quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Família de major assassinado diz que condenação foi justa e rápida

Família de major assassinado diz que condenação foi justa e rápida


A família do Major Mairon Moura  - assassinado em março deste ano em assalto numa parada de ônibus onde esperava a filha - considerou justa a condenação dos dois culpados pelo crime. A decisão foi desferida nessa quinta-feira (6). 

A juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 4ª Vara Criminal de Teresina, condenou Iranilson Pereira dos Santos e Wallison Jonatas Dantas Rodrigues de Sousa a 33 anos e quatro meses de prisão pelo crime de latrocínio, a serem cumpridos em regime fechado na penitenciária Irmão Guido.
O irmão de Mairon, major Iran, afirmou hoje ao Cidadeverde.com que espera que os sentenciados possam refletir sobre os crimes que cometeram e que espera que sejam ressocializados.
“A gente espera que eles cumpram a sentença e reflitam no presídio não só pela morte do meu irmão, mas pelas várias pessoas que já mataram e as famílias que já fizeram sofrer. Esperamos e queremos ver se o Estado consegue ressocializá-los, para que um dia eles consigam se tornar pessoas melhores”, afirmou o major.
Ele lembrou emocionado que nada trará o irmão de volta e que a perda é irreparável para a família, mas que pelo menos a pena que foi sentenciada de forma rápida, cerca de seis meses após o crime. “Nós gostaríamos de tê-lo de volta, mas como a gente sabe que não é possível, pelo menos a condenação mostra que a justiça brasileira pode ser justa, porque essa foi uma pena justa". 
Iran acrescentou que a família acreditava na condenação por causa do decorrer do processo, tendo em vista também a juíza ser uma pessoa ilibada.
Mayron Moura, que é ex-comandante do 1º Batalhão da PM, foi morto no dia 21 de março deste ano, após ser alvejado com um tiro durante assalto na região do Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. Os acusados levaram o celular da vítima. O major esperava a filha na parada de ônibus, próximo à sua residência, quando foi abordado por dois homens em uma moto. Ele estava acompanhado do filho, que também foi alvo de um disparo, mas não chegou a acertar.

fonte cidadeverde.com


Empresária morre em hospital após ser atropelada em município do Piauí

Empresária morre em hospital após ser atropelada em município do Piauí

Morreu nesta quarta-feira (06/09), em Teresina, a empresária Francisca Maria de Sousa Lima, aos 68 anos. Ela era proprietária do Magazine Jannayna, loja situada no centro de Oeiras. Ela estava internada a cerca de dois meses em Teresina, para onde foi transferida após sofrer um acidente na Avenida Rui Barbosa, no dia 05 de julho, quando foi atropelada por um motociclista identificado por Genival, e que trabalhava como vigia no mercadinho conhecido como Inferninho, no centro de Oeiras.
Dona Chica, como carinhosamente era chamada, trabalhou como enfermeira no Hospital Deolindo Couto até a sua aposentadoria. Era casada com o sr. José Luís e deixa quatro filhos: Jobson César, Jailson, Juderlânio e Jannayna Nobre, ex-delegada regional de Oeiras.
O corpo foi velado em sua residência, no conjunto Nogueira Tapety, e o sepultamento no cemitério do Santíssimo Sacramento no centro de Oeiras.


Fonte:http://180graus.com/com informações  Mural da Vila

Adolescentes ficam em estado grave após acidente no Norte do Piauí

Adolescentes ficam em estado grave após acidente no Norte do Piauí

Duas adolescentes se envolveram em um acidente nesta quarta-feira (06/09) na Avenida Petrônio Portela, município de Esperantina. O fato aconteceu nas proximidades da Escola Municipal Maria das Graças, no bairro Palestina.
De acordo com testemunhas, uma caminhonete estava parada no retorno aguardando a passagem dos veículos na via oposta, quando duas jovens em uma motocicleta que vinham logo atrás não conseguiram frear e acabaram colidindo com o veículo. Com o impacto, as adolescentes ficaram presas debaixo do carro. Testemunhas relataram que as menores seguiam em alta velocidade. Nenhuma delas portava o capacete.
A Polícia Militar foi acionada que ajudou nos primeiros socorros que também contou com o auxílio de populares. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou logo em seguida e transferiu as vítimas para o setor de urgências do Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.  Elas sofreram várias escoriações pelo corpo e uma delas teve uma perna quebrada.

