segunda-feira, 18 de abril de 2022

Inusitado VÍDEO: Mulher invade Pronto Socorro com moto após demora no atendimento no Piauí

 Segundo informações da PM, a mulher ficou irritada por conta da demora no atendimento a uma paciente que ela acompanhava.

Uma mulher, pilotando uma moto, invadiu o Pronto Socorro Municipal Dr. João Siqueira, localizado no município de Piracuruca, Norte do Piauí. O caso aconteceu na noite do domingo (17). 

Segundo informações da Polícia Militar, a mulher disse que ficou irritada por conta da demora no atendimento a uma paciente que ela acompanhava.

No vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar o momento em que a mulher entra na unidade de saúde guiando a motocicleta e buzinando. Em seguida, uma outra pessoa fecha a grade, impedindo o avanço.


Veja o vídeo


 

NOTA DE ESCLARECIMENTO OFICIAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracuruca vem a público esclarecer os fatos ocorridos no Pronto Socorro Municipal, na noite do dia 17 de abril de 2022. Por volta das 19h25min., enquanto aconteciam normalmente os atendimentos de urgência na sede do Pronto Socorro Municipal, realizados pelos médicos plantonistas Dr. César Melo e Dra. Antônia Bonfim, respeitando a ordem de chegada dos pacientes, os protocolos e a gravidade do atendimento, chegou uma paciente acompanhada pela sua sogra. No momento em que esta estava sendo retirada do veículo que a conduzia e sua ficha de atendimento providenciada, uma jovem senhora, supostamente sua amiga, muito nervosa, começou a gritar e proferir palavras de baixo calão, invadindo as dependências daquele posto de saúde, com sua motocicleta, buzinando e causando tumulto, expondo a perigo não apenas a si mesma, mas a todos os pacientes e servidores que estavam no local. Mesmo durante o atendimento de sua amiga, realizado pela Dra. Antônia Bonfim, ela continuava tumultuando as dependências do Pronto Socorro, reclamando de falta de atendimento. A polícia militar compareceu ao local, conduzindo-a para fora das dependências do posto de saúde. A paciente continuou sendo atendida, sendo estes os fatos ocorridos naquela noite. Sendo estes os esclarecimentos. Direção do Pronto Socorro Municipal de Piracuruca.

fonte lupa1.com.br 

Cratera abre e destrói parte de calçada na Avenida Raul Lopes

 Segundo a SAAD Leste, amanhã a empresa responsável pela obra já iniciará os serviços de restauração do passeio.

Uma parte da calçada localizada na Avenida Raul Lopes, próximo ao shopping Riverside, na zona Leste de Teresina cedeu e formou uma cratera dificultando a passagem de pedestres no local. Um aviso foi colocado no perímetro para evitar acidentes.

Na noite desse domingo (17), a capital foi atingida por uma forte chuva que causou vários estragos.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraCratera se abre na Av. Raul Lopes
Cratera se abre na Av. Raul Lopes
Na manhã de hoje, um trecho da Avenida Marechal Castelo Branco, também foi interditado após a queda de duas árvores.
Foto: Luis Marcos/ ViagoraCratera se abre na Av. Raul Lopes
Cratera se abre na Av. Raul Lopes

Procurada pelo portal a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Leste) emitiu uma nota sobre a situação:

A Saad Leste iniciou a recuperação de um trecho que cedeu da Raul Lopes com a sinalização do local. Amanhã a empresa responsável pela obra já iniciará os serviços de restauração do passeio.

fonte www.viagora.com.br

PRF registra 11 acidentes e uma morte na operação Semana Santa no Piauí

 As ações realizadas pela PRF, realizadas de 14 a 17 de abril, estavam ações educativas no trânsito, testes para alcoolemia, utilização de radares, e posicionamento de viaturas em locais estratégicos.

Nesta segunda-feira (18), a Policia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI), divulgou o balanço da Operação de Semana Santa do Estado. Dentre as ações realizadas pela PRF, realizadas de 14 a 17 de abril, estavam educativas no trânsito, testes para alcoolemia, utilização de radares, e posicionamento de viaturas em locais estratégicos.

Segundo dados divulgados pela PRF, neste feriado foram fiscalizados 1.920 veículos, um aumento de 102,32% em relação ao ano passado. A estatística mostra também que houve a elevação de 124,37% de pessoas fiscalizadas em relação ao ano de 2021, com 1.034 e 2022 foram 2.320 pessoas fiscalizadas nas rodovias.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraBalanço da Operação Semana Santa
Balanço da Operação Semana Santa - Superintendente da PRF-PI, Inspetor Paulo Moreno.

