terça-feira, 6 de abril de 2021

Ex-prefeito Firmino Filho morre aos 57 anos em Teresina

 A informação foi confirmada pela assessoria do ex-gestor da capital.


O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, de 57 anos, morreu após cair do edifício Manhattan River Center, na Avenida Arêa Leão, na Zona Leste de Teresina, por volta das 15 horas da tarde desta terça-feira (06). A informação foi confirmada pela assessoria do ex-gestor da capital. 

De acordo com uma testemunha que trabalha no edifício, Firmino Filho teria ido ao seu escritório no prédio, que fica no 14° andar, onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU), local em que o ex-gestor trabalhava. Minutos depois, as pessoas já viram o corpo estendido na calçada do lugar. A filha do ex-prefeito, Bárbara Silveira, foi ao local e fez o reconhecimento do corpo. O ex-candidato à Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma, também está no local, além de outros políticos.  


“A polícia está no local apenas preservando o local do crime, para que o trabalho da Polícia Civil se inicie. Vamos isolar para depois ver do que se trata. Aqui no local veio uma senhora, reconheceu o corpo e saiu chorando”, declarou o sargento Bezerra, que se encontra no local.

Última entrevista

"Não existe nenhum plano para 2022", garante Firmino Filho sobre futuro político
--:--/--:--

"Não existe nenhum plano para 2022", garante Firmino Filho sobre futuro político

"Não existe nenhum plano para 2022", garante Firmino Filho sobre futuro político

fonte www.meionorte.com

Rodovia que liga os municípios de Porto a Campo Largo do Piauí estar intrafegável



O bloqueiro Melquiades Sobrinho, registrou as péssimas condições da rodovia estadual que liga os municípios piauiense de Porto a Campo Largo do Piauí no vídeo e possível ver que  estar intrafegável as condições da via causando transtorno a população que necessita trafegar pela via.

há vários anos transito pela a região e as condições da rodovia sempre foram de mau a pior essa buraqueira não só afeta os carros mas também gera insegurança para a população pois os veículos tem que reduzir a velocidade para poder tentar passar em meio a buraqueira assim com isso a população sofre também com a onda de assaltos.

FONTE portalpiauidepontaaponta

Dr. Pessoa confirma que Pessoinha não será mais secretário de Juventude

 Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) confirmou que o advogado João Duarte, o Pessoainha, nãos era mais secretário da Juventude. Segundo o prefeito, Pessoinha ficará apenas à frente do comando da Eturb.

“A reforma de agora é uma continuidade da passada. É extinguir alguns órgãos acrescentar outros. O Pessoinha já está na Eturb. E a Juventude está nas minhas mãos. Estou olhando com cuidado como é que vou conduzir ou quem vai conduzir”, afirmou. 

Dr. Pessoa afirma que não tem um nome para a pasta. Mas diz conversar com alguns setores administrativos para fazer a definição.

“A secretaria está nestas mãos. Vou conversar com todos os segmentos administrativos para saber como será o destino da secretaria”, afirmou. 

Partidos como o DEM e o PSL esperavam fazer a indicação para a pasta. Mas informações de bastidores revelam que o nome não seria político. Mas da cota pessoal do prefeito. 

fonte cidadeverde.com

STF marca audiência com Ministério da Saúde para tratar sobre UTI Covid do Piauí

 Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou a audiência de conciliação sobre as cinco ações que tratam da habilitação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) nos Estados do Piauí, do Maranhão, de São Paulo, da Bahia e do Rio Grande do Sul junto ao Ministério da Saúde, para a próxima quinta-feira (8). A audiência tem como pauta os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 e vai ocorrer às 15h por videoconferência.

O STF informou que, “em março deste ano, a ministra determinou à União que analisasse, imediatamente, os pedidos de habilitação e restabelecesse, nesses estados, de forma imediata e proporcional às outras unidades federativas, os leitos de UTI destinados ao tratamento da doença custeados pelo Ministério da Saúde até dezembro de 2020, mas reduzidos em janeiro e fevereiro deste ano”.

O secretário de Governo do Piauí, Osmar Júnior, ressalta que a criação de novos leitos é uma necessidade urgente no estado. “O que ocorre hoje é que o Governo do Estado abriu novos leitos. No entanto, o Ministério da Saúde não habilitou todos esses leitos. Ele (Ministério da Saúde) não paga pelo leito. Essa conta fica só com o Governo do Estado; é uma conta muito elevada”. 

