quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Custos vão triplicar com implantação do passe livre, diz Setut

 Segundo a categoria, seria mais favorável à administração pública municipal manter o atual sistema de bilhetagem eletrônica

Setut convoca coletiva para tratar sobre tarifa zero em Teresina (Foto: Raissa Morais)

Representantes do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Teresina (Setut) se reuniram nesta quinta-feira (12), na sede da associação, para debater sobre a implantação do sistema de tarifa zero para pessoas de baixa renda nos ônibus da capital.

Segundo a categoria, não é possível fornecer esse serviço e seria mais favorável à administração pública municipal manter o atual sistema de bilhetagem eletrônica para todos os passageiros e investir em melhorias, como no aumento da frota dos transportes.

“A ideia é muito interessante, já está sendo discutida em nível nacional, como vemos, mas é preciso buscar subsídios porque isso é um caminho sem volta. Acho que isso não dá para fazer de uma hora para a outra, é preciso rever essas questões que dão conta de financiamento e repasse de subsídios”, falou Marcelino Lopes, vice-presidente do Setut.

Marcelino citou que a Prefeitura de Teresina não está conseguindo suprir o repasse de R$ 5 milhões mensais para o funcionamento dos 220 ônibus que atendem a população no município. Com a implementação da tarifa zero para passageiros de baixa renda, ele prevê que será necessário manter o triplo desse valor disponível para os consórcios.

“Com o passe livre, os custos vão triplicar. Só vamos saber, na verdade, sentando todos os consórcios quanto ao valor total que as empresas devem receber. Talvez, fique mais barato para a Prefeitura melhorar a qualidade do transporte. Por isso, temos que ensaiar essa novidade, é impossível implementar esse sistema do dia para a noite”, contou.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, anunciou na quarta-feira (11) que será implantado em Teresina o Programa Municipal Passe Livre, que consiste na oferta da tarifa gratuita nos ônibus para a população vulnerável da capital.

O secretário municipal de governo, André Lopes, informou que a ideia é que os valores pagos por empresas e órgãos públicos para a compra dos vales transportes dos funcionários/servidores sejam passem a ser pagos para a prefeitura e destinados a um fundo municipal de transporte.

Segundo o prefeito, a Prefeitura está nas tratativas finais na questão financeira, mas todo investimento feito para beneficiar as pessoas mais simples, que não têm emprego e, se tem trabalho, possuem dificuldade para vir ao centro. "Todos irão ganhar", afirmou.

"Essa nova está sendo feita repactuação com as empresas de Teresina, caso não queiram, uma parte já aceitou, então chamaremos de fora", disse. O prefeito acredita que a Câmara Municipal não será contra, assim como a justiça.

André Lopes explica funcionamento do programa

O secretário de Governo, André Lopes, afirma que levantamento preliminar feito pela PMT aponta a forma como as empresas serão remuneradas, que passará a ser por quilômetros rodados.

O secretário André Lopes explica que a ideia é dar gratuidade à população de baixa renda e explicou que o trabalhador de carteira assinada tem desconto no contracheque que é majorado ao empregador e repassado ao Setut para custear o transporte. 

“A intenção da Prefeitura é que esse recurso ajude a subsidiar o transporte livre para a comunidade. Esse desconto no contracheque feito pelo empregador será usado para subsidiar o fundo de transporte em que a principal mudança a ser feita nos contratos com as empresas, pelo menos no estudo preliminar feito pela Strans, e que considera a melhor maneira de remunerar os contratos é por quilômetro rodado, eliminando o fator usuário do sistema.

fonte www.meionorte.com

Polícia estoura boca de fumo e apreende 700 pedras de crack a 200 metros da Polinter

 Foto: Divulgação/Depre

A Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes do Piauí (Depre) estourou uma boca de fumo localizada na região do Grande Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, na tarde desta quinta-feira (12) e apreendeu um total de 710 pedras de crack.  Um homem foi preso durante a ação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). 

Segundo o delegado Jarbas Limas, a investigação  foi iniciada pela Depre após uma série de denúncias anônimas relacionadas aos tráfico de drogas na região. Depois de algumas diligências e o levantamento de provas, foi solicitado os mandados de busca e apreensão na casa do suspeito e da sua namorada. 

“Adentramos no local, onde estava o suspeito que era o nosso alvo. Durante as buscas, usamos o cão da GCM e foram encontradas mais de 710 pedras de crack, prontas para a comercialização. Também foi apreendido algo em torno de R$ 860 em dinheiro trocado, oriundo da venda desses entorpecentes”, explicou a autoridade policial.

O que chamou a atenção dos agentes foi o fato da residência do suspeito, onde era traficado os entorpecentes, ficar a cerca de 200 metros da Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (Polinter). 

“O mais grave é que é um ponto de venda de entorpecente próximo a uma unidade de polícia. Nosso compromisso é combater desde o grande traficante, ao médio e o pequeno traficante, que incomoda muito a comunidade, pois está próximo de escolas e das pessoas de bem”, disse o delegado.

Além da droga, a polícia ainda apreendeu uma bicicleta e uma moto, que eram usadas para realizar a entrega dos entorpecentes. Todo o material foi encaminhado para a sede da Depre, em Teresina, e o suspeito levado para a Central de Flagrantes, onde será submetido aos procedimentos legais. 

fonte cidadeverde.com

Prefeito Dr Pessoa recebe visita de vereadores e ressalta diálogo com a Câmara Municipal

 O prefeito de Teresina, Dr Pessoa, recebeu, na manhã desta quinta-feira (12/01), no Palácio da Cidade, visita de cortesia do presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, acompanhado dos vereadores Allan Brandão, Markim Costa, Pollyanna Rocha, Teresinha Medeiros, Edilberto Borges (Dudu) e Venâncio Cardoso.

Durante a visita, o prefeito Dr Pessoa ressaltou a importância da harmonia entre os poderes executivo e legislativo, de modo que todos os diálogos firmados entre Câmara Municipal e Prefeitura tenham como foco a cidade de Teresina.

“Os poderes são independentes, mas harmônicos, e essa harmonia reina com o poder legislativo da capital do estado do Piauí. Eles vieram conversar com o prefeito, uma visita republicana, uma visita democrática. Portanto, o prefeito está mais do que alegre e se colocando à disposição para andarmos juntos, quem tem que ganhar é Teresina, quem tem que ganhar é o povo”, declarou Dr. Pessoa.

O vereador Enzo Samuel também falou da importância da boa relação com o Palácio da Cidade, e garantiu que o poder legislativo atuará como parceiro do executivo. “Acabei de assumir a chefia do poder legislativo municipal e estou fazendo essa visita ao nosso chefe do executivo, o Dr. Pessoa. Vamos construir pontes para construir uma Teresina cada vez mais desenvolvida, a Teresina do nosso futuro, uma cidade inteligente, e que possamos dar mais qualidade de vida para nossa população. Então, a Câmara será parceira, vim aqui com alguns vereadores, para construirmos uma Teresina cada vez melhor”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.