Fonte:http://180graus.com/ Com informações da Revista AZ / Edição: Visão Piauí

Corregedoria apura caso de homem morto por policial durante abordagem

Corregedoria apura caso de homem morto por policial durante abordagem


Reprodução TV Antena 10
Moradores do residencial Torquato Neto, Zona Sul de Teresina, realizaram nesta quinta-feira (07/09) uma manifestação pedindo justiça pela morte de Fabiano Rodrigues Santos Rosa, morto no dia 5 de setembro em uma abordagem policial. A família dele acusa um policial militar de ter efetuado o disparo que o matou. O caso é apurado pela Corregedoria da Polícia Militar do Piauí.
Pneus foram queimados na avenida principal do residencial e o transporte público ficou comprometido. A família afirma que o jovem morto não tinha passagem pela polícia, e que ele e outro rapaz que estavam na moto foram seguidos por policiais à paisana, quando houve o disparo.
O Tenente Coronel da Polícia Militar John Feitosa informou que policiais estavam fazendo diligências na região do Porto Alegre, quando houve a informação que uma dupla estava em uma moto sem placa fazendo assaltos na região.
Quando encontraram uma dupla em uma moto com as mesma características, os policiais fizeram o acompanhamento, quando o garupa saltou com a arma, momento que um dos policiais efetuou o disparo, que acabou atingindo o condutor da motocicleta. 
Homem assassinado na Zona Sul de Teresina
 Homem assassinado na Zona Sul de Teresina
O Tenente disse que essa foi a versão apresentada pelo policial militar, que após a ação, se apresentou à Corregedoria e entregou a arma. O homem atingido com o tiro era justamente Fabiano, que morreu após ser baleado.
John Feitosa afirmou que foi instaurado um procedimento para apurar a atuação do militar e que homem que teria apontado a arma para os policiais fugiu, segundo os policiais informaram.
O Tenente Coronel não confirmou se a vítima era isenta de passagens pela polícia.

fonte http://180graus.com

Dez presos são flagrados tentando fugir pelo teto da Custódia

Dez presos são flagrados tentando fugir pelo teto da Custódia

Na última terça-feira (05), os agentes penitenciários aprovaram em assembleia uma greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (11)

Uma tentativa de fuga foi abortada na Casa de Custódia no início da tarde desta quinta-feira (7). Dez presos cavaram um buraco na laje de uma das celas do pavilhão E e foram flagrados quando estavam subindo.
De acordo com o gerente adjunto da Custódia, Reginaldo Ribeiro, os detentos foram impedidos de fugir pelo policiais militares do Grupo de Intervenção Prisional, agentes penitenciários e pela guarda militar do presídio. O presídio está com segurança reforçada. Equipe das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) e a Força Tática da PM também deram apoio na parte externa da Custódia. 
No início da semana, em reunião com as diretorias de Inteligência e Proteção Externa e de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça, o secretário Daniel Oliveira determinou o reforço da segurança no sistema durante o feriado e nos próximos dias. "Estamos agindo preventivamente, de modo a evitar que os presos causem distúrbios. A ação rápida da equipe da Custódia, dentro de nosso planejamento de segurança, foi fundamental para impedir a tentativa de fuga", pontua Oliveira.
Os presos envolvidos na tentativa de fuga foram isolados em outro pavilhão. Uma vistoria estrutural e conferência foram realizadas, após o ocorrido, e o buraco já foi tampado. Segundo a gerência, o presídio está em ordem.
Greve dos agentes penitenciários
Na última terça-feira (05), os agentes penitenciários aprovaram em assembleia uma greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira (11). 
Segundo o Presidente do Sindicato de Polícia Judiciária do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto da Silva, desde março a categoria vem solicitando reunião com o governador, porém sem obter nenhuma resposta. "Essa postura demonstra total desrespeito para com a categoria, que atualmente trabalha em sobrecarga de trabalho", alega o sindicalista.
Entre as reivindicações estão a construção de novas celas, reforma de presídios, cumprimento de acordos feitos no ano passado e nomeação de novos agentes penitenciários.

fonte http://www.portalodia.com