Alunos do Colégio da Polícia Militar visitam o Quartel do 25º BC
Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar do Piauí (CPMPI) “Governador Dirceu Mendes Arcoverde” estiveram, no dia 13 de junho, no Quartel do 25º Batalhão de Caçadores “Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco” (25 BC) em Teresina-PI. A visita é parte das atividades complementares presentes na disciplina de Ordem Unida, ministrada pelo 1º Tenente PM Emanoel, sendo também uma inciativa da direção e coordenação da Escola.
O roteiro da visita foi preparado, de forma conjunta, pela direção, coordenação e instrutor de Ordem Unida da escola, combinado com o relações públicas e Comando do 25º BC, para a recepção e estada dos alunos naquela Organização Militar.
Dentro das atividades desenvolvidas para os alunos, houve a recepção dos discentes no pátio principal, em forma de pelotões, onde participaram do hasteamento do Pavilhão Nacional, realizado pela guarda da Unidade. Em seguida, foram conduzidos para o pátio interno para assistirem a uma apresentação de Ordem Unida sem comando, desenvolvida pelo Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), juntamente com a Banda de Música, sendo esta uma das partes mais emocionantes da visita, segundo os próprios alunos. Na sequência, os 140 alunos foram divididos em dois grupamentos para acompanharem as atividades seguintes de forma alternada. Uma delas foi a palestra sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro, e a outra uma exposição de parte dos materiais utilizados pelo Exército em suas missões.
Para o Instrutor Tenente Emanoel, esta foi “uma manhã extremamente proveitosa, onde os alunos conheceram de perto a realidade e a rotina da força terrestre, tiraram dúvidas, acompanharam atividades diárias etc. Após as atividades, o corpo de alunos foi conduzido ao refeitório para um lanche e, para finalizar, seguiram para o auditório para o bom dia com o Comandante, Tenente-Coronel EB Nixon Frota, que na oportunidade teceu palavras elogiosas e de motivação aos alunos, ressaltando, de forma positiva, o grau de disciplina observado no corpo de alunos”.
Estiveram, no apoio à visita, oficiais e praças do CPMPI e ainda alguns alunos do 3º ano na função de monitores dos pelotões, como forma de desenvolver a liderança, atributo presente nos alunos de uma escola militar, segundo o Tenente Emanoel. “A formação dos alunos nas disciplinas do currículo padrão brasileiro prepara todos os alunos do país em um padrão similar. O trabalho da escola militar, em uma formação diferenciada, vai além das matérias tradicionais, contribui para o engajamento dos alunos, a formação de bagagem cultural e os prepara para além da vida escolar”, conclui o Tenente.
Texto: 1° Tenente Emanoel
Fotos: Sargento F. Caravalho