Outro dado revelado pela polícia, foi o aumento de testes de alcoolemia realizados, foram 54 em 2021 e 1.355 em 2022, um aumento de 2.409%. Em estatística que relaciona autuações e recolhimento de veículos, a PRF mostra que foram 1.012 autuações. Ultrapassagem, foram registrados cerca de 84, este dado tece um aumento de 6,33% em relação a 2021.  

O Superintendente da PRF-PI, Inspetor Paulo Moreno relata que mesmo com as sinalizações muitas pessoas foram autuadas pela infração e relembra que a ultrapassagem é a maior causa de acidentes com vítimas fatais. “Sempre colocamos as viaturas em pontos estratégicos, onde pela base de cada delegado, ele avalia os pontos estatisticamente mais perigosos, mais propícios a acontecerem acidentes provocados por ultrapassagem, sinalizamos, colocamos as nossas rondas lá, e mesmo sinalizadas e conscientes que ali esta uma atividade para inibir a infração, ainda assim, foram autuados 84 usuários por ultrapassagem. Frisamos que é o maior fator de acidentes com vítimas farais, com vítimas mortas é a ultrapassagem” fala o superintendente.

Ainda segundo dados da PRF, houve uma diminuição de acidentes, ocorreram cerca de 11 acidentes, apenas um deles foi grave, diminuição de 26,67 % em relação a quantidade de acidentes ocorridos em 2021, que registrou 15.  Este ano não houve registros de pessoas feridas, e ocorreu apenas uma morte no feriado.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraBalanço da Operação Semana Santa
Balanço da Operação Semana Santa

  A raxa de veículos registradas neste ano foi igual ao de 2021, foram recuperados dois. Cerca de 85.500 maços de cigarros foram apreendidos. Um dado que preocupa a PRF, é o aumento de casos de motoristas utilizando anfetaminas, no período da operação, foram quatro apreensões. O Superintendente da PRF-PI, Inspetor Paulo Moreno, demostrou preocupação sobre este assunto. “Os caminhões são uma arma em potencial para ceifar vidas, são trabalhadores que estão tentando otimizar o seu ganha pão, mas nos temos que ter consciência que este tipo de artificio, ele é lesivo tanto para quem utiliza, quanto pode ser a quem sofre as consequências desse tipo de ação. A PRF está atenta, tem apreendido com frequência anfetaminas utilizadas por caminhoneiros e pedimos a colaboração desses trabalhadores que evitem se seduzir por este tipo de pratica, por que nos estamos atentos e com certeza serão recolhidos e tomados as providencias legais” declara.

Outros dados divulgados foram a quantidade de pessoas detidas. 14 pessoas foram detidas, um aumento de 16,67% em relação a 2021, em que foram detidas 12 pessoas. Das detenções ocorridas em 2022, cinco delas por alcoolemia.

fonte www.viagora.com.br

Criança de 2 anos é suspeita de ter sarampo; Sesapi faz reteste e monitora família

 Foto: arquivo Cidadveerde.com

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está investigando dois casos suspeitos de sarampo, no município de São Miguel do Tapuio, a 226 km de Teresina. O último registro da doença no estado ocorreu em 2019, quando foram registrados 12 casos. 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância, que pode levar a morte. A principal forma de prevenção é a vacinação.

De acordo com a Sesapi, uma criança de 2 anos apareceu com os sintomas no dia 18 de março, mas só foi encaminhada para uma unidade de saúde no dia 1º de abril deste ano, ocasião em que uma médica do município pediu que a criança realizasse exames, pois a suspeita era de sarampo, mas ela também apresentou um sintoma, um enfartamento ganglionar na região do pescoço, que é característico de rubéola.

Foram realizados exames, com resultado inconclusivo. Então as amostras tiveram que ser encaminhadas para um laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para confirmar se realmente é um caso de sarampo e se ocorreu alguma infecção cruzada. A Sesapi aguarda o resultado.

“No dia 1º de abril ela foi para uma unidade de saúde já com tosse, coriza e febre, e aí foi colhido o material, que foi para o Lacen e processou ele e está inconclusivo, o restante do material foi encaminhado para a Fiocruz de Rio de Janeiro e vamos aguardar o resultado, porque só assim para confirmar se realmente é um caso de sarampo. Não sabemos quando o resultado vai sair, pois depende da quantidade de casos que eles estão analisando, mas pode ser em torno de uma semana”, informou a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

A criança está em isolamento domiciliar e todos moradores da região da criança estão em monitoramento, para evitar qualquer contaminação. Segundo a Sesapi, a criança apresenta esquema vacinal completo em 2020, e ela é de São Paulo e está há cerca de seis meses no Piauí.

