terça-feira, 22 de abril de 2025

Robert volta a falar sobre prejuízo milionário em condomínio no Litoral

 O mesmo empresário foi denunciado por envolvimento em esquema de corrupção na Prefeitura de Teresina

Fora do Piauí, o ex-superintendente da Polícia Federal e ex-vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, conversou com exclusividade com o Portal AZ sobre um caso envolvendo um suposto golpe na venda de imóveis conduzida pelo empresário Jivago Castro, proprietário da construtora Vanguarda, em um condomínio localizado no litoral do estado.

Foto: ReproduçãoRobert Rios: Dr Pessoa é prefeito por minha causa.

Segundo Rios, o empreendimento, que não foi concluído, deixou dezenas de compradores lesados — incluindo ele próprio, que relata prejuízos que somam R$ 24 milhões, atualmente assumidos por meio de uma associação criada pelos próprios compradores.

De acordo com ele, até o momento os compradores não foram ressarcidos.

“Fizemos um acordo e constituímos uma associação com todos os compradores, assumindo a conclusão da obra”, explicou o ex-vice-prefeito da capital.

Ainda segundo Rios, há outros empreendimentos da mesma construtora com problemas ainda mais graves.

Ao ser questionado sobre possíveis denúncias formais contra o empresário, o delegado confirmou ter apresentado uma acusação relacionada a outro crime, mas declarou que não poderia entrar em detalhes, pois o caso tramita sob sigilo de justiça.

Contudo, é de conhecimento no meio jurídico e político que Jivago Castro estaria envolvido em um contrato milionário da obra da Maternidade que leva o nome da empresária Socorro Claudino, durante a gestão do prefeito Dr. Pessoa — com quem Robert rompeu publicamente em meio a denúncias de corrupção. Segundo Rios, o caso envolve desvio de recursos públicos da Prefeitura de Teresina, especialmente nas obras do Hospital da Mulher, com as quais ele não concordou.

Na denúncia formalizada ao Ministério Público Federal (MPF), constam acusações de licitação fraudulenta, medições falsas e pagamentos indevidos, todos realizados com verbas federais, sob responsabilidade da gestão anterior.

O processo, segundo fontes, está em estágio avançado e pode gerar desdobramentos significativos, tanto na esfera cível quanto criminal, atingindo o engenheiro responsável e familiares com vínculos políticos, que poderão ser arrolados no caso.

O delegado aposentado também confirmou a existência de um grupo de WhatsApp mantido pelos compradores lesados, onde compartilham informações e manifestam insatisfação com a construtora.

O caso segue sob investigação por diferentes instâncias. Tudo que Robert Rios tornou público em suas redes sociais — incluindo a denúncia de estelionato e declarações contundentes contra o empresário — já foram encaminhado aos órgãos competentes.

Tentamos contato com Jivago Castro para sua versão dos fatos, mas não conseguimos encontrá-lo. O espaço segue aberto.

Fonte: Portal AZ

Colisão frontal entre carro e caminhão deixa uma mulher morta em município do Piauí

 Uma colisão frontal resultou na morte de uma mulher de 58 anos na BR-135, na altura do KM 425, no município de Redenção do Gurguéia, no Piauí, neste sábado (19/04). O acidente envolveu um veículo de passeio, modelo Toyota Etios Sedan X, e um caminhão tanque.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhoneiro, de 49 anos, não sofreu ferimentos. A motorista do carro, no entanto, não resistiu aos impactos da colisão e faleceu ainda no local. Nenhum dos dois veículos transportava passageiros no momento do acidente.

O corpo da vítima foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) após os trabalhos periciais. A PRF informou que o teste de alcoolemia realizado no condutor do caminhão deu resultado negativo. As causas presumíveis do acidente e a dinâmica exata da colisão ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Polícia Civil do Piauí e do IML foram acionadas para atender a ocorrência.

Foto: ReproduçãoColisão frontal na BR-135 deixa uma mulher morta em Redenção do Gurguéia

fonte 180graus.com/ Com informações do Portal do Gurguéia.

Guarda Civil Municipal vai passar a se chamar Polícia Municipal de Teresina; entenda

 Projeto que muda a nomenclatura foi aprovado na Câmara Municipal e dá à corporação o poder de polícia ostensiva.

Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM) vai passa a se chamar a partir de agora Polícia Municipal de Teresina. A mudança de nomenclatura foi aprovada hoje (22) no Plenário da Câmara para adequar a corporação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O STF deu poder de polícia ostensiva às guardas municipais de todo o Brasil, o que justifica a mudança de nome para Polícia Municipal.

Guarda Civil Municipal vai passar a se chamar Polícia Municipal de Teresina; entenda - (Divulgação/Prefeitura de Teresina)Divulgação/Prefeitura de Teresina
Guarda Civil Municipal vai passar a se chamar Polícia Municipal de Teresina; entenda

Autor do projeto, o vereador Edilberto Borges (Dudu) explicou que, mesmo com a nova nomenclatura, a Polícia Municipal de Teresina ainda seguirá as competências previstas no Estatuto das Guardas Municipais. O que mudará, segundo ele, é que, a partir de agora, os guardas municipais poderão, quem sabe, ser equiparados a policiais estaduais e até federais.

“Estamos garantindo o poder da Guarda Municipal de fazer a polícia ostensiva, tirando só a parte investigativa, que continua nos braços da Civil. A Guarda Municipal vai ser, como sempre foi, um braço da segurança pública. Ao mudarmos esta nomenclatura, estamos dando condições para que possamos ver nossa corporação, a Polícia Municipal de Teresina, com mais robustez”, explica Dudu.

“Estamos garantindo o poder da Guarda Municipal de fazer a polícia ostensiva", diz Dudu Borges, vereador de Teresina - (Jailson Soares / O Dia)Jailson Soares / O Dia
“Estamos garantindo o poder da Guarda Municipal de fazer a polícia ostensiva", diz Dudu Borges, vereador de Teresina

A expectativa é que com a nova organização, a Polícia Municipal possa contribuir mais efetivamente com a segurança em Teresina ao lado das Polícias Militar e Civil. A transformação da GCM em polícia pode também, segundo Dudu, incluir a corporação teresinense no Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que está em pauta no Congresso.

A lei do FNSP estabelece a destinação de recursos das loterias para financiar ações de segurança pública com o objetivo de efetivar atividades que reduzam a criminalidade. O Fundo tem como principal objetivo financiar projetos na área da segurança, prevenção da violência e proteção do patrimônio.

Uma vez aprovado na Câmara, o texto segue, agora, para sanção pelo prefeito Silvio Mendes para se tornar lei.


    O que o policiamento ostensivo?


    O policiamento ostensivo é a forma de atuação policial onde os agentes são identificados por sua farda, viaturas e outros sinais. O objetivo do policiamento ostensivo é a prevenção e a repressão à criminalidade, com foco na presença ostensiva para inibir atos ilícitos e garantir a ordem pública. É o tipo de policiamento em geral feito pelas polícias militares. Alguns exemplos do policiamento ostensivo nas grandes cidades são as patrulhas de moto, o policiamento à pé, o policiamento montado (cavalaria), e o policiamento em bicicletas, além das viaturas.


    fonte portalodia.com

    Jovem encontrada morta em rio no Piauí teria sido vítima de feminicídio

     Alice Borges Barroso havia desaparecido no sábado (19). A causa da morte não foi divulgada até o momento.

    A Polícia Civil de Campo Maior confirmou que a jovem Alice Borges Barroso, de 25 anos, encontrada morta no último domingo (20) nas águas do Rio Surubim, foi vítima de feminicídio. Alice havia desaparecido no sábado (19), e desde então familiares realizavam buscas pela região.

    O corpo foi localizado boiando no rio na manhã seguinte, próximo ao local onde pertences da jovem haviam sido encontrados. A perícia e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para conduzir os procedimentos legais e recolhimento do corpo. A causa da morte não foi divulgada até o momento.

    Jovem encontrada morta em rio no Piauí foi vítima de feminicídio, afirma Polícia Civil - (Reprodução)Reprodução
    Jovem encontrada morta em rio no Piauí foi vítima de feminicídio, afirma Polícia Civil

    De acordo com a delegada Emylle Kaynar, a investigação apontou indícios de feminicídio, e um mandado de prisão foi solicitado e expedido contra o principal suspeito, identificado como Darlan Oliveira, ex-companheiro da vítima. Ele está foragido.

    Alice já havia registrado boletim de ocorrência contra o suspeito anteriormente, em razão de episódios relacionados ao fim do relacionamento. Familiares da jovem também afirmam que ela enfrentava uma relação conturbada com o ex-companheiro.

