quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PM chama instituições bancárias e discute segurança nas agências


PM chama instituições bancárias e discute segurança nas agências

A Polícia Militar está realizando nesta quarta-feira(05) uma reunião com empresas de segurança e instituições bancárias e que possui correspondentes bancários para tratar sobre a segurança nestes locais.

O objetivo é traçar medidas que diminuam o roubo de armas de seguranças que sejam utilizadas por bandidos em crimes. 

Carlos Lustosa/Cidadeverde.com
De acordo com o tenente coronel Marcio Santos, que é coordenador adjunto de operações, de 1º de janeiro até ontem foram recuperados 51 armas. 

“Deste total, apenas quatro eram de uso restrito (ponto 40), a maioria de calibres 38, 32 e 380. A nossa preocupação é a forma como essas armas chegam às mãos de bandidos. Eles mesmos confessam que pegam muita arma no Maranhão, mas sabemos que os vigilantes, segurança privada também são alvos, por isso estamos aqui a fim de encontrar melhor forma de impedir que isso aconteça”, afirmou.
Um dos problemas identificados pela polícia é o local onde o segurança fica, que não possui nenhum anteparo (proteção), entre o segurança e criminoso. “Outro ponto é o segurança realizar outras funções, como orientar filas ou ficar do lado de fora das agências”, pontua o coronel Marcio.  

Ele acrescenta que a legislação que regula a segurança particular é fiscalizada pela Polícia Federal, mas a Militar quer buscar abrir a discussão, conhecer como funciona a realidade e propor medidas que melhorem a segurança desses locais. 

fonte cidadeverde.com

Secretário será convocado pela Alepi para explicar frase contra deputados


Secretário será convocado pela Alepi para explicar frase contra deputados

Paulo Ivan teria insinuado na imprensa que parlamentares seriam "bandidos".

Evelin Santos/Cidadeverde.com
Paulo Ivan teria dito frase no final de 2013

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (5) requerimento do deputado estadual Cícero Magalhães (PT), que pede a convocação do secretário estadual de Administração, Paulo Ivan da Silva Santos. O parlamentar quer explicações sobre uma suposta declaração do gestor, que teria insinuado que os deputados seriam bandidos.

A declaração teria sido feita para a imprensa no dia 27 de dezembro. O secretário teria afirmado, segundo o requerimento, que "se ele fosse governador do Estado, transferiria a Assembleia para a Casa de Custódia", presídio mais conhecido de Teresina (PI). 
De acordo com Cícero Magalhães, tal conduta "não se admite em tempos democráticos de respeito às instituições e às pessoas tamanha afronta à dignidade desta Casa que representa todo o povo do nosso Piauí".

O requerimento anexa cópias de matérias e cita como "prova testemunhal" o vereador de Teresina, Antônio José Lira (DEM). 

Caio Bruno/Alepi

fonte cidadeverde.com

Agora até o quimono de Sarah Menezes é de ouro


Agora até o quimono de Sarah Menezes é de ouro

Campeã olímpica em 2012, Sarah Menezes agora ostenta o dourado em seu quimono. 
A partir do Grand Slam de Paris, que acontece neste fim de semana na França, a judoca piauiense vai usar um "back number" dourado. 

Apesar do nome em inglês significar "número de trás", no judô não há um número, e sim o nome. A partir de agora, os campeões olímpicos o ostentarão na cor dourada. Os campeões mundiais o usarão em vermelho. Os demais atletas continuam com o azul. 

Isso significa que o sobrenome Menezes e a sigla BRA de Brasil passam a aparecer nas cores da medalha conquistada nos Jogos de Londres. E assim será até 2016, quando Sarah Menezes deverá defender seu título no Rio de Janeiro. 

Já treinando em Paris, Sarah Menezes postou a foto da novidade em rede social. "81 países e 590 atletas aqui no Grand Slam de Paris! Torcida, Brasil!" escreveu a atleta no Facebook.

fonte cidadeverde.com

Operação para cumprir mandado acaba com 5 presos na zona Leste


Operação para cumprir mandado acaba com 5 presos na zona Leste

Era para ser o cumprimento de um mandado de prisão, mas a ação policial na zona Leste de Teresina (PI) terminou com cinco pessoas detidas, entre suspeitos de assaltos, tráfico e homicídios. As prisões aconteceram no início da noite desta quarta-feira (5). 

Policiais das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) foram até a quadra 32 do Conjunto Nova Teresina para cumprir um mandado de prisão. Ao chegarem no local, um suspeito conseguiu fugir. Outros três homens e uma mulher grávida foram presos. 

Foram detidos e levados para a Central de Flagrantes José Hilton Rocha da Silva (suspeito de homicídio e assalto a banco), Klebert Pereira dos Santos e Silva (suspeito de roubos e do homicídio de dois irmãos no final de 2013) e Joselito Francisco da Silva Sousa (suspeito de tráfico). A gestante, Ana Paula Mascarenhas, estava com um revólver calibre 38. 

Os suspeitos tentaram fugir em um Gol branco, no qual a polícia encontrou dois tabletes de maconha e R$ 1.500. 

Nova ação
Após prenderem os suspeitos, policiais receberam informações que os levaram até a Vila Miranda Dantas, na rua Acésio do Rego Monteiro, bairro Ininga. 

Uma nova abordagem em duas casas encontrou cocaína e maconha escondida entre tijolos das paredes, além de R$ 670. Ana Cleide de Carvalho, que estava em uma das residências, foi presa.

fonte cidadeverde.com

Reservatório de água rompe e deixa 3 feridos no interior do PI

Reservatório de água rompe e deixa 3 feridos no interior do PI

Água Branca: A obra foi construída há cinco anos pela Funasa em parceria com a prefeitura da cidade.

Um reservatório de água no município de Água Branca (a 98 km de Teresina) desmoronou no início da noite desta quarta-feira (5) e deixou moradores feridos. Três residências foram afetadas.

O reservatório foi construído pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e tem capacidade para 250 mil litros de água.  A direção da  Agespisa já notificou a Funasa para que a empresa seja acionada.

O coordenador de comunicação, Fenelon Rocha, informou ao Cidadeverde.com que a Agespisa encaminhou uma equipe ao local para identificar o ocorrido e sanar os estragos.

“A obra foi construída há cinco anos pela Funasa em convênio com a prefeitura de Água Branca. O presidente da Agespisa José Augusto acionou a Funasa para que responsabilize a empresa que construiu a obra”, disse Fenelon Rocha.

Três pessoas deram entrada no Hospital Dirceu Arcoverde, em Água Branca, foram atendidas e liberadas pouco tempo depois.

"Foi um susto realmente grande. Era um reservatório de capacidade alta e que estava cheio. A verdade é que a caixa caiu e as casas que estavam próximas foram afetadas", disse ao Cidadeverde.com o prefeito Jonas Moura de Araújo (PSB), que acompanhou as vítimas na rua Abdias Neves, bairro Poeirão. "Felizmente, nós não tivemos vítimas fatais. Por um milagre, até".

De acordo com o prefeito, das três casas atingidas, uma foi destruída por completo. Funcionários da prefeitura foram acionados para dar apoio aos atingidos e a área foi cercada para o trabalho da perícia. 

Técnicos da Agespisa e o presidente da companhia são aguardados nesta quinta-feira. O Corpo de Bombeiros e representantes da Defesa Civil também foram acionados. 

fonte cidadeverde.com