Um homem também apresentou uma suspeita de sarampo, e o caso também está sendo apurado pela Sesapi. “Surgiu também um homem com essa suspeita, mas para todos os casos são feitos os exames para identificar se realmente é sarampo. Ainda não temos muita informação, mas uma equipe deve ir amanhã no município para acompanhar de perto esses casos”, explicou.

Vacinação 

Sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no Brasil, mas com a vacinação a situação acabou se revertendo. No Piauí já foi iniciada a campanha de vacinação de crianças de seis meses a 5 anos de idade. O período da imunização segue até o dia 3 de junho, sendo o dia D de mobilização social, no dia 30 de abril.

Na Campanha Nacional contra o Sarampo, o Piauí pretende imunizar 74.744 profissionais da saúde e 210.354 crianças de seis meses a 5 anos de idade. 

A doença

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, ataques (convulsões e olhar fixo), lesão cerebral e morte. 

Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. Acredita-se que estas complicações sejam desencadeadas pelo próprio vírus do sarampo que, na maior parte das vezes, atinge mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. Apenas os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que conferem imunidade geralmente ao longo do primeiro ano de vida (o que pode interferir na resposta à vacinação).

Nota da Sesapi sobre o caso

Criança de 2 anos de idade, residente de São Miguel do Tapuio, residente de zona urbana no  município.

Inicio dos sintomas. Febre (18/03/2022), tosse, coriza e exantema, apresentando gânglios retroauricular e exantema crânio caudal em 23/03/2022.

Compareceu ao serviço de saúde dia 01/04/2022 sendo avaliado pela médica do município e notificada como suspeita de sarampo.

A Secretaria de Estado da Saúde, através da equipe técnica responsável pelo evento orientou a coletar material (soro) para diagnóstico mais preciso, sendo encaminhado ao LACEN. O exame foi processado com resultado Igm (+) para dengue e inconclusivo para rubéola, dificultando o encerramento do caso. Nesta situação é recomendado pelo Ministério da Saúde o envio da amostra para a Fiocruz/Rio ou ao laboratório de referência do estado do Piauí, para investigação de possível infecção cruzada. Foi recomendado ao município o desencadeamento do bloqueio vacinal.

A criança apresenta esquema vacinal completo em 2020, procedente de São Paulo há mais ou menos 06 meses e atualmente encontra-se em isolamento residencial.

Segundo informações a área técnica do nível central existe mais um caso suspeito em um adulto no município, onde o mesmo esta sendo investigado.

A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado do Piauí se deslocará dia 19 de abril para apoiar a equipe do município nesta investigação e ação de controle.

fonte cidadeverde.com 

Ciclista de 40 anos morre após ser atropelado por veículo na BR-135 no Sul do Piauí

 Um homem identificado como Ednaldo Pereira de Souza morreu após ser atropelado na BR-135 na tarde de domingo (17/04). O acidente aconteceu no km 579 da rodovia, trecho da localidade Pau de Terra, zona rural de Corrente. As informações são do Portal B1

A vítima trafegava na via em uma bicicleta, quando teria sido atingido por uma Fiat Toro de cor branca, Ednaldo morreu na hora. O próprio motorista do veículo envolvido no acidente acionou a Polícia Militar, que esteve no local para constatar a veracidade dos fatos e tomar as medidas cabíveis.

O motorista foi encaminhado à Delegacia Regional de Corrente para prestar depoimento. Ele disse que o ciclista atravessou na frente do veículo, não dando tempo para que pudesse desviar do mesmo. 

A Polícia Civil foi acionada e também esteve no local para realização da perícia. Ednaldo Pereira tinha por volta de 40 anos e era morador da localidade onde aconteceu o acidente.

fonte 180graus.com

Homem de 49 anos morre afogado em rio durante pescaria em cidade do Piauí

Um homem identificado como Marcos João de Sousa, de 49 anos, morreu afogado no início da tarde desta segunda-feira (18/04), no rio Guaribas, entre os povoados Lagoa Comprida e Cipaúba, na zona rural de Picos/PI. As informações são do Picos 40Graus.

Informações de populares que estiveram no local apontam que o homem estava pescando no local fazendo uso de tarrafa e mergulhou no rio para desenganchar a mesma, não retornando à superfície.

    Divulgação / Corpo de Bombeiros

Segundo o comandante da companhia do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Rangel, a vítima sabia nadar, sofria de epilepsia e existe a possibilidade da vítima ter sofrido um mal súbito seguido de afogamento.

“O corpo foi encontrado em uma área funda, onde tiram areia. Um popular tocou nele durante as buscas e os bombeiros militares mergulharam e o resgataram a superfície, por volta das 13h40”, destacou o comandante.

Os órgãos de segurança aguardam a chegada da perícia para que o corpo seja encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e liberado para a realização dos tramites fúnebres.

fonte 180graus.com