    A defesa de Darlan emitiu nota negando qualquer envolvimento no crime e informou que o acusado está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.

    A Polícia Civil segue com diligências para localizar o suspeito e reunir mais elementos que esclareçam as circunstâncias do crime.


    fonte portalodia.com

    Viatura da PM fica destruída após colidir contra vaca em Alagoinha do Piauí

     A visão do condutor ficou comprometida devido ao farol alto de outro veículo, causando o acidente

    Uma viatura da Polícia Militar colidiu com uma vaca, na noite dessa segunda-feira (22/04), enquanto retornava de uma ronda no povoado Serra Velha, no município de Alagoinha do Piauí. O acidente ocorreu na PI que dá acesso à zona urbana da cidade.

    Foto: Reprodução/CidadesnanetViatura da PM fica destruída após colidir contra vaca em Alagoinha do Piauí
    Viatura da PM fica destruída após colidir contra vaca em Alagoinha do Piauí

    De acordo com o tenente Sousza Torres, comandante de policiamento da 2ª Companhia da PM, a colisão foi inevitável. A visão do condutor ficou comprometida devido ao farol alto de um veículo que trafegava no sentido contrário, o que impediu que o policial notasse o animal na pista a tempo de desviar.

    Foto: Reprodução/CidadesnanetViatura da PM fica destruída após colidir contra vaca em Alagoinha do Piauí
    Viatura da PM fica destruída após colidir contra vaca em Alagoinha do Piauí

    Apesar do impacto, nenhum policial se feriu. No entanto, a vaca morreu ainda no local e a viatura teve a parte dianteira do lado direito bastante danificada.

    As providências legais e administrativas foram adotadas pelo capitão Edmilson Pacheco, responsável pela área militar da companhia.

    Foto: Reprodução/CidadesnanetViatura da PM fica destruída após colidir contra vaca em Alagoinha do Piauí
    Viatura da PM fica destruída após colidir contra vaca em Alagoinha do Piauí

    Com informações do Cidades na Net

    fonte conectapiaui.com.br

    Faccionado 'Terrível' envolvido em mortes é apreendido na zona Norte de Teresina

     Além do indivíduo, um comparsa menor de idade foi apreendido com arma de fogo e moto roubada

    A Polícia Militar do Piauí apreendeu, na tarde desta terça-feira (22/04), um indivíduo identificado como J. R. S. F., conhecido pelo apelido de “Terrível”, suspeito de envolvimento em uma série de homicídios ocorridos nas últimas semanas na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Junto com ele, um adolescente foi apreendido.

    Foto: Divulgação/PMPIFaccionado 'Terrível' suspeito de homicídios é preso na zona Norte de Teresina
    Faccionado 'Terrível' suspeito de homicídios é preso na zona Norte de Teresina

    De acordo com informações da PM, a dupla foi flagrada em atitude suspeita enquanto circulava em uma motocicleta. Durante patrulhamento de rotina, os policiais avistaram os dois e determinaram a parada, mas os suspeitos tentaram fugir. A equipe iniciou o acompanhamento tático e conseguiu realizar o cerco e a abordagem logo em seguida.

    Com eles, foi apreendido um revólver calibre .38 com seis munições intactas. Além disso, a motocicleta utilizada pela dupla — uma Honda CG 160 Start de cor vermelha — possuía restrição de roubo.

    O “Terrível”, é apontado como membro de uma facção criminosa e investigado por envolvimento em homicídios recentes na região. O adolescente, identificado apenas pelas iniciais F.T. da S.S., também foi encaminhado à delegacia.

    Ambos foram levados para a Central de Flagrantes de Teresina, onde permanecem à disposição da Justiça.

    fonte conectapiaui.com.br

    'Maníaco' que atacou professora com seringa em Teresina é preso com moto roubada

    Após ser preso, o suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina

    Igor Sousa Alves de Oliveira, de 23 anos, suspeito de atacar uma professora com uma seringa, foi preso nesta terça-feira (22/04), em posse de uma motocicleta e uma bicicleta roubadas. A prisão foi realizada por policiais das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), no fim da tarde de hoje.

    De acordo com informações apuradas pelo Conecta Piauí, após ficar sabendo da prisão do suspeito, a professora vítima do ataque com a seringa se deslocou até a delegacia para prestar esclarecimentos em torno do caso.

    Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à Central de Flagrantes de Teresina onde será submetido a interrogatório sobre as circunstâncias do crime. 

