terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Cadela que ficou ferida após enfrentar onça que fugiu do Zoobotânico recebe alta no Piauí

 Segundo a família, cadela teve um embate com a onça e acabou ferida

Muito se falou sobre a fuga da onça suçuarana do Bioparque Zoobotânico no último final de semana após uma árvore cair sobre o recinto do animal em Teresina. A onça que se chamava 'Menino' acabou morrendo depois de ser capturada onde pairam dúvidas sobre o caso a serem desfeitas apenas após perícia que está em andamento no Hospital Veterinário da UFPI.  

Cadela que ficou ferida após enfrentar onça que fugiu do Zoobotânico recebe alta no Piauí
A10+ / Reprodução

   

No entanto, há uma história de uma cadelinha caramelo de 1 ano e seis meses chamada Lupita, que é cega dos dois olhos. Ela teve um embate com a onça e acabou ferida. O instinto era de proteção da família e da casa localizada próximo ao Bioparque.

Durante a briga, a cadela sofreu um ferimento na cabeça. A tutora Marilene Oliveira conversou com exclusividade com a coluna Bastidores, aqui do portal, no momento em que Lupita recebia alta do HVU. Ela registrou boletim de ocorrência e explica o motivo.

A técnica de enfermagem relata que chegou a correr até o local onde estava a onça para tentar salvar a cadelinha e questiona a afirmação de que a suçuarana havia ficado nos limites do zoo.

"A gente achava que a onça estava no recinto dela quando ouvimos os latidos dos cachorros e aí a Lupa enfrentou, mas saiu ferida. Ela correu atrás da onça, temos imagens do caso. A gente acredita que um dos motivos da onça atacar a Lupita foi porque ela se aproximou muito da casa. Por ser deficiente visual, ela foi atrás, foi pra cima", disse a tutora à coluna Bastidores. 

A onça que fugiu do recinto acabou sendo capturada na noite do último sábado (4), mas morreu momentos depois. Em nota, o BioParque informou que a onça passará por necrópsia no Hospital Veterinário Universitário da UFPI, que deve determinar o que causou a morte dela. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Assista ao vídeo abaixo:

fonte a10mais.com

Polícia investiga se equipamento usado para capturar onça apresentou defeito

Foto: Facebook - Parque Zoobotânico 


A bióloga do Bioparque do Zoobotânico prestou depoimento na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente na manhã desta terça-feira (07) e alegou ao delegado titular, Williame Moraes, que o cambão, equipamento utilizado para capturar a onça que fugiu do recinto na última semana, pode ter apresentado falha.

Segundo a funcionária do bioparque, o animal foi capturado com vida e levado até o veterinário do zoológico para atendimento médico.

“A bióloga que prestou depoimento diz que o veterinário tentou reanimar a onça, mas não conseguiu. Agora é confirmar se isso aconteceu mesmo, o que ele percebeu que ele tinha. Vai ser escutado o próprio médico. Vai ser feito o ofício hoje. Vai ser solicitado o cambão porque a bióloga disse que o cambão apresentou mau funcionamento”, destacou o delegado William Moraes.

O mau funcionamento no cambão pode ter feito a onça ter sido enforcada. Mas, como destacou o delegado, essa é uma das hipóteses que estão em análise. Segundo ele, somente laudos que estão sendo confeccionados poderão dizer de fato a causa da morte do animal.



“Dizem que o animal teve uma parada cardíaca. Vamos saber se foi uma parada cardíaca, se foi um mau funcionamento do cambão que acabou sufocando a onça. Se não foi o medicamento que foi usado de forma excessiva, tudo isso temos que saber. Ou até se a onça morreu de estresse. Isso é muito comum também”, detalhou o delegado.

Williame Moraes ressaltou ainda que a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente também quer saber se houve dolo na conduta da captura do animal. Só dessa forma poderá ser aplicada a lei de maus tratos.

Leia também: "Utilizamos todos os protocolos", diz comandante da Polícia Ambiental sobre captura de onça

“A lei do crime de maus tratos diz que tem que ser dolo (a vontade de querer o resultado, a morte do animal). Para eles responderem tinham que querer que o animal morresse. Tenho que averiguar isso. Se não tiver dolo, não há crime. Pode ser uma improcedência, pode ter sido doença pré-existente ou o cambão. Só o inquérito que vai nos dizer”, completou o delegado.

Nesta terça-feira (07) devem ser ouvidos na delegacia os tratadores que trabalharam na captura da onça. Logo após o veterinário do bioparque.

O delegado aguarda laudo de necropsia para descobrir a causa da morte. Estão sendo produzidos dois laudos, um a cargo da Policia Civil e um segundo no Hospital Veterinário da UFPI.

 

 

 

fonte cidadeverde.com

Carro levado de locadora em golpe milionário é encontrado em Teresina

 Foto: divulgação PC-MA

Carros recuperados na Grande São Luís, no Maranhão, em agosto de 2022

Um dos carros levados em um golpe milionário contra uma locadora em São Paulo foi recuperado no Centro de Teresina, nesta segunda-feira (06). O veículo de aproximadamente R$ 100 mil era um dos 16 que foram alugados de forma fraudulenta entre os meses de fevereiro e março de 2022. À época, o suspeito- que é um empresário preso meses depois na Grande São Luís-MA- não teria pago a locação e ainda desaparecido com todos os veículos.   

"O carro foi localizado pelo rastreador. O advogado da empresa nos acionou e deslocamos uma viatura do Codam [1º Batalhão da PM]. Encontramos o condutor do veículo  que foi levado à Central de Flagrantes", informou o 1º BPM. 

O veículo foi localizado nas imediações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e  Palácio do Karnak, no centro da Capital. O suspeito não teve o nome divulgado.

O carro seria o 11º recuperado dos 16 veículos levados da locadora, todos zero km da marca Toyota, entre Corollas e Yaris. O crime investigado é de estelionato e apropriação indébita de veículos.


fonte cidadeverde.com

Polícia exuma corpo do jovem vítima de estupro e espancamento no Norte do Piauí

 A Polícia Técnico Científica do Piauí realizou, na manhã desta terça-feira (07/02), a exumação do corpo do jovem de 30 anos que morreu em decorrência de espancamento, violação e lesões físicas, na localidade São Luís, zona rural de Pedro II. A vítima era surda e tinha uma deficiência física. Com informações do Portal P2.

A princípio foi identificada uma pancada visível no crânio, mas o laudo final só deverá ser divulgado nos próximos dias.

O crime ocorreu no dia 30 de dezembro de 2022 e um adolescente de 17 anos foi apreendido como suspeito do crime. Ele está atualmente internado na cidade de Teresina. A polícia civil de Pedro II, coordenada pelo Delegado Maicon Rodrigues, solicitou a exumação do corpo para esclarecer todos os detalhes.

FOTO: REPRODUÇÃO/PORTAL P2
FOTO: REPRODUÇÃO/PORTAL P2
FOTO: REPRODUÇÃO/PORTAL P2