domingo, 31 de maio de 2015

Decisão Juiz condena ex-prefeito de Campo Maior Bona Carbureto


Decisão

Juiz condena ex-prefeito de Campo Maior Bona Carbureto

A decisão é juiz Julio Cesar Menezes Garcez e foi publicada no diário do Tribunal de Justiça da última sexta-feira (29).

O juiz da Comarca de Campo Maior, Júlio Cesar Menezes Garcez, condenou o ex-deputado estadual e ex-prefeito Raimundo Nonato Bona, “Bona Carbureto”, em ação de improbidade administrativa. O ex-prefeito de Campo Maior vai ter que ressarcir R$ 891.289,44 (oitocentos e noventa e um mil, duzentos e oitenta e nove reais e quarenta e quatro centavos), valor do dano causado aos cofres do município.
Imagem: ReproduçãoBona Carbureto (Imagem:Reprodução)Bona Carbureto
Além do ressarcimento integral do valor do dano ao erário, Bona Carbureto foi condenado a suspensão dos direitos políticos por 5 anos, proibição de contratar com o poder público por 3 anos e ao pagamento de multa em valor 20 vezes a remuneração que recebia quando prefeito. 

A ação foi proposta pelo município de Campo Maior, em março de 2009. De acordo com a denúncia, Bona Carbureto, na qualidade de prefeito do município, deixou de prestar contas do Convênio n.° 430098, celebrado junto a Secretaria de Recursos Hídricos, cujos recursos seriam destinados à despoluição do Açude Grande de Campo Maior, com serviços de limpeza e construção do contorno das margens.

A decisão foi publicada no diário do Tribunal de Justiça da última sexta-feira (29).

Outra condenação


Em janeiro de 2014, Bona Carbureto foi condenado em outra ação de improbidade administrativa por dano ao erário. O ex-prefeito foi condenado a ressarcir R$ 1.386.768,25 (um milhão trezentos e oitenta e seis mil setecentos e sessenta e oito reais e vinte e cinco centavos) por ter desviado recursos Fundo Nacional da Saúde. 

Histórico político 

Bona Carbureto foi eleito prefeito de Campo Maior por dois mandatos. A primeira eleição ocorreu em 1988, pelo PDT. Em 2000, ele foi novamente eleito para comandar a prefeitura do município, desta vez pelo PMDB, sendo derrotado quando disputava a reeleição no pleito de 2004. O político também foi deputado estadual, eleito nas eleições de 1994. 

Foi derrotado ao disputar um mandato de deputado estadual em 2006, de prefeito de Campo Maior em 2008 e de deputado federal em 2010.

fonte gp1

Suplente de deputado estadual morre em acidente na PI 113


Suplente de deputado estadual morre em acidente na PI 113

O suplente de deputado estadual Raimundo Lima de Almeida, 53 anos, sofreu um grave acidente na PI 112, entre as cidades de José de Freitas e Cabeceiras, na tarde de sábado (30). Líder comunitário na região do Dirceu, em Teresina, ele estava em um automóvel que capotou várias vezes na pista, não resistiu aos ferimentos e morreu quase que imediatamente. 

Fotos: JF Agora

O sepultamento ocorreu na tarde deste domingo (31) no cemitério Jardins da Ressurreição. 
Segundo o amigo da vítima, José Carlos Lima da Silva, que conhece Raimundo há mais de trinta anos, a família crê que ele tenha passado mal antes do capotamento. “Ele tinha problema no coração e fez uma cirurgia antes da última eleição. Ele se candidatou e o médico até tinha alertado para que ele não entrasse na campanha nem dirigisse sozinho. Ele tinha ido visitar a mãe. A família em José de Freitas e ele tinha feito aniversário anteontem (29)”, conta.


O amigo diz ainda que Raimundo Lima estava também como suplente de vereador da capital. “Ele disputou todas as últimas campanhas. Era uma pessoa bem conhecida aqui no Dirceu. Era casado, tinha quatro filhos e a mais nova teve bebê há uma semana”, acrescentou. 
O velório de Raimundo aconteceu em sua residência, no Conjunto Dirceu II.


fonte cidadeverde.com

Comunicadores se reúnem em feijoada promovida por deputado Zé Santana


Comunicadores se reúnem em feijoada promovida por deputado Zé Santana

Representantes de vários veículos de comunicação prestigiaram o evento promovido por Zé Santana


Deputado estadual Zé Santana / Foto: Vitor Sousa/O Olho

Em comemoração ao Dia da Imprensa, que é celebrado no dia 1º de junho, jornalistas e comunicadores se reuniram neste domingo (31/05), em uma feijoada oferecida pelo deputado estadual Zé Santana (PMDB). O evento aconteceu no sítio San'Diego, que fica entre Teresina e a cidade de Altos.
Os jornalistas Pedro Alcântara e Toni Rodrigues se pronunciaram agradecendo pela festa em nome de todos os presentes. Em breve discurso, Zé Santana explicou o motivo do convite ressaltando a importância da imprensa para a sociedade. “Fico feliz de poder reunir todos aqui, agradeço a cada um de vocês pela presença”, pontuou o deputado.
Jornalistas reunidos na feijoada promovida por Zé Santana / Foto: Vitor Sousa/O Olho
Zé Santana com os jornalistas Pedro Alcântara e Toni Rodrigues / Foto: Vitor Sousa/O Olho

fonte portal o olho

Sargento reage assalto, mata acusado mas leva tiro na virilha

Sargento reage assalto, mata acusado mas leva tiro na virilha

Uma troca de tiros ocorrida no início da tarde deste domingo (31/05), no cruzamento das avenidas Capitão Vanderlei com Major Saraiva, no bairro Piçarreira I, acabou com a morte de um assaltante. A vítima do assalto, um sargento da Polícia Militar, também foi baleado.
De acordo com informações repassadas pelo Capitão Paulo Henrique, do 5º Batalhão da Polícia Militar, o acusado teria abordado o sargento durante um assalto. A vítima fatal tentava fugir em uma motocicleta quando foi surpreendida pelo sargento.
A identidade dos envolvidos não foi revelada pela polícia. Durante a tentativa de fuga do assaltante, o sargento acabou sendo alvejado com um disparo na virilha, mas foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde recebe atendimento. O sargento não corre risco de morte.
Já o acusado de praticar o assalto, morreu ainda no local. Uma viatura do Instituto de Medicina Legal (IML), já foi acionada para remover o corpo.

fonte portal o olho