex esposo), saia como candidato a estadual e não ela. O acordo prevê a possibilidade de que Juliana saia como candidata a prefeita no município.
Quanto aos 10 suplentes que sairão dos mandatos, todos devem concorrer como deputados estaduais. 

fonte cidadeverde.com