    Foto: ReproduçãoSuspeito de atacar professora com seringa na zona Leste de Teresina é identificado
    Suspeito de atacar professora com seringa na zona Leste de Teresina é identificado

    Maníaco da Seringa 

    O caso envolvendo o ataque a professora com uma seringa contendo um líquido desconhecido ocorreu no dia (20/03), e  ganhou ampla repercussão em Teresina. O principal suspeito, Igor Sousa Alves de Oliveira, passou a ser conhecido como o 'maníaco da seringa'  após o crime vir à tona. Um laudo apresentado no inquérito aponta que ele possui transtornos mentais.

    Foto: ReproduçãoProfessora é atacada na porta de escola por homem com seringa em Teresina
    Professora é atacada na porta de escola por homem com seringa em Teresina

    Exames

    Igor foi submetido a exames para detecção de doenças infecciosas, como HIV, hepatite e sífilis, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. Segundo a polícia e a defesa, todos os resultados deram negativo.

    A professora também passou por exames para identificar o líquido contido na seringa. No entanto, os testes precisariam ser refeitos após 30 dias — prazo necessário para que o Instituto Médico Legal (IML) pudesse determinar com precisão qual substância foi injetada. O caso segue sob investigação da Polícia Civil do Piauí.

    fonte conectapiaui.com.br

    POLÍCIA Polícia prende "Cabeção", condenado a 30 anos por série de roubos em Teresina; VÍDEO!

     Segundo a polícia, acusado praticou diversos arrastões na zona Leste, nos anos de 2018 e 2019

    Landerson Rafael de Sousa Castro, de 25 anos, vulgo "Cabeção", foi preso pela Polícia Civil do Piauí (PCPI) nesta terça-feira (22), no bairro Pirajá, zona Norte de Teresina. Segundo relatório policial, Landerson é acusado de diversos crimes de roubo.

    De acordo com a polícia, o acusado, acompanhado de outros comparsas, teria realizado diversos roubos na zona Leste de Teresina nos anos de 2018 e 2019. As penas dele, juntas, somam 30 anos de prisão.

      

    Condenado a 30 anos de prisão por roubo e envolvido com o tráfico é preso pela polícia em Teresina
    Divulgação

      

    "Acabamos de prender o Landerson, ali do Pirajá. Ele agora vai pagar uma dívida à justiça, uma pena de 30 anos por roubo. Entre 18 e 19 ele fez uma serie de arrastões na zona Leste, em bairros como Satélite, Piçarreira e Jockey. Um sujeito de alta periculosidade que foi retirado de circulação para cumprir essa pena de 30 anos", disse o delegado Tales Gomes à TV Antena 10.

    Landerson foi capturado em uma residência do bairro Pirajá, escondido em baixo de uma cama, e encaminhado para uma unidade policial para a realização dos procedimentos cabíveis ao caso. O delegado ainda contou à TV Antena 10 que Landerson não praticava mais roubos, mas que agora estava envolvido com o tráfico de drogas.

    Fonte: Portal A10+

    ASSALTO FRUSTRADO Tentativa de assalto termina com suspeito baleado por policial à paisana na zona Sul de Teresina

     Ainda conforme apuração, Antonio Diego é velho conhecido da polícia e acumula uma extensa ficha criminal

    Um homem identificado como Antonio Diego Ferreira Vasconcelos foi baleado no início da tarde desta terça-feira (22), nas proximidades do viaduto do bairro Dagmar Mazza, na zona Sul de Teresina. Ele é suspeito de tentar assaltar uma mulher quando foi surpreendido por um policial do Maranhão, que reagiu à ação criminosa.

      

    Tentativa de assalto termina com suspeito baleado por policial à paisana na zona Sul de Teresina
    Reprodução

      

    Segundo apuração do portal, o disparo foi feito pelo agente maranhense, que passava pelo local e interveio ao flagrar o crime. Equipes do 22° Batalhão da PM atenderam a ocorrência e acionaram o SAMU, que prestou os primeiros socorros ao suspeito. Após atendimento, ele deve ser encaminhado à Central de Flagrantes. 

    A vítima e o policial também seguiram para a delegacia para prestar depoimento. Ainda conforme apuração, Antonio Diego é velho conhecido da polícia e acumula uma extensa ficha criminal, incluindo roubos, violência doméstica e até homicídio.

    Fonte: Portal A10+