Osmar Júnior esclarece que os leitos do Sistema Único de Saúde recebem recursos do Ministério da Saúde para o seu custeio. No entanto, atualmente, uma parte dos leitos ofertados não passou por habilitação. “Eles tinham (habilitação) até dezembro do ano passado e foram suspensos; paulatinamente (estão) sendo habilitados. Os governadores tiveram que ir à Justiça, um deles foi o do Piauí, Wellington Dias, para que o Ministério habilite e passe os recursos correspondentes a esses leitos”.

Atualmente, segundo o secretário de Governo, um leito de hospital público custa ao Estado cerca de R$ 1.800 por dia, só com de insumos e quadro de pessoal.     “É muito caro. O Governo Federal desabilitou em 31 de dezembro e está reabilitando em uma velocidade muito pequena. Isso é urgente para que os leitos continuem funcionando como eles precisam funcionar”.

A ministra Rosa Weber é relatora das Ações Cíveis Originárias (ACOs) 3473, 3474, 3475, 3478 e 3483. “De acordo com a relatora, as partes se manifestaram favoravelmente à audiência de conciliação, nos termos do artigo 334 do Código de Processo Civil (CPC). A audiência será conduzida pelo juiz federal Mateus de Freitas Cavalcanti Costa, convocado para atuar em auxílio no gabinete da ministra”, esclarece o STF. 

Para Osmar Júnior, o Piauí continua “em uma situação grave, uma situação perigosa”, pois o nível de contaminação entre as pessoas continua alta. O número de pessoas internadas com Covid-19 e de pessoas que aguardam por um leito também continuam alto. “Felizmente, esses números não estão crescendo no mesmo ritmo que cresceu anteriormente. Isso é um dado positivo, mas indica que precisamos continuar com as medidas de caráter restritivo em relação à circulação de pessoas”. 
 

fonte cidadeverde.com

Ex-prefeito e médico Abel de Barros morre aos 70 anos em Picos

 Foto: arquivo pessoal

 O médico e ex-prefeito de Picos, Abel de Barros Araújo, morreu nesta terça-feira (6) aos 70 anos. Abel de Barros estava internado desde domingo (4) no Hospital Regional Justino Luz, em uma unidade de tratamento intensivo (UTI). Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória causada por agravamento de doença pulmonar de base.

O velório e o sepultamento acontecem na cidade de Picos. O sepultamento previsto para as 17 horas será no cemitério São Pedro de Alcântara.

Na semana passada, o ex-prefeito sofreu mal estar, com vômitos e cansaço. Ao chegar no hospital, ele ficou internado na UTI com necessidade de ventilação mecânica. O quadro de saúde era considerado grave e instável. Não foi possível transferir o paciente para outra unidade de saúde. 

Abel de Barros foi prefeito de Picos por dois mandatos, de 1982 a 1988 e de 1992 a 1996. Ele também foi eleito deputado estadual de 1999 a 2002. 

O ex-prefeito é filho de Joaquim Antônio de Araújo e Maria Alvina de Araújo. Ele nasceu em 22 de dezembro de 1950.

Formado pela Faculdade de Medicina de Valença (RJ), com especialização em Clínica Médica e Medicina Legal, Abel de Barros atuou no Rio de Janeiro em grandes hospitais da cidade, como o Hospital do Andaraí e Hospital Souza Aguiar.

O médico era casado com Alaíde Lima com quem teve quatro filhos: Marx, Abel Filho, Carol e Tânia.

Abel de Barros também é tio do conselheiro do Tribunal de  Contas do Piauí, Kennedy Barros. 

A Prefeitura de Picos divulgou nota de pesar e informou que as bandeiras estarão a meio mastro por três dias em respeito e homenagem ao ex-prefeito. 

 

Estamos em luto oficial pela perda inestimável de um grande homem! O ex-prefeito Abel de Barros Araújo sempre foi querido pela população de Picos e doou sua vida às causas públicas! À família enlutada, nossa mais profunda solidariedade nesse momento de dor. Estaremos com bandeiras a meio mastro por três dias em respeito e homenagem ao Dr. Abel, como sempre foi carinhosamente conhecido.

#luto

Prefeitura de Picos 

 

 

 FONTE cidadeverde.com